A Very Large Expanse of Sea

Resenhas - A Very Large Expanse of Sea

Iza 06/10/2021

Te amo, Tahereh.
Meu livro favorito.

"Não desista de mim?, ele escreveu.

E eu nunca desisti.

Marina 02/10/2021

a nostalgia mais gostosa que já senti!
que eu sou fã da tata não é novidade pra ninguém, mas foi a primeira vez que li um romance ya dela e não sendo escrita de FDC. EU AMEI!

no geral, sempre gosto de young adults mais melancólicos, e esse aqui, apesar de ter seus momentos pesados e tristes, eu me peguei sorrindo em 95% da leitura!
eu fiquei feliz em ver adolescentes felizes. que evolução
Marina 02/10/2021minha estante
de novo o skoob apagou metade da minha resenha, que ÓDIO

thalaura 01/10/2021

Eu na verdade adorei o livro.
Depois de tê-lo terminado, eu esperei uns dias para fazer a resenha, porque queria degustar a história mais, ler opiniões de pessoas islâmicas, principalmente mulheres, por conta do hijab.
Enfim, durante a leitura, minhas emoções viraram de cabeça para baixo: eu fiquei abalada com a realidade trazida pela autora, porque, apesar de se saber que da existência de intolerância, xenofobia e islamofobia, parece tão distante do meu real, mas isso só machuca mais eu acho.
Uma coisa que eu achei interessante foi a particularidade do breakdance. Foi um diferente bom, sabe, mas gostaria que tivesse mais conteúdo sobre ele, porque parecia tão importante para a protagonista, e era muito mais dito do que realmente uma experiência concreta.
Além de tudo isso, os pais da garota são bem massas eu achei, pois foi interessante a cultura que eles trazem para dentro de casa até mesmo nos dias comuns, mas foi tão minúscula a participação deles: queria mais. Ah, tem o Ocean, né, fofo demais, mas quase muito perfeito e clichê: a autora deve ter visto High School Musical de verdade. Mas pecou no fim um pouco por ter corrido com a história.
É isso: a experiência foi incrível, a Shirin é uma personagem bem esférica, e considero importante ter uma visão sobre esse tópico tão em pauta atualmente, principalmente, nesses últimos anos.

Nota: 4,5

Mari 30/09/2021

Don't give up on me
Eu ainda estou sem palavras para descrever quão intenso foi esses últimos 30% desse livro.
Eu peguei esse livro aleatoriamente e posso dizer que eu nunca acertei tanto em uma escolha. Ele aborda temas como racismo e xenofobia de uma forma bem real, o que só me fez querer entender ainda mais a história da Shirin.
O casal principal podia ter recebido mais foco, mas para mim não fez diferença, porque a história é compensada em outras partes.
Esse livro sem dúvidas vai estar guardado no meu coração para sempre.?

rebessadammann 27/09/2021

Um livro mais que necessário!!
Amei esse livro em todos os aspectos, desde a construção do romance até o choque de realidade da época que a autora traz. É assustador ler a cada página o que a protagonista sofre. Shirin e Ocean vocês dois têm meu coração! Um dos melhores livros, se não o melhor que li esse ano?

laradavil_a 27/09/2021

Minha opinião??
Esse foi meu primeiro livro lido 100% em inglês e digo que foi uma leitura fácil, com vocabulário fácil, mas com uma temática difícil, em contexto de bullying e racismo.

Minha vontade era de abraçar a Shirin e dizer que tava tudo bem. Eu gostei bastante da personalidade dela e da forma como ela lida com a religião dela. Eu queria bater em todo mundo que falava algo preconceituoso e sem o menor arrependimento ou noção. E o Ocean, gente? Coisa mais querida, dedicado, carinhosos forte. Ele é o personagem fofo do livro, enquanto a Shirin é a que manda todo mundo à merda.

Realmente indico a leitura, ainda mais pra quem quer começar a ler em ingles sem precisar procurar uma tradução a cada 5 segundos. Eu entendi uns 95% das palavras e do contexto, só procurei tradução de umas 10 palavras.

Bia || @bia.bookstan 21/09/2021

dor
Não sei o que foi esse livro, não sei como viver depois desse livro, não sei como reagir ao final.
Li AVLEOS sem saber absolutamente nada sobre o livro, só que ele era muito bom e tinha representatividade muçulmana, mas o choque que foi me ver quase totalmente espelhada na personalidade da Shirin (até agr n sei pronunciar o nome dela) foi inesperado. Ela conseguiu colocar todos os pontos da minha personalidade q eu não conseguia ver bem na minha cara e praticamente falou: tá vendo o q vc faz?? você repete esse comportamento, melhora agr.
O Ocean obviamente é um novo crush literário (td vez q ele falava ?baby? eu derretia, só pra constar) e acho q nunca tinha sentido tanta calma vindo de tipo, palavras q minha cabeça interpretava e colocava em forma de figura.
Acho q as coisas q eu mais gostei no livro foram a representatividade muçulmana (nunca tinha lido nenhum livro falando sobre isso, e ver cada preconceito q a Shirin sofreu foi como uma facada direto no meu coração, e fez meu sangue ferver de ódio) e o fato de ser baseado na vida da própria Tahereh.
AVLEOS é surreal de bom, e não tem ser humano no mundo que me faça mudar de ideia.

Nat 21/09/2021

A história é linda e aborda pontos muito chocantes sobre a personagem. Mas por algum motivo a história não me prendeu, em certo momento pensei em abandonar o livro, simplesmente não me prendia. Mas não é ruim de tudo!

