O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Wendell.Vita 13/12/2020

Familia é prato difícil de preparar e temperar
Fami?lia e? um prato difi?cil de preparar?. E? com base nesta frase que Antonio, 88 anos, reflete sobre seus momentos felizes, outros nem tantos, junto com seus familiares. Antonio esta? preparando um almoc?o para toda a sua fami?lia, depois de muito tempo sem encontra-los. E? uma data especial, o dia que completa 100 anos de casamento de seus pais. Ele comec?a a lembrar de sua vida desde menino, das lembranc?as contatas por sua tia Palma, da histo?ria do famoso a
arroz, de sua infa?ncia, adolesce?ncia, casamento, filhos, relacionamento com pais, esposa e irma?os e muitos fatos que marcaram toda essa sua vida.

O Arroz tia Palma representa o amor, a unia?o, a fertilidade. Era o arroz jogado no casamento dos pais de Antonio, presente dado por Palma, a irma? do noivo, ao casal. E durante esses 100 anos, algumas deciso?es em relac?a?o ao arroz trouxeram paz e alegrias, mas outras tambe?m trouxeram disco?rdia e rancor.
Antonio hoje e? avo?, seus filhos, por mais que na?o trillhem os caminhos que ele imaginava, foram amados e antonio soube romper os preconceitos e aprender com as ?modernidades?.
?Familia e? um prato, que quando se acaba, nunca mais se repete?

Juliana.Pimenta 07/12/2020

Comfort food em forma de livro.
Muito delicado. Esse livro tem uma característica que me agrada que é fazer a conexão entre o prosaico e o universal. Gostei especialmente de como ele mostra a inutilidade das tentativas de controlar o destino.

Patricia 05/12/2020

Enquanto Antônio, um Sr. de 88 anos, prepara o almoço que será servido a toda sua família ele relembra várias histórias de seus entes queridos desde a vinda de seus pais e sua tia Palma de Portugal para o Brasil. O livro é muito sensível e com uma linguagem leve. Gostei de que mostrou personagens com suas qualidades e defeitos, as alegrias e os problemas familiares, afinal "família é prato difícil de se preparar."

Fernanda.Araujo 17/11/2020

Lindo pela simplicidade
Leitura muito agradável e tranquila. A história retratada no livro possui uma simplicidade e uma leveza que prende o leitor do início ao fim.
É uma experiência enriquecedora e reflexiva.
Vale muito a leitura.

thapark 20/10/2020

Uma história ordinária, escrita de forma extraordinária, é o que você vai encontrar neste belo livro de Francisco Azevedo.
Contada em primeira pessoa, a história de Antônio, que se compreende a partir da família, se revela através do relato de suas memórias.
É impossível não se identificar nas páginas em que ele divide fatos, intimidades e sentimentos.

site: @livros_e_dicas

Elisangela 12/10/2020

Um livro cheio de sensibilidade e sabedoria. Linda história.

Manoela Pontual 31/08/2020

INCRÍVEL!!!
Esse livro me foi indicado faz algum tempo, mas com a lista de leitura quase infinita acabei deixando sempre para depois. E como me arrependo de ter esperado tanto para ler essa obra prima. O autor tem uma escrita poderosa e sensível e consegue te envolver na vida dessa família e do arroz de tia Palma, que é praticamente mais um personagem dessa história incrível.
Amo histórias onde o tema principal é família, histórias que falam de amor, falam de perdão, das brigas e reconciliações, falam das idas e vindas, dos que chegam e dos que partem, falam de momentos marcantes, sejam eles felizes ou tristes. É impossível não comparar em vários momentos essa família fictícia com a nossa própria e relembrar pessoas e acontecimentos.
Esse livro é uma obra de arte, tem uma escrita lírica que fascina completamente, é sensível, é poético, é maravilhoso. Com certeza entrou para a lista dos meus livros favoritos da vida e vou indicar para quem eu puder.

Elaine Miranda 23/08/2020

Que livro maravilhoso!
Um livro sobre família, não a família idealizada, perfeita, mas a família tal qual ela é, com seus erros, acertos e tropeços.
Poético, talvez o livro que eu mais tenha feito marcações. Uma história bem contada, com trechos lindos e emocionantes. Super recomendo!

