Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Brina 10/03/2021

Fiquei desidratada
Um dos livros mais emocionantes que li esse ano. Um final que eu não pude imaginar, profundo e significativo. Fale muito a pena , recomendo.
Angie - @livros_libras 10/03/2021minha estante
Morri chorando nos últimos parágrafos, e a última linha então.. litros. Nota 5 pra mim.

Aninha 11/03/2021minha estante
Quero ler, mas estou com medo porque imagino chorar horrores. Meu Deus.

Brina 12/03/2021minha estante
Eu sou suspeita pq choro por qualquer coisa, mas o baque que esse livro me deu foi sem condições. Muito emocionante

Aninha 12/03/2021minha estante
Brina, eu também choro por qualquer cosa. rs

Beatrys.Vitoria 02/04/2022

Flores para Algernon
É uma história bem triste e reflexiva, me fez pensar bastante em diversos pontos. Foi uma leitura bem cansativa, mas valeu super. O final é super previsível, mas terminou exatamente como tinha que terminar. Super indico.
Dhewyd 02/04/2022minha estante
Esse é livraço... fiz resenha dele também... não tem como terminar a leitura sem ser tocado significativamente pelo livro.

Vamlirynna 02/04/2022minha estante
Tô doida pra ler esse livro

Beatrys.Vitoria 02/04/2022minha estante
Leia, Liryna. Vc n vai se arrepender.

Vamlirynna 02/04/2022minha estante

JanaBzrr 22/03/2022

Em Flores para Algernon, vamos acompanhar a vida de Charlie Gordon, um homem de 32 anos que tem uma condição chamada ?deficiência intelectual severa? e foi escolhido para ser o primeiro humano a passar por uma cirurgia revolucionária que promete aumentar o QI. A obra é narrada pelo Charlie, por meio de relatórios de progresso, que funcionam como um diário para mostrar a evolução dele antes e depois do procedimento.
No decorrer do livro vemos a pureza e alegria do personagem dar lugar ao ceticismo, a frieza e desconfiança. Vemos o Charlie ir aos poucos juntando os fragmentos de sua memória e compreendendo todos os constrangimentos, as violências e dores que sofreu durante a vida e como tudo isso gerou traumas que reverberam e perturbam seu cotidiano mesmo após a cirurgia ter sido, aparentemente, tão bem-sucedida.
Flores para Algernon é um livro doloroso, a forma que é escrito nos deixa muito conectados ao personagem e torna impossível não sentir uma dorzinha no peito a cada vez que vemos ele passando por uma situação difícil, porém o que me surpreendeu nessa história foi justamente a forma do Charlie lidar com tudo isso, ele mantém um olhar lúcido sobre os fatos, buscando compreender não com a intenção de guardar rancor e ficar com raiva das pessoas que o maltrataram (o que em muito momentos eu torci para que ele fizesse), mas sim, para conseguir superar e se descobrir. Mesmo passando por tanto sofrimento, Charlie ainda consegue deixar uma lição pautada na esperança, nos ensinando a ter força e coragem para enfrentarmos nossos medos, a evoluirmos nossas habilidades sem esquecermos de dar atenção aos fenômenos emocionais e sempre pensarmos em como podemos ajudar outras pessoas, seja com experiências positivas ou com as negativas também.

P.S. ??
Lana 22/03/2022minha estante
que resenha p e r f e i t a ??

JanaBzrr 22/03/2022minha estante
obrigadaaa ??

Yasmim 24/03/2022minha estante
É isto, essa resenha resumiu perfeitamente oq é esse livro, amei
Ps: ??

JanaBzrr 24/03/2022minha estante
Muito obrigada ??
(esse ps sempre me faz chorar)

Gabriel 24/11/2020

Não sei se gostei...
A hype que havia sobre esse livro era gigante, mas na prática, achei mediano.

Gostei muito da proposta, achei muito interessante a ideia de operar a mente de alguém e "dar inteligência" a alguém e também o fato da história ser contada pelo Charlie (assim podemos ver a capacidade de escrita dele durante os períodos do experimento), porém os pontos positivos param aí.

