O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Jefferson Vianna 13/11/2018

Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete...
“O arroz de Palma” do autor Francisco Azevedo é sem dúvidas um dos livros mais sensíveis e emocionantes que já li... É um livro sobre família, amizade e companheirismo, porém, arrisco dizer que vai muito além. Através de uma narrativa singela e emocionante, característica dos portugueses, o autor apresenta-nos a história de uma família portuguesa que imigra para o Brasil no início do século XX. O livro é narrado por Antônio, um senhor de 88 anos, que nos apresenta de forma lúcida alguns dos momentos mais marcantes de sua história, convidando-nos a sentar ao pé da cadeira, e ouvi-lo, “sem pressa”... Assim como o próprio titulo já diz, o livro gira em torno do “arroz de Palma”, sendo Palma a irmã de Antônio, e o arroz o presente de casamento dado por ela (12 Kg) e que ficará na família por anos, passando de geração em geração, como símbolo de fertilidade e prosperidade. Trata-se um livro que transborda poesia, o autor faz uso de belas metáforas e a sua escrita desperta sentimentos intensos, capazes de purificar a alma... Confesso que foi difícil finalizar a leitura, afinal o livro muito me cativou... No peito resta somente a saudade no singular. Trechos selecionados: “Família é um prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema – principalmente no Natal e Ano Novo. Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência.”- pag. 11 e “Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.”- pag. 360. Leitura recomendada.

Geovan 05/08/2018

O arroz mais gostoso que provei.
Cozinhar arroz? “- Nossa, é facílimo, colocam-se todos os ingredientes dentro da panela, adiciona água, liga-se o fogo e está pronto”. As pessoas dizem isso, todo o tempo. Porém, quando você entra na vida de um senhor de 88 anos, vê que preparar um “arroz”, não é assim tão simples.
Ter a oportunidade de viver e reviver junto com Antônio, viajar por suas lembranças, desde a chegada da sua família de Portugal, passando pelas ruas do Rio de Janeiro e indo parar em uma fazenda de café. Fazer parte da construção de um “arroz” o qual será levado por toda sua vida. Ver que existe uma nova fórmula matemática, 1+1=1. E que frutos deste “arroz”, difícil de preparar, serão sempre nossos, não importa o lugar ou o tempo, este “arroz”, sempre estará conosco.
Ler este livro, foi o prato de “arroz” mais delicioso, que já provei em toda a vida.
Rosania 19/08/2018minha estante
Amei sua resenha... Este livro está sendo uma leitura deliciosa..

Geovan 19/08/2018minha estante
Olá Rosana. Obrigado pelo elogio, eu a fiz de coração. Pois realmente este livro e maravilhoso. Aproveite bem a leitura. :)

Wly | Wlysbooklovers 11/05/2018

Livro para degustar...
O ARROZ DE PALMA - FRANCISCO AZEVEDO
Essa é uma história sobre família, sobre famílias, já que cada uma tem uma receita diferente. Nesse livro, conhecemos uma família portuguesa, com certeza. Direto de Viana do Castelo, Maria Romana e José Custódio se casam com direito a chuva de muito arroz. Arroz colhido da terra, presente de Palma, irmã do noivo para os recém casados. Mas o presente que emociona a noiva, enoja o noivo e em menos de 24hs temos a primeira briga do casal. Um ano após o casamento, o casal vive uma crise financeira e, acompanhados de Palma e do arroz (que vai escondido num oratório), migram para o Brasil.
Em terras brasileiras, a vida dos três vai seguindo e vez ou outra, o arroz entra em cena, obviamente que escondido do patriarca. O livro é narrado pelo Antônio, filho mais velho do casal, preferido da tia Palma e herdeiro legal do arroz (que não estraga nunca!). Ele conta de forma teatral (aprendeu com tia Palma, lógico) como a sua vida e de seus irmãos vai seguindo e nas retas e curvas da vida vai se afastando e se separando, se movendo cada vez para mais longe um do outro. Afinal, família é prato difícil de se preparar.
Esse é um livro poético, teatral, com um narrador que conversa e devaneia com você, que muitas vezes te leva a ver a história da sua família sendo descrita nas entrelinhas.
Recomendo? Sim! ?
4.5/5?
Romance ?
Classificação indicativa +12 ?
#resenhasdawly #libros #livros #booklovers #bookstagram #instabook #leia #leiaumnacional #wlyrj #wlysbooklovers #sisters #leitoras #nacional #livronacional #intagramliterario #wlyindica #romance

