O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Didi 13/03/2010

Bela surpresa!
Esse livro é ótimo, é maravilhoso! A começar pela capa: o arroz dentro de uma forma de bolo no formato de coração e com rendinhas na borda, dá uma idéia romântica e de muito bom gosto.

O romance conta a história de uma saga centenária de uma família portuguesa que imigrou para o Brasil no início do século XX. A narrativa é muito agradável, poética, simples, de fácil leitura e ao mesmo tempo, sofisticada, inspirando-nos a voar pelos cenários e imaginar os personagens. A leitura é cheia de passagens interessantes, dramáticas ou engraçadas, que permeiam as vidas de pessoas, no dia a dia, fazendo nos identificar com os personagens no contexto familiar.

Recomendo esse livro pelas muitas belezas e ensinamentos que contem.

Halley 31/03/2011minha estante
Eu comecei a ler hoje. achei a capa linda também, muito romântica, e gostei muito dos primeiros capítulos.

Lima Neto 02/11/2013

Cada livro que lemos deixa um nós uma marca, mexe conosco de uma forma diferente. Há aqueles que nos decepcionam, sim, há aqueles dos quais esperávamos algo mais, aqueles que não concordamos com o final; mas há aqueles que deixam marcas nas nossas almas de leitores, aqueles livros com os quais nos identificamos profundamente, da primeira palavra ao último ponto, que vemos espelhados nesse ou naquele personagem traços de nossa personalidade, os que temos a impressão de que retrataram tal como aconteceu um fato que aconteceu em nossas vidas. Há livros intensos, que nos prendem desde a primeira páginas, aqueles que impede que peguemos no sono enquanto não terminarmos só mais esse capítulo, e que acabamos passando noites em claro lendo-os. Há livros complexos, que só conseguimos ler e entender se o fizermos bem aos poucos, poucas páginas e palavras por vezes. Há livros que lemos correndo, cujos capítulos se sucedem de tal maneira que não conseguimos parar sequer para tomar fôlego. Há livros escritos em linguagem complexa e rebuscada, que tem em sua alma um ar intelectual e rebuscado. Mas há livros que nos marcam, com os quais nos identificamos, justamente por não serem complexos, por não terem uma linguagem rebuscada, que não precisamos correr, e sim por que são simples, por serem escritos de maneira simples, clara e delicada, e que não queremos correr em sua leitura, mas sim beber palavra por palavra. Arroz de Palma, de Francisco Azevedo, é um destes livros.
Arroz de Palma é um livro para todos os amantes da boa literatura, para todos os que têm família, para todos que sabem saborear as palavras de um grande romance e que começam a salivar antes mesmo de ter o prato servido, antes mesmo de abri-lo na primeira página. Narrado com uma maestria ímpar, com uma delicadeza impressionante, é um livro que ao lermos somos fisgados pelas melífluas palavras do autor, de que somos hipnotizados e remexidos naquela panela de palavras e convidados a apreciar e acompanhar o preparo daquele formidável prato literário que será servido para nós, leitores, numa esplendorosa ceia, que iremos apreciar, que irá saciar a nossa fome literária por dias a fio.
Contada de uma forma suave e delicada, como numa simples conversa, como que entre o preparo de um prato e outro para um jantar de reunião familiar, a história de Arroz de Palma é uma viagem no tempo, é um convite, tal como acontece numa reunião familiar, a uma das tão tocantes e gostosas histórias de família com a qual todos que a ouvem (leem) se identificam.
Eloiza Cirne 04/03/2014minha estante
Sua resenha é perfeita. Arroz de Palma é um livro extraordinário, lindo. Para se ter, reler... E reler!

Helder 18/01/2015minha estante
Sua resenha é perfeita. Conseguiu usar palavras no mesmo nível das utilizadas no livro. Parabéns, e que muitas leiam esta resenha e se entreguem a esta leitura tão especial.

Monique 30/12/2015minha estante
Indicação de uma amigo querido, o livro mais sensível que já li. Recomendo!

Lunardi 16/10/2013

Livro para ser degustado, sem pressa
A narrativa é doce, cativante, poética. Mas é preciso ter acordado de bom humor e com uma certa dose de inspiração extra para continuar a ler. É preciso ler com calma, degustar, apreciar.

Enfim, ao longo do livro, Azevedo escreve trechos muito bonitos. São esses trechos, pequenas ''poesias'' que fazem o livro valer a pena, porque a história em si é bem normal.

''Secreto, confidencial, ostensivo - quem, por mais sábio e letrado, ousará organizar o arquivo pessoal? As tristezas por ordem alfabética? As alegrias por ordem cronológica? As amizades por ordem de chegada? Ou pelo grau de importância? Canseira inútil. Em que pasta ficariam os nosso sonhos, os nossos feitos, as nossas frustrações?'' Página 90.

Mi Garcia 03/02/2021

Família é um prato difícil de preparar
Que livro! Quantos ensinamentos num livro só...
Dá vontade de ler com um caderninho do lado para anotar todos os ensinamentos. Antônio nos narra uma história que pode ser da nossa família. Em muitas páginas encontrei as minhas histórias misturadas com a da família de Antônio.
E a Tia Palma, que mulher incrível, com uma sabedoria emocional que nos inspira.
Amei.

