Du musst nicht von allen gemocht werden

Du musst nicht von allen gemocht werden Ichiro Kishimi
Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Tamy 02/06/2023

Um livro que te convida a pensar fora da caixinha?
Aqui iremos acompanhar um diálogo entre um filósofo e um jovem ao longo de 5 noites; uma construção de conhecimento que fará esse jovem - e quem sabe o leitor- enxergar a vida por um outro ângulo.

A partir dos conhecimentos da filosofia e da psicologia de Alfred Adler, somos convidados, ao longo dessas páginas, a pensar a respeito de nossa própria existência, de nossos comportamentos, dos compromissos que assumimos, das nossas responsabilidades.

Caminharemos por temas sobre autoestima, emoções, autoaceitação, relacionamentos, responsabilidades, expectativas; sobre o nosso modo de ser e estar no mundo; sobre passado, presente e futuro.

Não é uma visão fácil de colocar em prática, tendo em vista que vai "contra a maré", porém se experimentarmos por em prática algumas das ideias apresentadas aqui, podemos ver nossa vida tomar um caminho muito mais leve e feliz. Nem sempre conseguiremos sozinhos e é para isso que a terapia existe: para nos ajudar a encontrar caminhos menos dolorosos, caminhos mais prazerosos para nossa existência.

sandy100jr 01/06/2023

A vida é simples, a gente que é viciado em complicar
Não conhecia a psicologia de Adler e conheci um pouco através dessa leitura. Esse livro é bem didático e leve de ler, e com linguagem bastante acessível pelo diálogo do filósofo com o jovem, o livro nos traz muitos insights e ensinamentos.
É mais uma leitura que expõe o que venho praticando ao longo dos últimos meses e que vem trazendo afago em meio a alguns caos da vida: a vida está no aqui e agora! Coloquemos um refletor no aqui e agora para enxergarmos somente esse momento, pois é o único que, de fato, temos.
Sua vida hoje não é um preparatório para algo no futuro. Sua vida hoje já é sua vida. Você deve vivê-la de modo a estar satisfeito. A felicidade está na contribuição que você proporciona aos outros.
Adorei a leitura.

Marcelo.Hartmann 31/05/2023

Uma provocação interessante à maneira de ver a vida e à maneira de ver a si próprio. Recomendo fortemente. Contundente em alguns pontos, porém ainda assim com pensamentos e ferramentas muito inteligentes e úteis para se viver a vida, desconstruindo o pensamento social comum. Acaba percorrendo a psicologia e a filosofia de maneira dinâmica e de fácil leitura. O autor (o filósofo Kishimi) acaba sendo para ícone da psicologia Alfred Adler, o que Platão foi para Sócrates.

Lara 31/05/2023

Rápido e fácil
Em ?A Coragem de Não Agradar? temos um jovem e um filósofo que discutem diversos aspectos da vida.

Esse livro trás ótimas dicas e é muito fácil de ler, pois se trata de um diálogo. Considero que é uma leitura que vale a pena, por mais que talvez você não concorde com tudo ou filtre uma coisa ou outra para a sua realidade ou para o que você acredita e tem como princípio.

Se estiver com vontade, leia, vai ser legal e ao menos um aprendizado você conseguirá!!

Foi o primeiro autoajuda que eu li, e gostei bastante, principalmente pela leitura não ser cansativa!

Isabela.Baccarini 30/05/2023

O título não tem nada a ver com o livro
É um livro interessante, mas um pouco cansativo, porque o jovem sempre repete o que o filósofo fala em tom de interrogação. Não era o que eu esperava pelo título e inclusive ainda não entendi porque chama assim. Algumas conclusões são interessantes mas a maioria muito óbvia e utópica, do tipo ?seja feliz?, então não recomendo pra quem como eu procurava uma solução pro people pleasing.

gabimello4 29/05/2023

Muito diferente do que eu esperava
Quando baixei esse livro, esperava que iria ser um clássico autoajuda para ajudar os people pleasers a aceitarem não agradar todo mundo. No entanto, o livro todo é narrado de uma conversa entre um filósofo e um jovem, e foi muito mais filosófico do que autoajuda, o que eu não esperava e não estava muito a fim.

skuser02844 24/05/2023

Um livro leve e rápido de ler
Inicialmente discordei de alguns pontos do livro, mas no decorrer da leitura vamos entendendo certos pontos de vista. É uma leitura leve, rápida e que te expõe uma nova perspectiva, ajudando a formar um novo olhar sobre as adversidades da vida.

Sil 23/05/2023

Não era o que eu esperava
Eu tenho receio com livros que estão no hall de "auto-ajuda" e com esse não foi diferente. Como foi presente de meu esposo e estou numa fase tensa, resolvi ler. Para mim o livro caiu muito bem: me trouxe umas percepções lógicas, outras nem tanto (terei que voltar a elas para uma melhor compreensão), me abriu os olhos para umas questões de convivência, relacionamentos e expectativas.

O livro vem em pequenos capítulos, fáceis de "digerir", com provocações acerca da coragem de ser feliz, da obrigação de agradar os outros, de autoafirmação, de felicidade... Vale muito a leitura.

Recomendo que seja feita sem pressa, parando e meditando a respeito, voltando ao início, se necessário.

Nicolle.Capellari 23/05/2023

Livro muito bom. Linguagem acessível. Muito interessante, tanto é que li rapidamente.
Recomendo a leitura.

Sylvia Ribeiro 20/05/2023

Tapas na cara que a gente precisa
A leitura tem inúmeros insights para levar pra vida. Livro fácil de ler em formato de diálogo. Ora você concorda com o jovem em questão, ora discorda. Alguns momentos são repetitivos mas a leitura vale muito a pena. Me sinto pronta para não agradar! Hahahahaha

Sa 19/05/2023

Como foi interessante conhecer a psicologia adleriana, muito agregador e me gerou algumas reflexões e até percepções sobre mim mesma. Obviamente não concordei com todas as ideias de Adler mas é muito interessante os estudos realizados acerca do ser humano e suas relações interpessoais.

AlessandroNunes 14/05/2023

Um livro reflexivo com vários ensinamentos e lições de vida! Linguagem muito acessível e direta, o autor tece seu enredo de maneira simples, assertiva e muito prática.

Bruna1938 13/05/2023

Leitura necessária
Li A Coragem de Não Agradar por indicação de uma amiga e confesso que achei a leitura um pouco difícil. Acredito que a dificuldade na leitura é decorrente de todos os temas que o livro nos obriga a refletir e isso me fez acessar coisas que eram realmente difíceis para mim. Esse livro além de ter me ajudado muito a questionar mais sobre tudo, me ajudou a viver de forma mais leve, sem me preocupar muito com o que os outros pensam a meu respeito. Além de me ajudar no meu relacionamento e poder observar as metas por traz de cada ação. Recomendo muito!