A Forma da Água

A Forma da Água Guillermo del Toro
Daniel Kraus

Resenhas -

Chico34 28/03/2024

O fato dele ser meio "peixe" me incomoda bastante e saber que ele não é 100% racional me preocupa um tiquinho
Mary Ann 28/03/2024minha estante
kkkk eu assisti o filme qnd era bem pequena e nunca esqueci da cena final (achei mt romantico) e dps de anos descobri o livro

Chico34 28/03/2024minha estante
Eu nem sabia da existência de um filme

Cmg o contrário kkk

Mary Ann 28/03/2024minha estante
Enfim, eu amei o filme, achei mt emocionante (qnd eu assisti eu tinha uns 5 anos)

Thay262 23/04/2024minha estante
Mas, reflita, do que serve ser racional e ser tipo o Strickland e o resto dos humanos da base? Oque é realmente racionalidade? E - SPOILERS - lê o final de novo, pq eu fiquei com a sensação de que a protagonista nunca foi realmente humana, toda a estória dela ter sido achada na água, de ter marcas estranhas no pescoço e não poder falar (pra mim eram guelras desde sempre). Enfim, sei lá.

Cleber 20/11/2022

Spoiler: o ser humano é o pior dos monstros
Gostei muito da leitura, em alguns momentos a leitura é um pouco lenta, mas isso serviu para conhecer mais sobre as personagens. Adoro o filme e o livro deixa a gente se aprofundar ainda mais na vida e nas motivações das personagens, em partes até de uma forma poética. Para quem for se aventurar na leitura, não desanime logo no começo, pois a história vai num crescendo até terminar de uma forma linda e incrível.
Thami Zambrano 20/11/2022minha estante
Adorei esse livro.

Leonhard 21/11/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha. Me inspirou a ler o livro. O filme, achei ótimo.

Regis 21/11/2022minha estante
Agora que li sua resenha vou colocar o livro na lista. ?
Ótima resenha, Cleber! ? ???

Cleber 21/11/2022minha estante
Obrigado ??

Vitória Mourão 21/08/2020

A personagem principal é maravilhosa, as emoções que esse livro exprime é tocante, amei muito esse livro por motivos que eu nem sei ao certo
Rafa 21/08/2020minha estante
Amei demais o filme e pretendo ler o livro em breve.

Vitória Mourão 21/08/2020minha estante
Não irá se arrepender, o livro tem uma carga emocional incrível

mila_09 23/08/2020minha estante
amei também =)

Liryan 06/09/2020minha estante
Que livro! Mds, eu me senti totalmente tocada pela história de todos os personagens, mesmo aqueles que tendemos a odiar. Incrível

Evy 18/04/2020

"Ele não é humano - ele diz...
... Estas são as palavras de um velho cansado, implorando para viver seus últimos dias em paz. Antes que possa escapar pela saída de incêndio, no momento em que está se virando, ele vê as mãos de Elisa sinalizarem em resposta e fica com a sensação de que elas fazem um marca em suas costas, através do paletó, do suéter, da camisa, do músculo, do osso, fundo o bastante para que machuquem como um ferimento recente por todo o caminho até a Klein & Saunders, onde ela começa a coçar e se transformar na cicatriz que ele será forçado a encarar pelo resto da vida: 'Nem nós'".

A Forma da Água é um ficção maravilhosa criada por Guilhermo Del Toro e transformada em livro pelo autor Daniel Kraus. Desde que li/assisti "O Labirinto do Fauno" estou apaixonada por Del Toro e sua capacidade de reunir fatos históricos com fantasia, mesclando o improvável ao possível, o místico ao cotidiano e fazendo isso com cenas tão belas e cheias de sensibilidade que é impossível não se encantar.

