Bisa Bia, Bisa Bel

Bisa Bia, Bisa Bel Ana Maria Machado

Resenhas - Bisa Bia, Bisa Bel

wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

“Como é que eu podia explicar a ela que Bisa Bia estava existindo agora para mim? E muito... Eu sabia que ela tinha morrido há muito tempo, mas naquele tempo eu nem conhecia a minha bisavó. Tinha mais: de verdade, naquele tempo quem não existia era eu, ainda nem tinha nascido. Mas agora, de repente, desde a hora em que eu vi aquela belezinha de retrato, ela passou a existir para mim, e eu ficava pensando nela, imaginando a vida dela, as coisas que ela brincava, o que ela fazia, o mundo no tempo dela. Não dava para explicar isso para Adriana.”

A coisa mais difícil sou eu ler literatura infantil ou infanto-juvenil. Graças à universidade pude voltar ao contato com algumas obras marcantes deste segmento tão importante, afinal, ele é a porta de entrada para novos leitores. Bisa Bia, Bisa Bel pode ser considerado um clássico desta literatura voltada às crianças e adolescentes, um dos grandes livros ao lado dos de autoria de Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo entre outros nomes. Ao escrever sobre a delicada relação de Isabel com sua bisavó através de uma foto antiga, Ana Maria Machado fala do nosso contato com o passado, o choque de costumes, o quanto não podemos deixar de olhar para nossas raízes, sem perder a visão ou o olhar para o futuro. Isabel descobre, através da bisavó, que vive dentro dela, como uma “tatuagem interna”, um mundo que desconhecia com valores, costumes e objetivos muitos diferentes com o qual está habituada, descobre que aquela bisavó tem muita mais coisas em comum com ela do que ela própria imagina. Isabel achara um antigo retrato sépia guardado dentro de uma caixa junto com as coisas de sua mãe que “dava uma geral” em seu quarto, encantada com a imagem daquela garota vestida como uma boneca, Isabel toma a foto para si e a faz uma companheira inseparável. A questão do tempo permeia o livro, o tempo que vai proporcionar conflitos entre as gerações as quais pertencem Bia e Bel (e mais tarde a figura da neta Beta) e o tempo que dará maturidade à protagonista que encontrará a própria voz e aprenderá a escutar a si mesma antes de tudo. Ana Maria Machado redigiu uma singela obra capaz de comover leitores de diferentes idades, trabalho este que foi grande sucesso de publicação no mundo todo na época de seu lançamento e continua encantando as novas gerações.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2013/05/na-estante-4-bisa-bia-bisa-bel-ana.html

Joao.Gabriel 20/03/2017

Um pouquinho do livro.
Eu gostei do realmente do livro, eu entendi a mensagem que ele queria mostrar para mim.
Essa mensagem é:

Quem faleceu, sempre estara no seu coração...

Foi bem legal, recomendo ler...No final não entendi muito bem na parte da Isabel virar bisa mas gostei bastante!

Barbara.Mafra 23/03/2017

Um pouco sobre o livro.
Fala de uma menina Isabel que acha a fotografia de sua Bisavó Beatriz que conversam sobre o que existia antigamente( sua bisa Bia morava dentro dela),e ouve uma vos e descobre que essa voz é sua Bisneta Beta e que na verdadé é Bisa Bel (A fotografia de Bisa Bia vira a fotografia de Beta que segura Bisa Bel e Bisa Bia estavam de shot e tênis).

Lorena 23/03/2017

minha opinião
eu achei interesante na criatividade de uma história de que uma garota ve uma foto de sua bisavó quando pequena e se interessa em saber mais sobre ela através da foto, e mesmo quando perde a foto, ela ainda conversa com sua bisavó (a bisa bia);e com isso,depois de muito tempo,ela conversando com a vó dela (de repente) uma vós; a néta dela ela fica meio confusa, porque ela era criansa e não estava vendo a neta dela; mas fica tudo certo no fanal ela era uma fotografia e ela descobriu que ela era a bisavó dessa menina (ela era a bisa bei). éssa história é como se foce uma coisa de família que pula duas gerações; e é bem interessante a ponto de ter varias duvidas em sua cabesa.

Doni 25/03/2017

Bisa Bia Bisa Bel
No começo eu n tinha gostado muito do livro mais depois ele começou a ficar mais legal.

Thata 25/03/2017

Bisa Bia Bisa Bel
eu achei super legal esse livro ele conta a historia de uma garota do mundo atual e da bisa de e bia...eu aprendi com ele que só porque as pessoas de antigamente não faziam quase nada de interessante mais no fundo eles faziam até coisas mais legais que a gente...

