Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Kalene Magalhães 24/02/2021

O que te torna humano?!
Não estava preparada para o final desse livro, deve ser esse o motivo de estar escrevendo essa resenha com o rosto enchado e molhado de lágrimas.
Não consigo expressa os sentimentos que tive lendo esse livro, tão cruel e revelador.
Acompalhar a trajetóriade Charlie em sua busca por inteligência e se tornar "humano" para os outros, só mostra o tanto que, às vezes, a ignorância é uma benção, mesmo o conhecimento sendo necessário.
Nem devia tá escrevendo a resenha agora, mas sei que talvez não conseguiria voltar para escrever depois.
Só leiam ,vocês não vão se arrepender!
Pedro 24/02/2021minha estante
Parabéns pela resenha, Kalene:)

Kalene Magalhães 24/02/2021minha estante

Macynha 04/10/2021minha estante
Gostei da resenha. Vou até comprar pra ler.

Kalene Magalhães 04/10/2021minha estante
Alguem q gosta de sofrer kkkk

Macynha 05/10/2021minha estante
Kkkkk

Deise 23/02/2021

Quero um ratinho para colocar o nome de Algernon ?.
Que livro maravilhoso! Ele despertou vários sentimentos e reflexões em mim, por isso considero ele como meu preferido. Foi muito angustiante ver o Charlie sofrer. O ser humano é uma mísera mesmo. Antes de Charlie fazer a cirurgia riam dele, zombavam, humilhavam... e mesmo após a cirurgia quando estava super inteligente as pessoas desprezaram ele. Chorei com tanto sofrimento, principalmente o que a própria família fez com ele. Como uma mãe faz isso com o próprio filho? Norma me irritou demais, que menininha mimada e estúpida. Enfim, é uma leitura muito reflexiva, te faz pensar muito sobre várias coisas. Recomendo demais!

"Inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma."

"Até um homem de mente fraca quer ser como os outros homens. Uma criança pode não saber como se alimentar, ou o que comer, mas ela conhece a fome."

"- Eles me mudaram, fizeram uma cirurgia em mim e me deixaram diferente, do jeito que você sempre quis que eu fosse. Você não leu sobre isso nos jornais? Um novo experimento científico que muda sua capacidade para inteligência, e eu fui o primeiro em que o testaram. Você não consegue entender? Por que está me olhando desse jeito? Sou inteligente agora, mais inteligente que Norma, ou tio Herman ou Matt. Sei coisas que até professores universitários não sabem. Fale comigo! Você pode ficar orgulhosa de mim e contar tudo para os vizinhos. Não precisa mais me esconder no porão quando tiver visita. Só fale comigo. Conte-me coisas, do jeito que fazia quando eu era um garotinho, é só o que quero. Não vou machucar você. Não odeio você. Mas tenho que saber sobre mim mesmo, para me entender antes que seja tarde demais. Você não entende? Eu não consigo ser uma pessoa completa se não puder me entender, e você é a única pessoa no mundo que pode me ajudar agora. Deixe-me entrar e sentar por um instante."
Bruno 23/02/2021minha estante
Tudo de bom né? Esse livro foi essencial da minha vida. ?

Deise 23/02/2021minha estante
Muito bom! Espetacular! Maravilhoso! ??

Eduarda_Benite 23/02/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso e eu me emciono só em ler esses trechos que vc selecionou ???

Helison.Fortunato 24/02/2021minha estante
Aaah, tinha certeza que você iria amar

Deise 24/02/2021minha estante
Vai ser difícil superar esse livro kkk. Amei demais!

Barbara.Borba 29/06/2020

Sem palavras...
Leitura que todos deveriam fazer, me prendeu do começo ao fim e me fez refletir sobre muita coisa, as lágrimas vieram sem pena.
O que gostei bastante no livro é que ele é escrito em forma de um relatório, então o personagem tá sempre atualizando com sua linha de pensamento e sua maneira de escrita, como no início ele tem o QI baixo, tem alguns erros de escrita, mas que não interferiram em nenhum momento para minha compreensão, acho até que seja necessário para que possamos realmente entrar na história.

