A Very Large Expanse of Sea

A Very Large Expanse of Sea Tahereh Mafi

Resenhas - A Very Large Expanse of Sea

Yasmim Blackthorn 22/12/2021

O que falar?
Achei esse livro bem interessante desde a sinopse, comecei hoje de manhã e não consegui largar até terminar.

A história me prendeu muito e o romance também. Aprendi bastante com esse livro, fala muito sobre estereótipos, e como afetam as vidas das pessoas. Shirin é uma personagem bastante forte, sempre que ela passava por alguma coisa eu queria entrar no livro e dar um abraço nela. O romance também me conquistou muito, o Ocean é um personagem muito fofo, ver o quanto eles sofreram foi de partir o coração. Eu entendo o jeito que terminou, mas eu esperava um epílogo. Sei que fez bastante sentido terminar desse jeito, como se tido fosse uma fase pela qual ela passou e epela qual aprendeu muita coisa e amadureceu bastante, mas queria algo a mais. Eu quero ler o outro livro da autora que fala sobre esse mesmo tema, gosto muito da escrita da Tahereh Mafi.

liloloverallday 22/12/2021

partiu tomar rivotril pra superar essa obra
Tahereh mafi arrasou como sempre! Amei que a mesma trouxe representatividade mulçumana para o romance. Além de escrever sobre uma temática que dificilmente é abordada em livros, ainda contribuiu e contribui para desmistificar vários preconceitos contra a religião islã e pessoas do oriente médio. Que livro incrível!

Melissa 21/12/2021

Eu amei demais esse livro! Amei a forma como a autora conseguiu focar em dois pontos principais nesse livro: o relacionamento da Shirin e do Ocean e o preconceito que a Shirin sofre, descrevendo muito os sentimentos dela em relação a isso.
Em alguns capítulos, essa parte do preconceito é tratada de forma bem pesada, mas que eu vejo que é extremamente necessário ser dessa forma, para que tomemos consciência do quão errado e absurdo são essas situações que acontecem com muitos muçulmanos (além de doversas outras pessoas que sofrem qualquer tipo de precomceito).
O relacionamentonda Shirin e do Ocean é tão gostosinho! É tão lindo ver o jeito que ele é apaixonado nela.
Em um dos meus meus históricos de leitura, eu falo o que achei do final, que não vou repetir aqui pro pessoal n pegar spoiler kkkkk, quem quiser saber, pode ver um dos últimos históricos de leitura que eu falo detalhadamente o que eu achei sobre esse final sensacional ?

Michelly 16/12/2021

A Shirin é uma adolescente persa que vive nos EUA um ano após o ataque terrorista de 11 de Setembro e mesmo sendo tão jovem já sofre com a série de preconceitos vindos de um atentado que nada lhe dizia respeito. Shirin estava farta, cansada do ódio e de todas as pessoas que te tratavam mal todos os dias e por isso se isolou completamente, a cada mudança de escola tinha menos vontade de tentar fazer amigos, ou responder os comentários dos professores ou ensinar as pessoas como não serem racistas.
Mas tudo muda quando ela conhece Ocean, um garoto da sua aula de biologia que promete mudar a forma como ela vê o mundo e as pessoas ao seu redor, e talvez, quem sabe, como vê a si mesma.

Essa é uma história sobre superação e amor, tinha muito tempo que eu não lia um livro que mexia tanto comigo e principalmente com um enredo que mexe tanto com o psicológico do personagem principal, a Shirin mudou muito no decorrer do livro e isso é espetacular!!
O romance, as narrações, a forma como o ódio é retratado, tudo é tão real que dói. Mas é uma dor que transforma, que nos torna mais empáticos e faz com saiamos da nossa bolha ocidental branca (por isso acredito que devia mesmo ser uma leitura obrigatória para todas as pessoas)
Eu cresci junto com a Shirin, mudei minhas concepções do mundo junto com ela e acima de tudo eu tive esperança, podemos ser melhores, podemos fazer um mundo melhor.
O ódio não precisa destruir mais vidas, mas isso está em nossas mãos.

Eu amei cada pedacinho desse livro, e o inglês é super fluido e simples (sou iniciante e foi super rápido pra mim) a escrita da Tahereh é muito gostosa de ler!!
luiza549 16/12/2021minha estante
amo d paixao esse livroo

isa_milena 08/12/2021

todo mundo deveria ler esse livro
esse livro é incrível!!
ele aborda assuntos tão importantes, no final da leitura fez eu refletir bastante sobre os pensamentos e atitudes que nós temos e como elas podem interferir nas outras pessoas.
e sobre as brincadeira e piadinhas que pra vc que tá fazendo pode não ser nada, mas pra pessoa que tá sendo alvo disso pode ser tudo e acabar destruindo tantas coisas, por exemplo, no livro todas essas piadinhas e o preconceito acaba destruindo o romance doce e inocente entre os protagonistas, confesso que isso me dói até hoje.
os dois protagonistas são incríveis, a shirin é uma menina forte, inteligente, maravilhosa e o ocean não tem palavras para descrever esse menino, ele tem um coração tão bom, é uma pessoa tão boa.
todas nós precisamos de pessoas como o ocean em nossa vida?

