A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Parixxx 15/11/2023

Demasiadas reflexões
Nao acredito que esqueci de escrever sobre esse livro ahahah
Achei a ideia do livro ter sido escrito em formato de diálogo e com duas opiniões a debater entre si. Mostra que facilmente podemos enxergar algo que defendiamos de uma maneira diferente, e por sua vez tornarmo-nos pessoas melhores e com éticas mais fortes. Encarar aquilo que é realmente ao invés de favorece-la aos nossos olhos, ou ao contrario, é algo duro e que precisa de consistência. Mas que acima de tudo nos deixa conscientes de que, nem tudo aquilo que pensamos estar certo, está certo efetivamente.

Gmcampanini 12/11/2023

Diálogo
Eu superei meus maiores preconceitos com livros em diálogo após a leitura desse. Me identifiquei muito com a psicologia de Adler, apesar de nem conhece-la percebi que é a forma como busco praticar a vida. Realmente, "o mundo é simples e a vida também".

Rebeca.Mello 12/11/2023

Sobre a leitura...
Sendo bem frança, eu não gostei do livro. Tem trechos dele que considero aproveitáveis, que podem levar a boas reflexões. Mas discordo de vários pontos dele. Achei tosco a forma de diálogo do jovem e do filósofo, muito mal desenvolvido no final. A impressão que tinha ao final da leitura foi como a de um pastor mostrando o caminho iluminado na conversão a Adler e o jovem o aceita feliz (depois de váááários questionamentos que fez ao longo do livro). Para os vários questionamentos que o jovem levantou, toda a postura crítica que tinha, o desenvolvimento final foi muito fraco. Aliás, desde o começo me incomodou a sensação de querer conduzir a posição do filósofo como "superior", a certa, da qual o jovem precisava aceitar (essa foi a minha impressão!). É diferente de um diálogo que tenha uma troca real, sem necessidade de convencer a nada.
Acredito que o título do livro me levou a uma expectativa, e no fim ele foi para uma outra direção, que para mim foi bem maçante (como foi cansativo ler este livro!).
Enfim, essa foi a minha experiência. Dei 3 estrelas porque ainda assim tem pontos de proveito. Mas sinceramente não é um livro que eu indico.

camyla.reason 07/11/2023

Obrigada, Namjoon!
Eu vi que o Namjoon tinha recomendado esse livro, demorei pra comprar e depois demorei pra ler, mas valeu a pena! Tem muitas coisas escritas que mexeu bastante comigo, uma delas foi: "O que as outras pessoas pensam de mim, ou que tipo de julgamento fazem a meu respeito, é tarefa delas, e não posso interferir nisso." Eu sou muito insegura e sempre fico imaginando o que as pessoas pensam de mim, mas depois de ler essa frase repetidas vezes, vejo que isso não está em minhas mãos e que não preciso me importar com o que os outros pensam, porque é problema delas e não meu!

"A coragem de ser feliz também inclui a coragem de ser detestado e de agir sem se preocupar em satisfazer as expectativas dos outros."

Nicholas.Assis 07/11/2023

Muito interessante!
É um livro que te convida o tempo inteiro a refletir sobre os pensamentos tradicionais, como decidimos conduzir a vida.

Em vários momentos vc estará revoltado com o filósofo assim como o jovem fica nos diálogos!

Vale a reflexão para entender como viver o aqui e agora

Thannyth 06/11/2023

Livro muito bom
Esse foi um dos primeiros livros diretamente de filosofia que eu li e achei fantástico! Ele é escrito em formato de diálogo onde um Filósofo acredita que todo mundo pode ser feliz se quiser e um Jovem chega para discutir esse argumento com o objetivo de provar que o outro estava errado.

Nesse debate que dura semanas eles discutem coisas como o fato dos relacionamentos interpessoais serem a causa de tudo, como superioridade e inferioridade estão interligados e as tarefas da vida, tudo isso baseado na psicologia Adleriana.