Sem dúvidas o melhor livro que li esse ano e com certeza está no meu top 3 dos melhores livros que já li.
Caroline 29/06/2020minha estante
Está na minha lista! Não vejo a hora de ler.

Barbara.Borba 29/06/2020minha estante
Você pode sair um pouco abalada da leitura, mas vale muito a pena, de verdade, depois que li, indico para todo mundo kkkkkk. Espero que goste também, depois me diz o que achou!!

Lucas 10/07/2020minha estante
Muito bom mesmo!

ThaynA258 08/07/2021minha estante
Comecei a ler, AAAAAA.

Lucas 09/07/2021minha estante
Vai gostar, Thay

Ceci 06/03/2022minha estante
amei a sua resenha, tô louca pra conseguir ler esse livro logo

ThayAvalon 06/03/2022minha estante
Obrigado por ler tudo , eu normalmente não escrevo demais assim kk, mas não tinha como que hstória que me tocou, eu espero que você goste muto !!!

nicolejt 06/03/2022minha estante
que resenha maravilhosa! me muita vontade de ler, ja vou adicionar nas metas

Obrigado

obrigadooo S2, espero que leia e goste bastante

Luan 11/04/2022

? Flores para Algernon | Daniel Keyes
Ficção | Fic-Científica | 288 pág.

Qual é o preço de adquirir conhecimento? Sejamos franco. Pense, reflita e análise um pouco isso.

Na religião judaica e cristã, adquirir conhecimento lembra a célebre expulsão de Adão e Eva do paraíso, como consta na Torá e no livro de Gênesis na Bíblia.

Na antiga Grécia, adquirir conhecimento eleva o cidadão a patamares maiores de intelectualidade e posição política, se destacando dos demais, e isso, pendurou (e ainda pendura) há muito tempo no ocidente e oriente.

Ainda na Grécia, adquirir conhecimento era sair de uma caverna de ilusões e achismo para mundo sensato e inteligível, como disse Platão sobre o mito da caverna.

Considero justo dizer que, não, não é pecaminoso buscar conhecimento, pois somente este método alcança a clareza da verdade ? e como Jesus disse ?Buscai a VERDADE; e ela vós libertará.? Então como podes refutar isto, tamanho contradição? enfim, deixo esta discussão para depois...

Em relação ao livro, pude experimentar ao máximo a sutileza da obra e sua aventura. Sutileza esta que mais verdadeira originalidade passa apresentar logo no início, com nosso protagonista ainda sem o "upgrade" de conhecimento artificial.

E sua aventura bastante fiel a temática da obra, deixando óbvia ligação com a filosofia de Freud mesmo não sendo aprofundada, mas estando ali em relação aos sonhos e pesadelos do nosso protagonista.

Contudo, baita livro para aprofundar e analisar mais a fundo, para pessoas assim como eu, que ama ficção científica, vale a pena.
ju 11/04/2022minha estante
será minha próxima leitura, hein. tô curiosíssima com o plot!

Luan 11/04/2022minha estante
tem gatilhos, Ju! cuidado

quais??

Luan 11/04/2022minha estante
Esse livro contém gatilhos pois fala sobre: Saúde Mental, sofrimento psíquico violência na primeira infãncia, Bulling e suicídio.

ju 11/04/2022minha estante
nossa e eu jurando que era uma leitura tranquila kkkk. obrigada pelo aviso ?

Leo 20/09/2020

Preconceitos e bullying
Não posso classificar essa leitura como nada além de dolorosa. Você torce pelo Charlie e se sente um idiota por fazê-lo. Aí você volta a torcer para que ele encontre felicidade em todos os "estágios" da sua vida e aí você se dá conta que o labirinto de Algernon tem muitos significados; é real para o rato, é uma medida de comparação para Charlie, por fim a métrica passa a ser mais que isso e que a corrida para encontrar algo nunca acaba, mesmo depois que o seu destino é selado. E você continua torcendo por Charlie, depois de tudo e percebe que você, leitor, também entrou num labirinto. Sem um caminho correto, apenas, caminhos que ao chegar ao fim, te fazem percorrê-lo novamente. E você se pergunta se está certo querer que Charlie alcance o que ele sempre buscou ou se sua busca sempre foi para agradar aos outros, impedindo que ele fosse realmente ele. Enfim, doloroso.
Mesmo desconfortável, as reflexões dessa leitura valem cada minuto. Recomendado!
Michael.Santos 20/09/2020minha estante
O grande desafio do Charlie foi ter desenvolvido inteligência tão rápido e ao mesmo tempo o seu emocional continuou atrofiado. Ele se tornou uma gangorra pendendo pra um lados só.