Lorena Alhadeff 06/03/2018

Amor, tempero principal deste livro
Já iniciei o livro com a expectativa de ser bom, ao concluí-lo, estava apaixonada... degustei cada frase, mastiguei lentamente as ricas palavras, digeri os belos e úteis ensinamentos, armazenei o amor que flui entre suas páginas. Este não é um livro fofo, feliz. Ele é emocionante, prático e direto.
Tantos e tão humanos personagens. Me vi neles, vi tantos de meu convívio neles...
Para mim, a Tia Palma é uma figura quase mítica, pois não conheci ainda alguém que tenha aprendido tanto e tão bem com os duros ensinamentos da vida, poetizado tão lindamente a dor e ter tanto talento para apreciar a vida em sua imensa riqueza de detalhes. Teatral, sensível e inesquecível. A liga da família.
Antônio, seu fiel e atento aprendiz. Nuno, seu seguidor...
Interessante, nessa história os homens são mais coração e as mulheres, razão. E porque não?
Maravilhosos esses personagens que foram concebidos no coração do Francisco, engendrados em suas mãos e paridos no papel. Daí, ganharam o mundo semeando amor, lágrimas e beleza em pequenos grãos de arroz.
Acabado o espetáculo apresentado na quarta cadeira, bato palma e digo BRAVO!
???????????

Susana.com 06/01/2018

Doce
Doce. Esse é o aroma principal de ?O Arroz de Palma?.
Uma obra que tem como disfarce contar cem anos de história de uma família de imigrantes portugueses através das memórias de um Antonio octagenário, mas que na verdade fala sobre pessoas, saudade (que mesmo sendo singular preenche e esvazia), fala sobre o Rio Antigo, sobre pedras portuguesas e bolo com café.
A narrativa, que na maior parte do tempo é fantasiosa, tem uma leve previsibilidade, o que não atrapalha nem um pouquinho, pois não estamos aqui para desvendar mistérios ou descobrir assassinos e sim sentar no chão, cruzar as pernas e ouvir uma história de família.

eneida 19/11/2017

Antônio, o narrador, é o primeiro filho de um casal de portugueses que veio para o Brasil, recem casado, no começo do século XX e Palma é a irmã do pai, solteira, que veio junto e é a figura mais forte da família.
A história começa com Antônio aos 88 anos reunindo a família para comemorar os 100 anos de casamento dos pais e a vinda para o Brasil.
Aos 88 anos ele tempera todas as recordações com açúcar, humor e afeto, mesmo aquelas mais difíceis e aí então o livro fica parecendo um arroz doce : gostoso, doce, com sabor de infância, mas se ler demais de uma vez só fica um pouco enjoativo.
Marina 31/03/2022minha estante
no começo gostei, depois achei enfadonho!

Michelle 08/09/2017

Poesia e humanidades ímpares
Excelente livro. Escrita que flui; que desperta afinidades; traz reflexões, identidades e sabores! Fui me misturando ao Antonio e destacando a realidade de seus questionamentos, nas certezas e dúvidas. "É que, na essência, somos todos parecidos. "(P.359).
Amei! Quero os outros 2 livros deste autor, Francisco de Azevedo!!
Luís Cláudio 19/04/2018minha estante
undefined

Roneide.Braga 18/02/2020minha estante
Não conhecia, gostei. ??

Michelle 19/02/2020minha estante
Neide.Braga é uma linda história, muito bem escrita.

Roneide.Braga 19/02/2020minha estante
Vou comprar o livro ?