Não curti nenhum dos personagens, não me apeguei a nenhum, achei a conclusão da história muito "???" e esperava mais discussões sobre o experimento e etc.

Enfim, não odiei nem nada, mas fiquei bem longe de amar.
Juliana Civitavecchia 25/11/2020minha estante
Das pouquíssimas críticas que leio, elas sempre convergem no mesmo ponto: falta de profundidade.
Vou acabar deixando essa leitura lá pro fim da fila mesmo.

Gabriel 25/11/2020minha estante
O ponto é exatamente esse. A proposta é muito incrível, mas na prática não funcionou para mim.

Priscila.Senna 02/12/2020minha estante
Achei o mesmo do livro, não achei essa coisa demais não que todo mundo falava. Diziam que não tinha como ler e não chorar, não senti nenhuma vez vontade de chorar nesse livro.

Gabriel 02/12/2020minha estante
Exatamente, Priscila, achei tudo muito "frio", nenhum personagem me comoveu e achei algumas coisas um tanto quanto clichês

Pati 19/03/2022

Flores para Algernon
"Que estranho é o fato de pessoas de sensibilidade e sentimentos honestos, que não tirariam vantagem de um homem que nasceu sem braços ou pernas ou olhos, não verem problema em maltratar um homem com pouca inteligência."

Charlie Gordon é deficiente intelectual e foi escolhido para participar de uma experiência inédita que aumentaria seu QI até torna-lo um gênio.
"Ser inteligente" sempre foi o sonho de Charlie que via nisso a oportunidade de fazer amigos. A medida que com o experimento Charlie tem seu intelecto desenvolvido ele começa a entender em que era baseado suas antigas relações e se torna uma pessoa não só intelectual mas emocionalmente diferente.

Esse livro me tocou de diversas maneiras me despertando diversas emoções e reflexões.
Me levou a pensar em como superestimamos a inteligência medida pelo QI e em como as pessoas podem ser cruéis. Ponto que se torna mais doloroso ao pensar que ocorre não somente na ficção.

Violet 19/03/2022minha estante
O livro é péssimo ou é bom?

Pati 19/03/2022minha estante
É maravilhoso! Recomendo muito a leitura ?

Violet 19/03/2022minha estante
Desculpe é que estava aparecendo que você tinha dado 0 ?, mas pelo seu comentário parece ser bom ai fiquei em dúvida, mas agora apareceu que você deu 5?, deve ter sido um problema no meu Skoob

Pati 19/03/2022minha estante
Sem problemas ?

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 06/04/2021

Flores para Algernon
Flores para Algernon, escrito por Daniel Keyes em 1959 em forma de conto e em 1966 como um romance epistolar, foi um sucesso de público e de crítica na época. Em 2018 a Editora Aleph, adquiriu os direitos para publicação. Uma feliz escolha da editora, pois se tornou um clássico da literatura norte-americana ao abordar assuntos pesados para a época: a deficiência intelectual.

Escrito em forma de diáriopelo protagonista Charlie Gordon, um homem de 32 anos, que trabalha em uma padaria e tem o sonho de ser inteligente, visto que foi diagnosticado com uma deficiência mental desde a nascença e, por ter seu QI muito baixo de 68%, Charlie se torna um adulto ingênuo para sua idade, sendo então alvo de chacotas que ele se diverte por não ter o discernimento do que é algo engraçado ou uma simples piada de mal gosto contra ele.

Em alguma das situações, o proprietário da padaria que o acolheu e lhe deu um emprego como parte da inclusão no tratamento psiquiátrico que ele faz, ralha com um de seus empregados que o tratam com desdém:

“Deixem-no em paz! Ele não consegue entender. Ele não consegue evitar ser quem é… mas, pelo amor de Deus, tenham algum respeito! Ele é um ser humano!”

