O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Natalia1995 14/06/2024

?Família é prato difícil de se preparar?
Narrativa poética, fluída, delicada e familiar! Fala sobre a vida e suas diferentes fases, família, convivência e imigração. A historia busca ser leve, mas também traz questões ?levemente latentes? a época, mas sempre de forma sútil, como machismo e traição, conseguindo ser profundo e ao mesmo tempo superficial, quase que como era de fato tratado à época. Recomendo

barretogi 09/06/2024

Família é prato difícil de se preparar...
Livro de escrita fluida e poética, na qual seguimos a história de seu Antônio e sua família ao longo dos seus 88 anos.

É fácil entender e se apegar aos personagens, já que o livro retrata os erros e acertos, os aprendizados possíveis (e até os impossíveis), as distâncias e reencontros daqueles que se amam. Seu Antônio erra e acerta, volta atrás e pede desculpas.

Com uma pitada bem leve de realismo mágico, exemplificada por um arroz que em cem anos não se estragou, arroz que levava o amor e bem querer a quem quer lhe cruzasse o caminho, desde que as intenções fossem boas... era o que dizia Tia Palma.

O posfácio da edição é maravilhoso, também. Nele, o autor nos relata que só é meio para que os personagens nos contem sua história. E até nos alerta - ficção é realidade, personagens tem vida própria.

Elton.Oliveira 06/06/2024

Família é prato difícil de preparar
Que livro carregado emocionalmente ! Coisas de família, relatos do dia a dia , de cada residência aqui ou no mundo !

O texto nos mostra o nascer de uma bonita e única família, nascida da imigração de um casal e uma irmã para o Brasil , onde teremos tantas descobertas, lições, aprendizados , tanto dos personagens, como nós leitores.

Um casal que foi presenteado com o arroz que foi colhido nos prósperos terrenos de Portugal e também catado na porta da igreja no famoso ato de comemoração para os noivos. Segundo a irmã, esse arroz é fruto de fertilidade e trará grandes alegrias para esse núcleo familiar.

A história vai ser narrada sempre com o protagonismo mágico do arroz de Palma , que é esse maravilhoso presente da tia do nosso narrador , que nasceu através de um milagre , pois sua mãe não conseguia engravidar , só após uma refeição com muito arroz milagroso que a gravidez pôde então surgir.

Antônio, o primeiro milagre do arroz , vai narrar sua história, de como seus pais se conheceram, da imigração, dos seus irmãos, filhos , netos, sobrinhos , rixas , alegrias e tristezas .... Se prepare para morrer de rir e de às vezes aparecer um "cisco " no cantinho do olho ....

Recomendo muito, um livro como esse ,narrado de uma forma poética e tão emotiva sobre uma família heterogênea e tão diversificada !!!! O autor construiu um belo livro , que sempre nos remete aos pensamentos e reflexões à nossa própria família!
CPF1964 12/06/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Elton. Ficou ótima.

???

Obrigado meu amigo!!

CPF1964 12/06/2024minha estante
Eu gostei deste livro também. Inclusive já li outros do autor. Li com a Joice.

Elton.Oliveira 12/06/2024minha estante
Vou procurar outros dele ... Gostei muito do estilo .... Qual você recomendaria para meu próximo dele ?! ?

CPF1964 12/06/2024minha estante
Fui verificar. Estava Enganado. Eu só li 2 livros deste autor. Os demais estão na lista para serem lidos.

Gostou dos dois ?

CPF1964 13/06/2024minha estante
Sim. Porém achei Arroz melhor. Um livro melhor "temperado"...

CPF1964 13/06/2024minha estante
Doce Gabito.... Inspirado em Gabo. Lembra Memórias De Minhas Putas Tristes que li em seguida para conferir.

Elton.Oliveira 13/06/2024minha estante
Gostei da sinopse de Gabito ... Já ADC ????

Guilherme.Oliveira 05/06/2024

Ótimo livro, totalmente fora da minha zona de conforto.
Mas foi indicação de uma leitura coletiva e me surpreendi com a narrativa poética e fluída do autor.

"Família é prato difícil de preparar..."

henriqueacastro 30/05/2024

Que livro ? Sensacional
O arroz permeia toda a história, tornando-se algo mítico ao ser passado de geração em geração, com uma característica especial: não estraga, não caruncha.

Assim, ele cimenta as relações entre os casais, simbolizando a união pelo amor.

Livro é muito bom!!

VirginiaViana 13/05/2024

Familia e Prato difícil de preparar
Assim o autor Francisco Azevedo começa essa bela obra.
Nesta história o autor explora os causos familiares, ele revela que por trás dos afastamentos, distâncias, podem haver inúmeras emoções envolvidas, nem sempre são as mais bonitas, tais como raiva, inveja, disputa rancor.