Simone de Cássia 14/08/2017

É um estilo bem diferente de literatura. Gostei da narrativa "familiar", tipo conversa de família sentada na cozinha, embora tenho que ser sincera e reconhecer que não me "apaixonei" pelo livro como tantas outras resenhas aqui demonstraram. Talvez pela minha indisposição congênita com relação a autores nacionais, talvez porque meu momento não é de grande sensibilidade, enfim, eu gostei, mas não amei.
Helder 14/08/2017minha estante
Que pena. Eu sou uma das pessoas que idolatram este livro. Acho uma obra de arte e digo tranquilamente que é o melhor livro nacional que já li. Li com 40 anos e tenho como objetivo rele-lo aos 50, 60, 70. Acabo de comprar o novo livro do autor e é o próximo na minha fila.

Simone de Cássia 15/08/2017minha estante
Pois é, Helder, livro é assim mesmo, sempre uma incógnita...rs rs não vi nada demais, ... ele é bom, mas eu não leria de novo.

Nana 07/08/2017

A.D.O.R.E.I !!
Encontrei este livro aqui no Skoob por acaso, em alguma estante (não lembro de quem) e me interessei pelas ótimas resenhas. A leitura foi uma daquelas surpresas boas que temos de vez em quando, iniciei meio desconfiada e me encantei totalmente.
Um livro lindo, sensível, delicado, apaixonante, poético, cheio de lições de vida e que nos faz sentir saudade! Saudade da infância, saudade da família, saudade daqueles que já se foram e até das brigas com os irmãos.
Que alegria e orgulho um livro de literatura brasileira ser tão prazeroso!
É muito difícil escrever sobre ele pois não tenho o dom deste escritor para expressar tudo que senti durante a leitura. O que posso dizer é que a estória é muito mais do que diz na sinopse. Leiam que vale a pena!
​ Recomendadíssimo e favoritíssimo!!!
MARCIA 07/06/2019minha estante
Estou acompanhando suas resenhas, que são ótimas! Estou adicionando vários livros a minha estante graças a voce! Obrigada por compartilhar!

Mila 22/05/2017

Palmas para a Santa Trindade
Li esse livro em doses pequenas...
Senti que essa família tinha muita coisa da minha... Pensei nos trechos que mais tocaram meu coração e foi como se eu estivesse na mesa com minha avó conversando, momentos especiais para mim... Minhas duas avós gostavam de conversar enquanto preparávamos os ingredientes para cozinhar ou deixávamos a mesa posta para o café no dia seguinte após uma boa partida de tranca. Foram ótimas conversas que sempre me abriam os olhos.
Esse livro é assim, doce, amargo, salgado, azedo e apimentado, mas com boas lembranças.
Antonio é um senhor que guarda dentro de si memórias que são verdadeiras reflexões, momentos refinados de família. Tenho muito para pensar agora sobre cada passo desse prato difícil de preparar e que saibam todos que esse livro é um dos melhores pratos que já pude apreciar, um livro com essência perfumada de arroz e da melhor qualidade!

site: http://scraplivros.blogspot.com.br/2017/06/o-arroz-de-palma-por-francisco-azevedo.html

Ana 05/05/2017

Lindo!!!
E livro delicioso de ler... Ele te leva pra dentro da história...
Uma história simples mas fascinante

Rommer 31/03/2017

O Arroz de Palma
O Arroz de Palma é um livro delicioso, daqueles que você começa a ler e logo se apaixona. Fácil de ler, traz saudades e lembranças daquilo que em algum momento vivemos. Nos sentimos como se fôssemos parte da história, um espírito no canto da casa observando tudo que acontece. Torcemos, sentimos raiva e nos emocionamos. Nele, detectamos todos os temperos necessários para preparar uma boa família, um livro incrível, que permeará pelos meus pensamentos por muito tempo.
O livro conta a saga de uma família por mais de 100 anos, todo narrado por Antônio (filho do patriarca) que permeia entre o passado e o presente, contando histórias, onde o arroz dado por tia Palma no dia do casamento de seus pais é o protagonista (é como se o arroz trouxesse com ele uma magia, e que quem o possuía tinha prosperidade para a família).
Palma, é descrita no livro para mim como aquela tia ou avó que todos queremos, que dá amor, carinho, (puxões de orelha quando necessário), mas que sabemos que está ao nosso lado em qualquer momento. Aquela mulher que faz um chocolate quente e senta conosco para contar histórias nos dias frios.... Gente, consegui amá-la ao ler esse livro...
De linguagem fácil, O Arroz de Palma é um livro que toca a alma, que te traz descanso, faz você ver que vale a pena ter uma família, ter filhos, ter amigo e ter histórias. Se tivesse que dar uma nota ao livro de 01 a 10, com certeza daria 10.

