O Homem de Giz Stephen King
C.J. Tudor

Resenhas - O Homem de Giz

Vg 17/10/2022

o livro não é ruim, minhas expectativas que são altas.
Achei criativa a ideia de como a história foi se formando, mas acho que poderia ter um final melhor.
Esse livro faz-nos sentir um mix de emoções, é aquele tipo de livro que você precisa se arrastar para chegar até a metade do livro e o restante a leitura se torna mais fluída.
de certa forma eu gostei do livro; mas não foi um livro que me marcou.
Iluvitoria 17/10/2022minha estante
amei o título.

Felipe 08/11/2023

Os segredos da amizade.
O livro mostra a história de 5 amigos ao longo dos anos( Basicamente focando nos anos 80 quando ainda eram adolescentes e no ano de 2016 onde estão na vida adulta).

O livro baseia-se na história onde 5 amigos tem uma vida tranquila de amizade, até começarem a se familiarizar com uma morte um tanto quanto impactante em certo ponto na sua vida.

Ed, Gavin, Hoppo, Mickey e Nicky são personagens bem marcantes que tem cada um sua característica e que também desempenham o papel fundamental nessa trama. Ed é um protagonista curioso e te faz sempre compreender o seu lado e também te cativar nessa história.

A história desvenda diversos segredos no final, e C.J. Tudor consegue te deixar preso nessa trama até as quase 300 páginas acabar.

4.9/5 - O único defeito do livro é a diagramação pequena e algumas páginas pretas com letras brancas que te fazem forçar um pouco a visão e sair da zona de conforto. O livro em si é majestoso, um dos meus favoritos... com toda a certeza.
Mel 27/11/2023minha estante
Meu preferido da C.J! ?

Felipe 27/11/2023minha estante
Eu só li esse até agora e adorei! Comprei " O que aconteceu com Annie" pra ler também

JAllia10 29/03/2024

O homem de giz
Particularmente eu adorei o livro, ele é daqueles que te engana do começo ao fim. O livro conta a história de um grupo de crianças que por acaso (ou não) encontram um cadáver através de desenhos de giz, após aproximadamente trinta ano o passado deles volta para assombra-los, e outra morte acontece, dessa voz um deles morre e agora precisam descobrir quem o matou, e quem realmente matou a garota do Twister.
Naiara151 29/03/2024minha estante
achei ele um pouco repetitivo? e varias pontas soltas :( da uma olhadinha na minha resenha kakakaka ve se voce consegue responder os meus pontos por favor.. acho que comi bronha!

Isabella.Orecchio 09/07/2021

fiquei perplexa com o final, livro que instiga a leitura. muito bom!!!

Leticia 04/01/2021

O homem de giz
Gostei muito, os personagens são bem construídos, a história é envolvente tem um final surpreendente.

biamartins 22/01/2021

o final= tudo
Tava bem legal, mais não estava me prendendo muito.
Até chegar o final, que final surpreendente, eu fiquei chocada, não era quem achava que era.
Se vocês gostam de Thriller, leiam o homem de giz

Maria 15/01/2022minha estante
também achei que ficaram algumas coisas mal resolvidas, mas pelo o q eu entendi só deixa meio entendido o que aconteceu, sobre o afogamento do mickey, no final de quando o eddie tá falando com hoppo, o hoppo deixa a entender que foi ele quem matou mickey (eu n lembro que página que é e n tô em casa pra olhar mas quando eu for pra casa eu volto aqui e deixo certinho q página)

Maria 15/01/2022minha estante
é sobre o ataque da igreja realmente a autora deixou no ar, oq da pra supor é q as asas cravadas no pastor foi a nicky que fez pq no final ela tem uma tatuagem disso, mas os bonecos de giz eu não vejo muita ligação em a nicky ser a responsável

isa :) 04/05/2021

Final preguiçoso e cheio de lacunas!
Pegada Stranger Things e Stephen King uma ova! O homem de Giz não chega nem aos pés dessas duas beldades. Sinceramente, a única coisa comparável são os protagonistas serem crianças nos anos oitenta, porque de resto...

O livro é bom, é interessante, tem algumas cenas que te fazem ficar "Oh!" (que inclusive são as melhores), mas ainda sim é fraco e o final não ajuda em nada. Sem explicações coerentes e cheio de lacunas abertas! O livro se chama O homem de Giz, mas dos homenzinhos de Giz não se tem explicação nenhuma! Porque se tem, eu não percebi, pois ficou muito mal oganizada.