Maria.Eduarda 25/03/2017

Bisa Bia Bisa Bel
Este livro conta sobre uma menina que encontrar uma foto que mostra a sua Bisa Beatriz e ela nomeia com Bisa Bia.Ela passa várias aventuras com Bisa Bia.Não gostei muito
mas é legal

Fernanda.Aparecida 12/04/2017

Bisa Bia,Bisa Bel.
O Primeiro Livro inteiro que tive o privilégio de Ler

Lorena 10/07/2017

Como nossos antepassados influenciam nossas vidas?
Como nossas vidas influenciarão a de nossos sucessores nesta terra?
Como tudo está interligado e ao mesmo tempo como se manter original e ser você mesmo...
É uma linda história sobre família e amor.

Ana 27/01/2018

Encontro entre distintas gerações
Uma história emocionante, de uma menina chamada Bel, que encontra uma fotografia nas coisas de sua mãe, e descobre tratar-se de uma foto de sua bisavó.
A partir deste momento, surge uma visita inesperada, que lhe ensina coisas do tempo antigo, tais como costumes já em desuso, enquanto Bel ensina a esta visita coisas do seu próprio tempo, em uma relação de troca de conhecimentos e experiências, que é no mínimo, tocante.
Um livro muito bonito, que li através da biblioteca da escola. Todo jovem e criança que se diz um leitor deve conhecer esse livro. Ana Maria Machado é a prima-dona da literatura infanto-juvenil brasileira e encantou, como vem encantando ainda, muitas gerações.

ana goiis 17/09/2018

BISA BIA, BISA BEL
A HISTORIA CONTA SOBRE UMA MENINA CHAMADA ISABEL QUE ENCONTRA O RETRATO DE SUA BISAVÓ,O RETRATO DE SUA BISAVÓ COMEÇA A SE COMUNICAR COM BEL,BEL É UMA MENINA QUE BRINCA NA RUA DE DIVERSAS COISAS E SUA BISAVÓ DIZ QUE ISSO É COISA DE MENINO É QUE ELA DEVE SER COMPORTA COMO UMA DAMA;BEL TAMBÉM HOUVE OUTRA VOZ DENTRO DE SI,ESSA OUTRA VOZ DIZIA TUDO AO CONTRARIO DO QUE A BISAVÓ DE BEL FALAVA.ESSAS DUAS VIVERAM GRANDES AVENTURAS ALGUNS MISTÉRIOS,MUITAS CONFUSÕES.
GOSTEI MUITO DO LIVRO E RECOMENDO A TODOS

Polly 19/10/2018

Bisa Bia Bisa Bel: para se reconectar com as origens (#058)
Confesso que pouco lembrava da história, mas essa releitura fez eu me reconectar, de certa forma, com minhas origens, tal como a Bel se reconecta com as dela, ao encontrar a foto de Bisa Bia no armário de sua mãe.

Depois de uma arrumação no quarto da mãe, Bel se depara com uma foto em sépia de uma menininha linda, de cachinhos enroladinhos. A mãe de Bel diz que a tal menina é a sua avó, bisavó de Bel.

Bel prontamente se encanta pela longínqua parente e de forma bem lúdica, ela se reconecta com suas origens. É que Bisa Bia vai começar a "morar dentro de Bel" e as duas terão conversas intermináveis e aventuras de fazer qualquer um se cansar. Claro que o conflito de gerações vai ser inevitável, mas o aprendizado pela troca de vivências será maior do que tudo.

Isso me faz pensar: será que nossa geração anda trocando figurinhas com as anteriores e posteriores, por que não, né? Minha resposta é: acho que não, sendo bem sincera, nem entre nós mesmos isso às vezes parece acontecer. O que é uma pena, pois essa troca é fundamental para não repetirmos erros do passado, dos nossos antepassados. A evolução só acontece se se olha com sabedoria para o passado e se encara o futuro com energia, e fé.

Bem, fica aí mais uma indicação de livro tanto para os pequenos quanto para os grandinhos também, por que, não?

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2018/10/bisa-bia-bisa-bel-para-se-reconectar.html

Adriana.Maira 08/03/2019

Bisa Bia Bisa Bel
Achei um livro que teve um otimo desenvolvimento foi uma historia que demonstra ,que Isabel a principal personagem do livro vive tanto costumes mais educados de etiqueta ,mais mocinha tanto costumes do futuro mas ela tem jeito de ser uma menina que tambem tem opinião propria e no final das contas demonstra ser uma menina feliz que vive do seu jeito.Me ensinou que posso ser do jeito que eu quero ser .