A Coragem de não agradar

Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Tay 21/10/2023

Foi uma leitura desafiadora, uma vez que é o tipo de livro que não gosto muito, em formato de diálogo. Porém, no decorrer do livro encontrei excelentes exemplos de vida aos quais me identifiquei e formas de lidar com problemas que levarei para minha vida. O livro é um diálogo de um jovem com um filósofo, onde o filósofo apresenta a ele a psicologia adleriana. A partir desta filosofia o jovem é apresentado a verdades como: os sentimentos de inferioridade são baseados nos relacionamentos interpessoais através de interpretações subjetivas do que as pessoas acham; as diferenças são pontos positivos e não devem ser levadas como objeto de comparação; se você mudar, as pessoas a sua volta mudarão também; todos temos tarefas de vida a cumprir e cada pessoa é única e exclusivamente responsável por suas tarefas; e conclui o livro com a seguinte frase: o mundo é simples e a vida também! Estes pensamentos eram os que eu precisava ler e aplicar em minha vida.

Priscila.Lujan 13/10/2023

Confesso que inicialmente julguei o livro pelo título, mas dei uma chance mesmo assim e ainda bem que o fiz. Gostei bastante, inclusive do formato de diálogo entre um jovem e um filósofo. Uma leitura fácil e muito interessante. Nos faz refletir diversas vezes sobre nossa vida, ou melhor, nosso estilo de vida. Vale a pena ser lido e até relido. Espero lê-lo novamente em outro momento da vida.

Rômulo Sufi 06/10/2023

Alugou 4 apartamentos na minha cabeça
Demorei 6 meses pra terminar o livro. Não por enrola e sim, pela quantidade de informação e tempo pra digerir o que o livro passa.
É impressionante o quanto enxerga diferente depois que lê o livro.
Gostaria que todos lessem ele porque é libertador as coisas que passam

dnascif 04/10/2023

Excelente
No início não curti o formato de texto mas ao longo do livro concordei que talvez tenha sido uma boa escolha, esclarece muita coisa sobre o tema, me deixou querendo me aprofundar, mesmo sendo bem completo em seus comentários

larissa 02/10/2023

A coragem de não agradar
Tem uma pagada filosófica, alguns pensamentos são um pouco difíceis de entender, mas como é no formato de diálogo acaba facilitando mais.

Marta.Gomes 26/09/2023

Leitura de fácil entendimento já que é um diálogo de um filósofo com um jovem, faz você refletir sobre algumas atitudes do dia a dia.

Bellac2 22/09/2023

"O mundo é simples e a vida também"
Baseado na filosofia de Alfred Adler. A obra narra um debate entre um jovem e um filósofo, onde este tenta mostrar como levar a vida de jeito mais leve e o outro tenta a todo custo rebater.
É incrível as reflexões que a obra nos proporciona sobre autoestima, autoaceitação, sobre viver o hoje, sobre não buscar reconhecimento, e nem suprir expectativas, não pegar para si o que é responsabilidade do outro, sobre a sensação de comunidade e de servir, a buscar viver sem esperar contribuições dos outros e etc.
É um livro bem fácil de ser lido! Super recomendo. Principalmente para quem precisa se reencontrar!

Gio 21/09/2023

Ouvi muita coisa sobre esse livro, mas resolvi começar a ler sem pré julgamentos e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Pode ser que você ache uma ?viagem? alguns pontos, pode não se sentir cativado pela forma como o livro é conduzido mas tenha certeza de que a leitura vale MUITO a pena. Sem dúvida, vou reler de novo daqui a algum tempo e vou aprender muito mais.

Camila1856 13/09/2023

A coragem de não agradar.
Um dos meus favoritos li a 1° vez em 2020 e li a 2° em 2023 (esse ano) é uma leitura que vai me acompanhar pelo resto da vida, o livro em si é complexo fala sobre diversos assuntos, principalmente emocional, social, trabalho, adolescência, vida adulta, mas tudo pra um lado psicológico, é uma linguagem prática por mais que esse livro é profundo e tem que reler algumas frases em determinados momentos, mas o livro é intrigante, o filósofo ensina muito sobre a vida, sabedoria pura e o jovem vai evoluindo conforme vai mudando sua mente, esse livro mudou minha vida, foi um dos primeiros que li sobre mente e tenho um carinho especial por ele, com toda certeza me moldou muito, corrigiu erros, e curou muitas feridas que eu nem sabia que eu tinha perfeito, eu amo demais esse livro e sempre vou amar, senti que o filósofo foi um grande amigo e o jovem também, senti como se nós três tomando um café juntos.

Duda.Adeodato 10/09/2023

A coragem de não agradar
A leitura desse livro deveria ser obrigatória!!! Ele muda totalmente nossa perspectiva sobre a vida, mostra que ela não precisa ter um sentido, e que ela é bastante simples. Quem tiver a oportunidade, só leia!

JoAo 10/09/2023

A CORAGEM DE NÃO AGRADAR
Eu achei que esse seria um livro bem bobinho sabe porém ele me levou a refletir em diversos pontos na minha vida e em minhas atitudes, principalmente em relação com relacionamentos sociais e devo dizer gostei bastante e super recomendo.
Obs: tenha a mente aberta para críticas ao seu estilo de vida se for ler o livro.

Marilia.Ducatti 10/09/2023

Livro muito gostoso de ler e que nos faz pensar sobre várias questões nossas da vida. Muito bom mesmo, recomendo.

Karla Serra 05/09/2023

Um bom livro
Livro bom, com muitos ensinamentos de grande importância,.porém com uma leitura cansativa. Os diálogos era muitos longos.e cheios de pontas soltas

Carol 04/09/2023

"Querer viver intensamente é importante, mas não basta. Adler nos informa de que todos os problemas têm base nos relacionamentos interpessoais. Acontece que, se você não sabe
desenvolver bons relacionamentos, pode acabar tentando satisfazer as expectativas alheias. E, mesmo tendo algo a dizer, a pessoa é incapaz de se comunicar por medo de ferir o outro, por isso acaba abandonando o que realmente quer fazer."

Este livro se dá por meio de um diálogo entre um filósofo e um jovem que se sente perdido na vida, este livro te apresentará um pouco da psicologia adleriana e dos conselhos práticos do psicólogo Alfred Adler, que era contemporâneo de Freud e Jung.
A psicologia adleriana é um contraponto ao pensamento freudiano. Por isso, diferentemente de Freud, Adler desconsidera que o seu passado define quem você é hoje.
Ao longo da obra são discutidos vários pontos importantes, como a importância de se fazer útil, como lidar com o sentimento de inferioridades, a coragem para ser detestado, o que é e como ser livre, a necessidade de atribuir a cada um à sua responsabilidade, entre outras questões, de forma geral é literalmente um chacoalhar de bases do cotidiano onde vivemos conscientemente ou não.

De forma geral gostei bastante dos ensinamentos trazidos, mas confesso que o modo de diálogo entre os personagens me cansou um pouco, principalmente pela resistência (teimosia) do jovem fazendo oposição aos ensinamentos do filósofo.

Beatriz3297 31/08/2023

Tem vários insights muito legais, de verdade! Mas jesuisss, não dou conta de um livro INTEIRO na forma de diálogo (ainda mais escrito "filósofo:" e "jovem:" na frente de cada fala). Custeiii a terminar, e olha que nem é grande.
Conteúdo legal, formato péssimo.