O autor também fala da difícil arte de criar os filhos, como é difícil educá-los para eles permanecerem unidos e felizes, parece que essa talvez seja a tarefa mais árdua.

Por isso ele diz frequentemente: Família é prato difícil de preparar.
São muitos ingredientes.
Reunir todos é um problema.?

Além disso, o autor fala dos filhos depois que crescem, que fazem suas escolhas, que muitas vezes tornam incompatíveis administra-las e ao mesmo tempo estarem
Próximos da família? o que se percebe é que a família vai se desfazendo com o tempo e todos, no fim das contas, vão se afastando.

Em algumas ocasiões as famílias se reúnem, nos enterros, quase sempre estão lá? datas festivas também, nunca sabemos quando será o último encontro.

Thamirys.Melo 30/04/2024

Uma das histórias mais lindas que já li. Uma narrativa delicada e familiar. Tão real e fantástica ao mesmo tempo.

JessResende 27/04/2024

Delicioso!
Um livro de capítulos pequenos o que me faz ler rápido. Começa lá em Portugal e vem se desenrolando aqui no Brasil, um livro com cheiro de café passado no coador e bolo quentinho. Fazenda, plantação e barulho de chuva que cai devagar? o assunto principal é a família.
Qual o valor da família pra você? Nesse livro elevei ainda mais o valor da minha. Quem faz parte da sua? Só quem tem seu sangue ou existem pessoas escolhidas para serem sua família também? Não é só o DNA? doar o tempo, os ouvidos, dar prioridade, amizade, intimidade também faz de muita gente, família.
Um livro sobre um amor calmo que eu um dia vou encontrar. Amor que traz paz, que traz segurança. Que senta na poltrona e conta histórias, que faz o almoço junto, enquanto um monta a mesa o outro mexe a panela? amor com maturidade e lealdade.

Bruna 25/04/2024

Para mim esse livro é simplesmente perfeito. Perfeito porque me trouxe significados e poesia para circunstâncias do cotidiano que eu nunca havia me dado conta. Toda família é poesia e toda família é ?prato difícil de preparar? como lindamente escreve Francisco Azevedo. Ao trazer a história de Antonio e seus pais, tia, irmãos, filhos, esposa?traz também as reflexões de um homem já idoso que repassa sua trajetória com muita força e dignidade. Por fim, o que mais me tocou?as comparações e o texto figurativo são tão inteligentes na sua simplicidade. Um livro que eu gostaria de ter escrito!

natAlia 16/04/2024

Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.
Incrível. para ler em todas as fases da vida. tocante na medida, emocionante, confuso, verdadeiro com muitos aprendizados, único e feliz, assim como uma família.

Juliana2931 14/04/2024

Amei a leitura!!
Quero ler de novo!
É quase um manual de como podemos ser familia.
Lindo!
Tocante.
Da pra enxergar e entender todo tipo de familia e todo tipo de familiar.

Isis159 03/04/2024

Livro de família
Sem dúvidas é um livro bonito, que nos traz ensinamentos sobre relações, respeito, clareza, honestidade, tradições? mas não achei a leitura simples e fácil. Achei confusa. O autor usa períodos curtos e escreve com muita honestidade aos pensamentos.

Mas sim, a frase: ?família é um prato que quando se acaba, não se repete? penetra na gente.

Tina Lilian Azevedo 27/03/2024

Elogios de si
Uma história de exaltação de um macho português (e toda carga cultural que isso significa); não é exatamente uma saga familiar. É a história de imigração de um homem que se autoelogia a história toda. Não faz nenhuma reflexão sobre erro gigante que cometeu, aliás achei que contou como vantagem; as mulheres da família tem papéis relevantes na história mas o autor só dá enfoque no macho. Porém a história é bem contada, a escrita é fluida e retrata o Rio, viver no Brasil, sob a ótica de um imigrante. Interessante
andressaclemente 14/06/2024minha estante
Desculpa, mas eu tô rindo muito desse comentário. Tem um que se verdade nele, óbvio, mas demonstra mais ainda como ficção eh realidade

Edith 23/03/2024

Família escrita em forma de poesia...
Cada detalhe faz a gente lembrar que família é prato que se cozinha com diversos ingredientes.
Recomendo muito a leitura!

Dea de Luca 18/03/2024

Arroz de Palma
Eu ainda não descobri se foi só coisa da minha cabeça ou se meu livro realmente tem cheiro de arroz. Embora eu tenha dado o meu exemplar para um tanto de gente cheirar (e todos concordaram). Loucuras a parte, esse livro é lindo, uma história novela contada, que eu com toda certeza consigo imaginar os atores de cada papel. É a vida sendo vida e traduzida em palavras, uma história contada com uma janela de tempo maravilhosa de ler. Eu amei das falhas a falta de perfeição, a rotina contada, as lembranças como um diário vivo. Recomendo