Mo Dao Zu Shi #1

Mo Dao Zu Shi #1 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Grandmaster of Demonic Cultivation

@carlatunes 23/08/2020

Que dizer?! :D
Conheci Mo Dao Zu Shi pela série live action (muito boa por sinal) e depois de assistir duas vezes, busquei o livro. É uma leitura bem envolvente, com momentos de leveza e outros momentos bem tensos. O enredo segue no próximos volumes deixando o leitor bem ansioso pra saber qual será o desfecho de tudo.
Flor, onde vc leu?

@carlatunes 14/09/2020minha estante
No wattpad. Só lá que achei a tradução confiável da equipe do MDZS Brasil.

Nathane6 14/09/2020minha estante
Muito obrigada. Terminei hoje a série e quero começar o livro.

@carlatunes 14/09/2020minha estante
O live action é tudo de bom! O livro é mais completo e mostra oq a ditadura chinesa proíbe rsrsrs

Muito obrigada ??

??

Clara / Adhara 02/08/2020

Tive interesse em ler esse livro depois de ver tantas pessoas falando sobre as adaptações (live action disponível na Netflix, animação disponível no Youtube, etc) e tentei assisti-las. No entanto, me encontrei confusa, sem entender exatamente o que estava acontecendo afinal, é um mergulho completo numa cultura diferente (chinesa) além de ser uma fantasia.

Numa tentativa de compreender melhor o que estava assistindo, passei a tentar ler os capítulos intercalando-os com os episódios das adaptações. Isso ajudou bastante mas chegou um momento em que eu só queria consumir a história então isso de ler e assistir se tornou impraticável. Até porque o livro se passa em dois momentos diferentes: passado e presente, enquanto as adaptações preferiram começar no presente e logo depois embarcar num longo flashback (cerca de 30 episódios no live action) e depois volta para o futuro, ao contrário do livro que alterna entre presente e passado o tempo inteiro.

Assim, acabei focando mais nas adaptações, apesar de continuar curiosa quanto ao material original principalmente devido à censura que as adaptações sofreram. Então, depois de terminar de assistir o live action, resolvi tentar voltar à leitura do livro. E é aqui que tudo fica mais difícil.

É extremamente complicado avaliar essa história. De um ponto de vista crítico, eu jamais conseguiria dar cinco estrelas em sã consciência. Não é um livro perfeito, tem seus problemas e, ainda por cima, trata-se de uma tradução não oficial feita por fãs (já que não existe nenhuma tradução oficial do chinês para o inglês).

O que gostei:

Desenvolvimento dos personagens
Romance
Relações familiares
Construção de mundo
Mistérios e revelações

O que não gostei:

Diálogos um tanto infantis
Leitura não muito fluida (o que talvez seja um problema de tradução)
O tratamento das personagens femininas: por mais que elas sejam bem desenvolvidas, caímos naquela velha história de que elas estão ou sendo criticadas ou mortas (às vezes, as duas coisas). Não, isso não é um spoiler, descobrimos isso logo nos primeiro capítulos.

Apesar dos defeitos, eu me apaixonei completamente por essa história. Dei risadas, chorei (sim, lágrimas reais saíram dos meus olhos em alguns momentos), me preocupei, fiquei com raiva... Enfim, uma montanha russa de emoções. Conheci personagens que estão sempre nos meus pensamentos e cujas jornadas me emocionaram.

No meu coração, é um livro cinco estrelas e favoritado. Como leitora, essa nota cai para 4 estrelas mas não deixa de ser um favorito da vida.
Fernand0oliveira 03/08/2020minha estante
Me identifiquei com seu comentário. Comecei ler por causa da série e agora to lendo e assistindo. Mas pela sua experiência acho que vou assistir primeiro e ler depois kkkk

Clara / Adhara 03/08/2020minha estante
Ler e assistir no começo me ajudou muito a entender como o mundo funciona kkkkkk

Bee 28/07/2020

A melhor história que eu já li nos meus 10 anos de leitura, li enquanto estou de quarentena e só posso dizer que não consigo me desconectar da história e dos personagens, desde o primeiro capítulo você se identifica de tal maneira que é simplismente impossível não pensar nela durante os dias.

Lenne.Meneses 20/07/2020

Leitura sofrida, mas boa no fim!
Uma novel incrível e rica em detalhes e cenários! Lutas boas e história com uma trama que te prende do começo ao fim querendo desvendar todos os mistérios!! Tenho algumas ressalvas com algumas coisas na história, mas fora isso eu amei a leitura!