No entanto, sua vontade de tornar-se uma pessoa inteligente, o faz ir além de que sua capacidade intelectual permite. E assim, Charlie Gordon, paciente do hospital psiquiátrico ao lado de Algernon (somente quem ler o livro saberá quem é esse personagem), por consequência, também está no processo de capacitação e estudo, se submete a uma cirurgia que promete aumentar seu QI. Desde então, mantém todas suas atividades e seu progresso ou regresso, dependo do dia, a fim de repassar ao Sr. Strauss e o professor Nemur, afinal, ambos acompanham de perto a evolução do tratamento revolucionário para a ciência, com o aumento do QI de um ser humano.

Inegavelmente, ao iniciar a leitura, os leitores irão se deparar com erros ortográficos e gramaticais nas primeiras páginas, porém, é proposital para que o leitor possa perceber a evolução de Charlie através de seu Relatório de Progresso, que totaliza dezessete relatórios, subentendendo serem capítulos, dado que o livro é totalmente narrado através da visão de Charles e a forma como ele vê o mundo à sua volta além dos acontecimentos do seu dia, ou seja, através dos textos que o personagem apresenta o avanço de sua mente ao longo das pesquisas que estão sendo feitas com o mesmo, após a cirurgia. Fascinante!

É perceptível ver o desenvolvimento do personagem adaptado à sociedade e o quão intelectual ele se tornará. A forma como ele passa a enxerga tudo ao seu redor; sentir as percepções e as nuances que ele havia perdido ao longo de muitos anos. Obviamente, uma das primeiras coisas que Charlie nota é a forma como as pessoas o enxergam antes mesmo de fazer a cirurgia, a forma como elas o tratava. As lembranças que veem à tona ao ver o tratamento de sua mãe com ele, a forma que ela o rejeitava por não querer um filho deficiente, e o desespero do pai ao tentar salvar o filho. Todas as memórias armazenadas, agora invade sua memória tal qual uma cachoeira. Por vezes o leitor se vê revoltado com a atitude de sua família que o rejeita de todas as formas e como o expõe ao ridículo. É revoltante, todavia, traz a realidade que muitos que a vivenciam.

Flores para Algernon emociona do início ao desfecho e nos últimos capítulos deixa o leitor aflito pelos acontecimentos que levam Charlie a tomar atitudes repentinas e espantosa. Nos faz refletir o que uma pessoa com deficiência intelectual tenta transmitir através do seu grau de intelectualidade. É simplesmente emocionante.

“O mundo não os quer, e eles logo aprendem isso.”

Recomendo. Leiam esse livro.

site: bit.ly/iLPost0504
Stela 07/04/2021minha estante
Muito boa resenha ????

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 07/04/2021minha estante
Muito obrigado, Estela.
O livro é impecável e vale a leitura.

Recomendo! =)

Bia 09/04/2021minha estante
adorei a resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler o livro!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 09/04/2021minha estante
Muito obrigado, Bia.
O livro é incrível e emocionante. Vale a leitura.

Recomendo! =)

Júlia.Siqueira 11/08/2021

"O caminho escolhido pelo labirinto me faz quem sou."
É muito difícil falar sobre esse livro, faltam palavras para descrevê-lo. Foi doloroso ver a maldade que cercava Charlie e, principalmente, como ele queria se tornar inteligente para ter amigos.

"Se você é intelijente você podi ter muitos amigos para conversar e você nunca fica solitário sosinho o tempo todo."

Acompanhar todo o desenvolvimento de Charlie foi incrível, mas com toda certeza o seu declínio foi devastador.
Ghost Reader 11/08/2021minha estante
Sofri agora??
Eu dei início a leitura mas não consegui dar continuidade, parei pq comecei a sofrer em antecipação por causa de um post fdp sobre o personagem e do q eu achava q ia acontecer com ele... um dia pretendo recomeçar a leitura e sinto q esse livro tem o potencial pra me dar uma ressaca literária bem feia?????

Júlia.Siqueira 11/08/2021minha estante
Eu tbm sofri já no início, mas é um livro incrível !! Vale muito a pena ler.

Murillo 12/08/2021minha estante
Forte e necessário

Júlia.Siqueira 12/08/2021minha estante
com certeza um dos melhores que já li !!

