Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

mariliapianca 27/07/2020

Pensar o feminismo a sério
Estava em busca de uma leitura mais técnica sobre o feminismo e essa foi a escolha. Por ser breve, a proposta do livro é abordar vários assuntos que perpassam a esfera do feminismo de forma introdutória.

O lado positivo disso é que você entra em contato com esses temas e acaba sendo estimulado a buscar novas leituras e pesquisas. Por outro lado, a discussão parecia rasa demais em alguns momentos.

Também vale dizer que, considerando a formação da autora, o livro tem uma linguagem foucaultiana que pode acabar sendo um incômodo para quem não está acostumado.

No geral, o livro me fez conhecer uma face mais teórica do feminismo que antes desconhecia e me proporcionou diversas reflexões sobre questões que perpassam meu dia a dia através dos exemplos trazidos pela autora.

Yasmin.Streit 26/07/2020

Uma leitura necessária!
Falar sobre feminismo é sempre necessário, e falar de maneira que consiga conversar e abranger a pluralidade de uma sociedade é fundamental. Li no momento certo, na época em que precisava ouvir (ler) essas palavras e refletir como posso ensinar outras mulheres sobre um movimento, uma luta!

Ise 22/07/2020

o livro é formado por vários ensaios breves que passam por diversos temas da luta feminista. cumpre a proposta, já que é um livro curtinho.

Mylena136 04/07/2020

Feminismo em comum
Com uma linguagem acessível e uma escrita fluída, Marcia Tiburi levanta questões importantes sobre o(s) feminismo(s), ao mesmo tempo que reflete sobre elas, contribuindo assim com sua visão de filósofa para a temática.
Um bom livro introdutório.

Edu | @leituraelfica 01/07/2020

Introdutório porém para refletir
O livro usa até termos mais rebuscados em alguns momentos porém ele é um livro bem introdutório para o tema, para que tenhamos uma base e até mesmo apontar várias reflexões acerca de muitos temas, fiz várias anotações porém nenhuma das minhas respostas foram respondidas. Talvez o intuito seja até mesmo esse, que nos faça buscar essas respostas, estudando mais e procurando mais.

Edu @leituraelfica

Carou Donato 29/06/2020

Livro bacana
Livro faz uma introdução ao feminismo. Obra bacana para se adentrar o assunto.

Lí­lian 14/06/2020

Um livro rápido e impossível de largar até terminar a última página, excelente ensaio sobre feminismo, escrita não é complexa e tenho ctz q vc vai concordar com TD e se são concordar, vc vai aprender com ela. Amei o livro.

nandaas 11/06/2020

Bom, mas
Achei a linguagem um pouco academicista e a compreensão não é tão simples quanto o proposto, pra alguns pode ser massante. Porém, se vc já gosta e entende do assunto pelo menos um pouco, eh um bom conteúdo.

Taiane60 09/06/2020

"Feminismo em comum" é um bom livro pra se iniciar o debate do feminismo, com bastante espaço para reflexão e autocrítica.

Frauboll 25/05/2020

Gosto de livros feministas, por isso ganhei esse de presente da minha mãe. Eu não estava esperando adorar, mas é pior do que imaginei. O livro é mais uma peça publicitária do feminismo do que uma análise crítica. Senti falta de um diálogo maior com as diferentes vertentes do movimento, além de uma pesquisa mais rigorosa dos fatos. A autora afirma que a violência contra a mulher só aumenta, por exemplo. Onde estão os dados? Outra questão que não foi bem abordada, em termos factuais, é a questão da diferença salarial entre homens e mulheres. Existem outras explicações para o fato que vão além do machismo. Hoje em dia, elas são de fácil acesso. Senti falta também de um diálogo mais honesto com os críticos do feminismo, inclusive e principalmente outras mulheres. Há livros feministas que fazem isso de forma muito mais aprofundada. Além disso, a autora crítica outras instituições sociais como o capitalismo sem refletir realmente sobre seu verdadeiro impacto na vida das mulheres. Ela também exclui a possibilidade de alguém ser feminista e ver alguma vantagem para as mulheres na família nuclear. O livro também teria sido mais interessante, se ela tivesse trabalhado a questão da origem do patriarcado. Outro fato que me incomodou é a premissa de que o feminismo verdadeiro é automaticamente de esquerda e a rejeição dela da ideia de sexo biológico, sem citar nenhuma fonte científica, descartando todo saber que se opõe ao feminismo como saber patriarcal. Como se nenhuma neutralidade científica fosse possível. O livro tem reflexões interessantes como o lugar da ética na política, a questão do lugar de fala, entre outras coisas, mas no geral, não recomendo a leitura. Para um trabalho que se propõe a ser crítico, é demasiado parcial, além da linguagem ser desnecessariamente rebuscada.

