O Alforje

O Alforje Bahiyyih Nakhjavani

Resenhas - O alforje

Janarybd 17/08/2020

Minuto Leitura: O Alforje
De forma mais racional a se pensar, um presságio pode ser encarado como uma análise de sinais ou pela leitura de indícios que se apresentaram em tempo oportuno. Mas se considerarmos as forças invisíveis que regem e sustentam o misticismo e a fé, um presságio pode ser compreendido como uma premonição, profecia ou mesmo por uma forte intuição. E uma vez que esse augúrio toca o coração de uma pessoa, ali se instala uma inquietude que chega até as profundezas da alma. Um sentimento que cresce no peito e clama por mudança, para a evolução. E é disso que se trata o livro “O Alforje”, da escritora iraniana Bahiyyih Nakhjavani e publicado ano 2000.

A autora trabalhou como professora, mas atualmente dedica sua carreira profissional na escrita de ensaios e romances. Por todo o livro, podemos perceber a inspiração calcada na cultura do Oriente Médio, com sua história e personagens célebres, o que revela o engajamento com as questões de sua terra natal. Em especial, o Alforje é carregado de uma filosofia religiosa que vai se abrindo aos poucos, com prenúncios auspiciosos à respeito da vida e os sinais que ela nos dá sobre como seguir os caminhos futuros. A escrita é leve, direta e vai gradualmente crescendo em ritmo e discurso até um ápice.

O que a literatura de Nakhjavani nos demonstra, também, é a força em não aceitar sem questionar, para que se possa ascender em conhecimento, evoluir em defesa da igualdade racial e a harmonia espiritual entre toda humanidade. Em “O Alforje”, a história se abre ao mesmo tempo em que desnuda a vida e os pensamentos de cada um dos personagens, mostrando suas qualidades e defeitos. Com a filosofia servindo como guia para cada desfecho durante a narração, há muito o que se aprender com as palavras contidas ali. Uma leitura rápida, reflexiva e arrebatadora!

site: https://soundcloud.com/user-567764695/minuto-leitura-o-alforje

L.a.u.r.e.n 23/08/2020

História com 9 pontos de vista
Eu tinha me esquecido da sensação incrível que é ler um livro que foge totalmente da sua zona de conforto. Estou mais acostumada com histórias best-sellers, ficção científica e fantasia. Encarar um livro que é um conto trazendo 9 pontos de vista de 9 personagens diferentes e falando sobre uma cultura que eu conhecia bem pouco foi definitivamente desafiador.

A história se passa em um deserto. Aprendemos sobre a cultura, religiões do Irã. Vamos ler um mesmo acontecimento através do ponto de vista de 9 personagens, além de saber um pouco mais sobre o passado e futuro da vida de cada um. A forma como vamos desvendando vários mistérios e como tudo se encaixa é magnífico.

Conheci esse livro através do clube de assinatura da TAG. Eles disseram que a escrita de Bahiyyih Nakhjavani contém ?uma linguagem sensorial e poética?, o que eu concordo totalmente.

Alguns capítulos são tão poéticos e com tantas metáforas que admito ter tido certa dificuldade na leitura. Mas NADA tira o seu entusiasmo a cada capítulo. Diria com tranquilidade que é um livro para ser lido mais de uma vez de tempos em tempos durante a vida.

Marcele 14/09/2020

O alforje
Que livro gostoso e bom. Praticamente a mesma história contada da perspectiva de vários protagonistas, enfatizando seus pensamentos, sentimentos e como chegaram naquele momento.

Claudiapnm 12/10/2020

Bom, mas um pouco arrastado. Interessante por retratar uma cultura muito diferente. Porém, por esse mesmo aspecto, tem um linguajar as vezes difícil. Muitos termos próprios da cultura...
Mas valeu a pena.

Jan... 20/10/2020

Cenário: o deserto do Oriente Médio. Arábia Saudita. Século XIX. Estrada de Medina em direção à Meca. Uma caravana transporta uma noiva rumo ao casamento. Um evento acontece. Nove personagens estão envolvidos. Bahiyyish Nakhjavani, escritora iraniana, através de uma narrativa poética, nos transporta para o Oriente, num clima de "As mil e uma noites".

