O Projeto Jane Austen

O Projeto Jane Austen Kathleen A. Flynn

Resenhas - O Projeto Jane Austen

Estelia 28/11/2021

O que você faria
Quando você lê a sinopse desse livro, você pensa que é muita ficção científica para Jane Austen. Acho que foi esse o motivo para eu ter demorado para compra-lo. Mas, que surpresa boa. Que leitura surpreendente. Uma era a frente da nossa, cria uma missão para resgatar obras perdidas de Jane Austen por meio da viagem no tempo. Se você é fã de Jane e sabe detalhes da dua biografia, vai gostar muito do livro. Fiquei imaginando como seria encontrar com autores que já se foram...

Jaci 17/10/2021

Bom, mas...
A escrita é boa, não deixa a desejar. Achei o começo um pouco lento e o primeiro encontro com Jane um pouco anti-climático, sem a emoção necessária para nos deixar impactados. É a Jane Austen, afinal. Também achei pouco o desenvolvimento da Rachel como personagem, não consegui conhecer tanto dela quanto do Liam, através de seus olhos.

Em relação à viagem no tempo, tudo foi bem explicado, também não deixou a desejar. Ter lido Jane Austen como um personagem foi certamente algo único, então não tenho como desgostar desse livro.

Carla Sarmento 17/08/2021

Para os apaixonados por Jane Austen
Acho que é um bom livro para quem gosta da Jane Austen. É uma aventura envolvente. Quem não gostaria de tentar encontrar um jeito de fazer amizade com Jane? Eu adoraria estar no lugar da médica que consegue viajar para o passado. Adorei a playlist com ótimas músicas para acompanhar a leitura. O único ponto negativo é o último capítulo que deixa de ser uma leitura interessante. Achei um pouco confuso também. Mas mesmo assim, vale a pena a leitura.

Gabis 03/05/2021

Mais um de Jane Austen
Me senti lendo um romance de Jane Austen. Pensei sobre viagens no tempo, como ser um personagem de 1815, campos de probabilidade e mudanças na minha própria vida.

Claro que falta aqueles 5 segundos sem ar de Orgulho e Preconceito, mas a leitura é indispensável para os fãs de Jane Austen!

Sofis 17/03/2021

Minha opinião sobre
O livro é muito interessante, trata a viagem no tempo de uma forma bem consciente e tem personagens muito interessantes. Foi interessante me perder na personalidade misteriosa de Liam, me encantar por cavalheiros da época e temer sempre as reações de Jane Austen como um personagem. Um livro que eu indicaria para aqueles que querem começar a ler romances de época, ou para aqueles que já gostam e consumem livros do gênero.

Aline 08/12/2020

Expectativas Superadas!
Quando eu li a proposta do livro o primeiro pensamento que veio na minha cabeça foi "Isso não vai dar certo". No decorrer da leitura eu fiquei meio perdida, pois estava esperando um romance de época ou algo do tipo, e o livro se tornou de ficção/aventura até que tudo acontece e você acaba inserido em no sec. XIX, vivendo um romance (ou quase) de época.

Devo confessar que meu pensamento de "Isso não vai dar certo" foi desmembrado página por página desse livro. Tudo o que eu menos esperada aconteceu: Uma ponte perfeita entre o séc. XXI e o séc. XIX.

Aquesia M. Castro 01/09/2020

"Que tipo de maluco viaja no tempo?"
A história é bem inusitada devido à essa viagem no tempo.
Tem um ritmo lento com algumas poucas cenas que deixam o coração acelerado, mas não é maçante. Como é narrado pela protagonista, o livro é cheio de pensamentos e reflexões dela e, ainda, é bem rico de detalhes, contribuindo muito para que a leitura seja devagar.
A autora conseguiu ambientar o leitor em um cenário de 200 anos atrás com precisão devido ao conhecimento da vida de Jane Austen e de sua família.
Contudo, acredito que a autora se perdeu um pouco no andamento da história. Conforme o final foi se aproximando, minha leitura começou a ser arrastada, sem grandes expectativas.
O livro não é ótimo, mas é uma experiência interessante.

Dri F. @viagenscomlivros 19/08/2020

Esperava mais
Rachel e Liam são as pessoas selecionadas para fazerem uma viagem no tempo. Eles são enviados para a Inglaterra de 1815, para tentar recuperar as cartas enviadas por Jane Austen a sua irmã, e também o manuscrito do último livro dela que não chegou a ser publicado.

Eu gostei muito dessa sinopse porque traz alguns assuntos que eu amo, como Jane Austen e livros que se passam na Inglaterra.
E tinha esse e-book a um tempão, então embarquei nessa leitura empolgada!

Mas ... não foi tudo que eu esperava.
A trama é muito interessante, afinal eles realmente conseguem entrar em contato com Jane Austen e sua família, e vemos uma versão criada pela autora de como ela seria e tudo mais.
Mas achei a narrativa extremamente cansativa. Não vi muitas explicações sobre o projeto, a relação de Liam e Rachel também não fez muito sentido para mim, sei lá, não pareceu convincente.

Gostei da ideia da história e das partes com Jane mesmo mas não me encantei pelos protagonistas e pelo restante.

Enfim, se você curte tanto Jane Austen quanto eu, acho que vale a leitura sim. Mas obviamente que livros são extremamente pessoais né, algo que eu não amei pode ser apaixonante pra você!

