O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Marta 03/06/2023

"Família é afinidade, é à moda da casa."
Esse livro chamou minha atenção pelo título, achei estranho e quis saber o que existia por trás do título e foi uma grata surpresa, encontrei um livro singelo, simples e poético que trata de um assunto às vezes espinhoso, família. A história contada por Antonio, um homem de 88 anos que sempre se dedicou à culinária e neste dia está preparando um almoço para toda a sua família, depois de muito tempo sem encontra-los. É uma data especial, o dia que completa 100 anos de casamento de seus pais. Antes ainda do dia nascer, ele já se encontra na cozinha e começa a lembrar de sua vida desde menino, das lembranças contadas por sua tia Palma, da história do arroz, de sua infância, adolescência, mudança de vida, casamento, filhos, relacionamento com os pais, esposa e irmãos e muitos fatos que marcaram toda sua vida. ?Família é um prato difícil de preparar?, e com base nesta frase ele teve seus momentos felizes, outros nem tantos, junto com os seus. A história é bem escrita, com uma leitura que tem fluidez, que provoca a todo momento a curiosidade de qual será o fim de todo aquele arroz. Eu recomendo a dedicação de um tempo para esse livro.

Larissa 19/05/2023

Encantador!
?Familia é prato que emociona e a gente chora mesmo, de alegria, de raiva, de tristeza.?

100 anos completos de história de uma família portuguesa, que veio morar no Brasil logo após o casamento da matriarca.

Anos vivenciados ou contados ao narrador, que nos aproxima da complexidade e naturalidade do enredo de sua família (e da nossa própria), com uma imensidão de detalhes.

Um livro para entender que ?familia é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete? e, por esse motivo, deve ser aproveitada, saboreada e comida ao máximo.

Leticiaos 10/05/2023

Lindo
Que livro lindo!
Gostoso, pra ler com calma e se deliciar com a poesia...
Achei emocionante, cativante, leitura leve que não dá vontade de terminar.

Maria Amélia 09/05/2023

"O arroz de Palma", de Francisco Azevedo ??

"O texto ?Família é prato difícil de preparar?, extraído do primeiro capítulo do livro, começou a circular de forma espontânea pelas redes sociais e transformou o livro em um fenômeno do boca a boca ? prova, talvez, de que família é mesmo prato de complicadíssima elaboração e que, como diz o velho cozinheiro Antonio, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, temos de experimentar e comer."

skuser02844 09/05/2023

Muitooo gostoso de ser lido!
Uma história leve e cativante, Realmente feitos para todos aqueles que tem alguém para chamar de família! ??

Carolina.Buno 07/05/2023

"FAMILIA É PRATO DIFICIL DE SE PREPARAR"
Lindo, sensível e poético ! Gostei muito, mas não amei.
Me lembra bastante a escrita de "Carla Madeira" em alguns momentos.
Apesar de muito bem desenvolvido, com personagens e passagens bem construídas, achei o ritmo do livro um pouco lento.

Beatryz.Romao 04/05/2023

Sabe quando sentamos a mesa para tomar um café, ou ajudar a preparar algo gostoso e escutamos as histórias dos nossos avós? Pois bem, Arroz de Palma nos desperta esse sentimento. Relata a história de uma família e como toda, com os seus mais variados momentos. A gente vibra, da risada, fica triste e até brava! Mas depois a gente se acolhe novamente. Afinal, "Família é um prato difícil de preparar. Mas a vida ? azeitona verde no palito ? sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite." É daqueles enredos que aquecem a alma!!

Me encantei com a história desde a primeira página!!

Aline 25/04/2023

O livro me surpreendeu positivamente. Peguei uma indicação na internet e gostei da história. Recomendo.

Debora411 16/04/2023

O Arroz de Palma
Arroz de Palma e um romance geracional que conta 100 anos da história de uma família que migrou de Portugal para o Brasil. Decidi ler baseada nas boas avaliações desse livro, mas pessoalmente não me agradou.

Consiste em um enredo fraco, narrado pelo personagem menos carismático dessa família. A ?escrita poética? do autor se traduz em um texto piegas, carregado de sentimentalismo barato e frases de efeito. O livro inteiro é escrito em sentenças curtas, o que é um recurso até interessante quando usado de forma inteligente, mas em demasia só torna a leitura mais chata e devagar e o estilo de escrita pouco criativo.

O terço final do livro é um pouco menos maçante e a frase final foi a única que me fez pensar um pouco, mas só consegui terminar porque insisti muito. A sensação que eu tinha durante a leitura é a mesma de assistir uma novela, dá pra pular vários capítulos que não vai fazer falta nenhuma.

vanessaferreiralopes 03/04/2023

A ausência de floreios dos defeitos às escancaras de seres humanos - obviamente - imperfeitos pra contar a história de uma família de origem portuguesa em presente, passado e futuro ???

Naiara146 02/04/2023

Lindo e Poético
Me apaixonei por essa leitura.

Sobre dramas Familiares retratados de forma simples e ao mesmo tempo profunda.

É cativante como descreve as histórias e a temporalidade da vida que se passa..

Cada capítulo é um poema!
Um livro pra se guardar no coração.

Rak 25/03/2023

Saga familiar
Que leitura gostosa e cheia de ensinamentos! O protagonista da história, Antônio, conta a história da sua família, desde a chegada de seis pais ao Brasil até seus netos, sem rodeios, com extrema sensibilidade e detalhes. Impossível não se reconhecer em seus pensamentos e ações ! Que livro lindo ! ??

Maria Rolim 18/03/2023

Entre o Céu e a Terra
O livro foi uma supresa extremamente gostosa.
O autor traz poesia em forma de história, delicioso como um almoço de domingo. Acompanhar essa família com seus os ?acertos? e ?erros? fazemos a receita da vida acontecer; existem momentos que parece que o ?prato? vai desandar mas ? entre o Céu e a Terra há fatos que não se explicam? e no final família pode até ser um prato difícil de preparar mas com amor não se estraga.

Obs: não me conformei com a traição de Antônio;

Sílvia 13/03/2023

Poético
Sem palavras pra descrever a sensibilidade e a poesia desse livro. Uma história que atravessa gerações, que nos faz ver o valor da família e entender a importância do amor que une para aceitar as diferenças.