A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

xali 12/02/2023

O poder da bússola...
A série bússola de ouro e seu conteúdo maravilhoso que envolve política, religião e aventura de um forma impecável... gente! que livrinho gostoso e fluido... para mim que vi a adaptação para o cinema, apenas, me encantei com todo o universo apresentando, que é muito mais belo e incrível do que eu já tinha conhecido... vale muito a viagem e já estou me organizando para ler o próximo, pois está série é de 3 volumes. espero que seja tão bom quanto este primeiro.
no demais, a viagem de lira vale a pena, super recomendo vc embarcar nesta aventura de mundos diferentes, magias intrigantes e de bússolas que entregam a verdade lidas por garotinhas especiais...

Laura 27/07/2022

chuchuzinho
amei MUITO esse primeiro livro. é genial e o jeito que termina na vontade de m- , então fiquei interessada demais no universo e nas discussões sobre religião, estado e humanidade.

heitor 26/04/2020

Um belo começo
Particularmente eu achei o livro bom, não foi uma obra surpreendente, mas foi interessante para ver como tudo começa (não sei se foi pelo fato de já ter visto o filme e a série, que por sinal, a Lyra do livro é cem mil vezes melhor que a do filme e a da série ? ainda que a da série seja bem mais mandona e ativa)

O mundo criado pelo autor é grande, mas só com mistérios e mais mistérios nessa primeiro livro! Não sei se entendi realmente o que é o Pó kkkkk

De tudo, eu gostei! Meu objetivo lendo essa livro foi mais para poder ler o segundo e responder os mistérios deixados na série da HBO/BBC

Gabs 28/01/2021

Fascinada
Que universo incrível que o autor criou. Achei que por eu ter assistido a primeira temporada da série His Darks Materials eu não me prenderia tanto ao livro, porém o jeito que o autor escreve as cenas tão detalhadamente (principalmente as cenas de batalhas) me deixou fascinada. Simplesmente apaixonada pela história e pelas personagens e ansiosa para ler o segundo livro.

Ramom.Almeida 18/01/2022

Incrível
Livro muito bem escrito, com personagens extremamente carismáticos e cativantes, principalmente a protagonista Lyra.
Philip Pullman desenvolve um universo que transita entre a fantasia e a ficção científica de forma tão natural e consistente, muitas vezes fazendo aquilo que a gente ler parecer algo profundamente crível.
Na minha opinião é um ótimo primeiro livro para um começo de saga!!!
Lau 18/01/2022minha estante
Prepare se por que nos proximos livros dessa saga vc vai se decepcionat

Ramom.Almeida 18/01/2022minha estante
MDS??? com medo já...

vanessamf 24/11/2014

Não é uma história para crianças, embora fale de uma criança
A primeira impressão que tive ao pegá-lo para ler, foi que seria um livro de fantasia para crianças, como Alice, Nárnia, Sítio do Pica-Pau Amarelo, mas não. A trama é pesada e vai se agravando a medida que você acompanha as aventuras da protagonista, Lyra.

A questão da igreja também é interessante e não vejo com maus olhos, pois estamos falando de um universo paralelo no qual o Estado e a Religião nunca se separaram. Então fica a reflexão: como seria nosso mundo hoje se a ciência tivesse ficado sob a guarda total da igreja?

Nada contra os preceitos do cristianismo, que são ótimos, e sim em relação a estrutura hierárquica e aos dogmas da Igreja que, para mim, são coisas bem diferentes.

Se ainda hoje, em 2014, a Igreja é reticente em relação a homossexualidade, ao sexo antes do casamento, ao aborto, aos testes com células troncos, não me parece nada absurdo que descobertas científicas neste mundo imaginado sejam vistas com temor e com um ar místico.

Por isso, gosto muito do fato da protagonista ser mulher, ainda que menina, mostrando força, coragem, independência e inteligência, quebrando também outra ideia negativa, a de que as meninas são frágeis por natureza.

site: http://taronline.wordpress.com/2014/11/17/taro-e-cultura-o-aletiometro-a-bussola-de-ouro/

Vitória 11/07/2020

Perfeito!
O autor cria com maestria um universo fantástico que mescla realidade com aspectos mágicos. Personagens cativantes e enredo original esse livro, promete e cumpre, uma aventura única. Adorei!

Anienne 01/09/2020

A Bússola de Ouro
Primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo.

Eu amo fantasias e o mundo desse livro é muito rico e criativo. Apaixonante!

Vai contar as aventuras da garotinha Lyra e seu daemon, chamado Pantalaimon. Você não sabe o que é um daemon? Não? Terá que ler para saber.

Lyra segue a sua intuição até as fronteiras do universo, nessa caminhada passará por muitos perigos e fará muitos amigos. Ela sabe o que a atraiu até ali, mas nem ela sabe qual é o verdadeiro propósito de sua vida...

Amei! Já seguindo para o segundo livro: "A Faca Sutil".

Rodrigo 01/09/2020

Uma aventura dinâmica em um universo maravilhoso. Fiquei curioso com a sequência.

Renata 27/09/2020

Conheci A Bússola de Ouro quando criança através do filme e ainda lembro da sensação de fascinação e medo que tinha quando o assistia.
Lendo o livro tive respostas pra várias coisas que estavam mal explicadas na adaptação, contudo tive a impressão de que muitas informações são mastigadas demais e/ou aparecem "do nada".
Apesar disso ainda gosto bastante do universo (principalmente pelo sentimento de nostalgia) e pretendo continuar a leitura dos próximos livros para finalmente, depois de vários anos, descobrir como continua a jornada de Lyra.

Flaleitte 20/10/2021

A Lyra é bem selvagem e ingênua, no começo me irritava ela ser tão rebelde, mas fui me acostumando aos poucos com as atitudes dela, a forma com ela conquista a todos é diferente, gostei da leitura, achei que eu iria demorar bem mais pra ler, mas até que foi rápido