Vivs | vivsbookshelf 17/09/2021

Não queria terminar! Meu tipo de romance com boas reflexões
Tahereh acertou em cheio! Um romance leve, engraçado e que trata de questões importantíssimas relacionadas ao preconceito, sendo ele, o racismo, xenofobia, intolerância religiosa e islamofobia.

Adorei o desenvolvimento da história, mas acima de tudo, amei os personagens. Ocean foi um personagem que acabei me apegando e nem tenho palavras para descrever sobre o quanto eu gostei dele. E sim, ele não é perfeito, cometeu alguns erros, mas quem não? E a protagonista, gente que garota forte! O relacionamento deles foi tão amorzinho, confesso que queria mais?

No fim, o livro me fez refletir bastante. É uma pequena amostra da realidade cruel, mas muito presente em diversos países. Recomendo muito A very large of expanse sea, principalmente, se você deseja um romance que deixa o coração quentinho, momentos de reflexão sobre preconceito étnico-racial, um pouco sobre a cultura de islâmica e apresentações de breakdance.

P.S. Só eu que imaginei a própria Tahereh Mari como protagonista da história?

Carol 16/09/2021

muito bom
gostei muito do livro, levanta temas importantes e faz a gente refletir um pouco sobre os pré-conceitos que criamos das pessoas, o romance é bem fofo, encheu meu coração de amor

Maria 12/09/2021

Gostei muito! Em algumas partes achei q teve pouco diálogo entre os personagens principais e, por isso, acaba ficando meio raso o relacionamento deles. O livro é mt necessário pois fala sobre várias questões como islamofobia, racismo, machismo, xenofobia? Enfim, apesar de ser uma história adolescente da p tirar reflexões muito legais do livro.

angel 12/09/2021

livro lindo!!!?
queria começar dizendo que esse livro é um romance perfeito, leve, engraçado, tudo de bom! os personagens, e a escrita maravilhosa tahereh me deixou sem palavras!

é um livro tão bem desenvolvido e faz com que a história te prenda de uma forma surpreendente, é muuuito rapidinho de ler ele e a shirin me consquistou demais, com só 16 anos é uma protagonista muito forte mesmo sendo nova passou por muitas coisas e ver toda história narrada pelos seus olhos deixa você refletir demais sobre tudo!

o ocean não tenho palavras pra descrever o quão amei ele ??? ele é um personagem tão maravilhoso! ele é TUDO e merece o mundo!

esse livro aborda assuntos tão importantes, a história me fez ficar com um sorriso bobo na cara toda hora, e me fez chorar um pouquinho também. apesar do final que estou com ódio até agora???!!! cadê o epílogo tahereh?? que FINAL FOI ESSE?!!! eu esperava muito mais...

depois da faculdade e de tudo, a shirin e o ocean ficaram juntos sim, até porque ela disse que não ia desistir dele, então isso pra mim é canon e ponto final fds sz

sabrina 09/09/2021

não desista de mim
esse livro com toda e completa certeza virou fav, fiquei enrolando pra ler ele achando que ia ser bem chato, mas quando comecei não consegui mais parar. é tão leve, a escrita, os personagens, com um tema pesado e doloroso. valeu cada minuto, cada lágrima, cada sorriso com esse livro
eu te amo tahereh, eu te amo

Livrossaura 05/09/2021

shirin quero ser como vc
a tahareh ganha o prêmio por escrever as melhores protagonistas fortes, eu juro, a mulher é simplesmente incrível em criar personagens femininas fodas. me apaixonei por ela e pela personalidade dela logo nas primeiras páginas, e foi incrível viver um pouquinho da sua jornada. o ocean é apenas o exemplo de como deveriam ser todos os homens, admito que sou apaixonada por uma historinha de instalove do cara. o romance leva uma estrelinha por ser ao mesmo tempo leve e intenso, complexo e simples.

apesar de ter amado muito ver esse romance e ver o desenvolvimento dos personagens, sinto que infelizmente foi feito de uma forma meio rasa. o livro não deixa de ter uma grande beleza por causa disso, mas ainda assim terminei com uma vontade gigante de ler mais e saber mais e aprender mais sobre o relacionamento dos dois e sobre cada um deles individualmente. senti que o final foi meio corrido e preferia que ele tivesse mais umas 200 páginas de desenvolvimento. além disso, por já ter lido outras obras da autora, fui esperando que a escrita fosse super poética, o que acabou não acontecendo, então senti um pouquinho falta disso.

e é isso. um romance gostosinho misturado com conscientização sobre preconceito - sempre a combinação perfeita.

camis 03/09/2021

Simplesmente incrível
Nenhum elogio que eu faça vai expressar tudo o que esse livro significa.
Tudo nele foi impecável. A temática extremamente necessária, o desenvolvimento dos personagens, a construção do relacionamento entre os dois, os ensinamentos que ele trouxe em cada preconceito que ela sofria?
À medida que ele é um tapa na cara pra nos fazer sair da nossa bolha e enxergar uma realidade cruel porém muito presente, ele também é um presente, tanto por nos ensinar, quanto por nos emocionar tanto com o amor desses dois. Incrível como tão novos eles tinham tanto discernimento e maturidade pra lutar pelo que queriam-principalmente pelo amor.
A força da Shirin foi algo lindo de acompanhar e mais lindo ainda foi ver tudo o que o Ocean trouxe de bom pra vida dela.
Com certeza é um livro sem igual, só leiam ??