Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Brina 10/03/2021

Fiquei desidratada
Um dos livros mais emocionantes que li esse ano. Um final que eu não pude imaginar, profundo e significativo. Fale muito a pena , recomendo.
Angie - @livros_libras 10/03/2021minha estante
Morri chorando nos últimos parágrafos, e a última linha então.. litros. Nota 5 pra mim.

Aninha 11/03/2021minha estante
Quero ler, mas estou com medo porque imagino chorar horrores. Meu Deus.

Brina 12/03/2021minha estante
Eu sou suspeita pq choro por qualquer coisa, mas o baque que esse livro me deu foi sem condições. Muito emocionante

Aninha 12/03/2021minha estante
Brina, eu também choro por qualquer cosa. rs

Isabel.Ferraz 09/09/2021

5 estrelas favoritado
Não consigo nem descrever. Chorei até soluçar (nem sei se isso é normal ?) me emocionei de mais.

Como pessoa com deficiência que já sofreu bullying por isso, me identifiquei com o Charlie em alguns pontos...

Devia ser uma leitura obrigatória pra td mundo, têm mtos ensinamentos e reflexões incríveis.

Amei, amei, amei, sério, LEIAM.
Fernanda1004 09/09/2021minha estante
eu to lendo esse livro, é muito bomm

biazinha4 09/09/2021minha estante
Tenho um pouco de receio de ler Flores para Algernon porque não curto muito livros/filmes que me fazem chorar, porém vejo que muitas pessoas amam esse livro, principalmente pelos assuntos que ele aborda, então eu estou começando a cogitar a possibilidade de ler ele, parece ser muito lindo e emocionante.

Isabel.Ferraz 09/09/2021minha estante
Triz, eu no caso gosto de sofrer KKKK
Mas na realidade nem li pensando que ia chorar, mas acredite, as lágrimas valeram a pena.

biazinha4 09/09/2021minha estante
Agora estou com vontade de ler Isa KKKKK vou por na minha lista de "quero ler"

Beatrys.Vitoria 02/04/2022

Flores para Algernon
É uma história bem triste e reflexiva, me fez pensar bastante em diversos pontos. Foi uma leitura bem cansativa, mas valeu super. O final é super previsível, mas terminou exatamente como tinha que terminar. Super indico.
Dhewyd 02/04/2022minha estante
Esse é livraço... fiz resenha dele também... não tem como terminar a leitura sem ser tocado significativamente pelo livro.

Vamlirynna 02/04/2022minha estante
Tô doida pra ler esse livro

Beatrys.Vitoria 02/04/2022minha estante
Leia, Liryna. Vc n vai se arrepender.

Vamlirynna 02/04/2022minha estante

KayIasmim 24/06/2022

?Eu estava ali como parte de uma apresentação científica e esperava ser posto em exibição, mas todos seguiam falando de mim como se fosse uma espécie de coisa recentemente criada que apresentavam ao mundo científico. Ninguém naquela sala me considerava um indivíduo - um ser humano. A constante justaposição de ?Algernon e Charlie? e ?Charlie e Algernon? deixava claro o que pensavam de nós dois, um par de animais experimentais que nunca existiram fora do laboratório.?
Gleici. 24/06/2022minha estante

Carlinha PPinto 25/06/2022minha estante
Tão marcante.?

Pati 19/03/2022

Flores para Algernon
"Que estranho é o fato de pessoas de sensibilidade e sentimentos honestos, que não tirariam vantagem de um homem que nasceu sem braços ou pernas ou olhos, não verem problema em maltratar um homem com pouca inteligência."

Charlie Gordon é deficiente intelectual e foi escolhido para participar de uma experiência inédita que aumentaria seu QI até torna-lo um gênio.
"Ser inteligente" sempre foi o sonho de Charlie que via nisso a oportunidade de fazer amigos. A medida que com o experimento Charlie tem seu intelecto desenvolvido ele começa a entender em que era baseado suas antigas relações e se torna uma pessoa não só intelectual mas emocionalmente diferente.

Esse livro me tocou de diversas maneiras me despertando diversas emoções e reflexões.
Me levou a pensar em como superestimamos a inteligência medida pelo QI e em como as pessoas podem ser cruéis. Ponto que se torna mais doloroso ao pensar que ocorre não somente na ficção.

Violet 19/03/2022minha estante
O livro é péssimo ou é bom?

Pati 19/03/2022minha estante
É maravilhoso! Recomendo muito a leitura ?

Violet 19/03/2022minha estante
Desculpe é que estava aparecendo que você tinha dado 0 ?, mas pelo seu comentário parece ser bom ai fiquei em dúvida, mas agora apareceu que você deu 5?, deve ter sido um problema no meu Skoob

Pati 19/03/2022minha estante
Sem problemas ?