Jéssica 24/05/2020

Ensinamentos para uma sociedade melhor
Um livro com ensinamentos importantes e essenciais na sociedade do dia de hoje. O vocabulário é um pouco difícil e me exigiu ler as mesmas frases algumas vezes para entender completamente a mensagem a ser transmitida, mas o livro é muito bom!

Gizele.LCorreia 19/05/2020

Esse livro é bastante reflexivo aborda vários pontos (mas com pouco aprofundamento em vários deles)

Diogo 11/05/2020

Primeira leitura essencialmente feminista
Decidi começar meus estudos sobre o feminismo com esse livro de Marcia por ser alguém que eu já admirava e por ser uma leitura "introdutória" mesmo (comecei por ele, mas no meio do caminho li "Sejamos Todos Feministas" de Chimamanda Ngozi Adichie que tem um estilo completamente diferente)

Me arrependi um pouco. No geral, o livro é bom e traz discussões e questionamentos importantes. Afinal, o trabalha da filosofa não é responder perguntas, mas instigar discussões engrandecedoras.

Contudo, a leitura não é das melhores por alguns motivos que considero problemáticos em um livro teórico. O primeiro deles é que não há referências suficientes. Ela coloca uma nota ou outra, cita algumas pensadoras en passant e é basicamente isso. A ideia da nota não é somente dar o crédito a quem pensou, estudou e publicou primeiro sobre o tema, mas apresentar ao leitor outros pensadores e caminhos de estudo.

Depois tem o fato de Marcia ir e voltar com o mesmo assunto diversas vezes no livro e, em muitos momentos, sem se aprofundar neles (tudo bem, é um livro introdutório, mas isso só gera confusão). E, ao que me parece, há certas contradições em seu discurso. Essa última parte não sei se é devido à minha interpretação leiga e de homem branco ou ao fato de existirem muitas vertentes do feminismo. Só para exemplificar, em determinado momento, ao discutir lugar de fala, fiquei com a impressão de que seres não mulheres devem participar do movimento sim, mas conter tal ato ao apoio da causa. Apesar disso, mais para o final do livro, ela dá até um exemplo de um caso em que um homem teve o lugar de fala em um movimento feminista e foi aparentemente bem sucedido.

Eu entendo que o movimento é uma constante construção, mas algumas coisas geraram dúvidas. Enfim, é um bom livro, com ressalvas. Vale a leitura para reflexão, concordando ou não, com os posicionamentos da autora.

Tayana GM 09/05/2020

Feminismo em Comum
O livro é exatamente o que propõe: dar a todos uma visão do que é o feminismo, desde suas origens, até o contexto atual, porém de forma superficial, fazendo jus às suas pouco mais de 120 páginas e estilo pocket, o que não o torna, de forma alguma, menos interessante ou importante. A leitura é válida para qualquer um, seja mulher ou não, seja a favor do feminismo ou não e, principalmente, para quem nem sequer parou para se perguntar do que se trata o tema, de fato. Eu diria que é uma introdução sábia sobre o tema, carregada de pessoalidade da autora, que nos convida a reflexão sobre a relação entre as classes, bem como ao respeito por suas lutas tão legítimas, afinal, como ela bem destaca: ?O feminismo está aí para ajudar as pessoas a se perguntarem sobre os jogos de poder envolvidos em sua própria vida?! E desde as primeiras páginas, é o que a autora nos mostra: como começou a identificar em acontecimentos de sua própria vida a imposição natural da opressão do patriarcado. De fato, o livro contribui com o debate de gênero, apresentando a relevância do feminismo, enquanto movimento político capaz de conduzir uma leitura crítica da realidade, como um possível caminho para a promoção da equidade entre todos, independentemente de qualquer característica.