Xianxian 17/07/2020

Nessa história acompanhamos a volta a vida do Wei Wuxian/Wei Ying com parcial falta de memória, ele que morreu sendo temido como um ser maléfico.
Ao longo da história vamos conhecendo mais de sua personalidade, nos admirando com sua genialidade e principalmente a cara de pau e sua necessidade de aprontar com alguém.
O livro é cheio de mesclas entre partes tensas, extremamente engraçadas e tristes ( preparem quando chegarem em uma determinada saga, é tristeza e sofrimento do início ao fim e cada vez piora).

olly 03/07/2020

mdzs = tudo
No começo pode ser meio confuso, mas a história e realmente incrível. Os personagens são muito bem escritos e profundos. Todo o sofrimento que essa história proporciona vale muito a pena, eu juro.

anacandido 23/06/2020

Obra-prima
Não sei nem o que dizer sobre essa obra. Apenas que é maravilhosa. É uma daquelas coisas que você tenta resumir para alguém e não consegue, só fala "vai, leia". É incrível.

Jupiter 23/06/2020

Perfeito
Comecei a ler a novel depois de começar a ver o drama e não entender nada, eu amei, a novel se aprofunda bastante na história de uma forma que você entende tudo o que aconteceu, e eu amei que na novel os arcos vão variando no período, alguns arcos são no passado outros no futuro, isso faz com que a leitura não fique enjoativa, diferente do drama onde os 30 episódios se passam no passado, definitivamente recomendo para todos.

nanadq 20/06/2020

A seita Wen é tirana e abusiva, então as outras seitas se juntam para tirá-la do poder - a premissa geral não é a mais original do mundo, mas o que realmente cativa é todo o universo e os personagens criados pela autora. No meio de toda essa briga, Wei Wuxian perde seus poderes de cultivador, tendo que recorrer a modos obscuros para seguir com suas habilidades, se tornando um "inimigo publico" de todas as outras seitas, até que morre (e reencarna anos depois, tendo que lidar com a reputação de sua vida passada).

A forma não cronológica de contar a historia é interessante de inicio, mas se torna maçante no segundo ou terceiro flashback, principalmente pela estratégia da autora de iniciar TODAS as cenas da vida passada do Wuxian após "cliffhangers" - o que acaba por deixar de aguçar a curiosidade, se tornando um pouquinho irritante - podem me julgar, mas prefiro a linha do tempo do live action.

O descaso com as personagens femininas foi algo que me incomodou também, elas que, em sua maioria, servem de escadas para que os personagens masculinos brilhem - bem, é uma opinião pessoal, mas o fato me desagradou a ponto de perder metade de uma estrelinha para mim. Inclusive, Wen Qing, pode subir no pedestal, o prêmio de melhor personagem é seu.

A outra estrelinha se quebrou para mim com as menções a estupro que acontecem nos extras - veja bem, eu disse menções, mas existe uma cena completamente gráfica e, pior, romantizada. Acho certo abordar certos temas em livros, mas é preciso fazê-lo com responsabilidade e a autora falhou demais em tal quesito, a ponto de me fazer perder a vontade de ler o resto dos extras.

No mais, é um livro interessante e instigante, eu me diverti (e senti raiva) lendo, torci bastante por wangxian e, por falar nisso, tem como não se apaixonar por eles?

Celine.Macario 19/06/2020

Essa é uma história com pano de fundo histórico, classificada como ?xianxia? (alta fantasia), que, trocando em miúdos, quer dizer que ela envolve vários elementos fantásticos e sobrenaturais (desde fantasmas, mortos-vivos e até mesmo divindades) e mergulha na mitologia chinesa.

Witxch 18/06/2020

Tudo pra mim.
Fico sem palavras pra descrever o quão incrível é esse universo de MDZS. Tudo é tão bem explorado, a história principal é de tirar o fôlego, e a autora ainda consegue fazer você se envolver com as histórias secundárias de forma esplêndida. A leitura é fácil, os diálogos e as descrições não são cansativas, tudo é bem colocado. Mal posso esperar para os próximos. Quem viu o dorama/anime/manhwa vale muito a pena ler o novel, você vive a história. Incrível, incrível, incrível!