Cada capítulo vai nos mostrar a versão de cada um dos personagens. Ao passarmos pelas narrativas ficamos sabendo de novos detalhes e podemos entender novos ângulos. Os personagens são de diferentes culturas, crenças e condições sociais.Ao conhecê-los, podemos concluir o quanto é injusto julgar as pessoas de forma prematura.
Em tempos de intolerância e polaridade, uma leitura necessária para despertar mais empatia e menos certezas.

"Como ele nunca tinha amado na vida, não soube como aquilo lhe aconteceu. E por isso deixou que a breve beleza se fosse, sem perguntas. Não precisava de mais nenhuma prova do que era."

Camila.Szabo 31/10/2020

Simplesmente chato
Uma caravana cruza o deserto em peregrinação em direção à Meca. São muitos personagens, cada um com seu motivo para essa peregrinação. A mesma história contada por cada um deles, vários pontos de vista, revelações a cada capítulo. A premissa me pareceu interessante e as resenhas aqui no Skoob também me animaram a ler esse livro.
No entanto, achei o livro super arrastado e a narrativa desinteressante. Nem a escrita, nem reflexões e nem história, nada conseguiu me empolgar. Pro meu gosto pessoal, não valeu a leitura.

Thayná 02/11/2020

Transformador.
A história passa por uma mesma situação, nove vezes, cada uma com um protagonista diferente. Nesse livro, Bahiyyih Nakhjavani consegue captar toda a beleza da existência humana, através de histórias absolutamente distintas e individuais, e nos (re)lembra de toda a gentileza que podemos ver a vida. A autora descreve cada personagem com percepções que inevitavelmente me fizeram amar cada um deles, dos mais "corretos" aos mais "errantes". Nos mostra, também, que a redenção é possível - inclusive quando vem de nós para nós mesmos - e que o que fazemos para sobreviver, ou buscando aprender a viver, não necessariamente nos define para toda a vida, nos mantendo merecedores de amor, carinho e sensibilidade pela nossa própria história.

Absolutamente transformador, é um livro impossível de esquecer. Hoje, durmo mais gentil comigo mesma e com quem me cerca. A beleza existe na vida de cada um de forma singular e pode ser fonte de amor e verdadeira empatia quando permitimos que a do outro perpasse a nossa.

"Pois o Homem Superior, o Peregrino sabia, tinha nove cuidados. Ao ver, tinha o cuidado de ver com clareza. Ao ouvir, tinha o cuidado de ouvir com nitidez. No seu olhar, tinha o cuidado de ser gentil. Em suas maneiras, devia ser respeitoso. Em suas palavras, leal; nos atos, diligente. Quando em dúvida, pedia informações e, quando irritado, tinha cuidado com as consequências. E, por fim, primeiro devia verificar se a busca do lucro era consonante com o Certo."

Inês 14/11/2020

A beleza desse livro se mostra na capacidade da autora de explorar as variáveis de uma situação que, na sua essência, representam as variáveis e as questões das relações humanos.

Bruna Antonieta 17/12/2020

Faltaram-me palavras para falar sobre O Alforje. Talvez seja por isso que demorei tanto para escrever sobre ele. Mas e? um daqueles livros que na?o consegue se comparar a qualquer outro. Nakhjavani apresenta-nos a uma fe?rtil narrativa que nasce no deserto, a partir do roubo de um alforje. Com maestria, a autora nos apresenta a nove pontos de vista distintos acerca do crime, contando tambe?m a histo?ria de suas vidas. Tudo isso e? bordado delicadamente pela Fe? Baha?'i?, crenc?a praticada pela autora e que prega a unicidade de Deus e a eliminac?a?o de todos os preconceitos. A costura e? sutil, mas te carrega ao longo do livro. Uma narrativa que valoriza muito os detalhes, que por vezes, para mim, se tornaram cansativos, mas que na?o tiram a beleza da trajeto?ria percorrida pelos personagens. Ler esse livro, acompanhar a evoluc?a?o deles e conhecer seus meandros foi um prazer. E? um livro que, por vezes, ate? hoje, me pego pensando nele. Na?o creio que haja maneira objetiva de descrever sua histo?ria, para descobri?-la e? preciso ler. Tudo parte de um roubo, mas e? muito mais. E? sobre a vida, sobre religio?es, sobre evoluc?a?o. Recomendo muito a leitura.