Dudu 21/08/2022

Depois de um tempo sem ler, comecei Flores para Algernon no início do ano. Estava com um ritmo legal e disposto a terminá-lo em pouco tempo, mas a empolgação com a evolução de Charlie em seus relatórios deu lugar a um sentimento de uma leitura maçante. Parei a leitura e retomei essa semana, com a certeza de que terminaria gostando ou não. E como me surpreendi? termino feliz e reflexivo, tanto pela mensagem da obra quanto pelo brilho das lágrimas nos olhos.
te amo

lindo

minha vida

amanda 21/08/2022minha estante
que bom que vc gostou do meu presente ?

Maryelen 04/10/2021

Fantástico!
O livro conta a história de Charlie Gordon, um homem que possui uma deficiência intelectual grave. Charlie é o primeiro humano a ser submetido a um experimento revolucionário que promete deixa-lo mais inteligente. A cirurgia é tão bem sucedida que ele se torna mais inteligente até do que os medidos que o o operaram. Se por um lado Charlie consegue aprender com facilidade vários assuntos pertinentes, por outro ele começa a se questionar sobre sua relação com as demais pessoas com quem convive. Se pega pensando a respeito de sua própria existência e procura entender finalmente qual o sentido de sua vida.
O livro é emocionante, nos leva de um extremo a outro... Alegria e tristeza fazem parte das nossas reações ao ler a presente obra.
wendygabrielle 04/10/2021minha estante
todo mundo deveria ler esse livro

Núbia Gondim 04/10/2021minha estante
caramba, que resenha

Maryelen 04/10/2021minha estante
Concordo, Wendygabrielle acredito que todos deveriam ler!! ?

Maryelen 04/10/2021minha estante
Núbia_Gondim obg ?

julieirebs 07/01/2023

coloquei expectativa demais
O livro é bom, mas não é do jeito q eu achei q ia ser, achei que eu ia chorar horrores e não derramei nenhuma lágrima, me sinto fria e sem coração. Pretendo reler algum dia ainda
Apollllooooo 09/01/2023minha estante
A questão não é de ser fria e sem coração, só aconteceu que você não chorou (e tá td bem). O livro costuma fazer as pessoas com mais gatilho no assunto chorar (tipo eu, que chorei horrores).

julieirebs 10/01/2023minha estante
faz sentido, mas eu queria ter chorado KAKKAKAKA

Apollllooooo 10/01/2023minha estante
Recomendo: Os Dois Morrem no Final (nomezinho super fofo), do Adam Silvera. Mesmo quem não se identifica chora até passar mal (tipo eu, mas, como sabem eh choro por tudo)

julieirebs 12/01/2023minha estante
ta na minha lista! pretendo comprar, mas ainda não sei quando

Eduardo.Silva 22/08/2020

Impactante
Um livro que me prendeu do começo ao fim, uma leitura rápida e fluida. Essa história me emocionou e como Charlie me cativou, com certeza um dos meus personagens favoritos. Me fez fazer vários questionamentos: Até onde a ciência deve intervir? Quanto mais conhecimento melhor? Conhecimento traz felicidade? E o mais importante, Quem você quer realmente ser?. Um livro incrível que recomendo a todos
Italo 22/08/2020minha estante
Está em promoção na Amazon, depois dessa resenha, estou indo lá comprar!!!

Eduardo.Silva 22/08/2020minha estante
Pode comprar sem medo, vale muito a pena

Italo 22/08/2020minha estante
Você já leu algum outro livro que siga essa vertente? Já me falaram sobre, porém não me recordo os títulos.

Eduardo.Silva 22/08/2020minha estante
Que siga essa vertente não, esse foi o primeiro que li que aborda sobre a mente

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 06/04/2021

Flores para Algernon
Flores para Algernon, escrito por Daniel Keyes em 1959 em forma de conto e em 1966 como um romance epistolar, foi um sucesso de público e de crítica na época. Em 2018 a Editora Aleph, adquiriu os direitos para publicação. Uma feliz escolha da editora, pois se tornou um clássico da literatura norte-americana ao abordar assuntos pesados para a época: a deficiência intelectual.

Escrito em forma de diáriopelo protagonista Charlie Gordon, um homem de 32 anos, que trabalha em uma padaria e tem o sonho de ser inteligente, visto que foi diagnosticado com uma deficiência mental desde a nascença e, por ter seu QI muito baixo de 68%, Charlie se torna um adulto ingênuo para sua idade, sendo então alvo de chacotas que ele se diverte por não ter o discernimento do que é algo engraçado ou uma simples piada de mal gosto contra ele.

