Anne da Ilha L. M. Montgomery

Resenhas - Anne da Ilha

Thayllana.Welsy 24/01/2024

Anne da ilha
Eu amei esse livro!!
Ele é ótimo, a história é muito boa e tem personagens maravilhosos!
Eu gostei muito da Priscilla, Stella, Phil, tia Jamesina e os 3 gatos kkk, foi muito bom acompanhar todos eles morando juntos! Eu amei o desenvolvimento da Phil, foi lindo kk e q bom q ela escolheu bem com qm iria se casar!
Fiquei triste pelo Roy tadinho, mas sou time Gilbert e como ele já passou por isso vai conseguir superar kk, coitado.
Mas eu amei o final e FINALMENTE tivemos o sim da Anne em relação ao pedido de casamento do Gilbert.
"Na verdade, nada me importava muito, desde que você disse que nunca poderia me amar, Anne. Não havia outra, nunca houve outra para mim, a não ser você. Eu sempre a amei, Anne, desde aquele dia na escola em que deu com a lousa na minha cabeça."

Luvale 24/01/2024

Esse é o terceiro livro da série que segue a vida de Anne Shirley, que seguiu me surpreendendo e me conquistando cada vez mais.

Anne da Ilha segue a espirituosa Anne Shirley finalmente dando prosseguimento aos seus sonhos com relação ao ensino superior e a vida na universidade. A pausa momentânea do livro anterior, fez com que ela amadurecesse e conseguisse economizar para os gastos futuros na nova cidade, onde mora junto de algumas amigas de Avonlea e para onde também se mudou o maravilhoso Gilbert. Nesse tempo ela lida com a adaptação ao novo lar, enfrenta perdas, tristezas, alegrias e se confronta com suas expectativas quanto ao futuro acadêmico e amoroso.

Esse livro envolve cerca de dois anos na vida de Anne, dos seus 18 aos 20, numa fase onde ela tem que encarar que a vida está passando diante de seus olhos e tudo está em constante mudança. Nada pode ficar intocado pelo tempo, suas amigas estão se casando, Marilla está envelhecendo, a formatura se aproxima e seus sentimentos por Gilbert estão confusos.

É uma época de adaptação e preparação para o futuro e gostei muito da pegada mais romântica desse livro que segue muitos dos dilemas do provável e inevitável casal Anne e Gilbert. Eu acho os dois tão fofos juntos e mal posso esperar pra ver o que vai acontecer no próximo volume, uma vez que o final desse livro é incrível e instigante, além de ser o menor livro até agora.

A escrita continua com a pegada detalhista, com muitas descrições, diálogos, cartas e a história com capítulos que trazem assuntos que se iniciam e se encerram ali, enquanto a trama geral segue Anne ao longo dos anos. Não falei nos posts anteriores, mas ao lado dos livros físicos, sigo escutando os audiobooks, que estão disponíveis na assinatura da Audible. Na plataforma se encontram os audiobooks dos 5 primeiros volumes, até agora. Estou amando a experiência, que está me fazendo ficar cada vez mais imerso nesse universo e na vida desses personagens.

Denise 24/01/2024

Quando comecei a leitura desta série, jamais imaginei que me prenderia tanto! Mas essa menina me fisgou gente, de verdade!

" - Provei o mundo e ele já não veste as cores do romance que costumava usar."

Bom, já na resenha anterior eu havia comentado que Anne estava mais madura, e agora ela está ainda mais, não tem mais nada daquela menininha de antes. Porém, a garota sonhadora que adorava imaginar as coisas, ahhh, esta ainda está lá! Sonhadora, imaginativa e descompensada como sempre!

"Os pequenos prazeres da vida, doces e excelentes em seu momento, não deveriam ser a finalidade se toda a existência. Os mandamentos divinos deveriam ser buscados e seguidos; a vida celestial deveria começar aqui na terra."

Eu vi na sinopse do oitavo livro um esqueminha com a idade de Anne em cada livro e achei bem interessante, vou colocar abaixo:

? Anne de Green Gables: 11-16 anos
? Anne de Avonlea: 16-18 anos
? Anne da Ilha: 18-22 anos
? Anne de Windy Poplars: 22-25 anos
? Anne e a Casa dos Sonhos: 25-27 anos
? Anne de Ingleside: 34-40 anos
? Vale do Arco- Íris: 41 anos
? Rilla de Ingleside: 49-53 anos

Então, como dá para ver, agora ela começa o livro com 18 anos e termina com 22.

" 'Nem todas as lições se aprendem na faculdade', pensou. 'A vida pode ensiná-las em todos os lugares'. "

Depois de tudo o que aconteceu nos livros anteriores, das perdas e pedras no caminho, dos gêmeos que Marilla adotou e de todas as mudanças na vida de Anne, as coisas começaram a voltar para os eixos e Anne, incentivada por Marilla, vai em busca do sonho adiado: a faculdade! Junto com outras amigas, alugam uma casa, levam a tia de uma delas, que já é uma senhora, para viver com elas na casa, afinal de contas elas precisam ter uma senhora em casa para mostrar decência. E partem rumo à 4 anos de estudo.

" - Eu preciso. As coisas não podem seguir como estão por mais tempo. Anne, eu a amo. Você sabe que amo. Eu...eu nem consigo expressar em palavras o quanto. Você promete que, um dia, vais ser minha esposa?"

Gilbert também vai para a faculdade e no início do livro eles dividem um bom tempo juntos, mas no decorrer da trama, seus caminhos se dividem. A amizade esfria, mas não o amor dele por ela. E dela por ele, só que ela não sabe disso, ou não quer admitir.