Leo 20/09/2020minha estante
Assim que enviei a resenha veio tantas coisas mais pra comentar. O título da resenha, por exemplo, não expliquei e acho que o livro faz a mesma coisa quando se propõe a ser sobre ficção científica, mas na verdade, seu maior impacto está no que a sociedade em volta do Charlie transmite e como parece nunca estar apta para ele.

Michael.Santos 20/09/2020minha estante
A relação dele com as pessoas que próximas, que ele sempre tentou agradar, a família, a professora.... Este livro é extremamente profundo.

Antonio.Almeida 21/09/2020minha estante
Excelente!

Jadinha 02/07/2023minha estante
Te entendo... Dolorosa sim, mas linda também... Adorei esse livro

Iolanda 21/04/2021

Este livro, das leituras que fiz este ano, é sem dúvida o melhor. Entrou para a minha lista de livros favoritos da vida.
Acompanhamos a história do protagonista Charlie, um homem na casa dos 30 anos que tem um Q.I de 68. Ele participa de um experimento cientifico que promete aumentar seu Q.I e mudar sua vida. O livro é escrito na forma de relatório que Charlie precisa escrever para que os cientistas envolvidos nesta experiência, possa acompanhar sua evolução. O que acompanhamos então são os relatos de Charlie antes e pós procedimento cientifico.
Conhecemos um Charlie que tem dificuldades de escrita e vamos com ele, compreendendo as mudanças que ocorrem no seu Q.I e na sua vida.
A leitura me fez refletir sobre diversos pontos que, por vezes, não acho importante e me levou a reflexão em tantos outros pontos que me perdi em pensamentos, muitas vezes, durante a leitura.
É o tipo de livro que temos vontade de devorar, mas quando está próximo do final, traz o sofrimento por estar terminando.
Terminei a leitura em prantos e enquanto escrevo aqui, as memórias do livro, me emocionam a ponto de ter olhos lacrimejando.
Como escrevi antes, entrou para a lista do meus livros favoritos e indicados para todos os que conheço. É uma experiência única e que desejo que a maioria dos leitores possam passar por ela.
Vanessa.Giácomo 21/04/2021minha estante
Esse livro é mesmo muuuuuito especial ??

Amanda 21/04/2021minha estante
Muito necessário

Narah 21/04/2021minha estante
Você é a terceira pessoa que vejo que se emocionou de verdade com esse livro e fiquei ainda mais ansiosa para ler.

Juliana.LaCosta 21/04/2021minha estante
Um livro para a vida! Tbm acabei em prantos e mesmo agora, meses depois, ao escrever aqui, fico emocionada.

Iolanda 21/04/2021minha estante
Sim, muito especial!

só te indico coisa boa

Nico 18/06/2022minha estante
VOCE SO ME INDICA SOFRIMENTO NAO TEVE >UM< LIVRO QUE VOCE ME INDICOU QUE ERA FELIZ

e vc adora todos !!!

Nico 18/06/2022minha estante
odeio detesto

(5 estrelas

Caio Dantas Cabral 11/03/2021

um dos livros mais sensíveis, delicado e lindo que já li.
o livro é apresentado sob a visão de um personagem com retardamento mental, e que se ao ser submetido por um teste clínico, tem seu QI elevado.

dessa forma, a gente tem uma perspectiva de uma pessoa que foi uma vida inteira vítima de preconceito, agressões e exclusão social.