Nesta trama, Del Toro trata de diversos temas importantes, sendo o mais relevante e o foco central dessa história, as dificuldades do ser humano em aceitar as diferenças. Elisa, é muda, órfã e servente, o que a faz ser praticamente invisível a todos a sua volta, trazendo uma solidão que está além da companhia, mas da compreensão e sensação de pertencimento. Giles, vizinho de Elisa e um de seus únicos amigos, é gay e um artista decadente que passa por situações de preconceito e desconforto. Zelda, colega de trabalho de Elisa, é negra e sofre muitas humilhações. Para culminar essa equipe, está o ser sobrenatural, o "recurso" da Occan, empresa onde Elisa e Zelda trabalham, que foi capturado na Amazônia onde era chamado de Deus Brânquia e tratado como tal, para virar projeto de pesquisa e ser torturado em busca de inovações.

Ao fazer contato com o homem-peixe, Elisa se sente pela primeira vez em toda sua vida, vista de verdade, compreendida e de forma nenhuma julgada por sua mudez ou condição. Assim como o ser sobrenatural se sente pela primeira vez respeitado e não temido por sua aparência. Ambos sentem que apesar de serem de espécies diferentes, de mundos diferentes, são iguais em essência, mais parecidos do que os que deveriam ser seus semelhantes. A amizade que desenvolvem se transforma em um amor, que vai muito além do amor romântico. É poético, intenso, e extremamente tocante como criaturas tão diferentes se enxergam como são e amam pelo simples fato de respeitar ao invés de temer, conhecer ao invés de subjugar.

Afora isso, o livro tem como pano de fundo a Guerra Fria e traz muitos outros temas como disse, tratando os dilemas pessoais dos personagens e inserindo críticas sociais e políticas de forma muito clara e objetiva. Não há pontas soltas, tudo que é descrito, os diálogos e cenas são usados para fechar este ou aquele quebra cabeça e no fim tudo se completa de forma fascinante.

Uma lição de respeito e amor, que nos é transmitida através de uma incrível narrativa, cheia de cenas fortes e impactantes, mas também de extrema beleza e sensibilidade. “Assim é a vida, Elisa. Coisas remendadas juntas, sem sentido, a partir das quais nós, em nossas mentes necessitadas, criamos mitos que nos agradam. Você compreende?”

Recomendo fortemente a leitura!!!
Yeda Souza 18/04/2020minha estante
Adorei sua resenha, mais esse foi um livro que abandonei... quem sabe num outro momento eu retome.. não consegui ler!!!

Felipe.Siqueira 16/07/2020minha estante
Você usou exatamente a frase do livro que mais mexeu comigo até o momento na leitura.

Evy 17/07/2020minha estante
Felipe e Yeda, fico muito feliz com esses retornos!! Muito obrigada!! Felipe, essa citação me atormenta até hoje, me marcou muito...

Kat 27/01/2022minha estante
Eu estou amando o livro. Meu primeiro contato com essa ficção foi o filme, meu namorado me indicou e essa história nunca mais saiu da minha cabeça, ent tive que ler. No início do livro é meio entediante acompanhar a rotina dos personagens mas como vc disse "não há pontas soltas, tudo que é descrito, os diálogos e cenas são usados para fechar este ou aquele quebra cabeça e no fim tudo se completa de forma fascinante".

Nati 09/03/2021

Ainda não vi o filme
O enredo é realmente bem legal, mas a escrita do livro deixa um pouco a desejar, na minha opinião. Parece que fica uma introdução durante metade das páginas, e as coisas só começam a acontecer mesmo do meio pro final.... Demora a ter um ritmo. Esse cenário da Amazônia, o personagem da Rússia... ficam um pouco desconectados da história, parecem coisas apenas citadas e não se explica como eles se encaixam verdadeiramente na história.
Bárbara 09/03/2021minha estante
Eu AMEI o filme ,?

Nati 09/03/2021minha estante
Onde tem pá ver?

