Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Júlia.Siqueira 11/08/2021

"O caminho escolhido pelo labirinto me faz quem sou."
É muito difícil falar sobre esse livro, faltam palavras para descrevê-lo. Foi doloroso ver a maldade que cercava Charlie e, principalmente, como ele queria se tornar inteligente para ter amigos.

"Se você é intelijente você podi ter muitos amigos para conversar e você nunca fica solitário sosinho o tempo todo."

Acompanhar todo o desenvolvimento de Charlie foi incrível, mas com toda certeza o seu declínio foi devastador.
Ghost Reader 11/08/2021minha estante
Sofri agora??
Eu dei início a leitura mas não consegui dar continuidade, parei pq comecei a sofrer em antecipação por causa de um post fdp sobre o personagem e do q eu achava q ia acontecer com ele... um dia pretendo recomeçar a leitura e sinto q esse livro tem o potencial pra me dar uma ressaca literária bem feia?????

Júlia.Siqueira 11/08/2021minha estante
Eu tbm sofri já no início, mas é um livro incrível !! Vale muito a pena ler.

Murillo 12/08/2021minha estante
Forte e necessário

Júlia.Siqueira 12/08/2021minha estante
com certeza um dos melhores que já li !!

oLola 09/07/2021

quê
"[...] algumas das crianças no pátio, amigos de Charlie, vêm correndo gritando e batendo palmas:
– briga! briga! estão batendo no Charlie!" (pag 40)

"papai é maciço e atacado. mamãe, magra e ágil. ouvi-los agora, discutindo entre si através dos anos, me dá o impulso de gritar para eles:
– olhem para ele! ali, ali embaixo! olhem para charlie. ele tem que ir ao banheiro!
charlie está parado, agarrando e puxando sua camisa xadrez vermelha enquanto discutem sobre ele. as palavras são faíscas furiosas entre os dois: uma raiva e uma culpa que ele não consegue identificar." (pag 51)

não sei qual o problema com clássicos pra mim. sinto que não gostar deles é tipo um pecado, mas a verdade é que esperava mais, ou que fui com as expectativas far too high.
não entendam mal, o livro cumpre exatamente o que se propõe, eu que não consegui me afeiçoar a nenhum personagem; a leitura é fluída, mas também não me fazia dormir sonhando ter mais tempo pra ler.
até a metade, foi devagar e sempre; depois ficou empolgante e essas citações acima me deu arrepios; depois, com a fay, tudo ficou confuso; depois não tive mais nenhum momento arrepio, muito menos empolgante, até a primeira palavra errada que ele escreve em meses: – ali meu coração parou – “engrassado”.

é inegável a importância desse livro, ele dá ênfase em vários temas de partir o coração. não tem uma alma que não se emocione com os flashbacks do Charlie, principalmente quando ele envolve seus pais, que brigavam o tempo todo por sua causa. me dava vontade de entrar no livro e gritar com todo mundo.
e YET, não sei por que não amei o suficiente. devia ter, não é? milhares de pessoas amaram. acho que o que dita um clássico é justamente sua importância histórica, não se fulana vai gostar, então ok. gostei o suficiente. desgostei o suficiente. por hoje é só.

“Eu acho o chão mais confortável que cadeiras, você não?” YES, FAY
oLola 09/07/2021minha estante
(sem falar da velha senil e ele tentando agradar ela CHARLIE MEU ANJO ELA FEZ DA SUA VIDA UM INFERNO. acho q era essa a mensagem, mas desgostei. citar outras questões seria spoiler, então não direi. mas só pra que conste aqui e eu me lembre quando reler essa resenha).

hiniamaria 09/07/2021minha estante
é isso

Elentiya. 09/07/2021minha estante
Eu senti exatamente a mesma coisa!

oLola 09/07/2021minha estante
tão bom encontrar quem entende aaaaa

DaianySa 22/05/2020

Ouso dizer que é o melhor livro que eu já li na vida. O jeito como é escrito, mostrando os relatórios de progresso do Charlie antes e depois da cirurgia e, principalmente, a diferença na escrita dele, é simplesmente genial. É uma montanha-russa de sentimentos e é um livro que te faz pensa e refletir muito sobre o assunto e sobre pessoas como o Charlie.
Cidinha 22/05/2020minha estante
Tô louca pra ler de tão comentado que está :)

Miguel Araujo | @sobrenomemiguel 22/05/2020minha estante
Comprei ele recentemente mas ainda não li. Depois de tanta gente recomendando dá mais vontade ainda de ler haha

DaianySa 22/05/2020minha estante
Eu garanto que vocês vão gostar muito, sério!!