Alfred Adler é comparado com Freud e Jung mas é menos conhecido. O livro foi escrito em cumplicidade por Ichiro e Fumitake sendo que o primeiro o mentor que ensinou ao Fumitake sobre a psicologia e, assim como conhecemos as ideias de Sócrates porque Platão as escreveu, essa foi a ideia do livro como o conhecemos.

A psicologia adleriana, em suma, acredita que somos o que somos hoje. Não somos nossos traumas e nem nossas esperanças do futuro, somos o que escolhemos fazer da nossa vida nesse momento (me lembrou muito o filme Poder Além da Vida) então somos responsáveis pela nossa felicidade.

Finalizo com uma máxima: o mundo ainda não está pronto para essa conversa.

É um livro que vale cada página e não é difícil de entender!

Ana Paula Pinheiro 05/11/2023

Psicologia Adleriana
Todo o livro é escrito como um diálogo entre um jovem e um filósofo.
É interessante em alguns trechos. Mas o estilo da escrita (diálogo) torna cansativa a leitura.
Para quem quiser conhecer os fundamentos principais da Psicologia Adleriana, vale à pena.

Jess Eidt 02/11/2023

Ao fechar o livro a primeira coisa que fiz foi procurar sobre psicologia Adleriana. Com certeza vou procurar mais livros do assunto. Filosofia e psicologia são assuntos que todos deveriam ler.

A vida é o aqui e agora. A vida é simples.
Se você quer saber como pode ser, leia o livro! hehe

Dani 31/10/2023

Simples
Simples é a palavra que pra mim define esta leitura. Me sinto como um astronauta iniciante que precisa confiar em se deixar levar. Tão difícil viver o agora em sua essência e vida. Se deixar levar pelo ritmo dessa dança que é viver !

Quel.Perina 29/10/2023

O formato como o livro é escrito acaba sendo um pouco cansativo, porém, os dizeres são muito bons. É literalmente uma aula de filosofia com um misto de psicologia. Prá quem gosta desses assuntos, é um prato cheio

Livia 29/10/2023

Mudou minhas perspectivas!
Esse livro aborda a Etiologia Adleriana na sua essência. As vezes me pareceu um pouco exagerado, mas na minha opinião a gente pode tirar muita coisa boa desse livro e aplicar em nossa vida!

Elisabeth37 29/10/2023

O título nao se correlaciona com o conteúdo
O livro é escrito em forma de diálogo. Isso o torna muito agradável de ler. Porém, as discussões são complexas e um pouco forcadas para mostrar a opinião do autor sobre a Filosofia de Adler.
Não concordei com boa parte das discussões. Isso não deixa de tornar o livro interessante.

Vitoria293 24/10/2023

Fascinante
Foi um livro que eu comecei sem expectativas mas depois que você começa, é impossível não ficar envolvido até o fim.

Ele traz argumentos que abrem sua mente. A parte que mais me encantou foi quando ele discorreu sobre a simplicidade da vida e o quanto devemos aproveitar o aqui e o agora! Vivemos em um mundo bombardeado pela ansiedade e pude refletir sobre como eu tenho aproveitado o meu governo foi algo que me confrontou.

Por fim, recomendo demais a leitura, vale super a pena.

Letícia Dorneles 24/10/2023

Eu gostei muito da obra principalmente por abordar a filosofia da não-aceitação e a importância de não buscar agradar a todos.

O livro apresenta uma abordagem única e cativante sobre autoconhecimento e crescimento pessoal, utilizando diálogos entre um jovem insatisfeito com sua vida e um filósofo experiente que o ajuda a entender os conceitos de autoestima, autoconfiança e felicidade. Um dos pontos altos do livro é a forma como os autores utilizam exemplos práticos e situações cotidianas para ilustrar os conceitos filosóficos.

Além disso, a escrita é clara e envolvente, tornando a leitura fluida e agradável. Outro destaque é a forma como o livro apresenta a ideia de que a felicidade não deve depender da aprovação dos outros, mas sim de uma auto aceitação e auto confiança verdadeiras.

Por isso, eu recomendo essa leitura e espero que ela seja também leve uma mensagem de incentivo a mudança e a transformação da sua vida.