Kai 17/06/2020

Maravilhoso
Eu sou completamente apaixonada por essa história. Tudo nela é fascinante e fui uma idiota por ter subestimado apenas por ser chinês. 5 estrelas é pouco.

giovanna 13/06/2020

A quantidade de capítulos assusta mas a história compensa
Estava com as expectativas altas por conta de todo hype que ele tem recebido ultimamente e com certeza não fui decepcionada! Claro que dado o ano e local em que a história se passa existem algumas falas problemáticas mas em geral é uma história muito interessante, com vários elementos incríveis da cultura chinesa, um universo muito bem construído, um ritmo tão bom que te mantêm acordado de madrugada para saber o que vai acontecer e um romance m/m que tem tudo para ser perfeito!

Fernanda.Gabrielle 29/04/2020

Um das melhores leituras da minha vida!
Incrível! Vale cada minuto gasto ?
Essa autora escreve de uma forma tão mágica que não tem como não se apaixonar por essa história.
Anny Campos 29/04/2020minha estante
Maravilhosa né?

Fernanda.Gabrielle 29/04/2020minha estante
Uma das minhas autoras favoritas, sem dúvida!

Anny Campos 29/04/2020minha estante

adorkableforme 25/04/2020

Wangxian apaixonante
Mo Dao Zu Shi é um livro intenso,
marcante,surpreendente e apaixonante. O leitor além de ser apaixonar pela história do livro também se apaixona e se surpreende com a incrível mente da autora que teve a perspicácia de criar essa história.

A obra ambienta-se em uma China Antiga dividida entre pessoas comuns e pessoas com poderes,chamadas de cultivadores. Os cultivadores exerciam seu poder ao lado de pessoas com os mesmos objetivos e assim formavam uma seita ou cultivavam sozinhos,sendo "cultivadores desgarrados".

A narrativa tem como personagem principal Wei Wuxian/Wei Ying,ou Patriarca Yiling,cultivador, órfão ainda criança,que é adotado pela seita YunmengJiang. Ao entrar na adolescência, com sua seita ele ajuda a destituir a Dinastia Wen, comandante do mundo da cultivação a muitos anos,contudo fazendo mal a outras seitas e pessoas. Todavia, enquanto ajudava na "Campanha Queda do Sol" ele acabou perdendo sua fonte de poder, e assim para não ficar sem o personagem começou a cultivar pelo caminho demoníaco,o caminho errado. E com isso,ele acabou destruindo a si mesmo.

Em contrapartida, 14 anos depois Mo Xuanyu desolado e querendo vingança por sua situação procura meios demoníacos para ela pagando com seu próprio corpo. E isso faz nosso personagem principal reencarnar pelo corpo de Mo Xuanyu,nessa vida Wei Ying depois de vingar Mo entra em uma aventura com o seu "antigo inimigo" da outra vida em busca de restituir inteiramente o corpo do "querido amigo" que o ajudou a vingar Mo e também descobrir quem ele é. Ademais, ele também descobre que seu antigo arqui-inimigo não é tão inimigo assim.

Com essa história podemos comprovar mais uma vez a grande fenda entre o preto no branco, que nem tudo é o que parece. E a complexidade de nós mesmos,das situações e de nossa individualidade não deixando vermos com clareza as pessoas e ocasiões.

Dessa forma, não podemos julgar os personagens por suas ações antes de entender os seus motivos. Entretanto,
isso não quer dizer que não há personagens ruins,na minha opinião existe sim (já algumas pessoas discordam). E sim, que os personagens são muito complexos para os avaliar sem antes entender o todo.

Na minha opinião, a única personagem de MDZS que nunca errou nenhuma vez foi a Jiang Yanli.

Em contrapartida, teve duas coisas que senti-me incomodada na narrativa que são: o desdém para com as personagens femininas,pois já tem poucas representantes femininas na obra e as que têm são pouco desenvolvidas e complexas. Aliás, com pouca aparição na história também. Por exemplo, eu acho que a Jiang Yanli, a Wen Quing, a Madame Yu deveriam ter sido mais exploradas na obra.

Principalmente,a Jiang Yanli que tem uma importância tremenda. No entanto,não só elas como também outras personagens e deveria ter mais personagens femininas também.

Como também, incomodou-me demais a escritora não diferenciar o estupro de uma prática de BDSM chamada "raptofilia", em que finge-se estupro e é consensual. Mesmo que, na China Antiga eles não saberiam a diferença podia-se colocar na narrativa ou nas notas. Todavia, há no extra "Incesário-parte Um" realmente uma prática de estupro e isso me incomodou tanto que diminuiu demais minha admiração pela autora.

Ademais, eu gostei muito de ler a história apesar das duas pontuações que coloquei acima e fiquei apaixonada por Wangxian.