Em Outra Vida, Talvez?

Em Outra Vida, Talvez? Taylor Jenkins Reid

Resenhas - Em Outra Vida, Talvez?

Diane 19/12/2020

Diferente e reflexivo
Hannah está quase chegando aos 30 e ainda não decidiu o que fazer da vida. Após se mudar de várias cidades e sofrer uma decepção amorosa, ela decide voltar para sua cidade natal. Em Los Angeles ela tem o apoio de sua melhor amiga, Gabby, e conta com sua ajuda para colocar a vida nos trilhos. Elas resolvem comemorar a mudança, reunindo velhos amigos em um bar e é nesta festa que Hannah reencontra Ethan, seu grande amor do passado. Ao fim da noite, ela tem que tomar uma decisão: volta para casa com Gabby, ou resolve curtir mais um pouco com Ethan? Nós vamos poder acompanhar as duas decisões da jovem, em realidades alternativas, onde sua vida segue rumos totalmente diferentes e nos fará questionar: tudo o que vivemos está predestinado a acontecer?

"O mundo se divide num número infinito de universos paralelos, onde tudo o que pode acontecer de fato acontece. (...) Um número infinito de versões de nós está vivendo as consequências de cada possibilidade nas nossas vidas."

Taylor Jenkis me surpreende mais uma vez com sua escrita, neste livro inovador e provocador. Uma trama que nos faz refletir sobre o poder de nossas escolhas, mostrando que tudo o que acontece em nossas vidas é resultado do caminho que decidimos seguir.

A trama parece meio confusa inicialmente, mas logo nos envolve nos dois mundos de Hannah e nas consequências de suas escolhas. Ela vive situações diferentes, com as mesmas pessoas, mas o que me cativou na trama foi a força da amizade dela com a Gabby. A sua melhor amiga é fundamental nas suas escolhas, mostrando o quão valiosas são as verdadeiras amizades.

É um livro de escrita fluida, com narrativa leve, personagens carismáticos e que nos deixa uma lição: a vida é feita de escolhas.

Luiza Dau 20/12/2020

Em outro universo, talvez?
?...li sobre as diferentes teorias a respeito do universo. Fiquei muito impressionado com uma teoria em especial que diz que tudo o que é possível acontece. Isso quer dizer que, quando a gente joga uma moeda pra cima, ela não dá cara ou coroa. Dá cara e coroa. Todas as vezes que você atira uma moeda pra cima e ela cai com a cara virada pra cima, significa apenas que você está num universo onde a moeda caiu com a cara pra cima. Existe outra versão de você, em algum lugar, criada no segundo em que a moeda foi jogada pra cima e que vê a moeda cair com a coroa pra cima. Isso acontece a cada segundo, todos os dias. O mundo se divide num número infinito de universos paralelos, onde tudo o que pode acontecer de fato acontece. Isso é completamente plausível, aliás. É uma interpretação legítima da mecânica quântica. É perfeitamente possível que a cada vez que tomamos uma decisão, haja uma versão de nós mesmos em algum lugar que escolheu seguir por outro caminho. Um número infinito de versões de nós está vivendo as consequências de cada possibilidade nas nossas vidas. O que estou tentando dizer com isso é que eu sei que podem existir universos por aí onde fiz escolhas diferentes e que me levaram a outro lugar, que me levaram a outra pessoa...
? E o meu coração se parte por cada versão de mim que não terminou ao seu lado.?

Caroline 24/12/2020

Uma narrativa completamente diferente de tudo que já li, essa é uma habilidade da T.J.R., inovar na forma de contar uma história. Eu amei os personagens, a dinâmica dos fatos, os paralelos entra as duas realidades. Apesar de ter adorado a versão com Ethan, ainda prefiro a versão com Henry, no fundo, eram os meus trechos favoritos da história.

