Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

David 22/11/2022

Excelente!
Eu não precisava de ser convencido a aderir ao Feminismo. Mas precisava de argumentos pra usar e convencer outras pessoas. E esse livro é perfeito. Explicito e direto ao ponto. Eu

Jezzy 19/11/2022

Feminismo Politizado e Acessível
Leitura rápida, fácil e enriquecedora.
Márcia Tiburi fez um trabalho sensacional de introdução sobre o que é o Feminismo para o público brasileiro que não conhece direito o movimento, mas todo o tempo ouve sobre o mesmo e é cobrado para ter algum posicionamento a respeito de várias questões.

A primeira coisa que a autora faz é introduzir e convidar o leitor para o maravilhoso mundo do raciocínio lógico, crítico e autocrítico.
Didático a respeito dos conceitos, tem a linguagem simples e explica os termos mais acadêmicos, filosóficos ou políticos.
Ser escrito por uma brasileira falando sobre a atual situação feminina no Brasil, facilita muito o entendimento do que é esse movimento social e porque ele é vital para todes nós.
Sem medo de ofender as ilusões neoliberais, relaciona diretamente o patriarcado e o capitalismo.

Super indico pra quem quer conhecer ou entender melhor sobre Feminismo - e pra quem já conhece, mas gosta de boa leitura e reflexão autocrítica.

Vênus_Alice 17/11/2022

Feminismo em comum
Uma ótima experiência, li sem nenhuma expectativa, mas foi surpreendente as ideias, os questionamentos e posicionamentos.

É importante a partir disso, entendermos que há o local de fala, mas não devemos confundí-lo com a fala de uma verdade singular. Esse lugar não deve ser para silenciar o outro, mas para promover o diálogo e política.

O feminismo então, é a luta de todes, garantindo o direito político ético, liberdade e espaços, mas isso só pode ser conquistado com união.

Talvez Simone Beauvoir esteja certa, não se nasce mulher, torna-se mulher. Talvez não se nasça feminista, torna-se feminista (uma feminista que não apenas por moda, mas que faça parte da luta).

Cyntia44 12/11/2022

O grito necessário
Marcia Tiburi é uma máquina de pensar.

"Feminismo em comum para todas, todes e todos" é o primeiro que leio sobre o tema e é o primeiro título que, ao acaso, escolhi na vasta coleção dessa potente filósofa e escritora.

Trata-se de um livro de bolso, com capítulos curtos, mas que conciliam acessibilidade textual sem negligenciar a profundidade que o tema impõe.

Entender o feminismo como um movimento urgente e necessário é compreender que se trata de algo que pode(ria) e deve(ria) arrebatar qualquer indivíduo que deseja uma sociedade mais justa e igualitária.

Passando por considerações sobre a força do patriarcado, os papéis socialmente estigmatizados como sendo exclusivo das mulheres, o silenciamento e o apagamento historicamente impostos às mulheres, a luta de classes e o lugar de fala, Tiburi nos convoca a fazer reflexões sobre o que somos, o que podemos ser e o que queremos ser.

É uma obra pra ficar na cabeceira, devendo ser revisitada frequentemente, para nunca nos esquecermos de que a luta tem que acontecer todo dia.

"O machismo é o 'ismo' do patriarcado que o feminismo vem incomodar".

Recomendo essa leitura a todas, todos e todes.

Just.girl 01/11/2022

O livro é curto e vc acaba em poucas horas,mas o aprendizado é inversamente proporcional ao tempo que vc passará lendo. Vale a pena. Muito bom.

Cris 08/10/2022

"Se Beauvoir tem razão e ninguém nasce mulher, mas se torna, é possível dizer também que ninguém nasce feminista, mas se torna."

Izabelly112 10/09/2022

Necessário
"A violência contra as mulheres é, principalmente, violência doméstica, mas não só. A desigualdade do trabalho doméstico, o papel da maternidade e toda uma lógica do próprio casamento como submissão da mulher ao homem têm muito de um tipo de violência, que é a simbólica. Em um tom mais radical, poderiamos até nos perguntar se a ordem doméstica não é, ela mesma enquanto tal, aquela que instaura as condições de possibilidade da violência doméstica."

É um livro necessário para quem quer aprender/entender ou até mesmo estudar um pouco do feminismo. A leitura é rápida e te prende desde o início.

Mulher dos Livros 20/08/2022

Quando escolhemos nossa vida?
? É uma das reflexões relacionada à mulher que a obra aborda. ?

?? A mulher nasce e já é pré destinada a uma realidade social cheia de pode, não pode, faz isso, aquilo nao é 'coisa de mulher'. Será que conseguimos ser quem realmente desejamos ser ou apenas vivemos reproduzindo padrões? ?

? O livro também fala da significação de identidade, patriarcado, capitalismo e a luta do feminismo para a dignidade humana das mulheres.

? FEMINISMO EM COMUM PARA TODAS, TODES E TODOS é uma visão crítica que vem muito a contribuir para a não subjugação simbólica social, onde corpos são medidos pelo valor de seu uso (trabalho, procriação, prazer etc).

Um manifesto à vida & liberdade, para simplesmente ser mulher e ter seu lugar de fala no mundo sem manipulações ideológicas, éticas políticas. ???

Frases favoritas:?

"A ignorância é confortável para muitos". (73)

"O feminismo não é apenas um conceito, no sentido de uma abstração teórica, muito menos um sistema de pensamento, nem somente o nome próprio que se dá a uma prática. O feminismo é mais que um conceito. É um complexo operador ético-político, analítico, crítico e desconstrutivo e serve como lente de aumento que põe foco sobre as relações humanas e sobre os aspectos ocultados nessas relações". (p.74)

?Só o feminismo permite às mulheres falarem de si mesma sem mistificação?.(p.96)

?Concluindo:
A escrita da autora Marcia Tiburi é fluida, crítica e impactante de verdades! Irá te fazer compreender mais sobre esse movimento tão necessário nos tempos atuais. Leiam, conhecimento é poder!?

