A Louca da Casa

A Louca da Casa Rosa Montero

Resenhas - A Louca da Casa

Márcia Regina 03/10/2009

"A louca da casa", de Rosa Montero

Eu gosto de textos que tenham como tema o mundo dos livros e o ato de escrever. Nesse sentido, a obra de Rosa Montero é um prato cheio.

E enquanto ela conta histórias que falam sobre a criatividade, essa louca que se esconde em nossos sótãos - e vez por outra foge, ocupando a casa toda, principalmente cadeiras manchadas de açafrão -, o livro é muito gostoso.

Mas existem momentos em que a autora para de contar e começa a exercer um poder de julgamento. Para mim, nessas horas, a obra perde muito. Porque o julgamento não se restringe a textos, invade vidas particulares. Esse se vendeu, aquele decaiu, o outro fracassou... Saímos do mundo da literatura e embarcamos num programa de auditório sessão da tarde, especialista em fofocas sobre celebridades. O texto assume um tom de arrogância que me irritou profundamente. A vida, em suas diferentes épocas e culturas, possui nuances complexas e diversificadas demais para que possamos definir – e julgar – com tanta clareza atitudes, sentimentos, rumos e vivências de outras pessoas.

Felizmente, o livro vai muito além desses momentos. Achei interessante a forma como ela cria e recria uma história particular, e como leva o leitor a uma sensação de estranheza, inicialmente, pela repetição, completando o círculo depois. Faz refletir. E adorei a cena final. Li e reli a história da freira do convento. Saí encantada.

Dri Ornellas 05/07/2009

Fiquei muito dividida com este livro: as melhores partes dele são as que falam sobre a vida, hábitos ou acontecimentos de escritores; o problema é a mistura com a vida pessoal da autora, na verdade, isso não deveria ser um problema, a questão é que, como a Claire disse, ela repete história, o que é pior: ela repete a mesma história 3 vezes com finais diferentes!

MDavino 28/03/2009

Excelente!
Maravilhoso! Rosa Montero é fera, escreve com uma competência e envolve o leitor na sua mistura entre o que é memória e o que é ficção. Não importa saber ao certo. Sua relação com a escrita, a fantasia, enfim, merece ser lido e relido!

Letti 01/03/2009

Quem gosta, pretende ou escreve profissionalmente ou por prazer, precisa ler. E, se possível, reler.

Claire Scorzi 07/02/2009

A preocupação de Montero com o ato de escrever e suas histórias a respeito de escritores - seus fantasmas, suas lutas, suas derrotas diante de coisas como o sucesso extremo ou o fracasso absoluto - dão prazer à leitura deste livro. Infelizmente, a tradução descuidada - ou uma escrita de fato pobre da autora - e certas digressões metidas a engraçadinhas (como narrar o mesmo episódio N vezes, sempre modificando detalhes) vão caceteando o leitor e fazendo-o suspeitar da competência da escritora.
Se não se esperar muito, dá pra ler, pois as partes falando de escritores são boas.
Tito 23/06/2010minha estante
Engraçado, uma das coisas que mais gostei no livro foi exatamente a narração do mesmo episódio várias vezes, sempre reinventando-o, transformando-o numa peça de auto-ficção...

Erika 20/04/2016minha estante
Agradeço Claire pelo seu comentário. Não teria a menor paciência para "ouvir" a mesma história com finais diferentes...

Jefferson 28/10/2016minha estante
undefined