Bárbara 10/03/2021minha estante
Na época acho que baixei por torrent msm

Arthur 15/10/2021

As alegorias de Del Toro
Desde que assisti Labirinto do Fauno, fiquei impressionado com a capacidade de Guillermo Del Toro contar histórias através de alegorias. Ok, ele não é o primeiro e provavelmente não será o último autor com essa característica/habilidade, mas é inevitável notar como a mescla de fantasia com temas pesados transmitem mensagens de forma direta.
Enquanto em Labirinto do Fauno a fantasia impactava com sua analogia ao fascismo, em A Forma da Água temas como racismo, xenofobia, homofobia e sexismo convergem para a relação da criatura e o que ela representa: os problemas históricos da humanidade em aceitar e conviver com as diferenças.
Ainda não assisti ao filme, mas a leitura me motivou a fazê-lo em breve. Quanto ao livro, recomendo a leitura.
Abelita.Azevedo 14/11/2021minha estante
O filme não fica atrás! Assista

Erudito Principiante 17/12/2021minha estante
Bela resenha. E o filme é ótimo!

Mariane 12/02/2020

Melhor livro do ano até agora! Que história mais incrível, cheia de sensibilidade e a leitura é super fluida.
Fernanda DCM 12/02/2020minha estante
o filme achei muito esquisitão

Mariane 12/02/2020minha estante
Aah, não vi o filme ainda

Fabricio.Macedo 03/05/2020

Não sei o que foi mais prazeroso: ler o livro ou assistir o filme. "A forma da água" é uma leitura que traz uma reflexão sobre o mundo, as pessoas, as relações... uma leitura que nos faz reconsiderar tantos porquês e rever tantos conceitos... Assista o filme! Leia o livro!
Caio 03/05/2020minha estante
Amo de paixão esse filme, e estava muito em dúvida em ler o livro, acho que vou dar uma chance!

Fabricio.Macedo 03/05/2020minha estante
Dê, Caio!!! ?

Plumalume89 23/01/2021

Muito além do filme
O livro vai além do filme, ampliando a participação de todos os personagens de maneira bastante significativa para o entendimento da história, principalmente mostrando a busca e a captura da criatura antes da chegada dela à OCCAM.
Andrea 23/01/2021minha estante
Assisti o filme, depois desse seu comentário com certeza vou ler o livro kkk

Plumalume89 23/01/2021minha estante
Eu amei o filme quando vi, comprei o livro imediatamente e só agora li. Aí revi o filme e achei quase regular depois do livro hauhau.

Emy 13/07/2021

Ao amor, em todas as suas formas
"Esse instante fez de ambos não presente e passado, não animal e humana, mas homem e mulher"
QUE LIVRO MEUS AMIGOS,
Matheus Pessoa 14/07/2021minha estante
Passei por essa frase nesse momento, que livro lindo

Emy 15/07/2021minha estante
LIVRO PERFEITO

bentinho0 28/04/2022

Eu só queria ser um peixe, para no seu limpido aquario mergulhar
Chorei, chorei e chorei. Mentira. Que livro lindo, que final maravilhoso.
Guilherme Del Toro pegue a minha familia e faça dela seus servos.
Guilherme.Ribeiro 29/04/2022minha estante
Ahhh eu amei esse livro! Procura por "Um cupido sem coração", vai se apaixonar

Mah 28/06/2022minha estante
Quero ler. Eu vi o filme e gostei mt. Achei a história linda e me emocionei. O amor da garota e a vontade que ela sente em proteger e lindo. Quando ela se transforma pra ficar com ele até chorei

Kelly @foinumlivro 04/12/2020minha estante
Que bom que você também achou ruim, assim não me sinto mal haha
Fiquei lendo os comentários das outras pessoas e não consegui ver tudo que viram. Pra mim foi uma história confusa demais, nada haver com nada, não gostei nem um pouco

Estante do Papai 04/12/2020minha estante
Nossa! Eu realmente não me identifiquei com nada. Nem o filme tenho vojtade de assistir.

Kelly @foinumlivro 04/12/2020

Não, ele não fica bom
Um dos piores livros que li nos últimos tempos.

Cada capítulo é narrado por um personagem (o que eu amo), mas que nesse livro só deixou ele confuso e totalmente sem sentido.

