A Guerra Que Me Ensinou a Viver

A Guerra Que Me Ensinou a Viver Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - A Guerra Que Me Ensinou a Viver

Silvio26 04/12/2023

Chorei. Ri. Refleti. Não me decepcionou em relação ao primeiro livro, pois é a continuação. Emocionante.

Wagner Fernandes 29/11/2023

A fofura que surgiu da guerra
Como fui esquecer de fazer a resenha deste livro maravilhoso?!
Mas tudo bem, vamos remediar isso com algumas considerações.

Amei o primeiro livro. Ada é um amorzinho. Narrado em primeira pessoa, você não consegue evitar se apaixonar por esta história. Gostei mais do volume 1, mas como a história se completa no 2, consideremos ambos como um único livro dividido em dois.
A ingenuidade de Ada e seu irmãozinho Jamie é muito fofa.
Essa história é de uma graciosidade tão arrebatadora que nos remete a nossa própria infância. Fico me imaginando aos 10 anos, o que eu sonhava, como eu via o mundo naquela época. Para Ada, embora viva num mundo cercado pela II Guerra Mundial, tudo para ela é motivo de descobertas. Vê-la aprendendo sobre o mundo aos poucos, descobrindo conceitos sociais e palavras novas é o que mais me agrada neste livro. Uma preciosidade. Sublime.
Já é um de meus títulos favoritos. E se trata de uma história simples, sobre pessoas simples tentando sobreviver em meio ao caos da guerra. Muitas vezes as melhores histórias são as mais simples e singelas. Tão bonitinha a alegria de Ada com seu pezinho curado e o sonho de cavalgar realizado!
E é importantíssimo destacar a Susan, desde o primeiro livro: que mulher extraordinária! Que amor, paciência e sensibilidade. Me apaixonei por ela.
Neste volume, Ada faz novas amizades e tudo muda com a chegada da tal "garota alemã".
E tem Lady Thorton ("que não é uma má pessoa", mas mete medo na pobre Ada). É legal ver como a tragédia une as pessoas mais diferentes e dissolve os preconceitos.
Uma bela história de aprendizado, esperança, amizade, perdão, inocência, dor, sofrimento e superação. Duologia perfeita que entrará para o rol dos "Clássicos da Literatura" por sua singeleza e ensino sobre a vida. A história da pequena Ada é inesquecível e inspiradora, digna de figurar entre as mais belas.
Fechou com chave de ouro. Recomendo. Leia com calma, saboreie cada página, cada diálogo. Transporte-se para aquela época e viva esta história ao lado de Ada. Teve momentos em que me angustiei com o destino das personagens, mas o final foi um dos mais ternos de todos. Leia! Vale cada centavo e cada minuto investido.
Nota 10.

Bruna.Pustiglione 26/11/2023

A continuação perfeita!
A guerra que me ensinou a viver é a continuação perfeita do primeiro livro (a guerra que salvou a minha vida), e olha que eu poucas vezes considero as continuações tão boas quanto os livros originais.
No primeiro livro, a autora foca em Ada e em todas as dificuldades da infância em plena segunda guerra mundial, mas não só da guerra do lado de fora, como a guerra interna que ela enfrente vivendo com a mãe abusiva. No segundo livro, ainda falamos sobre Ada, mas agora em um cenário diferente.
Se no primeiro livro, a autora retrata as crianças evacuadas na guerra, agora ela foca nos refugiados.
Ainda se passa na guerra, as dificuldades são intensas, com personagens diferentes (inclusive uma adolescente que cujo os pais estão presos em um campo), mesmo que o livro ainda seja pela perspectiva de Ada, cada capítulo é inspirador, forte e necessário. De longe, recomendo a duologia.

beatriz 25/11/2023

Uma continuação impecável e comovente, não há outra descrição pra essa história. nao perde a qualidade em nenhum momento

Trabach0 19/11/2023

Ainda melhor que o primeiro volume
O primeiro livro foi considerado um dos meus favoritos de 2017 sendo assim eu estava com muitas expectativas para esse segundo volume e antes de dizer qualquer outra coisa vou adiantar que todas as minhas expectativas foram supridas.

Nessa continuação temos uma Ada bem diferente daquela que encontramos no primeiro livro, além da grande mudança que foi sua operação e o fato de agora ela ter os dois pés "normais" ela também aprendeu muito, na verdade ainda está aprendendo, além de todos os seus traumas que nos foram apresentados no início do primeiro livro agora ela também precisa lidar com outras questões como por exemplo a guerra que tem se intensificado, o fato de ter que morar com outras pessoas e nem sempre ter grande facilidade em entender o que cada uma delas sente e por que se comportam de determinada maneira.

Como já disse o primeiro volume foi um dos meus livros favoritos mas esse segundo conseguiu ser ainda melhor na minha opinião, pois aqui a autora além de trabalhar todos os traumas da protagonista ela também abrange de uma forma muito sensível os outros personagens.

Cada personagem contribui de uma forma única para o desenvolvimento da história e também para o crescimento e aprendizado da própria Ada.

Não preciso nem dizer que esse é um livro que traz à tona uma enxurrada de sentimentos.
Além de todas as atrocidades que foram cometidas na segunda guerra, a autora também trata de questões como família, amor ao próximo, solidariedade, luto...