Gi 06/12/2022

Um pouco de arroz
Um livro encantador! Não tem com descrever tanta delicadeza em poucas páginas.
Palma após o casamento do irmão recolhe um saco de arroz que foi jogado celebrando a união dos noivos. Para ela era abençoado e levou para casa.
Essa pequena família decide vir morar no Brasil e vida vai seguindo.
Nos obstáculos encontrados, a sabedoria da Palma junto com o arroz encantado, vai abrindo caminho para uma vida mais serena.
É simplesmente incrível este livro.
Recomendadíssimo!

vanessaferreiralopes 03/04/2023

A ausência de floreios dos defeitos às escancaras de seres humanos - obviamente - imperfeitos pra contar a história de uma família de origem portuguesa em presente, passado e futuro ???

Roberto 02/09/2013

Grata Surpresa
Excelente leitura. Uma história completa, sem lacunas, divertida, séria e real. Acho que daria um filme espetacular. Este, com certeza, é um dos melhores livros que lí este ano. Recomendo a todos como referência de livro a ser lido e degustado com prazer.

Christiane 24/07/2021

Família é prato difícil de preparar!

E como, e todos nós temos que prepará-lo. Um belo livro sobre a família, com tudo que ela contém, amores, apoios, desavenças, ciúmes, inveja, arrogância, humildade, acordos, desacordos, e muito mais.

Tudo começa em Portugal no ano de 1908 numa aldeia chamada Viana do Castelo. Os pais de Antonio, José Custódio e Maria Romana, se casam e ao sair da igreja recebem a tradicional chuva de arroz. Palma, irmã de Antonio ao ver todo aquele arroz no chão resolve recolhê-lo e o oferece como presente aos noivos com os seguintes dizeres:

" Este arroz - plantado na terra, caído do céu como o maná do deserto e colhido na pedra - é símbolo de fertilidade e eterno amor. Esta é a minha benção. Palma "

José Custódio, orgulhoso, se sente ofendido, mas Maria Romana vê nisto um belo gesto de amor e guarda o arroz, arroz este que permeará a vida desta família por muitos anos, até o aniversário de 88 anos de Antonio, ou melhor, dois infinitos.

Vamos acompanhar toda a trajetória desta família. A vinda para o Brasil, o nascimento dos filhos, a partida deles para outras cidades, os casamentos, o nascimento dos netos. Mas é Antonio quem nos conta a história, é do ponto de vista dele que acompanhamos tudo, e também a história do arroz.

Um belíssimo livro sobre família, sem ser piegas, sem ser romântico, sem ser só desavenças, mas tendo tudo isto, porque família é assim, família é um prato difícil de preparar!

Sid Dantas 25/12/2021

Bom livro
É isso. Um bom livro. Nada de mais e nada de menos.

Uma estória bem contada, mas não vai revolucionar nada. Uma boa porta de entrada para leitura.

Gaby 09/06/2021

Poético e tocante
Virou um dos meus livros favoritos da vida e olha que não sou fã de sagas familiares. Mas esse livro é de uma delicadeza e de uma profundidade que me fizeram rir, chorar, refletir e agradecer muitas vezes pela minha família. Afinal, por mais que família seja um prato difícil de preparar, é o mais saboroso que há. Amei (ps: esse autor é incrível, escreve de forma poética , dá gosto de ler)

Lili 23/12/2019

O Arroz de Palma
Que delícia ler este livro!

Um livro de memórias (apesar de fictício), que traz inúmeras reflexões com uma leveza e um clima de poesia admiráveis. Francisco Azevedo escreve com a alma e nos deixa apaixonados por essa família, com todos os seus encontros e desencontros. É daqueles livros para se ler com o marcador na mão, destacando um trechinho em cada página e refletindo sobre cada lição de sabedoria que ele dá.

Recomendo muito!

Prof. Angélica Zanin 15/11/2019

Arroz de Misericórdia
Lindo, lindo, lindo! Impossível não amar. Gosto de marcar meus livros e este é impossível, afinal, marcaria-o todo. "Família somos todos" com nossas histórias, vivências, erros, acertos e, mais do que isso, trata-se de aceitação e amor. A fertilidade do arroz de Palma é, na verdade, a beleza da união pelo perdão e não pela perfeição. A importância da origem abrindo espaço para o novo, o diverso, o estrangeiro. Tão atual, tão humano, tão poético. Fez- me viver momentos de contemplação, mas também fez-me olhar os meus - família carcamana italiana, assim como os agregados com mais amor. Sempre lembrando: " Água que flui, água que cai, o que tem de ficar fica o que tem de seguir vai!" Incrível!

João 02/11/2021

"Família é prato difícil de se preparar"
Com esse belo título, somos convidados a compartilhar com Antônio, (enquanto ele prepara o banquete que será servido para um almoço em celebração aos 100 anos do casamento dos seus pais) suas memórias e a trajetória de sua família: desde o casamento dos pais, até os dias que se aproximam do almoço preparado com muito cuidado, expectativa e, acima de tudo, de histórias que encantam e emocionam.

Depois de duas leituras com temas complexos, vi uma postagem no grupo de leitura que faço parte, a indicação desse romance. Por sorte, minha irmã tinha e tive a oportunidade de ler.

Com ares de fantasia, pinceladas acerca da história do Brasil e personagens extremamente carismáticos, a obra possui uma belíssima escrita lírica que traz uma mistura de emoções, como um belo tempero para o preparo do almoço de domingo.

É impossível, em um momento ou outro da história, não identificarmos elementos de nossa própria família que é uma mistura de emoções, personalidades e que vão se tornando cada vez mais diversificadas com a chegada de novos membros.

A leitura é leve e em nenhum momento se torna cansativa, muito pelo contrário: há passagens que anotei em um caderno de tão belas e com uma profundidade emocional singular:

"Este arroz - plantado na terra, caído do céu como o Maná do deserto e colhido da pedra - é símbolo de fertilidade e eterno amor. Esta é a minha benção."