Cidinha 22/05/2020minha estante
:))

bibis 05/12/2021

esse livro é simplesmente ?maravilhoso?, sério-

amei a forma como foi escrito, mesmo eu tendo bugado bastante no início, com os erros, mas logo me acostumei.

enquanto o Charlie se desenvolvia eu ia chorando, enquanto ele pensava nas coisas que fizeram com ele, eu chorava mais KSKSKKS

não tenho muito o que falar, só que é perfeito e que me fez refletir em vários momentos (e que chorei 70% do tempo
hirna 06/12/2021minha estante
Razões para não ler esse livro: chorar a todo momento praticamente

bibis 06/12/2021minha estante
KKKKKKKKKKKK bem assim

meumundinhodoslivr 06/12/2021minha estante
AMEI A RESENHAAA

bibis 07/12/2021minha estante
OBRIGADAA ?

Alan kleber 16/02/2021

Belo e triste ao mesmo tempo.
As últimas páginas desse livro são uma das coisas mais lindas, tristes e humanas que já li na vida.
Pamela501 16/02/2021minha estante
Estou lendo nesse momento, mas ainda com 30%. Sinto que não vai acabar bem para Charlie.

Alan kleber 16/02/2021minha estante
É uma experiência enriquecedora essa leitura. Em livros como esse vemos a força que a literatura têm.

NatyNatalia 17/02/2021minha estante
Esse entrou para a minha lista de favoritos.

Pamela501 17/02/2021minha estante
Concordo Alan. Esse livro nos mostra a complexidade que todos nós carregamos.

Ana 25/01/2021

Eu não sei o que dizer.
Li esse livro todo em um dia.
A primeira coisa que me surpreendeu sobre ele foi o início da narrativa. Eu não esperava.
O autor soube gradativamente mostrar a evolução do Charlie. Em pequenos momentos você conseguia ver quando ele passava de um estágio para outro.
Em vários momentos eu sentia vários socos no estômago, principalmente em se tratando de como a humanidade por ser covarde, mesquinha, ruim.
O próprio Charlie me surpreendeu se tornando alguém oposto a ele mesmo.
Agora ficam as perguntas:
O conhecimento é uma dádiva ou um fardo?
A ignorância é uma benção?
A inteligência é válida se não existir empatia?
Preciso de um tempo pra digerir tudo que foi lido.
Mas de uma coisa eu sei. Os momentos finais foram fortes ... Rolou umas lágrimas, não vou mentir.
É isso..
Michela Wakami 25/01/2021minha estante
Eu amei esse livro! Tem Durama baseado nesse livro. É muito bom.

Ana 25/01/2021minha estante
Eu tinha visto que tem algumas adaptações. Tô aqui tentando absorver e depois tentar ver alguma.

Michela Wakami 25/01/2021minha estante
Sim tem filmes também, mas o durama é maravilhoso.

Michela Wakami 25/01/2021minha estante
Entendo, ele é um livro que toca lá no fundo da alma.

mipavaneli 21/10/2021

Pegue seu lencinho
Um livro tocante, e que traz reflexões sobre a as limitações da vida dos dois extremos: a ausência de inteligência e o excesso dela. Acompanhamos a trajetória de Charlie ao participar de um experimento científico e realizar uma cirurgia que promete aumentar seu Q.I, elevando seu status de "retardado" a "gênio".