é uma narrativa que dá uma lição de empatia e moral no leitor, pois ao passo que charlie vai se tornando mais inteligente, ele passa a rever e refletir sobre as suas relações sociais sob uma nova visão, e assim passa a entender o quanto era maltratado e menosprezado.

o livro traz discussões extremamente necessárias sobre essas questões de pessoas com retardamento mental, e ao fim, deixa o leitor extremamente desidratado ao apresentar um final de partir o coração. o meu foi.

é uma leitura que indico a todos, em especial para profissionais da área da educação, psicologia e serviço social.
sttephany 11/03/2021minha estante
Já me interessei ?

Caio Dantas Cabral 12/03/2021minha estante
Livro muuuito bom! Indico dms!

arthbooks 15/03/2021minha estante
muito bom!!!

Caio Dantas Cabral 15/03/2021minha estante
Demais! Muito marcante!

Drica 29/04/2021minha estante
Vou ler em leitura compartilhada.

Mayara 04/05/2023

Charlie sempre foi uma PESSOA !
O livro retrata a vida de Charlie Gordon, um adulto com um QI de 70 Que vive como se fosse uma criança, Gordon sempre teve o sonho de ser inteligente pois acreditava que assim teria mais amigos, então passa por uma cirurgia que o permite de fato ser inteligente, em um dado momento até mesmo ultrapassa o QI dos próprios cientistas, mas com a sua inteligência repentina, também vem algumas outras coisas que Charlie não está familiarizado como sentimentos, sexualidade, percepção de quem são seus amigos ou o que acontece ao seu redor, Charlie agora sabia diferenciar o que era uma piada e quando Ele mesmo era e Servia de piada para os outros.
O livro arrancou tanta lágrima minha que eu nem sabia que tinha ( obviamente o favoritei) me devastou por dentro, porque ele me fez perceber tanta coisa, me preocupar com o futuro incerto ? enfim, quantas vezes não acabamos tratando uma pessoa com algum tipo de deficiência como senão fosse pessoas reais ? Com sentimentos ? Medos? Sonhos? Pq costumamos rotular tudo e todos ? Por que somos cruéis ? Por que fingimos se importar quando na verdade não ligamos ? De quanto QI é necessário para que enxerguemos pessoas ao invés de bobos da corte ? ? Charlie experimentou os dois mundos, mas receio que em nenhum dos dois tenha realmente se encontrado ????
Marcos774 05/05/2023minha estante
o melhor livro que li,e sempre irei recomendar,quem o ler mudaram completamente sua cabeça.

Mayara 05/05/2023minha estante
Simmm, foi noite de choro viu kkkkk

Marcos774 05/05/2023minha estante
agora ler um pra aquecer o coração.

Mayara 05/05/2023minha estante
Sugestão ?

Marcos774 06/05/2023minha estante
Táticas do amor,O amor que partiu o mundo,A hipótese do amor

João Victor 27/01/2021

Primeiro livro que eu choro igual um doido
Meu Deus o que dizer desse livro?? Nunca tinha lido uma história do ponto de vista de uma pessoa com deficiência e garanto que o autor faz isso de uma forma muito boa, você realmente se sente na pele do Charlie, fica triste quando as pessoas humilham ele e alegre quando alguém é legal com ele. Não costumo chorar quando estou lendo mas nesse livro não deu pra segurar. Pfvr leiam Flores pra Algernon o mais rápido possível!
Ana Carol 27/01/2021minha estante
Menino, comecei a ler esse livro hj, e dps da sua resenha não sei se eu fiquei mais animada ou com medo KKKKKKKKKKKKK
Só vamos ver no que vai dar

Marcelo.Antonio 28/01/2021minha estante
Eu comecei a ler e fui até a parte que ele vai passar pela cirurgia
Pé de coeio ?

João Victor 28/01/2021minha estante
????? continuem lendo gente sério

Paulinha 03/03/2021minha estante
Eu não sei vocês mas eu fiquei tão triste com esse livro...