História sem pé nem cabeça...

Quando você acha que alguma coisa vai começar a ser explicada ele acaba e você fica "ué"
Bruninha Piovani 05/12/2020minha estante
Nossa, não gostei do filme. Então nem o livro salva.

Kelly @foinumlivro 09/12/2020minha estante
Nossa eu não gostei nem um pouco. Eu juro que eu me forcei a ir lendo pq vi gente falando que depois da metade ficava muito bom e pq eu queria entender como que a história ganhou prêmios e tudo mais... Ate agora não entendi o porque

Ana 10/11/2019

A Forma da Água
Um dos melhores livros que já li nos últimos tempos.

Acredito que pessoas em momentos diferentes da vida são tocadas de formas diferentes pela mesma história, o que justifica as opiniões tão opostas sobre o livro. Para mim, o livro é de uma sensibilidade imensa, e para quem espera a simples narração de uma história de fato se decepciona ao ler as páginas com narrações cheias de emoção de personagens complexos. A quem procura uma história de romance totalmente diferete (a menos que se tenha assistido o filme, e nesse caso acredito que não é nenhuma decepção ler o livro), emocionante e cheia de ação, esse é o livro certo.
Rafaele 11/11/2019minha estante
blogueyrah

Pipoca Nerd 09/10/2019

Resenha do livro A forma da água, Editora Intrínseca
Eis que você escuta aquele bafafá todo sobre livro. Depois vem aquele caos do Oscar falando do filme que fizeram baseado no livro. E quando você toca esse livro, sente aquela capa maravilhosa e toda trabalhada no azul (Intrínseca, me explica) e mega linda de morrer. O que você faz? BORA LER ‘A Forma da Água‘.

Um oficial do governo dos EUA capturou um ser mítico com vários poderes e a intenção é usar esses poderes para aumentar o poder militar de seu país. Isso tudo acontece durante a Guerra Fria. Depois de meses, Richard finalmente volta aos EUA levando o deus Brânquia, um homem peixe completamente selvagem.

É ai que conhecemos Elisa, uma faxineira do centro de pesquisas que o Richard levou nosso homem peixe. Diferente de Richard, que acha que o Brânquia é um ser asqueroso, Elisa vê nele um amigo. Por conta das opiniões diferentes, os dois sempre estão em desacordo.

Projeto #LeiaUmNacional [participe]

Tenho contado a vocês sobre as minhas leituras fora da minha zona de conforto e como tenho adorado isso. Esse livro se passa nos anos 60, num outro contexto, fala de guerra, de história… coisas que normalmente fujo, mas que nesse livro foi tão bem desenvolvido que a gente nem sente. Temos muita coisa bacana aqui sobre o contexto histórico da mulher, o desenvolvimento de sua liberdade fora de casa, etc.

Richard é um personagem tão complexo, todo cheio de raiva e ódio por quem se tornou, depois de tanto tempo buscando o homem peixe, acabou se desligando de sua família e no fim, só restou um homem infeliz que queria matar a criatura para acabar com o que lhe trouxe sofrimento.

Mas temos Elisa, né meu caro… A moça se apaixona pelo deus Brânquia e faz de tudo para mantê-lo vivo.

De uma sensibilidade absurda para um relacionamento tão controverso, esse livro é maravilhoso. Além de lindo e LINDO e lindo, temos algumas ilustrações no decorrer das páginas. Achei incrível e me vi torcendo por um final feliz.

Queria mais da visão de Elisa, queria saber mais e conhecer mais. Eu ainda não vi o filme porque queria ler o livro antes, claro. Já ouvi dizer que algumas coisas são diferentes entre os dois e espero não ter um choque muito grande.

Quem já leu e viu o filme, o que me dizem?
E você que não leu, tá esperando o quê?

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-a-forma-da-agua-editora-intrinseca/
lys 18/11/2019minha estante
O que eu vou fazer: "BORA LER " A formula da Água"".