Leticia Jatobá 09/01/2021

Flores para Algernon
Gente, pensa em um livro que mexe com todas as suas emoções. Todas!
Você vai da felicidade a tristeza, do amor ao ódio, do receio a tranquilidade em questões de linhas.
Deveria ser uma leitura obrigatória, pois mostra como as pessoas com deficiência mental são reduzidas a nada, diferente do que aconteceria se fosse uma deficiência física, por exemplo. É o famoso "o que os olhos não veem o coração não sente", mas aqui ele sente sim, e muito.
Jeane Nunes 09/01/2021minha estante
Nossa..Deixei ele pra ler esse ano .Tá aqui na fila :)

Felipe1503 10/01/2021minha estante
Vc esta naquele grupo de LC também?

Leticia Jatobá 10/01/2021minha estante
não estou, não

Isabella 11/01/2021minha estante
Parece bem legal. Acrescentei na minha lista, valeu!

Alessandra.Ribeiro 13/03/2023

Emocionante
Esta é a realidade de pessoas com deficiência mental.

Eu sempre empatizei com pessoas com deficiência, porque sempre odiei todo tipo de desprezo, bullying ou desrespeito, principalmente contra pessoas que não têm plena capacidade de se defender.

Eu esperava um final diferente. Nem sei o que dizer ou pensar sobre o que aconteceu. Vou digerir isso por uns dias.

Mas esse é um livro que vale muito a pena. Espero superar essa história.
Saturno0 13/03/2023minha estante
Se quiser conversar, faz um tempo que li, mas esse final acaba comigo até hoje

Alessandra.Ribeiro 13/03/2023minha estante
Quando eu percebi a pobreza na narrativa do Charlie, comecei a negar. Daí vieram os erros de escrita e eu tive que fazer várias pausas para engolir o que estava acontecendo ?

Alessandra.Ribeiro 13/03/2023minha estante
Eu achei que ele fosse cometer suicidio.

Ele voltou a ser aquele Charlie humilde.

Mas agora eu acho que ele está um pouco mais esperto ?

Saturno0 13/03/2023minha estante
Eu vi o final como o suicídio. A casa de repouso que ele visita é, na verdade, uma experiência de quase morte, e quando ele diz que vai voltar pra lá de vez, ele vai é dar um fim em*tudo*

annacsfraccaro 21/06/2021

Mais um livro favorito!
O que dizer desse livro? Fiquei totalmente apaixonada pela história do Charlie, sério, a trajetória de Charlie é maravilhosa.
Em alguns momentos fiquei triste de perceber que as pessoas só tinham ele por perto pra se sentirem superiores já que o Charlie tem um desenvolvimento mental retardado. Então as pessoas nem sempre são boas com ele.
Só sei que eu amei muito esse livro e só lendo pra conseguir entender como essa história é maravilhosa.
Michela Wakami 21/06/2021minha estante
Ana, eu também amei!???

annacsfraccaro 23/06/2021minha estante
É um livro muito apaixonante ne

Michela Wakami 23/06/2021minha estante
Sim, demais. Nos deixa sem chão.

annacsfraccaro 24/06/2021minha estante
Eu fiquei triste com o final, ele perdendo a ?inteligência?

Não tem 29/01/2021minha estante
Oi tudo bem eu queria saber uma coisa, pra vc ler o livro vc tem que comprar ele, e ele é entregue na sua? Se sim, demora quanto tempo?

Na sua casa*

DIRCE 29/01/2021minha estante
Oi ! Então, eu li o livro físico e comprei sim. Eu comprei na Amazon e chegou em menos de 2 dias.

Não tem 29/01/2021minha estante
Att então vc comprou aq na Amazon, obgd

slhlorak 01/05/2023

Sensacional! Novo favorito, com certeza.
Eu demorei um tempo pra absorver esse livro depois que eu finalmente finalizei a leitura; ele teve um significado tão grande pra mim, é difícil explicar. Me identifiquei com várias e várias passagens, percebi coisas e aprendi também. Esse com certeza é um livro pra levar pra vida toda. Nesse momento eu só consigo dizer que eu amei esse livro, amei mesmo.