Mudou minha percepção sobre pessoas com deficiência e, além da empatia, me deu vontade de entrar no livro e dar um abraço no Charlie ?. Uma discussão sobre a sociedade, preconceitos, traumas/bullying, deficiência, ciência, ética e principalmente sobre a felicidade.

"Que estranho é o fato de que pessoas de sensibilidade e sentimentos honestos, que não tirariam vantagem de um homem que nasceu sem braços ou pernas ou olhos, não verem problema em maltratar um homem com pouca inteligência."
Camila.Souza 21/10/2021minha estante
Esse livro é muito tocante

Erica 21/10/2021minha estante
Perfeita sua resenha!

Brendinha 21/10/2021minha estante
Comecei a ler ??

Matheus656 21/10/2021minha estante
Livro perfeito do começo ao fim

Maryelen 04/10/2021

Flores para Algernon
Fantástico!
O livro conta a história de Charlie Gordon, um homem que possui uma deficiência intelectual grave. Charlie é o primeiro humano a ser submetido a um experimento revolucionário que promete deixa-lo mais inteligente. A cirurgia é tão bem sucedida que ele se torna mais inteligente até do que os medidos que o o operaram. Se por um lado Charlie consegue aprender com facilidade vários assuntos pertinentes, por outro ele começa a se questionar sobre sua relação com as demais pessoas com quem convive. Se pega pensando a respeito de sua própria existência e procura entender finalmente qual o sentido de sua vida.
O livro é emocionante, nos leva de um extremo a outro... Alegria e tristeza fazem parte das nossas reações ao ler a presente obra.
wendygabrielle 04/10/2021minha estante
todo mundo deveria ler esse livro

Núbia Gondim 04/10/2021minha estante
caramba, que resenha

Maryelen 04/10/2021minha estante
Concordo, Wendygabrielle acredito que todos deveriam ler!! ?

Maryelen 04/10/2021minha estante
Núbia_Gondim obg ?

Lorena 04/03/2021

Emocionante... Mas não me prendeu muito
Sei que esse livro é o queridinho de muitas pessoas, eu o achei emocionante e tocante, mas não conseguir me apegar tanto à narrativa. Porém, essa história nos faz refletir sobre o que é realmente relevante na vida.
A obra narra a jornada de Charlie, que possui uma deficiência intelectual e tem o sonho de se tornar "inteligente". Houve diversos pontos altos com o decorrer das páginas, e o final é, sem dúvida, muito comovente.
Alan Jefferson 04/03/2021minha estante
Olá. Recomenda um aqui, se puder.

Lorena 04/03/2021minha estante
Oie. Recomendo "E não sobrou nenhum", da Agatha Christie, um dos mais recentes que eu li. Ele é um thriller.

Alan Jefferson 04/03/2021minha estante
Sim. Eu li. Era antes "O caso dos dez negrinhos". Lembrei desse livro ao ler o "Flores para Algernon", e dos livros do Monteiro Lobato também, porque Daniel Keys usa o termo "retardado" sem dó nem piedade. Tudo bem, foi escrito em outra época (como Agatha e Monteiro) e pra mim isso basta para isentar de uma reavaliação politicamente correta como fizeram com Ágatha ou como querem fazer com os livros de Monteiro Lobato. Obrigado pela dica.

Lorena 05/03/2021minha estante
Por nada, ainda sou novata nos livros da Agatha, mas já gostei bastante

Hrisab 05/10/2021

nossa chorei igual uma criança com esse final que livro perfeito! passei tanto mal que achei q teria q ir no médico
Clara2694 05/10/2021minha estante
Simm, eu morri com o final desse livro

Amanda.Araujo 05/10/2021minha estante
Salvei ele no Kindle Unlimited faz um mês e não tenho coragem de começar

@90semy 05/10/2021minha estante
gentekk, acho que estou acabada psicologicamente, não derramei nenhuma lágrima, nem achei tão ?pesado?.

Hrisab 05/10/2021minha estante
KKKKKK menina eu passei tanto mal no último capítulo q eu achei q era uma crise de ansiedade

Isabel.Ferraz 09/09/2021

5 estrelas favoritado
Não consigo nem descrever. Chorei até soluçar (nem sei se isso é normal ?) me emocionei de mais.