Em alguma das situações, o proprietário da padaria que o acolheu e lhe deu um emprego como parte da inclusão no tratamento psiquiátrico que ele faz, ralha com um de seus empregados que o tratam com desdém:

“Deixem-no em paz! Ele não consegue entender. Ele não consegue evitar ser quem é… mas, pelo amor de Deus, tenham algum respeito! Ele é um ser humano!”

No entanto, sua vontade de tornar-se uma pessoa inteligente, o faz ir além de que sua capacidade intelectual permite. E assim, Charlie Gordon, paciente do hospital psiquiátrico ao lado de Algernon (somente quem ler o livro saberá quem é esse personagem), por consequência, também está no processo de capacitação e estudo, se submete a uma cirurgia que promete aumentar seu QI. Desde então, mantém todas suas atividades e seu progresso ou regresso, dependo do dia, a fim de repassar ao Sr. Strauss e o professor Nemur, afinal, ambos acompanham de perto a evolução do tratamento revolucionário para a ciência, com o aumento do QI de um ser humano.

Inegavelmente, ao iniciar a leitura, os leitores irão se deparar com erros ortográficos e gramaticais nas primeiras páginas, porém, é proposital para que o leitor possa perceber a evolução de Charlie através de seu Relatório de Progresso, que totaliza dezessete relatórios, subentendendo serem capítulos, dado que o livro é totalmente narrado através da visão de Charles e a forma como ele vê o mundo à sua volta além dos acontecimentos do seu dia, ou seja, através dos textos que o personagem apresenta o avanço de sua mente ao longo das pesquisas que estão sendo feitas com o mesmo, após a cirurgia. Fascinante!

É perceptível ver o desenvolvimento do personagem adaptado à sociedade e o quão intelectual ele se tornará. A forma como ele passa a enxerga tudo ao seu redor; sentir as percepções e as nuances que ele havia perdido ao longo de muitos anos. Obviamente, uma das primeiras coisas que Charlie nota é a forma como as pessoas o enxergam antes mesmo de fazer a cirurgia, a forma como elas o tratava. As lembranças que veem à tona ao ver o tratamento de sua mãe com ele, a forma que ela o rejeitava por não querer um filho deficiente, e o desespero do pai ao tentar salvar o filho. Todas as memórias armazenadas, agora invade sua memória tal qual uma cachoeira. Por vezes o leitor se vê revoltado com a atitude de sua família que o rejeita de todas as formas e como o expõe ao ridículo. É revoltante, todavia, traz a realidade que muitos que a vivenciam.

Flores para Algernon emociona do início ao desfecho e nos últimos capítulos deixa o leitor aflito pelos acontecimentos que levam Charlie a tomar atitudes repentinas e espantosa. Nos faz refletir o que uma pessoa com deficiência intelectual tenta transmitir através do seu grau de intelectualidade. É simplesmente emocionante.

“O mundo não os quer, e eles logo aprendem isso.”

Recomendo. Leiam esse livro.

site: bit.ly/iLPost0504
Stela 07/04/2021minha estante
Muito boa resenha ????

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 07/04/2021minha estante
Muito obrigado, Estela.
O livro é impecável e vale a leitura.

Recomendo! =)

Bia 09/04/2021minha estante
adorei a resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler o livro!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 09/04/2021minha estante
Muito obrigado, Bia.
O livro é incrível e emocionante. Vale a leitura.

Recomendo! =)

Gabriel 24/11/2020

Não sei se gostei...
A hype que havia sobre esse livro era gigante, mas na prática, achei mediano.

Gostei muito da proposta, achei muito interessante a ideia de operar a mente de alguém e "dar inteligência" a alguém e também o fato da história ser contada pelo Charlie (assim podemos ver a capacidade de escrita dele durante os períodos do experimento), porém os pontos positivos param aí.

Não curti nenhum dos personagens, não me apeguei a nenhum, achei a conclusão da história muito "???" e esperava mais discussões sobre o experimento e etc.

Enfim, não odiei nem nada, mas fiquei bem longe de amar.
Juliana Civitavecchia 25/11/2020minha estante
Das pouquíssimas críticas que leio, elas sempre convergem no mesmo ponto: falta de profundidade.
Vou acabar deixando essa leitura lá pro fim da fila mesmo.

Gabriel 25/11/2020minha estante
O ponto é exatamente esse. A proposta é muito incrível, mas na prática não funcionou para mim.

Priscila.Senna 02/12/2020minha estante
Achei o mesmo do livro, não achei essa coisa demais não que todo mundo falava. Diziam que não tinha como ler e não chorar, não senti nenhuma vez vontade de chorar nesse livro.