Se você gostou dessa resenha, vem conhecer meu Instagram literário @viagenscomlivros. Lá você encontra resenhas diárias, booktags divertidas, listas de livros por gêneros, autores e editoras, dicas de livros e e-books em promoção todos os dias, e também dicas de séries e filmes. Vem conhecer!

Thaís Brito 26/04/2020

Poderia ter sido ótimo, mas chegou quase lá
A ideia é maravilhosa: Jane Austen e viagem no tempo. É interessante um livro que traz a narrativa em primeira pessoa sobre uma mulher que admira a autora e tem a importante missão de voltar à Inglaterra regencial para recuperar manuscritos perdidos de Austen. Fiquei encantada com os detalhes da preparação da viagem, com o estranhamento da mulher moderna naquele cenário e com todo o choque de realidade provocado pelo encontro de concepções diferentes do que é ser mulher para a sociedade.

Jane Austen é a personagem central, e toda a demora para que ela realmente apareça na história constrói um suspense. Fiquei feliz porque os diálogos da autora são condizentes com o que esperamos dela a partir de suas biografias e dos relatos que sobreviveram sobre ela. Consegui também me interessar pela personalidade de seus irmãos, especialmente Henry Austen (o preferido dela), e pela misteriosa Cassandra.

No entanto, o livro seria melhor e entraria para a minha lista de favoritos não fossem algumas escolhas feitas para a história da protagonista Rachel. Eu gostei da personagem como me foi apresentada no começo: decidida, bem resolvida com sua sexualidade, independente, questionadora. A partir do momento em que ela passa a se apegar demais à noção de um romance (que nem é tão convincente e carece de elementos para que a gente realmente torça por ele), a personagem passou a ser menos densa do que parecia ter sido nos capítulos iniciais.

Ainda assim, valeu a pena mergulhar nessa viagem, imaginar um passado em que a vida de Jane Austen tomaria outros rumos, pensar no peso destas alterações para o futuro e conhecer mais alguns detalhes do cotidiano e da vida das mulheres na Inglaterra de 1815.

Sarah 10/03/2020

Uma aventura com viagem no tempo e Jane Austen? Eu pensei que esse livro entraria na minha lista de favoritos fácil, porém foi a decepção do ano até agora. A protagonista não me cativou e quando o romance entrou em cena piorou tudo. Não senti um pingo de química! Nem tudo foi perdido, Flynn é boa conhecedora sobre costumes da época regencial e retrata bem a claustrofóbica liberdade de uma mulher naquela sociedade patriarcal. Conhecer a família Austen e a nossa misteriosa querida escritora foi sem dúvida a melhor parte, pena que não foi o foco do livro.

Estéfani 26/02/2020

Sabe quando o livro não é ruim mas também não chega a ser exatamente bom? Então, é o que acontece com O Projeto Jane Austen. Dá pra perceber que as coisas foram pensadas com certo cuidado e a escrita é satisfatória, mas em termos de história e personagens achei que ficou um pouco a desejar, embora o livro entregue razoavelmente o que a sinopse promete.

mara sop 25/03/2019

O que você faria se pudesse conhecer um ídolo?
Rachel e Liam são viajantes do tempo, que voltaram à Inglaterra regencial na esperança de roubar cartas e o manuscrito de The Watsons, de ninguém menos que Jane Austen. Mas será que eles conseguirão realizar sua missão sem alterar o futuro? Ainda mais por Rachel ser médica e ter a capacidade de identificar a doença misteriosa que matou a autora? Qual serão as consequências de seus atos? E como estará seu mundo quando voltarem?
Esse livro me fascinou! De verdade! Eu simplesmente adorei o relacionamento de dois viajantes no tempo com a família Austen, tendo que se adaptar a um tempo tão diferente do deles. A Jane do livro também uma personagem cativante, desconfiada e relutante à primeira vista, mas surpreendente depois de cativada.
Eu li algumas críticas negativas sobre o livro, mas preciso dizer que achei a história incrível, bem desenvolvida e me prendeu do início ao fim. Uma ótima pedida para fãs de Jane Austen e De Volta para o Futuro!

site: https://goo.gl/ToALCN

Iara.Antunes 29/10/2018

O livro aborda uma viagem para o passado de dois jovens que foram escolhidos para voltarem a 1815 para descobrir qual doenças tirou a vida de Jane Austen e conseguir cartas e livros dela. O livro apresenta características da época e com Liam e Rachel foram treinados para poder se aproximar da vida e família de Austen, trás menções a obras conhecidas da autora.
Porém com não é uma ciência exata viagens no tempo o quanto o passado e futuro foram modificados com as escolhas dos protagonistas.
O final do livro foi decepcionante, pois só explicou pouco sobre as consequências do das mudanças de Liam e Raquel e as escolhas que eles terão que fazer depois de absorver os fatos modificados da sua vida após mudarem o passado.
O livro é interessante, mas na minha opinião em algumas partes foi mal escrito e não me prendeu na leitura.
Mathias.Weirich 29/10/2018minha estante
Aparentemente um livro decepcionante, pois apesar do tema abrir um grande leque de assuntos a autora não aproveitou corretamente tudo o que a história disponibilizava

Iara.Antunes 29/10/2018minha estante
Exatamente!