Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Adriana261 04/02/2022

Interessante. Não é magnífico, nem um livro essencial para entender o feminismo, mas traz conceitos e reflexões interessante. Em alguns momentos a linguagem fica um pouco confusa.

Brenda Leticia 03/02/2022

Então
É um bom livro, sério, mas acho que por não ler muito sobre o assunto não foi de um entendimento tão fácil pra mim, tive que ler e reler várias vezes algumas partes. Me senti meio burra em algumas partes. Gostei bastante.

veroneze.ta 31/01/2022

Ressignificação
"A transformação da sociedade precisa ser pensada rumo a uma vida melhor para todas as pessoas. Isso implica pensar outro projeto. Outra politica, outro poder, outra educação, outra ética, outra economia."

Um livro que trabalha definições, lugares de dor, lugares de fala, e que propõe mudanças. Mudanças políticas, éticas e poéticas.

Ótima leitura.

Leticia.Frascolli 13/01/2022

Força.
"Nosso feminismo não nasce em nós, foi herdado e transformado devido a um sistema de injustiças a qual opomos a luta."

Paty 26/12/2021

Amei esse livro entregou tudo e mais um pouco do que eu esperava ja estou pretendendo ler os outros livros dessa autora .so achei ele muito pequeno , ele ja é fino e ainda é menor que o normal

Giovana 15/12/2021

Vago
Achei muito vago, a autora tenta abordar muitos assuntos em poucas páginas. Não concordo com a posição dela em diversos temas e os que eu concordo acho que ela não aborda muito bem, não se aprofunda nem tenta convencer o leitor. É um livro curto e de fácil leitura, mas não sei se indicaria para alguém.

Paty 08/12/2021

Feminismo em comum
A proposta do livro é trazer o feminismo para um debate comum, onde todos são convidados ao diálogo. Pontos positivos: eu gostei como a autora abordou sobre o lugar de fala e ainda mais sobre o lugar de escuta. Acho que o livro promove questionamentos e reflexões muito importantes, como por exemplo a forma como as empresas tem se aproveitado do feminismo como estratégia de marketing, mesmo que isso não faça parte dos valores da marca.
Críticas: A autora aborda muitos assuntos em um livro muito curto e acaba que não conclui muito bem as coisas, ficou tudo muito superficial. Ela romantiza muito o movimento feminista, que não é perfeito e é importante encarar isso para que as mudanças possam acontecer e que o movimento se torne mais forte.
Existem livros melhores com essa temática...esse livro promete mais do que de fato cumpre.

maria 23/11/2021

gostei, mas acho que dei um espaçamento muuuuuuuuuito grande entre o começo e o fim da leitura, então perdi o fio do raciocínio um pouco

Bianca 02/11/2021

leitura fundamental a todas, todes e todos
Esse livro abriu muitas portas na minha cabeça em relação ao feminismo. Me considero feminista já a alguns anos, mas sempre que me perguntavam oque era o feminismo, eu simplesmente dizia "um movimento que luta pelos direitos das mulheres", mas esse livro me fez entender que o feminismo é muito mais que isso, ele é não só um movimento, mas uma análise crítica social e política, uma desconstrução do patriarcado, e que luta pelos direitos de TODOS. Também me fez perceber que o feminismo está presente em inúmeras áreas das nossas vidas e que ele está profundamente ligado á política. Tirando isso, a única coisa que me incomodou no livro foi o fato da autora ter usado o termo "índio" ao invés de indígena, que é ocorreto. Além disso, a linguiagem do livro é um pouco massante, oque me fez distrair facilmente, e provavelmente entediaria muitos jovens que não tem o costume de ler, mas que poderiam se interessar pelo tema.

Igor 02/11/2021

Leitura fácil.
Leitura rápida, fácil, e muito informativa! Ótimo para quem quer saber mais sobre feminismo. Este livro me ensinou como o feminismo pode ser inclusivo.

Ju 14/10/2021

feminismo em comum
Achei o livro bem básico e repetitivo, mas para iniciantes no assunto é um bom livro. Discordei com a autora em alguns pontos, outros concordei e alguns me fizeram questionar o que já sabia sobre o feminismo ( o que levou a segunda estrela)
Tempo de leitura - 1h e 48 min

vanna 10/10/2021

é beeem introdutório, mas mesmo assim aborda as questões de maneira superficial, fala só o óbvio. talvez pra quem nunca tenha visto uma palavra sobre feminismo ele seja bom, é fácil de ler

Ali 08/10/2021

Não sei se entendi bem.
Bom, não sou nenhuma expert no tema, e por isso, justamente por este motivo me propuso a ler esse livro. Possui uma narrativa difícil e é notório que tenta abordar inúmeros temas de forma rápida, mas sem conclusão de fala, o que me fez questionar muitas coisas.

Por favor se alguém estiver lendo isso, me indiquem livros sobre feminismo. Me sinto leiga nesse tema e com certeza quero saber mais!
Nicole 11/04/2022minha estante
Não sei se ainda interessa, mas um livro bom sobre o feminismo pra qm ta começando é O Feminismo é Para Todo Mundo, da Bell Hooks. (:

Sara 29/09/2021

Li esse livro logo que lançou em 2018 e li novamente hoje
A opinião é basicamente a mesma, ele se repete em vários pontos e torna a leitura meio maçante. O livro é pequeninho, mas com certeza poderia ser ainda menor.
Gosto da forma que Márcia explica sobre o feminismo e a relação do patriarcado com as mulheres, mas senti um pouco de falta de falar dessa mesma relação com a luta de classes
Enfim, é um livro ok, que pode ser muito útil para quem tá "começando" a ler sobre o feminismo e gostaria de ter uma opinião mais técnica do assunto :))