Referências da Obra:

Livro: Feminismo em comum para todas, todes e todos
Autora: @marciatiburi
Editora: Rosa dos Tempos
Páginas: 125
Nota: ?????+?

haylla.with.an.h 12/07/2022

Feminismo em comum: para todos?!
Apesar de ser um livro relativamente pequeno e que (diz) ser simples, levei vários meses para terminar. Acredito que ele não cumpriu a proposta: ser acessível para todos... Em certos momentos parecia que estava lendo um artigo científico, e isso não é um elogio. Claro que em certos momentos a autora demonstrou uma maior simplicidade na escrita, o que foi bom; mas a maioria do livro não é assim.

Não foi meu primeiro contato com leituras sobre o feminismo, mas foi um dos mais difíceis. Além disso tudo, há a citação de diversos temas; que sim tem relação com o principal, mas acaba ficando muito confuso e mal elaborado. Apesar disso, vale a pena tentar ou então dar início a essa jornada com algo de compreensão mais fácil; você que sabe!

Angelica.Zilda 11/07/2022

"O ódio ao feminismo acompanha o ódio às mulheres."
Leitura totalmente necessária! Diante dos efeitos da sociedade machista e do patriarcado que vivemos, precisamos de livros objetivos e didáticos como esse. O livro traz, em uma linguagem bem clara e direta, conceitos e tendências sobre o feminismo. Recomendo a leitura.

Gabriel 28/06/2022

Feminismo é para todes
Feminismo é um assunto muito importante e que deve ser uma luta diária e frequente. Eu fico feliz que a autora demonstra que o feminismo não é só para as mulheres, mas para os homens também se libertarem da pressão de ser o macho alfa. Me entristece que, às vezes, no movimento, algumas mulheres não se dão muito bem com homens que também querem ajudar na causa, mas essa luta, apesar de ajudar mais as mulheres, é tão boa quanto para os homens. Mas eu entendo a hostilidade também... É a mesma que os gays tem com os cristãos... Enfim, o livro é incrível, todes deveriam ler.

Mafê 03/06/2022

para todas, todes e todos
Feminismo em comum de Marcia Tiburi, é excepcional em diversos pontos mas também possui pontos fraquíssimos.

Para quem já está avançado nos estudos feministas este livro não passará de um panfleto.
Possui algumas informações erradas, como a etimologia da palavra mulher.

Não tem muito o que falar pois é um livro bem superficial?.

Gabriela 30/05/2022

Confuso
É sempre bom ler e se informar sobre muitos assuntos principalmente o feminismo , confesso que fiquei um pouco perdida no livro ele aborda muitos assuntos e me deixou um pouco confusa em algumas partes ,como eu nunca havia lido nenhum livro relacionado a esse tema ele ficou um pouco complicado de entender.

Juliane.Cristina 19/05/2022

Feminismo em comum (para mim uma leitura rasa)
O livro ?feminismo em comum? de Márcia Tiburi, dividido em curtíssimos 17 capítulos, fala sobre diversos temas relacionados ao feminismo logicamente tratando do assunto no contexto capitalista em que vivemos. Por ser curto é possível ler em uma tarde.
O fato de ter sido avaliado como razoável por mim, é pq sinceramente o achei desse modo, não desmerecendo a escritora, uma feminista, filósofa, escritora e mulher de luta, mas achei que o livro introduziu muitos sub temas e não conseguiu se aprofundar em nenhum deles. Entendo que a premissa era justamente ser objetivo, direto e que instigasse os leitores a continuarem conhecendo cada vez mais sobre o assunto, mas já que a ideia era ser curtinho, que focasse em algo mais específico que possibilitasse uma leve aprofundada. Até o meio do livro eu curti, apesar de sentir essa necessidade de aprofundamento, mas a partir daí a leitura começou (pelo menos pra mim) se tornar muito repetitiva e enfadonha.
De certo modo pra quem tá iniciando a busca pela compreensão sobre feminismo, vale a pena a leitura como uma introdução, apesar de algumas partes do livro não serem de tão fácil compreensão pra iniciantes. Mas pra quem já tem leituras mais rebuscadas, não vai encontrar nada novo.
Richard 19/05/2022minha estante
os livros da bell hooks e Angela Davis são maravilhosos pra esses assuntos, recomendo super!

Juliane.Cristina 19/05/2022minha estante
Acabei de separar o próximo justamente da Bell, os da Ângela Davis ainda não tenho mas pretendo adquirir?depois da Bell vou ler o mito da beleza, já leu?

Obg pela recomendação ?

Richard 19/05/2022minha estante
ótimo, não vai se arrepender! já li "o feminismo é para todo mundo" da bell hooks e foi um divisor de águas pra mim, a escrita dela é simples e ao mesmo tempo profunda e necessária.

nunca li, mas está na minha lista. cada vez mais tento me aventurar nas leituras feministas e Naomi Wolf tá na lista tem um tempão, deve ser um livrasso. minha última leitura que terminei hoje foi: a liberdade é uma luta constante, da própria Angela Davis. Livrão!

Juliane.Cristina 19/05/2022minha estante
Ah que bom
Quanto mais conhecimento melhor, mais críticos nos tornamos e mais sabemos nos posicionar e reivindicar pelos nossos direitos e da coletividade

E boa leitura pra nós ?