A Sorte Segue a Coragem

A Sorte Segue a Coragem Mario Sergio Cortella

Resenhas - A Sorte Segue a Coragem

Le_deleitura 02/10/2023

Somos os verdadeiros responsáveis por nossos atos e escolhas, e que devemos olhar nossos fracassos como uma etapa, ou um obstáculo a ser vencido, mas nunca como a conclusão da obra.
?Devemos focar nas coisas que planejamos, fazendo o possível dentro de nossa capacidade, mas sem esquecer que existem acontecimentos externos, alheios à nossa vontade, que podem alterar nossos objetivos.

Sam 04/06/2022

A sorte segue a coragem? Tenho certeza disso, quanto mais corajosa eu sou, quanto mais trabalho, quanto mais me dedico, mais sorte eu tenho.

Leo 15/05/2020

A sorte segue a coragem!
O conhecimento serve para encantar pessoas, não para humilhá-las.

Mario Sergio Cortella

Rafa 14/05/2020

Encantador
O autor e filosofo Mário Sergio Cortella fala sobre como somos a o eu e a circunstâncias das situações. Nao somos e nao temos um destino no intuito de ser seguido.

Débora Galter 06/04/2020

Construção da Oportunidade
" Eu tropeço no possível, e não desisto de fazer a descoberta do que tem dentro da casca do impossível ".

Drummond

Larissa | @laarii_rodrigues 27/04/2024

Coragem!
Seguindo com leituras corajosas. Cortella é um monstro da reflexão do que é ser humano, do que é pensar sobre a existência de ser quem se é. Nos faz pensar o quanto a vida e as nossas vivências nos constroem ao longo de nossa história.

Diego.Jardim 17/02/2021

O melhor do Cortella
Para mim, o melhor livro do Cortella. Realmente causou um impacto na minha visão de mundo, especialmente do cotidiano.

Dea 18/04/2018

Tem que partir de você
Um livro que li com a alma leve, nem tudo é sorte. Confirmando e explanando de forma certeira, aquilo que sempre acreditei, que do céu, só cai chuva, Cortella mais uma vez dá um show. O mérito do esforço, do aprimoramento, não são somente o acaso, não devem ser esquecidos. De nada vale o dom, se não houver aprimoramento.

Usando um clichê que li (não no livro, mas por aí), porém muito verdadeiro: não gostas do que estás colhendo e não mudas o que estás plantando, não conte com uma boa colheita.

Recomendo a leitura.

Fernanda.Avila 10/01/2021

Aprazível
Adoro ler o Cortella e com essa leitura não foi diferente. Adorei. Leitura leve e fácil para pensar sobre quem somos, o que fazemos e como fazemos. Me fez pensar sobre alguns hábitos e sobre a falta de alguns deles, sobre a necessidade de parar um pouco e de aproveitar mais alguns momentos. Além de refletir sobre a ideia de finitude, que é algo que falamos pouco a respeito e precisamos aprender a lidar, de repente, quando acontece. Em tempos de pandemia caiu como uma luva. ?

Ligia 04/01/2021

Bom. Leve. Questionador. Reflexivo. Uma ?filosofia? do cotidiano e de questões existenciais. Foi significativo começar o ano lendo-o.

Gabo 16/05/2018

Apesar dos livros do Cortella terem cara (a primeira vista) de auto-ajuda, em verdade trata-se de reflexão filosófica explicada a partir de exemplos do cotidiano e que, por isso, torna a leitura mais leve e agradável. A linguagem simples e acessível ao grande público não deixa de conferir ao livro certa densidade reflexiva. O autor nos convida a pensar nossas práticas diárias, que são os tijolos que fazem a nossa vida, a fim de que possamos ter subsídios para melhor refletir sobre os rumos que escolhemos livremente dar a nossa existência. Livro Recomendadíssimo.

Victor Daniel 01/07/2020

O dom de Cortella
Irônico chamar de dom toda a construção de Cortella na filosofia e na educação, mesmo assim trata-se de um dom que é por nós descoberto quando mergulhamos nas suas palavras e bem impostas citações. O livro que segue sua simplicidade e mostra aos poucos como vivemos cômodos e das escolhas que são e abdicações que cabe a nós escolher. Coragem!

Michela @a.book.idea 25/11/2019

"A hora é agora!" (Cap. 7).
Para relembrar a palestra a que assisti no ano passado, na qual tive a oportunidade de, não só ouvir seus ensinamentos, mas também apertar a mão do autor, tirar uma foto com ele e ter meus livros autografados. Sim, fiquei na fila até o final (e sem perder tempo, mas sim ganhá-lo, passei o tempo da fila terminando a leitura um outro livro dele). Cortella é uma pessoa admirável, e eu gostaria de ter tido o privilégio de ser sua aluna, ter a oportunidade da convivência (precisamos ter pessoas de luz por perto), mas me contento ouvindo suas palestras e lendo suas publicações... Neste livro, ele desmistifica muito daquilo que absorvemos durante a vida em relação a sorte e oportunidade. Para ler e reler.

Tiow 18/12/2018

O livro trata da sorte como o acaso do destino, e a coragem como a força de vontade junto a vontade de querer fazer da vida algo que não só deixar o tempo passar.
Ou seja, as oportunidades virão naturalmente com a vida(sorte), mas devo estar preparado para aproveita-la. Devamos também viver mais a vida real, ter mais tempo livre sem ocupações, devemos ter ócio, para ter a mente livre pra pensar. A tecnologia está sufocando o ser humano. Ele está deixando de viver o presente pra viver o virtual. Isso deixa a vida superficial , não real.
Achei fantástico as considerações do último capítulo que fala sobre o fim, sobre a morte, com diversos pensamentos de filósofos " Eu não temo a morte por uma razão básica, enquanto eu existo minha morte não existe e quando ela existe eu não existo, portanto, nós nunca vamos nos encontrar" Epicuro(filósofo Grego). " Eu não tenho medo da morte, só não quero estar lá quando isso acontecer"(Woody Allen, cineasta americano). Não somos imorraisas podemos ser eternos, essa é a essência de fazer algo de útil na vida.
Em suma, devemos estar prontos a partir de muito esforço pra enfrentar a vida. Só teremos sorte quando o destino nos impor o obstáculo e enfrentarmos o mesmo com coragem sabendo de nossa preparação para tal.

Rafa 19/10/2018

A Sorte Segue a Coragem
A obra segue uma linha de “auto-ajuda”, sem deixar aquele toque filosófico em cada linha escrita. O autor, logo no início faz um questionamento bem direto para seus leitores, afinal, a pessoa nasce com um determinado “dom” ou ela desenvolve ao longo da vida? Sim! Um livro questionador logo nas primeiras páginas.

Cortella usa do ponto de vista filosófico, ético e moral para explicar o conceito de sorte e coragem. Não se assustem! Não é uma leitura complicada e técnica, cada capítulo segue de forma fluída e instigante.

Será que estamos buscando os resultados que queremos? É isso que o livro nos faz refletir, muito das vezes acabamos nos colocando como vítimas da vida, culpando tudo e todos em nossa volta, resultando no erro em perceber que o tempo é limitado.

O autor mostra como podemos alcançar a “sorte”. Oportunidades aparecem e nossas vidas, na grande maioria das vezes, não nos damos conta, a maior lição deste livro é fazer o leitor enxergar de outra forma todas as oportunidades que surgirem em sua vida.