Como pessoa com deficiência que já sofreu bullying por isso, me identifiquei com o Charlie em alguns pontos...

Devia ser uma leitura obrigatória pra td mundo, têm mtos ensinamentos e reflexões incríveis.

Amei, amei, amei, sério, LEIAM.
Fernanda1004 09/09/2021minha estante
eu to lendo esse livro, é muito bomm

biazinha4 09/09/2021minha estante
Tenho um pouco de receio de ler Flores para Algernon porque não curto muito livros/filmes que me fazem chorar, porém vejo que muitas pessoas amam esse livro, principalmente pelos assuntos que ele aborda, então eu estou começando a cogitar a possibilidade de ler ele, parece ser muito lindo e emocionante.

Isabel.Ferraz 09/09/2021minha estante
Triz, eu no caso gosto de sofrer KKKK
Mas na realidade nem li pensando que ia chorar, mas acredite, as lágrimas valeram a pena.

biazinha4 09/09/2021minha estante
Agora estou com vontade de ler Isa KKKKK vou por na minha lista de "quero ler"

Paulo 03/07/2020

Recomendo a leitura
Mais uma vez agradeço ao Pedro Pacífico, do canal Book.ster, por ter recomendado essa leitura aos seus seguidores. Eu já sabia que ia gostar desse livro antes mesmo de começá-lo, pois além da resenha do Pedro o livro me pegou pela sinopse - posso não julgar um livro pela capa, mas julgo pela sinopse. Tanto foi assim, sabendo que eu ia gostar do livro, que eu chamei uma amiga para ler comigo, e tive pela primeira vez uma experiência de leitura conjunta. Ela viciou no livro e terminou antes de mim.

Como dito na sinopse, o livro trata da história de Charlie Gordon, um rapaz com deficiência intelectual que passa por uma cirurgia inovadora, antes testada apenas em animais, que buscava desenvolver inteligência acima do que têm seres humanos naquelas condições. Não seria spoiler dizer que a cirurgia deu certo, pois sem isso não aconteceria o livro, que é baseado em Relatos de Progresso do próprio Charlie desde antes da cirurgia. E com isso o livro mostra como se desenvolverá a inteligência do rapaz, que passa a se expressar melhor e ter ideias próprias, a questionar coisas que antes ele nem pensava sobre, e a observar melhor do que nunca - com isso, os Relatos de Progresso passam a ser maiores e mais detalhados, com julgamentos das observações e raciocínios lógicos por trás do pensamento, além de ter memória melhor - sobre isso, creio ser o que fez da obra uma grande história, memória e inteligência andam de mãos dadas.

Penso: de certa forma, o que aconteceu com Charlie não seria o que aconteceu com todos nós? Nós nascemos sem saber de nada e vamos aos poucos adquirindo conhecimentos e experiências que nos deixam aptos a julgar melhor (ou menos pior) as coisas a nossa volta. A única diferença é que com Charlie isso aconteceu já na fase adulta depois de uma cirurgia. Mas enfim, o livro não serve para ver no Charlie nós mesmos, muito pelo contrário, vemos nós mesmos nas pessoas que circundam o Charlie. Assim como os outros personagens, nós nos impressionamos com o desenvolvimento de sua inteligência, agora maior do que a dos próprios cientistas que lhe deram esse privilégio.

Contudo, toda a inteligência tem um custo. Quem passa a questionar demais uma hora questiona aquilo que incomoda a si mesmo, e Charlie passa por isso. Aqueles que ele via como sábios e inteligentes na verdade não passavam de inocentes de vista curta, comparada a inteligência que ele agora tinha: "Eles são pessoas comum, você é gênio". Além disso, ele percebeu que a razão não resolve tudo: "O que é correto? É irônico que toda a minha inteligência não me ajude a resolver um problema assim." Tampouco, nem toda a inteligência o ajuda com assuntos que competem ao coração: "De súbito, era importante saber se eu seria como os outros homens, se um dia eu conseguiria pedir a uma mulher que dividisse a vida comigo. Ter conhecimento e inteligência não era suficiente" e "problemas emocionais não podem ser resolvidos como problemas intelectuais".

