A Coragem de não agradar

Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Eu Sou Bastos 29/03/2022

Se preocupar com o que você pode fazer,não agradar os outros, aceitar o presente e não justificar seus traumas por fatos doa passados esses são apenas alguns dos temas retratados dr forma incrível e simples nessa leitura que vale cada segundo!

Amandinha75 12/03/2023

Necessário e esclarecedor
Não costumo ler livros desse gênero, mas o título me chamou a atenção por se tratar de uma problemática que venho enfrentando há algum tempo na minha vida. O livro me esclareceu diversos assuntos que, mesmo que inconscientemente, me incomodavam. Também me identifiquei com boa parte das reclamações e dúvidas do jovem, e tomei as falas do filósofo como se fossem ditas diretamente a mim.
Gostei bastante. Por vezes, é um livro que dá a impressão de ser repetitivo, tanto é que demorei mais que o usual pra terminar a leitura. Mas, no geral, me impactou positivamente, e espero conseguir colocar aquilo que aprendi com o livro em prática na minha vida.

Laizaonofre 14/03/2021

Divisor de águas
Comprei esse livro, por uma indicação de um curso que eu fiz, jamais esperava que seria tão bom, que abriria tanto a minha mente, da forma que abriu. Lendo ele, me senti da forma forma que me sinto sentada com minha psicóloga. Ele faz muitos questionamentos, e dá muitas respostas fora da curva. Para nós que crescemos ouvindo uma única vertente de pensamento, uma sociedade regrada de uma forma. Tudo que ele expõe faz muito sentido, o que faz nossa mente se abrir. Ultrapassou as expectativas, super recomendo.

Edi 29/12/2021

Sobre um vida simples, livre e feliz
Este livro foi a melhor escolha para finalizar o ano. Eu aprendi muito e realmente alguns ensinamentos são difíceis de aplicar, mas valem a pena.
Lembro de anos atrás quando minha vida era mais leve e tranquila. Sem perceber, cheguei ao ponto de pura exaustão e tristeza. Comecei a fazer terapia e este livro me ajudou a fazer muitas pontes com vários assuntos que falei e refleti em minhas sessões.
Vou tentar olhar o mundo de outra forma, da maneira que me fazia tão bem antes. E trabalhar os pilares principais ao fim da leitura: autoaceitação, confiança nos outros e contribuição para os outros.

Ramon 10/04/2023

Incrível
Livro incrível, esclarecedor e desconcertante. Trazendo uma visão direta e eficiente para nossa vida . Mexendo em pilares não fecundos que trazemos por gerações. Recomendo demais. Ajuda a simplificar o olhar sobre nossa vida.

Lara 31/05/2023

Rápido e fácil
Em ?A Coragem de Não Agradar? temos um jovem e um filósofo que discutem diversos aspectos da vida.

Esse livro trás ótimas dicas e é muito fácil de ler, pois se trata de um diálogo. Considero que é uma leitura que vale a pena, por mais que talvez você não concorde com tudo ou filtre uma coisa ou outra para a sua realidade ou para o que você acredita e tem como princípio.

Se estiver com vontade, leia, vai ser legal e ao menos um aprendizado você conseguirá!!

Foi o primeiro autoajuda que eu li, e gostei bastante, principalmente pela leitura não ser cansativa!

Gaby 25/04/2022

Eu esperava mais desse livro, quando li a sinopse, achei que seria "o LIVRO", mas acabou sendo monoto. Talvez eu seja leiga, vou pesquisar mais.

AlessandroNunes 14/05/2023

Um livro reflexivo com vários ensinamentos e lições de vida! Linguagem muito acessível e direta, o autor tece seu enredo de maneira simples, assertiva e muito prática.