Coisas acontecem, eles conhecem outras pessoas e um pensa que perdeu o outro, até que finalmente os anos de estudo acabam e eles partem para Avonlea novamente. Não que Anne estivesse de todo afastada, ela ia visitar a família toda a folga que tinha, mas uma volta definitiva é diferente.

" 'O humor é o mais picante condimento no banquete da existência. Ria de seus erros, mas aprenda com eles; alegre-se em suas aflições, mas fortaleça-se com elas; zombe de suas dificuldades, mas supere-as.' "

E lá, finalmente as coisas voltam para a estrada certa, os caminhos se reencontram e tudo parece bem quando está bem! Mas eu só vou contar o que aconteceu na próxima resenha!

"Nada me importava muito, depois que você disse que nunca poderia me amar, Anne. Não havia outra; nunca pôde haver outra para mim, além de você. Eu a amei desde aquele dia em que você quebrou a lousa na minha cabeça na escola."

Enfim, continuo apaixonada pela leitura! A inocência mostrada a cada página, as amizades e amores, a família...os antigos amigos que voltam, os novos que Anne faz...é tudo tão lindo e surpreendentemente bem apresentado que dá gosto de ler. De verdade, consigo me imaginar lá naqueles tempos, tal é a forma que a narrativa se apresenta!

" - Eu tenho um sonho - ele disse, lentamente. - Eu persisto em sonhá-lo apesar de ter sentido com frequência que nunca poderia realizá-lo. Sonho com um lar que tenha uma lareira acesa, um gato e um cachorro, o som dos passos de amigos...e você!"

Mannuvit 20/01/2024

A redenção vem
Muito melhor que os anteriores,chega no nível do primeiro SIM,e arrisco dizer que é ainda melhor (mesmo que por pouco)

Ana Paula Moreira 19/01/2024

Pior livro da série
Me decepcionei com esse livro. Esse é o 3
livro da saga, se o próximo seguir a mesma linha eu abandono a série. Anne amadurece muito, mas em contrapartida fica cega e burra para o amor, acreditando que o amor verdadeiro é como ela fantasiou na cabeça dela. Tem vários falecimentos, parece que todo mundo em Green Gables está morrendo. Aparece Phil, uma personagem muito frívola. O que se salvou nela foi esporro que ela deu em Anne após negar um pedido de casamento. A leitura foi monótona. E o pior, é como parece que a autora Lucy Maud Montgomery gosta de escrever cenas de maus
tratos aos animais. Isso é repudiante por se tratar de literatura. Mesmo se tratando da época, fiquei indignada de como nem mesmo Anne foi incapaz de defender os pobres dos animaizinhos, começando por impedir Davy de judiar deles. A única coisa que deu pra relevar foi o final e algumas das poucas cenas agradáveis.
LivroAleatorio 20/01/2024minha estante
Minha experiência lendo Anne foi bem ruim... Não achei que melhorou depois não ?

cecilia 19/01/2024

Anne da Ilha
Esse foi o livro da saga que eu li mais errado, e até agora o melhor também. No início li um pouco devagar mas quando estava faltando umas 30 páginas li de uma vez só, achei o final muito lindo e espero que a Anne e o Gilbert fiquem juntinhos ??

giosartorelli 17/01/2024

Anne da Ilha
Nessa jornada Anne está bem mais ?sabia? por assim dizer, e juro, achei tão maravilhoso ver o decorrer dela no ensino superior, fazendo novas amizades, a simplicidade e facilidade dela em ter amigos e ser tão querida, confesso que é invejável.

Me surpreendeu alguns pontos, eu já esperava pelo final, mas o decorrer da história me fez duvidar até doque eu achei que eu realmente sabia.

A evolução dos personagens de Avonlea, eu entendo o desespero da Anne de ver todos crescendo e formando sua vida.

É um livro que amei ler, leve e agradável demais, uma leitura bem rápida.

Marcela115 15/01/2024

Na minha opinião esse foi o melhor livro da saga até agora, mesmo sendo um pouco monótono, vale a pena ler

canjicalinda 15/01/2024

Impossível não se apaixonar por Anne desde o primeiro livro. O livro é incrível e é muito bom acompanhar o desenvolvimento dos personagens. Sempre que leio me sinto transportada para o passado. A única coisa que me incomoda um pouco são as longas descrições, mas faz partekkkkk
Cecii 15/01/2024minha estante
Aa descrições são longas mesmo kkkkk eu ganhei a coleção inteira e não consegui ler, eu perdia a paciência nos primeiro capítulos

canjicalinda 15/01/2024minha estante
eu pulo todasskkkkkkkk

Lillian.Simas 14/01/2024

O melhor até aqui
Esse, com certeza, m foi o volume mais esperado, por que me alimento de migalhas de amor ?
O surto que eu tive quando quando o enredo rumou para um lado que não estava esperando quase me fez desistir de ler, mas o final compensou todo o sofrimento. Já ansiosa pelo próximo ?

Duda.leituras 14/01/2024

Envolvente e surreal e surpreendente
Nessa nova aventura Anne deixa o seu primeiro emprego e parte em rumo da faculdade e lá ela faz amizades e enfrenta conflitos como conseguir alugar a casa Paty e o problema em lidar com a sua paixão pelo seu antigo rival e amigo Gilbert blythe o livro te envolve e te prende você sempre quer saber oque vai acontecer a história e ótima e shippar o nosso casal favorito e bom demais cada momento fofo entre a Anne e o Gilbert e um surto
Mi.milena 19/01/2024minha estante
Esse livro é muito perfeito!