A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Matheuzices 05/05/2023

"A Bússola de Ouro" é o primeiro livro da trilogia "Fronteiras do Universo" escrita por Philip Pullman. A obra foi publicada originalmente em 1995 e se tornou um clássico da literatura juvenil e fantástica.

A história se passa em um universo alternativo onde as pessoas possuem um animal de estimação que representa sua alma e que, por isso, sempre as acompanha. A protagonista, Lyra Belacqua, é uma menina órfã que vive na Universidade de Oxford. Ela descobre a existência de um estranho fenômeno chamado "Pó" e se envolve em uma trama de conspiração, poder e magia, que a leva a uma jornada através de diferentes universos.

"A Bússola de Ouro" é uma obra rica em detalhes e personagens bem construídos. Pullman cria um mundo complexo, cheio de referências mitológicas e religiosas, mas que também aborda temas contemporâneos como política, moralidade e liberdade. A escrita é ágil e envolvente, tornando a leitura fácil e prazerosa.

Em resumo, "A Bússola de Ouro" é um livro fascinante que mistura aventura, fantasia e ficção científica de forma magistral. É uma obra para todas as idades, que desperta a imaginação e convida à reflexão sobre a vida e o universo. Altamente recomendado para fãs do gênero e para quem busca uma leitura emocionante e inteligente.

Wesley Rocha 29/04/2023

O Iorek é meu personagem preferido hahaha
Esse mundo é incrível, tantos elementos ainda a serem explorados, com certeza irei ler os outros dois livros

kallbs 29/04/2023

Comparações?
Sempre fui muito fã do filme, então ler esse livro em algumas partes foi muito satisfatório, relembrar das cenas na minha cabeça. As partes em que o Iorek Byrnison aparece, a forma como a lira é conectada com o pan, a trajetória e a desenvoltura dela, tudo isso fez muita diferença. O final do livro não tem no filme, isso me causou um sentimento de ?incompleto?, mas ao mesmo tempo me despertou a curiosidade para ler a continuação?.

KevinV026 28/04/2023

O Ouro da Bússola
O livro é o primeiro da trilogia Fronteiras do Universo. Honra o gênero fantasia e aventura.

A estória conta sobre Lyra, uma "órfã" que fica na faculdade da Jordan, a maior da Inglaterra. Ela e seu deamon, Pantalaimon, entram em uma aventura após salvar seu "tio" da morte na reunião do Conselho da faculdade e de seu melhor amigo, Roger some.
A aventura passa em vários lugares e locais:
Jordan: O sumiço de Roger e o começo do pó e o norte.
Sra.Coulter: Lyra conhece várias pessoas e aprende a ajudar a Sra. Coulter
Gípcios: Se prepara para sua ida ao norte tentar ajudar o tio.
Norte: Vai para a base secreta e ajuda as crianças presas.
Svalbard: Engana o rei e descobre onde o rio está.
Final: Ponte entre os mundos e o reencontro dos pais de Lyra.

Eu adorei o livro, é uma boa leitura que dá para qualquer um ler, simples e divertida, a conhecida leitura casual.
Não tem grandes complexidades e na verdade boa parte do mistério poderia ser resolvido se Lyra usasse a bússola direito, até porque o final só ocorre por ela ignorar um símbolo e ela, com experiência na leitura comete esse erro 2 vezes o que me pareceu forçado.
E o que acontece com os outros? acredito que não será explicado no próximo livro e isso me chateia.

Por isso acredito que ele é bom e que por essas questões não é espetacular, mas continua sendo uma boa aventura.

Iai você irá usar a bússola para adentrar nessa história?

Marcus 26/04/2023

"Para ser uma mentirosa experiente não é preciso ter grande imaginação, muitos mentirosos não têm imaginação, é isso que faz com que suas mentiras sejam convincentes."
No livro acompanhamos Lyra em um mundo que parece muito com o nosso exceto por alguns detalhes como, por exemplo, todas as pessoas são conectadas com seres que possuem a forma de algum animal (os chamados daemons), são seres com quem as pessoas compartilham sentimentos, pensamentos, personalidade, duas partes de um só ou, como diria Fábio Júnior, as metades da laranja. A protagonista não conhece os seus pais e sua vida de traquinagens (palavra digna da sessão da tarde junto com supimpa, tiras e cocô) muda quando ela pega em suas mão um objeto raro, a Bússola de Ouro. Tentei fazer um apanhado básico aqui sem dar muito spoiler kkkkkk
O livro é excelente, sempre tive vontade de ler por causa do filme e foi um dos primeiros livros que marquei como "Quero Ler" aqui no skoob e finalmente decidi criar vergonha na cara e entrar nessa nova trilogia, poxa, que livro incrível, se mostrou mais profundo do que eu imaginava e bem revoltante diga-se de passagem, em várias passagens eu tive vontade de entrar no livro e estapear alguns adultos 🤬 #$%!& de lá, é isso, vale muito a pena ler.
Bel 26/04/2023minha estante
Eu estou na mesma situação de tomar vergonha na cara, tirar da estante e ler! Assisti a série pela BBC esse último mês e confesso que só aumentou minha vontade de ler a trilogia!