(Talvez isso só faça sentido pra mim, mas eu gosto de lembrar das coisas e pessoas através dos sentimentos que elas me causam, e os sentimentos que esse livro me trouxe foram carinho, agradecimento e uma melancolia reconfortante.)
Amanda3757 01/05/2023minha estante
Porque só 4 estrelas?

slhlorak 03/05/2023minha estante
ficção científica não é muito a minha praia sabe, e mais ou menos na metade o livro ficou meio desgastante, justamente por conta dos diálogos e situações voltadas pra essa parte científica que eu particularmente não curto. porém, essas passagens mais ?densas? são apenas em alguns capítulos, eu me esforcei um pouquinho e o livro voltou a ficar interessante.

slhlorak 03/05/2023minha estante
e 4 estrelas é uma ótima avaliação amg kkkk

Amanda3757 03/05/2023minha estante
É que você falou na resenha que amou .. achei q era 5 estrelas

Debora.Mello 05/07/2021

Algernon-Gordon
Possivelmente daqui pro meio da resenha estarei abalada novamente, mas vamos lá.
O inicio do livro pega um pouco de surpresa e tive até uma demora em engrenar na leitura, por causa dos erros ortográficos que claro são de proposito para já irmos nos inteirando de como é o personagem central. Foi um baita de um tapa na cara essa história.
Primeiramente o livro nos apresenta a história de Charles, um adulto de 32anos que tem uma deficiência intelectual grave. Ele mal escreve direito é como se fosse uma criança no corpo de um adulto literalmente. Charles desde pequeno mostrava ser diferente das outras crianças o que gerou na sua mãe tanto receio que ela procurou leva-lo a todo tipo de médicos para ‘consertar’ o garoto. Só depois que sua outra filha nasceu viu que o problema não estava nela (em gerar uma criança assim) mais do próprio Charles.
Charles por ter passado a vida toda ouvindo que precisava ser inteligente, ser igual aos outros, esse anseio de mudar já estava tão encrostado dentro de seu ser que na primeira oportunidade que apareceu ele aceitou que foi fazer o experimento de aumento do Q.I.
Porém levemos em consideração o seguinte, ele passou por uma infância extremamente difícil, com pessoas leigas que não sabiam lidar com ele, ou seja, durante todos esses anos há traumas não resolvidos e depois que a cirurgia é feita não é só a inteligência que vai vir junto com ela.
E aí quando eu paro pra pensar no tanto de abuso que ele passou seja fisicamente como emocional não tem como parar pra refletir que isso é uma realidade que vivemos, as pessoas estão suscetíveis a tudo desse mundo, será que talvez estamos prontos para lidar também com um Charles que cruzar nosso caminho? (Fica a pergunta).
Cothia 05/07/2021minha estante
Lendo essa resenha, não pude deixar de pensar no filme do Coringa, onde em certo momento ele diz algo mais ou menos assim " O problema de você ter necessidades especiais é que todo mundo espero que você aja como uma pessoa normal". Muito tenso isso.

Debora.Mello 06/07/2021minha estante
Confesso q não assisti o filme, porém agora me despertou a vontade de ver pelo seu comentário.

Cothia 06/07/2021minha estante
Assista, vale muito a pena.

Carlos Jankovitz 05/07/2021

Leitura de respeito?
Não tem como não se emocionar com essa história. Charlie Gordon nos envolve e ensina sobre a realidade de muitas pessoas com deficiência intelectual. Muito cru na sua forma de escrever, o autor permeia por estratos distintos da mente humana, descrevendo com maestria as nuances da cognição e do desenvolvimento afetivo numa mente ?escura?. Mas fica a questão: será que a luz do conhecimento é a ?solução? para Charlie? Ou seria apenas para uma sociedade neurotípica cega pelo seu próprio reflexo?
helô 05/07/2021minha estante
tu pode, por favor, me dizer qual a classificação indicativa q você indica? (tentei procurar mas não achei...)

Carlos Jankovitz 05/07/2021minha estante
Isso é muito relativo, talvez a partir dos 12 anos a leitura possa ser um pouco mais atrativa. Não sei, acho que depende mais da carga emocional do que mesmo da capacidade de leitura.

helô 05/07/2021minha estante
obrigada!