Antigos personagens são explorados de uma forma mais intensa e novos personagens também surgem sendo um deles Ruth uma refugiada alemã, através dela a autora faz um paradoxo com a atual crise de refugiados que temos presenciado, através da Ruth temos uma perspectiva mas "pessoal" do que é ter que abandonar seu país, deixar familiares para trás, da Incerteza diante do futuro...

Enfim, este é um livro que traz uma infinidade de questões importantes de serem discutidas em nossa atualidade e ele com certeza merece um espaço no seu coração.

Rose 18/11/2023

Um bom e emocionante livro, Ada e Jamie agora tem uma família que os ama. Mas eu acho que deveria ter o terceiro livro.?

Carlos.Magalhães 03/11/2023

Vencendo as Guerras Interiores
Nessa fantástica continuação da obra A Guerra que Salvou Minha Vida, Ada continua sua busca por tornar-se uma pessoa melhor.
Essa obra mostra o quanto a convivência com as diferenças é extremamente importante para todos nós, nos ensinando a respeitarmos a todas as crenças e comportamentos do próximo e que, assim como nós, todos possuem o seu lado mau e seu lado bom.
Convivendo, sob o mesmo teto, com uma garota judia alemã e com a mãe de sua amiga Maggie, a quem Ada tinha grande repulsa desde quando a viu pela primeira vez, ela passa a conhecê-las melhor e enxergar que as mesmas não eram os monstros que a mesma achava.
Dessa forma, Ada passa a superar todos os seus traumas, a concertar-se e, principalmente, o verdadeiro significado da palavra amor, passando a enxergar com carinho, até mesmo sua falecida mãe, que tanto mal a causou.
"É possível saber um monte de coisas e um dia, enfim, acreditar em todas elas."

Júlia 31/10/2023

Quentinho no coração
Segunda vez lendo esse livro e tenho ainda mais certeza de que é um dos meus livros favoritos da vida, que aquecem meu coração. Apesar do tema tão triste como a guerra e por a história trazer situações tristes, a forma que a Ada vê as coisas é realmente inspiradora. Essa história me dá um aconchego tão grande que eu releria esses livros muitas vezes mais. Recomendo MUITO!

Joi @colecaodajoi 27/10/2023

Uma continuação digna do primeiro livro, você se encanta, sofre, chora e sorri. Fiquei muito triste com certa perda.

Adriana 16/10/2023

Que história linda, sensível e de uma grande delicadeza.
Foi lindo ver como a Ada evoluiu e baixou a guarda deixando que seus sentimentos afloraram.
É uma livro sobre guerra mas também sobre esperança. Amei.

Ioneide 11/10/2023

Mais sobre a vida da Ada
Nesse livro continuarmos a ver a coragem da Ada, e seu desabrochar como uma menina que ama e merece ser amada. Ela vai se desvencilhando de seus traumas e se tornando uma menina que aprende que o amor existe e que ela consegue sentir e se deixa ser amada e cuidada.

Caroll.Padua 10/10/2023

A leitura mais arrastada da minha vida?
Eu me apaixonei completamente pelo primeiro livro! Assim que descobri que havia uma continuação, fui toda empolgada ler e adivinha? Apesar da escrita leve, achei que a autora apenas ?encheu linguiça?. O final foi muito fraco.
????/5
25.07.23 - 10.10.23

Yanka.Sampaio 29/09/2023

Meus filhos. Da guerra.
Fiquei muito feliz em ver que a Ada cresceu em um ambiente saudável onde a Susan tinha paciência o suficiente para lidar com as questões dos traumas delas com a mãe e tinha toda a vontade de fazer isso e de ama- lá muito principalmente que era o que ela mais precisava. Acompanhar esse processo dela de ir pegando cada vez mais confiança na Susan até o ponto de a dizer que amava-a e também chama- lá de mamãe. Fico muito feliz que ela teve um bom final com bons amigos e pessoas que a amavam e respeitavam.
Obs. Bye, Ada 😘

Caroline1058 23/09/2023

Uma linda sequência da história de Ada
Acredito que quem gostou do primeiro livro, não irá se decepcionar com sua continuação. A história de Ada continua emocionando, sua evolução, a personagem começa a conseguir ver de fora tudo pelo o que passou, ampliando sua maneira de entender os acontecimentos, começando a se aceitar e a abraçar suas emoções. A história continua sendo contada com muita delicadeza, mostrando as partes raivosas e tristes dos traumas, o lado ?ruim? da dor, o lado feio, o que acho de extrema importância.
Outro ponto positivo é que continua emocionando, chorei no primeiro livro e retornei a chorar lendo o segundo, mas foi bonito sentir essa emoção. Além disso, teve um aprofundamento nos personagens secundários, o que foi de grande valia para o andamento da trama.

DAbora311 14/09/2023

Achei que seria impossível amar mais esse livro do que o primeiro, e a autora conseguiu entregar ainda mais nesse segundo. Ela aprofunda mais sobre a guerra, eu consegui sentir todos os sentimentos dos personagens, me apegar a outros, a leitura fluiu com uma rapidez que não conseguia parar de ler. Muito emocionante essa história.
15/09/2023minha estante
??????