Katherina.Romijn 24/12/2020

Bommmm
Gostei muito do fato que ele faz a gente refletir sobre o efeito borboleta. Uma ação que a gnt faz pode mudar todo o nosso futuro. Gostei bastante do livro, achei diferente essa maneira de contar a história se ela tivesse aceitado ou negado o convite do Ethan.

Eduarda2103 25/12/2020

sobre universos paralelos e bolinhos de canela
quando tive contato com a premissa do livro pela primeira vez soube que muito provavelmente eu iria amar. isso porque adoro essa teoria dos universos paralelos.
a trama do livro é baseada em uma escolha. a partir desse momento, a história toma dois rumos diferentes, baseados nas duas escolhas possíveis feitas por Hannah. os capítulos alternam-se entre esses dois universos e isso é genial.
a leitura foi fluída, levei cerca de três dias pra ler (isso com uma pausa causada por trabalhos acadêmicos) e a escrita da Taylor nem precisa ser mencionada, né? gosto bastante dos personagens e adorei os finais (sim, são plurais!), foram bem construídos e amarrados, cheios de coincidências, claro, mas com uma série enorme de diferenças, coisas que mudaram a partir daquela primeira escolha feita por Hannah.
esse livro me fez pensar sobre destino, sobre escolhas, sobre "o amor da minha vida". pensei em dezenas de eus vivendo em universos alternativos devido à uma pequena escolha minha. pensei em tudo que me fez estar onde estou. acho que foi uma excelente leitura para um final de ano, sobretudo um caótico como o que estamos vivendo.

Ariany 26/12/2020

Vou te falar....
Agora entendo o motivo de todos falarem bem da Taylor Jenkins Reid. Quando peguei para ler não tinha visto falarem sobre esse livro e peguei sem saber nada e olha... ele acabou comigo. Como eu queria ser amiga da Hannah e da Gabby.

Sem falar que ele me fez pensar muito sobre as escolhas que tomamos, eu sou muito travada nesse aspecto e ler o livro onde mostra que cada escolha tem uma consequência, nem sempre vem com algo bom grudado, mas tudo caminha para no fim ficar... Esse livro me fez pensar muito e tem frases ótimas para internalizar.

Retalhos e Prefácios 28/12/2020

Taylor é ótima até quando o livro não é perfeito.
Com a leitura de "Em outra vida, talvez?" concluo os livros de Taylor Jenkins Reid já publicados por aqui (tem resenha dos outros quatro na hashtag acima).

Nesse Romance, a primeira coisa que desperta minha atenção é a estrutura narrativa da autora. Em cada um de seus livros ela opta por um estilo e, aqui, talvez tenha sido sua escolha mais ousada até o momento.

Hannah é uma mulher de quase 30 anos que possui um relacionamento com um homem casado. Após conseguir terminar com ele, decide voltar para Los Angeles, cidade onde já morou anteriormente, e onde está sua melhor amiga, Gabby.

Na noite em que estão comemorando sua volta, Hannah se vê tendo de optar entre ir embora, ou ficar mais na recepção. Uma decisão bem simples e habitual, mas é a partir daí que a trama passa a se dividir em duas histórias. Em cada capítulo vamos acompanhar a vida de Hannah a partir de uma escolha diferente.

O livro é bem simples, mas, ainda assim, consegue nos trazer reflexões acerca de nossas vidas e as escolhas que fazemos em cada momento. Nos mostra como tudo pode mudar em nossos destinos por conta de uma simples decisão tomada.

Sobretudo, é um livro sobre o amor e a amizade, visto que nos dois enredos esses sentimentos são extremamente fortes.

Eu gostei muito da leitura! Comecei lendo junto com a @tata_menezes_ , e, no início, acabei travando na metade do livro. Achei que era por causa dele, dei um tempo e, ao retornar, devorei. O problema era comigo e o momento em que o peguei a primeira vez, apenas.