Camila.Weber 28/12/2020

Bastante poético
Demorei para me acostumar com o estilo da narrativa. Foi interessante descobrir a mesma história por diferentes perspectivas, mas achei a história um pouco imaginativa e aberta demais

@livrosdelei 03/01/2021

Cultura totalmente diferente e escrita perfeita!
A escrita é doce e profunda. É um livro que trata sobre diferentes tipos de fé e personagens que se encontram e unem o destino por conta de um alforje (que eu considerei como mágico). Uma dificuldade que encontrei na leitura foi o choque cultural, pois não estava acostumada com os termos e a violência com que as mulheres são submetidas na obra.

Eu considerei como uma obra violenta, mas, ao mesmo tempo, envolvente e leve. A doçura e profundidade que Nakhajavani escreve é única e nos faz apaixonar.

A obra basicamente narra o assalto que há na caravana de uma noiva e o encontro com um corpo morto caído dos céus, todavia, na perspectiva de vários personagens que presenciam o evento. Então, há capítulos destinados à noiva, aos assaltantes, sacerdote, escrava, etc. Todos esses personagens se interligam não apenas por conta do acontecimento, mas também por conta de um misterioso alforje.

Cada personagem tem a sua própria bagagem cultural, um passado e uma religiosidade específica. Acho que esse ponto é o mais enriquecedor de toda a leitura. Achei também que o alforje era mágico e passava uma mensagem diferente para cada um que o pegava.

Mesmo tratando de um mesmo evento (e com pequenos flashbacks do passado de cada personagem) não achei repetitivo, mas super interessante. Indico fortemente para todos em busca de uma escrita linda (que ?amacia a nossa mente? ) e uma cultura diferente.

Raul 07/01/2021

UM ALFORJE REPLETO DE SEGREDOS
Não tenho o hábito de reler livros, apenas O Conde de Monte Cristo eu reli, e futuramente pretendo reler Robinson Crusoé e O Alforje. O Alforje me surpreendeu positivamente, se não é um excelente livro, foi dos mais curiosos que li até hoje. A autora descreve magistralmente as religiões ocidentais, a cultura dos povos, bem como a peregrinação pelo deserto. Muito rico acerca das religiões ocidentais e muita cultura descrita pela autora. Mas o diferencial dele em relação aos outros, é que a autora faz um balaio de gato detalhando cada situação sob o ponto de vista de cada personagem. É sensacional, mas confesso que me perdi no decorrer da leitura, e às vezes não sabia quem era quem. Hoje, se eu fosse lê-lo novamente, faria um resumo de cada personagem à medida que a leitura fosse se desenvolvendo. É um conselho que dou para os futuros leitores desse exemplar.

Paulo 27/01/2021

Aqui, o meio é o fim
Numa narrativa circular, em que cada capítulo desvela um ponto de vista sobre o mesmo acontecimento, o leitor percebe que mais vale conhecer a trajetória de cada um dos personagens do que encontrar uma grande razão por detrás do grande fato. É também um livro sobre a força da palavra em diferenres primas. Texto belíssimo e muito bem trabalhado.

Cecília 31/01/2021

Fragmentos de uma verdade
Um livro incrível que joga na nossa cara toda uma bagagem cultural. Esse livro é uma experiência, não é fácil de ler, mas com certeza abre a mente para muitas reflexões.
Apesar de todos os capítulos recontarem um mesmo acontecimento, não se torna chato e repetitivo. Mostra na verdade, que a nossa interpretação de um acontecimento está diretamente ligada a tudo que a gente viveu e acredita.