Tatiana Brandão 11/08/2020

Um carinho na alma
O livro conta a história de gerações de um família portuguesa que migra para o Brasil. Tudo pelos olhos de Antônio o primeiro a nascer no Brasil.

Adoro ler 08/08/2020

Tem livro que "mora na gente" quando a gente lê...?
Há tempos que eu tenho esse livro e nunca lia... Aí, chegou o dia !
Que delícia de livro! Que surpresa boa, nesses tempos difíceis de pandemia e isolamento... livro de aconchego, de calor no ?.
O livro tem humor e ensinamentos ditados em sentenças que dão um sabor a mais à história do arroz, acompanhado de humor inteligente. Antônio e a sabedoria da vivência, da idade, da família.
?Família é afinidade, é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito?.
".... Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza. ....Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de engolir. ...por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie."
E no livro, com Antônio e seus pensamentos, a gente aprende que Saudade é bem diferente de Saudades...
Se você puder, leia! Arroz de Palma, é maravilhoso!

Juliana 31/07/2020

Me surpreendeu. Confesso que no começo quis desistir, não me prendeu muito a leitura. Mas quando engatou, não consegui parar de ler!

Tiago 22/07/2020

Arroz (levemente) queimado
Interessante o percurso deste livro, que mesmo com pouco marketing conseguiu ser um pequeno sucesso comercial e gerou bastante burburinho. Fiquei curioso para ler também pelo fato de haver uma ou outra comparação de semelhança com "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", que eu amei. Acho inclusive que até existe entre ambos os livros uma estrutura similar construída em torno de histórias familiares e pequenas doses de humor. Mas de forma geral "O Arroz de Palma" não me cativou.

A faísca de vida que o livro obtêm quando foca a trama no casamento e nos conflitos entre Palma e seu irmão dão a impressão que teremos uma leitura deliciosa pela frente. Mas infelizmente o foco e narrador da trama é Antônio, sobrinho de Palma e que é um chatonildo de marca maior.

Antônio para mim é aquele personagem insuportável. Dono da verdade, unidimensional e adepto de discursos clichês. Não cativa em nenhum momento e infelizmente consome quase toda a trama, deixando pouco espaço para seus irmãos e demais familiares.

No geral apesar da ótima premissa e um ou outro bom momento, "O Arroz de Palma" tem aquele gosto de arroz levemente queimado. Você fica com pena de jogar fora e acaba comendo, mas o gosto ruim está lá e acaba estragando um pouco a refeição (ou leitura, neste caso).

Tatiana Hollanda 05/06/2020

Leitura bem leve e agradável. Gostei do modo como as memórias afetivas do autor são passadas de forma tão delicada ao leitor.

Isadora 19/05/2020

MELHOR LIVRO QUE LI NA MINHA VIDA.
Não sei como explicar o que é esse livro. Ele trata de família, de vida. Ele é sobre indas e vindas, separações e recomeços, brigas e perdões. A história é sobre a coisa mais antiga do mundo, o amor incondicional, com um quê de poesia de Francisco Azevedo.
O livro é contato por Antônio que, ao cozinhar pra família, relembra as boas histórias que abraçam suas memórias mais antigas e queridas, que sempre são acompanhadas do arroz. Arroz esse que, ao ser recolhido pela sua tia Palma, após o casamento dos seus pais, foi sendo passado como tradição da família, estando presente em momentos bons como ruins, e é ele, o vínculo forte da trama.
Contando assim, nem parece grandes coisas. Não posso dizer que não me emocionei. Não sei também se era o momento em que vivia ou se todas as situação retrataras são o espelho de todas as famílias, a questão é que vale a pena ler, pois essa é, não só uma grande história, mas como também uma ótima escrita.
Mais que recomendado!

@uma_almaliteraria

Lucas.Mello 03/04/2020

Leitura deliciosa
Livro com uma historia maravilhosa e que faz refletir bastante sobre a vida e principalmente sobre familia.