Se eu pudesse mudar alguma coisa nessa história, apenas daria um final trágico em um dos dois destinos 😅. Porque eu curto uma sofrência, né!? 😂

Mas, entendo as escolhas da autora que já se tornou uma das minhas favoritas! ❤️

site: @aquelaepifania

Jess 29/12/2020

Taylor Pq tão perfeita?
Cra esse livro eh absolutamente tudo
Sempre acreditei na teoria do multiverso e smp acreditei tb q tem coisas q sao destinadas p gnt então eu fiquei encantada cm a leitura
Amei muito e o Henry tem o meu coração todinho?

Ester Azevedo 31/12/2020

Em outra vida, talvez?

Existem livros que nos inspiram a ver o melhor da vida em cada momento dela. Este é um desses livros. Quantas vezes pensamos "e se eu fizesse diferente?". Bom, esse livro nos trás a perspectiva de que algumas coisas estão destinadas a acontecer independente das nossas escolhas, mas uma boa parte do caminho somos nós que decidimos.

E então? Como vocês irão fazer as wuas proximas escolhas?

Eu já fiz a minha.

Em outra vida, talvez?
De Taylor Jenkins Reid

Amanda Araujo 03/01/2021

Livro para refletir
Achei bacana a proposta do livro com duas realidades possíveis para a protagonista. No início foi um pouco diferente porque nunca havia feito uma leitura assim, mas por fim, acabei gostando, já que me levou a refletir sobre como pequenas escolhas mudam de forma grandiosa o nosso destino.

teentitans 04/01/2021

@outraleitura

As personagens principais da Taylor Jenkins Reid costumam ser marcantes, né? Num mundo com Daisy Jones e Evelyn Hugo, a gente nunca espera uma Hannah Martin.

?Em outra vida, talvez?? tem a premissa interessante e fala sobre ?realidades paralelas?, que surgem a partir de cada escolha feita por uma pessoa - bem na vibe de ?Matéria Escura? do Blake Crouch, mas sem todas as explicações científicas.

Então são mostrados duas opções de destino pra personagem principal, Hannah Martin, depois de uma escolha que faz em uma noite. Ir com melhor amiga pra casa ou ficar com o ex namorado em um bar? Os desenvolvimentos de cada uma das opções são bem diferentes em cada realidade paralela.

Pois bem, o problema, pra mim, é que a Hannah da primeira vida (a que ela escolhe ir embora com a melhor amiga) é muito chatinha, totalmente presa ao complexo ?não pertenço à esse lugar? até perceber que, sim, pertence. Eu realmente não consegui me apegar aos acontecimentos dessa realidade e nem aos personagens que aparecem nela.

Já a Hannah da segunda vida (a que escolheu ficar com o ex namorado no bar), me cativou muito mais. Ela me passou a impressão de ser muito mais corajosa mesmo que esteja ainda desenvolvendo isso. Fiquei muito mais apegada a essa realidade.

A escrita da Taylor Jenkins Reid, como sempre, tá perfeita - a mulher arrasa. ?Em outra vida, talvez?? não é icônico como ?Os sete maridos de Evelyn Hugo? ou ?Daisy Jones & The Six?, mas é um bom livro pra passar o tempo, e traz uma lição de moral sobre fazer escolhas.

Vale a pena ler pra conhecer a escrita da autora sobre pessoas anônimas.

Shai | Leitora Lunática 05/01/2021

Esse livro foi o meu primeiro contato com a Taylor e achei uma experiência positiva. O que me deixou um pouco reticente foi a sensação constante de que eu estava lendo dois livros ao mesmo tempo, gostaria que as duas histórias estivessem um pouco mais conectadas, mas de resto gostei.

Andressa Klemberg 05/01/2021

Mais uma leitura incrível dessa autora incrível
Eu amo cada dia mais a escrita dela. Esse é um livro sobre escolhas e recomeços. Relacionamentos. O valor da amizade. Destino. Possibilidades.