Leia por sua conta e risco, porque acho que esse livro se encaixa no patamar "Ou se ama, ou se odeia".
mauricio 04/05/2021minha estante
é isto

Barbara1202 04/05/2021minha estante
Nossa, acontecimentos com vários furos e final feito nas pressas ... Eu tinha muita expectativa com esse livro e ele tinha muito potencial pra ser bom, fiquei decepcionada

Joao366 11/03/2024

O Homem de Giz
De tanto que já vi falarem mal desse livro minhas expectativas pra ele estavam baixíssimas, porém, me surpreendi positivamente.
Ao meu ver, o livro tem uma atmosfera bem parecida com It a Coisa/Stranger Things, e gostei bastante disso.
O suspense é bem bacana de se acompanhar, no começo do livro eu não tava muito preso na história, mas com o passar das páginas fui ficando imerso na história e me entreteu bastante.
Sim, a maioria dos plots da história são previsíveis, mas isso não afetou a minha experiência de leitura.
Eu não sei se por eu estar saindo de uma longa ressaca literária, e por esse motivo não tô tão exigente quanto alguns fatores que normalmente me incomodam em livros kkkk por isso a nota desse aqui está boa, pra mim, não foi uma leitura ruim não...
Uma reclamação que eu tenho é que a autora começou a viajar muito na história e muita coisa ficou desfocada hein...

Ps. Cadê as respostas?????? E ainda com um final meio aberto, tmnc!
JoAo366 11/03/2024minha estante
Realmente,a maioria da crítica mete o sarrafo nesse livro.

Zé - #lerateondepuder 29/07/2020

O Homem de Giz
Parece um livro redigido para crianças, mas na verdade O Homem de Giz é um daquele romances eletrizantes que contam com abusos sexuais, acidentes violentos, pedofilia e suicídio, assuntos bem recorrentes na crítica da vida atual das pessoas, principalmente para adolescentes. Mas não se trata somente de uma chamada para assuntos sórdidos, uma vez que traz excelentes mensagens sobre amizades sinceras que perdurarão ao longo do tempo, além de colocar boas reflexões filosóficas que podem ser encontradas no cotidiano de todas as pessoas.
Esse é um conto de amigos que andam de bicicleta por ruas pacatas, como Eddie Adams (Eddie Monstro), Gav Gordo, Mickey Metal (por causa do enorme aparelho nos dentes), Hoppo (David Hopkins) e Nicky, a única e bela garota de uma gangue que inventa um inocente código baseado em desenhos de giz para se comunicarem, mas que acaba sendo descoberto por um assassino frio e calculista. São crianças que viverão uma história de um assassinato cruel de uma adolescente e testemunharão graves acidentes com vítimas, além de outros crimes hediondos cercados de mistério e suspense.
A trama é apresentada, alternando-se entre o ano de 1986, quando eram pré-adolescentes entre 11 e 13 anos, e trinta anos depois, no ano de 2016, já quando Eddie está com seis 40 e poucos anos, vivendo uma crise de ingresso na meia idade. Assim contada em primeira pessoa, a escrita se apresenta de uma forma que, em determinadas passagens, poderia se observar um certo cinismo por parte da autora, às vezes, também, um sarcasmo que se coloca em seus personagens. O interessante é que os crimes acontecem no passado e voltam a recorrer no presente, com uma íntima relação.
É um suspense da primeira até as últimas páginas, quando serão revelados os principais autores dos crimes e as condições em que estes se deram, na pacata e pequena cidade inglesa de Anderbury, que conta com seus bosques, onde jovens se encontravam para namorar e fazer outras coisas erradas, mas onde também morriam. Tudo acontece em uma tradicional comunidade de vizinhos que se conhecem, centrados em uma igreja e escola, que levam o leitor, certamente, a tirar conclusões precipitadas sobre a realidade dos fatos e os respectivos autores dos delitos.
Outros personagens vão rondar o contexto em que o protagonista descreve as cenas de enigmas e incógnitas, como sua mãe médica que realizava abortos (e por isso sofria protestos diversos da comunidade) e seu pai, um escritor que começa sofrer do mal de Alzheimer, o que remete ao grande drama na vida do personagem principal. É possível ver, também, cenas de um professor bem esquisito, do irmão violento de Mickey, do pai e pastor de Nicky e da mãe de origem humilde de Hoppo, além de destacar os pais, um pouco mais bem de vida, de Gav Gordo.
Dois aspectos essenciais são bem ressaltados. A velhice que chega, juntamente com a solidão, realçando o quanto as pessoas, literalmente, encolhem, como se fossem o Gulliver em sua própria Lilliput. Outra, é a morte e sua presença constante, com seus truques que nos fazem pensar em que ela não está ali, mas está apenas a um frio e azedo ofegar, como se sempre tivesse uma carta na manga, tal qual é descrita pela autora.
Escrito no ano de 2018 como romance de estreia da escritora inglesa C.J. Tudor, que nasceu em Salisbury e cresceu em Nottingham, na Inglaterra e que escreve obras de mistério, com um estilo sombrio e macabro, inspiradas em Stephen King e bem ao jeitão de Harlan Coben. Tudor já foi repórter, redatora, roteirista para rádio, apresentadora de televisão, dubladora, passeadora de cães e imprime uma escrita bem gostosa e tranquila de se ler.
A edição resenhada foi uma Kindle de 302 páginas, baseada na da Editora Intrínseca, publicada no ano de 2018. Lembra um pouco a obra A Coisa (It) de King e vale cada minuto a leitura tanto para jovens, quanto adultos, a qual prende o leitor do início ao fim. Veja a vídeo resenha, em: https://youtu.be/LJ_5ODEy6es. Acesso em: 01 ago. 2020.
Paz e Bem!