Laura.Suzuki 07/12/2021

Muita gente falou para mim que essa era uma história rápida e fácil de ler. Não sei o por que mas demorei uma eternidade para ler esse livro. Eu adorei o jeito como a autora trabalhou o racismo que a MC passava, trouxe para a realidade o que muitos passam, mas o jeito que ela escreveu o romance não me agradou

Nayara.Tavares 22/11/2021

EMOCIONANTE
Fazia tempo que eu não me apegava tanto a personagens de livro Young Adult!

Me surpreendi página a página com a bravura Shirin e me emocionei com os seus relatos e a sua dor. A crueldade das pessoas é de partir o coração.

O Ocean é um fofo. E foi tão lindo acompanhar o desenvolvimento e a entrega no relacionamento deles.

Enfim, um romance fofo ao mesmo tempo que traz uma mensagem forte. Amei!

carol 16/11/2021

3,5

“?We broke apart, fighting to breathe, holding on to each other like we were drowning, like we'd been lost, left for dead in a very large expanse of sea.”?

Não tem como descrever essa leitura de outra forma se não dolorosa. O jeito como a Tahereh aborda o racismo e a xenofobia contra mulçumanos nesse livro, a dor da Shirin em ser maltratada por pessoas que associam pensamentos preconceituosos com a genética das pessoas é palpável apesar de distante por não fazer parte da minha realidade, e ainda assim, doeu em mim como se a dor dela fosse digerível. É um livro, de longe, dolorido e muito além do romance - na verdade, nesse caso, acho que o amor aqui tem um papel diferente, que é abraçar as características, independente de onde venham porque o amor da Shirin e do Ocean é puro, é honesto, é além das barreiras que a sociedade impõe.

A forma como o Ocean ama a Shirin e a defende de tudo e todos que ousam machucá-la verbalmente - e infelizmente fisicamente - é o tipo de amor que eu gostaria que todas as pessoas como ela pudessem ter. E que todas as minorias pudessem, também. Um amor que cuida, que é saudável e que vê o melhor na gente.

Não sei falar desse livro sem mencionar que é paradoxal: ao mesmo tempo que é sôfrego também traz um conforto. Mais um favorito da Tahereh na minha vida, apesar de ter detalhes da leitura que eu não gostei tanto (como o final).

bee 15/11/2021

Uma obra prima
Um livro de romance, mas muito mais. Esse livro trata muito de intolerância religiosa, racismo, bullying e tudo isso na perspectiva de uma adolescente, que além de tudo isso ainda passa pelas dificuldades e inseguranças que são comuns nessa idade.
Esse livro abriu meus olhos para muita, muita coisa. Eu aprendi tanta coisa lendo, principalmente ver não só as barbaridades que a shirin escuta e passa mas entender como ela se sente sobre tudo isso. A autora por ter passado por coisas parecidas, afinal seus pais são do Irã, trás algo muito pessoal e trabalhado de uma forma incrível.
O romance é lindo, maravilhoso mesmo, o Ocean é um amor, sempre disposto a ajudar e a aprender, é um primor de personagem.
Esse livro é para tirar seu fôlego, tanto de amor quanto de ódio e tristeza. Por favor quando tiver a oportunidade leia! Eu era uma pessoa antes de ler esse livro e hoje eu sou outra.

Gabi 04/11/2021

ameiiii!!!! achei a escrita da tahereh mafi mil vezes melhor nesse livro do que em estilhaça-me. gostei muito da história, do contexto, do romance, de tudo

Raquel 24/10/2021

Eu não gostei só de como o final foi corrido, mas amei sobre tratar racismo e xenofobia num Young adult é algo realmente inesperado, eu não sabia sobre o q se tratava o livro e isso me fez refletir bastante sobre, muito bom.

kennaledger 16/10/2021

don't give up on me.
esse livro é fantástico,lindo e necessário! a escrita da tahereh teve o encaixe perfeito com essa história. um livro cheio de frases poéticas e marcantes. fiz tanta marcação no meu físico,que pelo menos a cada capítulo tem uma!

shirin é uma personagem incrível,muito envolvente e paupável. durante toda a leitura,você se solidariza com ela,quer ajudar ela de alguma maneira. a história dela é muito triste,mas ainda sim de uma força surreal.
o ocean é aquele personagem impossível de não se apaixonar,e meu deus,ele elevou completamente o meu nível enquanto lia esse livro,e além de tudo é também incrível!

o livro tem obviamente o romance como um ponto importante na história,mas eu gostei como a tahereh usou disso para explorar toda a história em si,todas as questões que o livro se propõe a abordar.

é um livro que você aprende enquanto lê. mesmo que se passe em 2002 (e por motivos óbvios as coisas estavam ainda mais acentuadas naquela época),mas você vê muito do atual também. você fica com raiva e quer entender como é possível as pessoas agirem e pensarem assim.

uma coisa que a shirin diz no livro,sobre pessoas privilegiadas não saberem nem ao menos como funciona o preconceito,e o quanto/o que ele pode causar,é totalmente real,e falo isso sendo uma. esse livro abre muito a sua cabeça durante a leitura. para tudo,e todas as minorias e situações discriminatórias.

apesar de ter muita facilidade para chorar lendo,acho que esse livro foi atualmente o que mais me fez chorar,é impossível não se emocionar. que história linda! shirinocean amo vocês

Larissa.Bezerra 10/10/2021

Bom pra [*****]
Esse livro eh incrível, tudo que eu tava precisando agora! A autora trabalha tão bem os personagens que eu só fui imersa nessa história, to com um quentinho no coração?