Tatta 20/06/2020

essa crítica será difícil de formular...

foi feita uma adaptação cinematográfica chamada ?dois mundos de charlie?, título condizente ao enredo.

senti sua personalidade de Q.I. baixo bem mais profunda e interessante do que a intelectual.
Tatta 20/06/2020minha estante
bora debater sobre o livro?!

Qnat 24/06/2020minha estante
É que a personalidade precisa do amadurecimento, e a inteligência dele não veio acompanhado disto. O choque entre os sentimentos e inteligência foi brutal, e ele não tinha quem a recorrer, inclusive, parecendo uma criança nisso.

Na verdade, por aí há várias pessoas muito inteligentes que não lidam bem com o mundo cruel/hipócrita/teatral que vivemos, bem retratado no livro...

As pessoas (e sociedade) usam muitas máscaras sociais de forma automática e instintiva, e muitas pessoas inteligentes, quando percebem essas máscaras (seja ficando mais velhas, lendo mais, refletindo mais ou entrando em círculos fora da bolha), passam por um amadurecimento: ou se rendendo, ou lutando contra, ou abstraindo, ou manipulando o jogo (ou não lidam com isso, muitas colapsam na tarja preta ou bebida haha). Acho que a velocidade para Charlie e a proporção foi muito grande.

Tatta 29/06/2020minha estante
ótima análise, o cerne do livro me parece ser essa dificuldade bem própria do protagonista (ou de muitas pessoas ?!), ser um intelectual imaturo

Tatta 29/06/2020minha estante
bem interessante a ideia das instintivas máscaras sociais. neste raciocínio, talvez (por mais irônico que pareça) um intelectual viva da maneira mais rudimentar justamente por não aderir a estas convenções.

Alan kleber 16/02/2021

Belo e triste ao mesmo tempo.
As últimas páginas desse livro são uma das coisas mais lindas, tristes e humanas que já li na vida.
Pamela501 16/02/2021minha estante
Estou lendo nesse momento, mas ainda com 30%. Sinto que não vai acabar bem para Charlie.

Alan kleber 16/02/2021minha estante
É uma experiência enriquecedora essa leitura. Em livros como esse vemos a força que a literatura têm.

NatyNatalia 17/02/2021minha estante
Esse entrou para a minha lista de favoritos.

Pamela501 17/02/2021minha estante
Concordo Alan. Esse livro nos mostra a complexidade que todos nós carregamos.

Júlia.Siqueira 11/08/2021

"O caminho escolhido pelo labirinto me faz quem sou."
É muito difícil falar sobre esse livro, faltam palavras para descrevê-lo. Foi doloroso ver a maldade que cercava Charlie e, principalmente, como ele queria se tornar inteligente para ter amigos.

"Se você é intelijente você podi ter muitos amigos para conversar e você nunca fica solitário sosinho o tempo todo."

Acompanhar todo o desenvolvimento de Charlie foi incrível, mas com toda certeza o seu declínio foi devastador.
Ghost Reader 11/08/2021minha estante
Sofri agora??
Eu dei início a leitura mas não consegui dar continuidade, parei pq comecei a sofrer em antecipação por causa de um post fdp sobre o personagem e do q eu achava q ia acontecer com ele... um dia pretendo recomeçar a leitura e sinto q esse livro tem o potencial pra me dar uma ressaca literária bem feia?????

Júlia.Siqueira 11/08/2021minha estante
Eu tbm sofri já no início, mas é um livro incrível !! Vale muito a pena ler.

Murillo 12/08/2021minha estante
Forte e necessário

Júlia.Siqueira 12/08/2021minha estante
com certeza um dos melhores que já li !!

Harbs_lo 21/07/2021

Maravilhoso!!!
Cada vez que eu pegava pra continuar a ler tornava meu dia triste e me dava vontade de me matar.
Recomendo, 4 estrela
Naruth 21/07/2021minha estante
Carambakkkkkk vou ler então

Ingrid Almeida 21/07/2021minha estante
kkkkkkk eh sobre ler coisas tristes

Estrela 21/07/2021minha estante
Kkkkkkk melhor review

Gi 21/07/2021minha estante
Rindo de nervosa e indo começar esse livro kkkkkkkkkkkk