AnaLarissa.Cabral 04/07/2023

Somos aquilo que fazemos do que fizeram de nós
Já vou começar pelo fim: eu não gostei muito do livro.
Trata-se de uma narrativa em que um jovem e um filósofo dialogam, aos moldes do que fazia Sócrates e seus discípulos, sobre questões existenciais da vida humana. Tudo pra ser ótimo, o tipo de leitura que eu amaria, mas não foi.
Preciso dizer que a linguagem do livro é fácil, a temática da psicologia de Adler é super interessante - eu não conhecia e me identifiquei bastante -, mas achei a construção dos personagens pobre.
O filósofo mais parece um psicólogo, até por tratar o tempo inteiro de uma temática do ramo da psicologia. O estudante me pareceu extremamente caricato, com questões rasas e até birrentas de uma forma meio forçada. Os diálogos muitas vezes me pareciam um roteiro do ?Telecurso 2000? (entregando a idade aqui kkk), no formato de que o professor explica e o aluno repete a explicação em forma de pergunta para que o público grave bem. Tudo nesse sentido me irritou um pouco e empobreceu o conteúdo que eu esperava. Talvez tenha mirado em Sócrates e acertei a grade da globo as 4h da manhã dos domingos dos anos 90!
Quanto ao conteúdo em si, eu preciso dizer que me surpreendi positivamente com a doutrina Adleriana. Como disse antes, não conhecia, mas segue uma linha em que eu acredito, focada na autorresponsabilidade. Não à toa que escolhi uma frase de Satre para o título dessa resenha: ? Somos aquilo que fazemos do que fizeram de nós?. Essa sem dúvidas é uma das minhas frases favoritas do mundo porque traduz algo em que eu creio veementemente.. não importa o que te aconteça, o destino será sempre traçado pelas escolhas que você fizer diante do que te aconteceu. Nada te define, nada te limita. Adler, pelo que foi exposto no livro, trata muito disso, do poder que temos para transformar as nossas próprias vidas e sermos autores da nossa história.
Como nem tudo é perdido, o livro me trouxe esse contato com a vertente Adleriana da psicologia, que considerei bastante positiva, já valendo a leitura, apesar dos pesares.
Brunofds 08/07/2023minha estante
Eu ri do telecurso 2000 kkkk
Bem isso mesmo?

Amanda 29/06/2023

Descobrir a psicologia Adleriana, foi de grande importância para minha vida.

Um livro que me trouxe algumas descobertas e respostas.

?Podemos mudar e ser felizes agora? e o ?problema não é a falta de habilidade, mas falta de coragem.?

Victor, the Reader 01/08/2023

A coragem de não agradar
Este livro chegou em minhas mãos meio que por acaso, e assim que li o título e a sinopse logo decidi realizar a leitura. Não sou psicólogo, nem tenho muito conhecimento sobre, mas não fazia ideia que existia outras linhas além da freudiana: essa foi a primeira descoberta.

O livro foi escrito num formato de diálogo, entre um jovem e um sábio filósofo defensor da linha adleriana - de Alfred Adler. Pra tentar não estragar o prazer do leitor com spoilers infelizes, posso dizer que os conceitos da psicologia adleriana são apresentados ao longo de cinco noites, com o jovem prepotente tentando refutar as teorias do sábio paciente. E é nesse contexto que o sábio apresenta os fundamentos da psicologia adleriana.

O que eu acho pertinente mencionar é o que diferencia a psicologia freudiana da adleriana. A freudiana é etiológica (se preocupa com as causas - olha pro passado), enquanto a adleriana é teleológica (se preocupa com o destino - olha para o futuro, mas vivendo o hoje). Esse fundamento é vital e torna as duas visões bem distintas.

Particularmente, não concordei com tudo (quem sou eu?) o que foi colocado - e percebi que alguns pontos não foram aprofundados -, mas o ponto dos relacionamentos interpessoais, aí sim, me envolveu bastante; fez bastante sentido pra mim, e tenho refletido desde então. De alguma maneira serviu, serve e servirá pra mim.

Recomendo leitura.

Jozi.Miranda 28/07/2023

Este livro trouxe várias reflexões sobre temas do nosso cotidiano que muitas vezes nos sufocam.

Com pensamentos filosóficos e da psicologia adleriana, cada capítulo era uma mergulho em nossa jornada chamada Vida.
Em cada página uma nova descoberta e reflexão de como a vida é simples e nós que complicamos.

Precisamos aprender a dançar e viver intensamente o momento do aqui e agora. Aprender a não olhar o passado e nem buscar adivinhar o futuro. Aprender que não precisamos competir com ninguém e apenas apreciar cada momento do AGORA.

"Se eu mudo, o mundo muda. Ninguém mais mudará o mundo para mim."

Camile 18/10/2022

?O mundo é simples e a vida também.?
Simplesmente SENSACIONAL! Se tornou um dos meus livros favoritos e que com certeza será relido!
Quando comecei a leitura eu esperava que fosse voltado a ensinar realmente sobre o ?não agradar? mas o livro entrega MUITO MAIS do que o título nos diz. E é uma leitura tão fácil, acredito que por ser em forma de diálogos, ele fica bem mais fácil de entender.
Vale muuuuuuito a pena ler esse livro! Recomendo demais!!!

Paloma 22/09/2021

Testemunhas de Adler
Ouvi falar sobre esse livro num podcast sobre psicologia. Comprei mesmo achando com cara de autoajuda. Me surpreendi porque me pareceu muito mais uma aula sobre Alfred Adler que um passo a passo pra resolver questões da vida.

Alguns conceitos básicos do psicólogo são trabalhados durante o livro em diálogos. Particularmente, não gosto muito desse estilo, mas pareceu mais fácil de digerir que se fosse um texto corrido.

Em alguns momentos, pareceu que os autores tiveram as vidas revolucionadas depois de conhecer Adler e queriam convencer todo mundo a viver o mesmo. Confesso que ri um pouco quando pensei neles como testemunhas de Adler.