A Sorte Segue a Coragem

A Sorte Segue a Coragem Mario Sergio Cortella

Resenhas - A Sorte Segue a Coragem

Fabiano.Sousa 24/10/2020

Último livro da série, escrito por esse grande professor Mario Sergio Cortella, simplesmente maravilhoso. Professor descreve em 20 capítulos sobre não dever atribuir o sucesso ou o fracasso a forças externas ao indivíduo. Leitura rápida e fluida.

Yago 06/07/2021

Livro ou dicionário?
Essa foi a minha primeira leitura do Cortella.
Apesar de discutir temas contemporaneamente relevantes e lançar provocações válidas, a grande parte da leitura mais se assemelha a um dicionário com traduções de termos em latim e diferenciações semânticas entre as palavras.
Esperava bem mais do autor.

Gabi 01/11/2021

"A sorte segue a coragem" realmente é um título que resume muito bem grande parte do livro. Mas ele ainda vai além! Aprendi muito com o Cortella, como sempre. Super indico.

Essencial! Foi o livro certo na hora certa para a pessoa certa! rs Feliz por ter tido a coragem de ler, o que me trouxe a sorte de muitos aprendizados.

Taís 11/03/2020

bacana mas bem auto ajuda. demorei para entrar no ritmo mas depois fluiu, tem bastante citações de outros gênios.

Felipe Azevedo 01/05/2020

Bom livro - reflexão sobre como nós fazemos nossa sorte
O livro é bom. O professor Mário Sérgio Cortella fala de como nossa sorte pode ser moldada e criada por nós mesmos. "A coragem não é uma disposição eufórica!" afirma ele. Ao longo do livro percorremos por alguns dos pensamentos mais interessantes de como a nossa sociedade atribuí o sucesso do outro a sorte. Em outro trecho o professor afirma: "O 'meu' sucesso resulta do esforço, da 'minha' capacidade."
No entanto, o autor aborda temas relacionados a nossa existência, ao tempo que vivemos e que vamos viver, nosso legado no mundo, nós amigos e família que eu achei que fugiu um pouco do foco principal do livro.
Tirando isso o livro é um bom material para nós fazer refletir sobre como a coragem, a dedicação e a competência de uma pessoa na verdade pode criar a sorte para aqueles que estão no lugar certo e na hora certa para aproveitar as oportunidades.

Ana Beatriz 18/07/2023

Reflexivo
Gostei muito dos ensinamentos contidos no livro. Faz-nos refletir sobre o nosso modo de viver automático e mostra que podemos ter uma existência útil.
Há modos de viver que foram deixados no passado que podemos inserir na atualidade para termos um pouco de paz.
A nossa vida está em nossas mãos. Nem sempre nós temos controle do que acontece conosco, mas a nossa reação diante de cada obstáculo só depende de nós.
Recomendo a leitura!

Japa 17/10/2020

Coragem não é impulsividade
Uma leitura, fácil, simples e rápida. Sempre é muito gostoso ler Cortela, o tempo passa rápido e a leitura flui. Super recomendo por nós ajudar a compreender e rever esse conceito de enxergar os sucessos alheios como Sorte, sendo que por trás dela sempre haverá muita coragem e hardwork para chegar lá.

Gaab '-' 23/04/2024

"Falta de sorte ou coragem?"

Sorte ou azar são circunstâncias, probabilidades que existem mas não podem ser o fator definitivo... devemos ter iniciativa, a coragem de fazer acontecer e com o decorrer do tempo a força de vontade para caminhar em direção ao sucesso...

Nada adianta ter sorte e não estar bem preparado para agir... ou até mesmo ter a responsabilidade de liderar e seguir sem competência para gerir o grupo ou situação...

Aludra 14/04/2021

Esse livro me fez entender mais algumas coisas, me fez refletir de certa forma. E, sinceramente, é um livro estupendo.

Cristina 10/06/2020

Um livro forte rico o autor, traz várias referências de escritores e músicos, isto é fato marcante. "Quando morreres, só levarás aquilo que tiveres dado.". (Saadi, O Jardim Secreto).

Mayara Guedes 05/09/2022

Mário Sergio Cortella é sempre cirúrgico nas palavras. Tenho gostado muito, e já tenho outros na lista.

Giovanna 02/12/2021

Aprendendo com o Cortella
Esse é o segundo livro do Cortella que leio e como é de se esperar o livro trás muitas reflexões, questionamentos e informações interessantíssimas para os leitores.
Apesar do livro ser curto o conteúdo parece ser tão grande que sinto que a releitura é fundamental para absorver todos os assuntos tratados.

Muito bom.

Rafa 12/08/2020

Muito bom!
Esse livro nos chama, de fato, à coragem.
De agir, de pensar, de refletir e de ser um ser ativo na nossa existência.
Despertou-me de tal forma que reiniciei meu processo de autoconhecimento e busca. Inclusive, foi o primeiro livro concluído do meu retorno à leitura - ensaiado por anos.
Nós somos o que fazemos, o que acumulamos e ressignificamos e o que transmitimos ao mundo. Muitas vezes nos esquecemos disso e preferimos responsabilizar os padrões da nossa vida a qualquer outra coisa que não nós mesmos.
Pude perceber, então, que a sorte segue SIM a coragem!

Fernando 17/04/2020

Motivador!
Este não é um livro de insights, todavia, não é um tratado, um manual, de autoajuda.

Cortella traz com certa profundidade a razão de as pessoas não obterem sucesso. Segundo ele, cada um recebe segundo suas obras; diz que não devemos atribuir o insucesso a fatos exteriores, e também, que não podemos ser ingênuos a ponto de achar que se lançar aventureiramente a desafios resolve algo. Temos de nos preparar, pois as oportunidades aparecem e/ou são criadas por uma convergência de fatos, e quando isso acontecer devemos estar prontos para aproveita-las.