Eu teria outras coisas para falar sobre a obra, mas paro por aqui senão vou transcrever todo o livro nesta resenha.
Isabella 03/07/2020minha estante
Estou lendo no momento e curtindo muito o livro!

esterivnz 03/07/2020minha estante
Ótima resenha,me despertou o interesse pelo livro,achei a proposta inteligentíssima

Gabriele 22/12/2020minha estante
A sinopse do livro também me atraiu muito, obrigada pela resenha

Mandy Nerújo 28/01/2021minha estante
"Penso: de certa forma, o que aconteceu com Charlie não seria o que aconteceu com todos nós?"
Adorei sua resenha. Pensei a mesma coisa enquanto lia.

Luana.Chuq 24/11/2021

Chorei
Flores para Algernon conta a história de Charlie Gordon, um homem de 32 anos que possui retardo mental. Por não conseguir aprender e ter uma mente inocente de uma criança, ele passou por várias coisas tristes durante sua vida.
Porém, um dia ele é usado em um experimento para ganhar inteligência. Assim como um rato de laboratório chamado Algernon, os dois são usados como cobaias para passar por uma cirurgia e ganhar inteligência. A cirurgia dá certo e ele começa a se tornar mais inteligente que qualquer pessoa. E foi com a sua super inteligência que ele descobriu que tanto ele e quanto seu colega de experiência Algernon não teriam muito tempo.
É emocionante demais, ver ele tendo consciência do que as pessoas faziam com ele, diminuindo sua humanidade só pq não era inteligente com os outros. O final me emocionou bastante.
Renan 24/11/2021minha estante
Tá na minha lista, acho que vou pular alguns livros hehe ?

Fleurys 24/11/2021minha estante
Só ouvi boas avaliações deste livro. Já está na minha lista de próxima leitura.

Giselle 24/11/2021minha estante
AMEI ESSE ???

Luana.Chuq 24/11/2021minha estante
Para quem não tiver o físico mas tiver a assinatura do Kindle Unlimited eu achei ele de graça pela assinatura

Tatta 20/06/2020

essa crítica será difícil de formular...

foi feita uma adaptação cinematográfica chamada ?dois mundos de charlie?, título condizente ao enredo.

senti sua personalidade de Q.I. baixo bem mais profunda e interessante do que a intelectual.
Tatta 20/06/2020minha estante
bora debater sobre o livro?!

Qnat 24/06/2020minha estante
É que a personalidade precisa do amadurecimento, e a inteligência dele não veio acompanhado disto. O choque entre os sentimentos e inteligência foi brutal, e ele não tinha quem a recorrer, inclusive, parecendo uma criança nisso.

Na verdade, por aí há várias pessoas muito inteligentes que não lidam bem com o mundo cruel/hipócrita/teatral que vivemos, bem retratado no livro...

As pessoas (e sociedade) usam muitas máscaras sociais de forma automática e instintiva, e muitas pessoas inteligentes, quando percebem essas máscaras (seja ficando mais velhas, lendo mais, refletindo mais ou entrando em círculos fora da bolha), passam por um amadurecimento: ou se rendendo, ou lutando contra, ou abstraindo, ou manipulando o jogo (ou não lidam com isso, muitas colapsam na tarja preta ou bebida haha). Acho que a velocidade para Charlie e a proporção foi muito grande.

Tatta 29/06/2020minha estante
ótima análise, o cerne do livro me parece ser essa dificuldade bem própria do protagonista (ou de muitas pessoas ?!), ser um intelectual imaturo

Tatta 29/06/2020minha estante
bem interessante a ideia das instintivas máscaras sociais. neste raciocínio, talvez (por mais irônico que pareça) um intelectual viva da maneira mais rudimentar justamente por não aderir a estas convenções.