Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Sissi 09/05/2020

Livro muito bom sobre a importância do feminismo e como ele é necessário para a libertação não só das mulheres, mas de outras minorias.

Amanda 02/05/2020

Para criticar é preciso conhecer. Então indico este livro para todas as pessoas, independente de amar ou odiar o feminismo.

"lutar pelos direitos das mulheres é lutar pelos direitos dos negros; lutar pelos direitos dos negros é lutar pelos direitos das mulheres e índios, das pessoas trans e dos trabalhadores; lutar pelos direitos dos trabalhadores é lutar pelo direito das mulheres que são trabalhadoras. Quando lutamos por um lugar de fala lutamos pelo lugar de todos."

Anderson.Rossi 27/04/2020

Não é só sobre Feminismo
Segundo livro que leio da Marcia Tiburi e assim como o anterior é uma leitura obrigatória à todos.
Esta obra apresenta o tema feminismo de uma forma bem didática e prazerosa de leitura, onde sendo o assunto principal o respeito ao próximo ao diferente.
Podemos aprender e a evoluir muito com as diferenças entre as pessoas, além de quebrar pré-conceitos enraizados em nossa cultura que acaba tornando nosso país repleto de conceitos pré-concebidos e que para serem alterados demandam enorme esforço de nossa sociedade, ainda mais nos tempos que estamos vivendo de intolerância.

Amanda 15/04/2020

Comece por aqui
Me considero leiga e analfabeta quanto a livros de filosofia e de feminismo, por isso não posso discutir a respeito do tema ou da relevância técnica da escritora. O que posso dizer é que se trata de uma leitura fácil, um texto de compreensão simples que pode não trazer pensamentos revolucionários a todos, mas que inicia um autoquestionamento e pode ser uma porta de entrada a todos os que querem entender as mazelas da sociedade pelo olhar do feminismo.

Luisa 11/04/2020

Achei extremamente repetitivo e a leitura acabou se tornando muito cansativa

airallis 07/04/2020

Introdutório
Feminismo Em Comum é basicamente um livro que introduz o feminismo à vida de uma pessoa. Pode ser lido por mulheres e homens de todas as idades. Eu particularmente gostei bastante por se aprofundar em vários tópicos dentro do próprio feminismo. Adorei o livro!

taylany.rodrigues 06/04/2020

Importante.
Aborda um tema super importante e respeito isso. Não dei 5 estrelas porque não concordei com algumas colocações, o que não desmerece em nada a obra.

edooardar 31/03/2020

Todos deveriam ler. É um livro em que a autora tem uma opinião forte e nos faz pensar a respeito de muitos momentos dentro da sociedade, mas ainda sim é a visão da autora, sendo ela com a experiência dela a referência sobre o assunto e cabe a cada um avaliar as situações por seus olhos e pelas experiências vividas e assim ter sua própria opinião.

Milena 30/03/2020

O feminismo, no significado mais simples do movimento, é a busca pela igualdade social e política entre homens e mulheres. Escrito por Marcia Tiburi, o livro ‘Feminismo em comum: para todas, todes e todos’, aborda o tema de um ponto de vista mais filosófico e traz a questão do feminismo desde o surgimento do termo, explicando o contexto e os ressignificados que ‘mulher’ e ‘feminismo’ tiveram ao longo do tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, a obra também aborda a significação e a questão do patriarcado - sistema em que os homens têm o poder de liderança em diversas esferas - , enraizado fortemente na sociedade, e sua relação com o capitalismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste pequeno livro, além de explicar conceitos e trazer uma breve análise histórica, a autora levanta o feminismo como forma de desconstruir a ideologia do patriarcado de maneira que isso favoreça não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura é rápida e essencial, principalmente pelo contexto que vivemos, em que a todo instante somos bombardeados com informações e muitas vezes não sabemos o que é verdade.

______

Quer conferir outras resenhas? Me segue no Instagram!

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Michele 21/03/2020

Necessário
Leitura extremamente necessária nos dias de hoje

@leituralari 12/03/2020

@leituralari
“Patriarcado é um nome estranho para muitas pessoas que consideram natural a ordem existente. Ele representa a estrutura que organiza a sociedade, favorecendo uns e obrigando outros a se submeterem ao grande favorecido que ele é sob pena de violência e morte.”

Comecei 2020 com a leitura de “Feminismo em Comum” da filósofa Marcia Tiburi, que é também autora da obra “Como conversar com um fascista”.
Achei o livro bem didático até para as pessoas que não estão familiarizadas com o movimento feminista. Ao meu ver a autora se preocupou mais em explicar o movimento na atualidade do que em conceituar alguns termos e contar a história do feminismo, sendo esse o diferencial da obra. O pensamento de Márcia nos faz enxergar o feminismo para muito além da luta pelos direitos das mulheres, nos mostrando que para desconstruir o patriarcado é necessário levantar todas bandeiras, como as de gênero, raça e classe. A principal mensagem que extrai da obra, foi sobre a importância de ter consciência dos lugares de fala e de escuta, entendendo como eu enquanto mulher branca, cis e heterossexual posso contribuir para a luta de outras minorias, sem protagonizar no lugar do outro, mas sendo porta voz do que a autora chama de uma ferida social imensa.
Um feminismo em comum para todas, todes e todos.

site: https://www.instagram.com/leituralari/

Angra - @angra_pio 09/03/2020

Uma luta por um mundo melhor!
Feminismo em comum para todas, todes e todos, é um bom começo para entender sobre esse movimento levantado por mulheres que cada dia cresce mais. Conta de uma forma bem resumida porém clara o sofrimento que mulheres viveram por muito tempo e ainda se vive em uma sociedade dominada pelo patriarcado, e não só isso! todos lutamos por um mundo melhor com mais justiça para mulheres, negros, gays, trans e etc.

Fernanda 29/02/2020

Para todxs
Todxs deveriam ler esse livro. Utilidade pública real oficial!

Vanessa 18/02/2020

Livro fantástico para refletir sobre o feminismo. A importância da consciência e da participação das mulheres na vida pública para além do universo privado.

Ricarda Caiafa 27/01/2020

Leitura super necessária
Por que feminismo não só para todas? Porque todos e todes também podem lutar por essa causa. Nesse livro aprendi muito sobre feminismo, gênero, lugar de fala, lugar de escuta. Uau!

Não é fácil ser feminista! Mas vamos à luta!