Gabriel 02/12/2020minha estante
Exatamente, Priscila, achei tudo muito "frio", nenhum personagem me comoveu e achei algumas coisas um tanto quanto clichês

Kelly.duarte 12/02/2020

O livro conta a história de Charlie, um homem considerado "retardado" nome que detesto, e que passa por uma cirurgia para se tornar inteligente! Achei o livro muito diferente, com seu início escrito com tantos erros de português, já que era o Charlie que estava narrando sua própria história. O livro me cativou e me fez ver como a vida de pessoas com alguma incapacidade mental é difícil e sofrida, como se fosse alguém aprisionado em seu próprio corpo. O final foi um tanto triste, porém esperado, e me deixou com um apertinho no coração.
Karina.Agra 17/05/2020minha estante
Terminei ele agora, Kelly... bem bom!!!

Kelly.duarte 17/05/2020minha estante
Eu dei 4 estrelas, mas sinceramente não foi um livro que gostei muito! Achei que vale as estrelas, mas não me encantei rss

Karina.Agra 17/05/2020minha estante
Eu gostei, mas não me apaixonei também!

Kelly.duarte 17/05/2020minha estante
Somos sempre do contra kkkk

Amandamourarf 18/01/2021

Uma ficção científica extremamente sensível e necessária
"Nenhum deles me olhava nos olhos. Eu ainda consigo sentir a hostilidade. Antes, riam de mim, desprezando-me por minha ignorância e estupidez; agora, eles me odiavam por meu conhecimento e compreensão. Por quê? O que, em nome de Deus, eles queriam de mim?"

De forma bem resumida, Flores para Algernon conta a história de Charlie Gordon, um homem de qi extremamente baixo que passa por uma cirurgia que promete aumentar a sua inteligência. O livro é todo contado em formato de "relatórios de progresso" escritos pelo próprio Charlie, constituindo uma escrita muito fluida e envolvente e tornando impossível não se comover com os relatos do protagonista.

Agora passando as minhas impressões pessoais... esse foi um livro que me envolveu desde o início e que fez eu me emocionar em diversos momentos. É extremamente tocante ir vendo as percepções de Charlie se alterando conforme o seu qi vai aumentando e ele vai percebendo o quão mal ele era tratado e desprezado por (quase) todo mundo com quem convivia pela sua baixa inteligência. Além disso, o autor propõe alguns questionamentos no que diz respeito ao limite da inteligência humana e inteligência versus amadurecimento. Marquei várias passagens do livro na medida que ia lendo, sem dúvida foi uma das melhores leituras dos últimos tempos!!!
Júlia 19/01/2021minha estante
???? arrasoooou

Ju Heiza 19/01/2021minha estante
Já colocando na minha lista de leitura!!!

Vinícius Alves 19/01/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso

lais 21/01/2021minha estante
incrível!

Carol através d 29/09/2022

Amei tudo. Achei sensacional a narrativa e os personagens são excelentes. Me apeguei muito ao Charlie.
sara warner 29/09/2022minha estante
esse livro é pft, a escrita, os personagens, o desenvolvimento do charlie, absolutamente tudo

Bellesbooks 29/09/2022minha estante
Muito bom, alcançou minhas expectativas

Caio Faria 29/09/2022minha estante
esse livro é incrível e mt necessário!

Natallia.Domingues 29/09/2022minha estante
Meu favorito da vida ??

Sabrina.Amabile 24/07/2021

Flores para Algernon é como uma montanha russa de emoções, você fica triste, feliz, orgulhosa do personagem, mas também sente por ele como se fosse um amigo próximo. Esse livro me tocou de diversas formas diferentes, todos os ensinamentos e preceitos que esse livro passa me fizeram questionar as minhas próprias atitudes.

Citações:

"Não mimporto muito em ser famoso. Só quero ser esperto como as outras peçoas para poder ter amigus que gostam de mim."

"Agora entendo que um dos motivos importantes para ir à universidade e obter uma educação é aprender que as coisas em que você acreditou a vida toda não são verdade, e nada é o que parece ser."

"Estava tudo bem enquanto eles pudessem rir de mim e parecer inteligentes à minha custa, mas agora eles se sentiam inferiores ao imbecil. Comecei a ver que, por meio do meu surpreendente crescimento, eu os fiz encolher e enfatizei suas inadequações. Eu os havia traído, e eles me odiavam por isso."

"Antes, riam de mim, desprezando-me por minha ignorância e estupidez; agora, eles me odiavam por meu conhecimento e compreensão."

"Apenas pouco tempo atrás aprendi que as pessoas riam de mim. Agora consigo ver que inconscientemente me juntei a eles, rindo de mim mesmo. Isso dói mais que tudo."

"inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma."
Marcela.Alves 24/07/2021minha estante
Minha próxima leitura ... Ansiosíssima rs

Campos 24/07/2021minha estante
Concordo plenamente

Filha da mente 24/07/2021minha estante
Eu amo esse livro

archivenixsz 24/07/2021minha estante
ai que livro, vou ler amg ??