Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

MaveySá 07/01/2021

Não é uma leitura fácil, ainda mais se você está se aprofundando nesse assunto pela primeira vez, como foi o meu caso. Se você não conhece parte do assunto, não recomendo começar por esse livro.
Nunca critico livro nenhum, não tenho paciência, mas esse teve uma escrita um pouco repetitiva e como vi em outras resenhas essa opinião não é única.
Apesar de tudo, acho que foi necessário, mesmo estando em dúvida em algumas partes isso serviu pra mostrar para mim que o feminismo vai muito além do que eu imaginava.

Kiki 04/01/2021

Leitura fácil.
Foi o primeiro livro que li da Marcia Tiburi. Esperava uma leitura "difícil" mas me surpreendi como uma escrita direta, objetiva e profunda.
Adorei a experiência e aprendi muito sobre feminismo.

vasilisamorozko 03/01/2021

Interessante...
“Não há nada mais importante na vida do que aprender a pensar.”

#06 - Mas repetitivo, fiquei com a sensação de que estava lendo o mesmo parágrafo várias vezes e isso foi bem chato. Mas como eu disse é um livro interessante em certo nível para quem estar começando mas nem tanto pois ele não é completo e deixa a desejar no aprofundamento dos temas.

artvgogh 02/01/2021

esse livro poderia facilmente ser considerado uma 'utilidade pública'. esclarece dúvidas, todos deveria ler.

Vaneza | @garotado330 30/12/2020

É um livro muito pequeno para o tanto de coisa que se propõe a falar. No início eu achei que seria algo introdutório na discussão, na realidade, é um livro que pode ser uma casca de banana pra quem tá começando as leituras sobre feminismo. O livro fala muito sobre gênero, identidade e capitalismo, mas não desenvolve uma discussão básica sobre os temas. Acaba virando uma sopa de letrinhas confusas pra quem entra na discussão sem esse arcabouço teórico. Não recomendo como uma porta de entrada para as discussões.

Prissscila 28/12/2020

Junções de temas essenciais sobre o feminismo.
Livro importante para entender o contexto do feminismo. Acredito ser necessário ter uma base sobre o assunto para compreender melhor os temas abordados pela autora.

Aninha 18/12/2020

Não recomendo
Não tem nada de simples e didático. A autora fica divagando e filosofando o livro todo, repete mil vezes as mesmas coisas e no final acaba não desenvolvendo quase nada. No geral é muito confuso, contraditório e vago. Apesar de sim, ter algumas partes que fazem sentido. Enfim, não recomendo como um livro introdutório ao feminismo.

Gabi 13/12/2020

Boa leitura pra um contato inicial com o tema feminista
A autora consegue reunir, em um livro curto e escrito de forma descomplicada, o que e? feminismo, o que ele busca, onde quer chegar e o que contribuiu para que ele surgisse.?????????

Mas, a meu ver, o diferencial do livro esta? em dois pontos: na abordagem de por que o feminismo e? temido por alguns e defendido por outros e no convite que a autora faz para que o feminismo se autocritique, estando consciente das suas reais necessidades.

Falar de feminismo e? tambe?m propor questionamentos sobre patriarcado, racismo, desigualdades, argumento do me?rito, minorias poli?ticas, ideologia de ge?nero, misoginia e tantas outras questo?es. Tudo isso e? abordado pela autora e o que eu gostei na obra foi justamente a maneira que essa pluralidade de conceitos e? explicada: as definic?o?es dos termos va?o surgindo ao longo da discussa?o e a autora vai mesclando os significados com a construc?a?o da narrativa em si.

Senti o livro como um diálogo, me senti conversando com a autora sobre a luta feminista. É um livro suscinto, que não aprofunda ou desenvolve inúmeros pontos, mas que informa muito bem o básico que todos nós deveríamos saber sobre o assunto.

Eduarda.Colognesi 11/12/2020

Confuso
O livro aborda alguns assuntos muito importantes do feminismo que sim devem ser estudados, entendidos, abordados, disseminados e todos outros processos que façam com que os ideais dessa luta sejam aderidos cada vez mais por todes, mas acaba sendo repetitivo e confuso ao vir e voltar nas mesmas pautas e frases. Resumindo fala muito pra dizer pouco.
Leitura cansativa

Carol 11/12/2020

Feminismo como um convite e um chamado para o diálogo
Gostei muito do pequeno livro de Marcia Tiburi. A autora se preocupa em explicar com diversos exemplos diversas camadas do que é o feminismo e como esse movimento é importante para todas, todos e todes.

Em resumo, o conceito de liberdade para ser um indivíduo único.

Acho que o ponto negativo desse livro é o uso excessivo de algumas palavras "acadêmicas", o que torna a acessibilidade de compreensão desse conteúdo mais difícil para pessoas que não têm a oportunidade de conviver nesses espaços.

O triste é perceber que, embora o livro seja de 2018, a situação de nossa sociedade só piorou. Continuamos a se autodestruir ao seguir o modelo patriarcal, racista e capitalista que exige uma segregação de muitos e privilégios a poucos.

Clara2720 03/12/2020

Muito bom para compreender e pensar sobre algumas coisas na sociedade atual

Lia 30/11/2020

Um livro leve e bem didático. Para quem tá começando a ler sobre feminismo e quer entender mais o que significa e ter uma ideias de suas ramificações.

Anne 21/11/2020

Necessário
Se tem uma coisa que esse livro é, com toda certeza é NECESSÁRIO, o livro retrata pontos relevantes acerca da luta feminista.

Juliana 12/11/2020

Existem melhores
Um livro bom pra quem quer começar a entender o feminismo. O livro é bem fácil de entender mas acredito que ele trate o tema de uma forma muito superficial.