Núbia 06/02/2017

Perfeito!!!
Sem palavras para descrever a delícia que é este livro. Uma leitura diferente, criativa, hipnotizante. O autor foi muito feliz em sua metáfora. Super recomendo!!!
Marta 06/02/2017minha estante
Maravilhoso não é?!

Núbia 06/02/2017minha estante
Lindo demais, Marta! Me emocionei...

Lucineyde 23/03/2017minha estante
Preciso de um help... citei o poema f"amília é prato difícil de preparar" num trabalho, agora não acho o livro para indicar a página. Podem me ajudar pf??

Cássia Alencar 29/01/2017

O arroz de Palma
Um livro simplesmente apaixonante, delicioso de ler... Delicioso como o mágico arroz... A leitura desse romance me fez recordar "Cem anos de solidão", do grande Gabo. Apresenta a estória de uma família em busca de melhorar de vida, no início da construção dessa família o arroz é agregado e por cem anos permanecerá no seio familiar, ajudando em momentos cruciais para o crescimento e fortalecimento da família.
"Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema." "Família é prato que emociona." "Família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de engolir." São frases como essas que compõem e tecem todo o enredo deste livro. Vamos vivenciando com Antônio, o personagem que desenvolve toda a estória, cada fase da vida dele e de sua família, o amor por tia Palma, que o criou junto com os pais dele, já que ela vivia com eles. Todos os ensinamentos de tia Palma fazem com que Antônio reviva cada momento da vida saboreando o viver, algumas vezes no real, outras no irreal. Coincidentemente este livro foi um presente de minha tia Keka, que como tia Palma nos ensina muito.

Agora é com você: Ler ou não ler, eis a questão!

site: http://thebookcraze.blogspot.com.br/

Sandra 02/11/2016

Bora almoçar?!
**Recomendo esta leitura para pessoas maduras que apreciem textos sensíveis e poéticos

O ARROZ DE PALMA, romance de estreia do brasileiro Francisco Azevedo, é um livro delicioso, um prato para ser saboreado devagar em ambiente tranquilo.

A história começa em Portugal em 1908 com o casamento de José Custódio e Maria Romana, pais de Antonio, o narrador desta história. Jogaram tanto arroz nos noivos que virou uma tempestade de arroz e a irmã mais nova do Custódio, Palma, recolhe todos os grãos, não deixa escapar nenhum, e os dá de presente aos recém-casados com esta dedicatória:

“Este arroz - plantado na terra, caído o céu como o maná do deserto e colhido na pedra - é símbolo de fertilidade e eterno amor. Esta é a minha benção.
Palma”

Esse presente inusitado, que a noiva amou o noivo detestou, tem papel fundamental nos 100 anos de história dessa família.

Em uma narrativa rica, cheia de sabedoria, sinceridade e também divagações e devaneios (quem não conversa consigo mesmo que atire a primeira pedra), Antonio, com 88 anos, nos apresenta todos os ingredientes, digo, personagens dessa família, as idas e vindas, as alegrias e tristezas, os encontros e desencontros... e começa a preparar o prato para o almoço que, enfim, reunirá a todos, por que como diz ele; “família é prato difícil de preparar”. Mas, “não ligue para etiquetas...aproveite o máximo”, pois “Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se apetece”.
(...)
Uma contação de história de 100 anos que diverte, que emociona, que vc não quer se despedir dela e deles.

Escolha um lugar tranquilo e saboreie este livro.