Marcus 27/04/2023minha estante
Ainda nao assisti a série, mas ja coloquei na fila aqui pra assistir depois kkkk. Vale a pena ler os livros, é muito bom, vc vai gostar com certeza, eu terminei o segundo faz pouco tempo

Kirla 27/04/2023minha estante
E eu tentei ouvir e não consegui rsrs

Marcus 01/05/2023minha estante
Assisti ao filme pra ver se dá um gás kkkkkk, ou a série

Kirla 03/05/2023minha estante
Vou procurar hahaha

maariemo0 25/04/2023

Otima leitura.
Eu estava procurando uma fantasia pra ler e achei essa mt boa.
Facil de ler, a história mt interessante.
Ja to curiosa pra ler os próximos.

Eduardo.Staque 25/04/2023

Estou sentindo que pode ser uma trilogia favoritada...
Livro rápido, dinâmico, envolvente, intrigante e envolvente.
Um sinal de tudo isso é o começo bem didático, enquanto apresenta rapidamente o mundo com os personagens e seus nomes, o que pode deixar perdido nesse momento, mas passa rápido, como tudo no livro passa, o que incomoda um pouco, pois é tudo frenético, num ritmo muito acelerado, porém é o que faz querer ler sem parar e o mais rápido possível pra entender mais e chegar no próximo livro.

Aqui o autor foi muito feliz e colocar as referências bíblicas, referências sobre religião, talvez até psicologia, juntando tudo isso numa fantasia fácil de digerir.

As únicas coisas que me incomodaram foram que a protagonista, por ser uma criança muito jovem, age às vezes como alguém muito mas velha, esperta até demais e muito mirabolante, o que talvez não seja condizente com a faixa etária dela, e o outro ponto foi o final, que foi apressadíssimo, porém não como em outra fantasias, onde tudo o que é importante fica pras últimas páginas.

Nessa obra temos todas as explicações diluídas em toda a extensão do livro, ainda que não completas, já que é apenas o primeiro volume, e digo que é um primeiro volume incrível na preparação do que pode estar por vir.
Lenas 25/04/2023minha estante
Uma das minhas favoritas

ANA.CLARA 18/04/2023

Como Lyra é esperta e astuta, muito emocionante ver a jornada dela para o norte.
Iorek Byrnison é um dos meus personagens favoritos.
Que ódio que eu sinto desses adultos desse livro.
Isso com certeza não foi uma resenha, e sim um monte de surto sobre o livro.

Lori 15/04/2023

Caramba esse livro é incrível demais. Uma introdução perfeita da história da Lyra, tive crises de ansiedade junto com ela. Envolvente, bem escrita, achei bem impossível parar de ler.
Já quero começar o próximo!

V.A (Taylor's Version) 15/04/2023

Bom até
Eu tive vários ensaites do filme lendo ele, é uma fantasia bem gostosinha de ler. Teve umas partes que eu não entendi muito bem mas não fizeram tanta diferença porque o final é entendível. Os personagens são legais apesar de irritantes as vezes. Mas é um bom livro.

Keylon 07/04/2023

Esse livro é fantástico! História, personagens e universo extremamente envolventes. Tudo aqui é construído de uma forma espetacular. A narrativa te prende rápido e é muito imersiva, possuindo uma trama sensível e cruel em algumas partes. Se tornou um dos meus favoritos.

Asthor 03/04/2023

Bússola de ouro
Das trilogias lidas, essa é das melhores. Foge do comum e ordinário. A fantasia desenvolvida nos livros é envolvente. Vale a leitura sim.

Bruno 03/04/2023

A bússola de ouro
Daqueles livros que estavam no backlog há 10 anos, e que foram trazidos de volta à memória por conta da série da HBO.

A história se passa num mundo distopico muito similar ao nosso, com exceção de que nele as pessoas possuem "dimons", que são animais que acompanham cada ser humano como uma espécie de alma/espritio material que se pode ver e tocar (ainda que seja um tabu tocar no dimon de outra pessoa).

O dimon pode se transmutar fisicamente em diferentes animais, até quem em dado momento durante a adolescência ele se fixa em um único animal, que também representa parte da personalidade de seu humano. Só com essas informações já é possível extrapolar dezenas de paralelos com nossa realidade.

A narrativa conta a história de Lyra, uma jovem predestinada a grandes feitos desde seu nascimento, que em busca de salvar seu melhor amigo de um grande perigo acaba caminhando para o destino predestinado.

Relações de amizade e honra, estudos científicos, animais falantes, censura religiosa, feiticeiras e ursos de armadura, esse livro possui um mix de tudo que uma boa ficção deveria ter. Recomendo.