site: https://linktr.ee/prof.josepascoal

Anderson_Candido 28/06/2023

O Homem De Giz
Fiquei surpreso com essa obra! Não estava esperando grandes coisas, só que com o passar das páginas fui me afeiçoando bastante com a obra

A escrita da C.J. Tudor e bastante fluida e agradável. O tom de suspense é na medida certa e o final do livro, definitivamente, macabro!

Recomendo bastante

4/5
icampos_ 28/06/2023minha estante
fui surpreendida também. uma ótima indicação!

wallybreda 28/06/2023minha estante
Não sei se é coisa da minha cabeça, mas quando eu comecei a lei esse livro sempre me vinha o It a coisa kk

Aelita Lear 28/12/2020

Por que eu não li antes?
Esse livro estava encalhado na minha estante já fazia tempo, e eu nem sabia porque não me atraía. Mas nossa, o livro é muito envolvente!! Fiquei presa nele do início ao fim, e não via a hora de ler! Achei a história tão real e horrível (no sentido de horror, não no sentido de ruim haha), nem sei classificar esse livro. Amei demais e recomendo a leitura!

Quirino 31/10/2021

O Homem de Giz, uma experiência interessante!
Resenha:
Não tenho muito em que me basear por ser o primeiro suspense que leio, mas definitivamente gostei do livro!
O modo como a autora escreve prende muito e a quebra de tempo é maravilhosa!
De modo geral fiquei um pouco chocada com as ações dos personagens e esperava algo a mais sobre os Homens de Giz.
A forma como os personagens do livro te enganam e como tudo vai ?clareando? calmamente me cativou e me prendeu.
Algumas coisas achei um pouco mal explicadas e convenientes de mais, como o que o Rev. Martin fez, que só foi explicado nos últimos capítulos do livro, e que não fazem muito sentido para mim, mas não saberia outro jeito de explicá-las também.
Gostaria que o final do personagem principal, Eddie, fosse diferente em relação à romance. Gostaria de saber mais sobre Nicky, Gav, Hoppo e Chloe (não entendi o que aconteceu com ela) e como eles terminaram.
Apenas alguns detalhes me incomodam, num geral o livro é muito bom, e para o primeiro do gênero, foi uma ótima experiência, gostei das últimas linhas, realmente inesperado por mim!
Recomendo muito a leitura e espero que gostem!

Nota:
4,5 (O primeiro suspense que eu li, não é um livro perfeito, até porque não é o estilo que estou acostumada, mas um livro muito bom que merece as estrelas dadas.)

Sinopse:
Assassinato e sinais misteriosos em uma trama para fãs de Stranger Things e Stephen King

Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.

Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.

Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.