Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

gijo0 09/05/2024

O QUE FOI ISSO QUE EU ACABEI DE LER????

vi um edit no tiktok e me interessei, procurei, procurei e procurei e achei o conto. passei um bom tempo lendo, porque o começo é meio lento e não conseguia me manter interessada lendo, então veio a viagem, as descrição dos personagens, e o final. meu deus, aquele final.

Lari439 13/05/2024

"Se o bom Jesus existia, e Deus também, então Ele só podia ser AM."

🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& .
Lari439 13/05/2024minha estante
a censura véi

Pantalore 12/05/2024

Leitura curta e muito interessante. A descrição das coisas parece tão grotesca de certa forma que não conhecia ¼ das palavras usadas no livro, mas me prendeu do início ao fim.
Como amante de máquinas, estou encantada
Como ser humano, estou horrorizado
Como jogador, estou triste que os sistemas android atuais não suportem o aplicativo
E como leitor, acho que o livro não vale os, atenção, >>20 MIL REAIS

livblt 12/05/2024

Que conto BIZONHO
Bem curtinho, bom de ler, mas nossa....
bizarro demais

gostei de ler algo que envolve AI mesmo que tenha sido escrito a tanto tempo atrás

a revolução das máquinas ???

Marselle Urman 28/09/2017

Curto
Ácido e bom.

Ceecii 06/03/2020

Admirável Computador Novo
Que conto sensacional! Imagine um computador ser o dono do mundo e só existirem cinco pessoas sobreviventes na face da Terra? E detalhe: as entranhas do PC é o "lar" deles. Nesse ambiente eles imploram pra morrer, às vezes literalmente, mas não conseguem porque são dominados.

Eu me diverti muito lendo o livro e terminei refletindo um pouco sobre até que ponto a tecnologia pode chegar, ou então: até que ponto temos total controle sobre as máquinas? Não é de hoje que vemos robôs e inteligências artificiais cada vez mais robustas.

Recomendo a todos que curtem gore, tecnologia, diversos tipos de torturas humanas?, e ficção científica. É um conto pequeno e fácil de ler que pode ser concluído até mesmo em uma hora.

Francisco 09/08/2021

Um mundo pós-apocalíptico governado por uma inteligência artificial
Em um mundo pós-apocalíptico, apenas cinco pessoas, Ted, Ellen, Gorrister, Nimdok e Benny foram mantidos por uma inteligência artificial intitulada AM, que governa o mundo: os observa, os alimenta quando quer e os tortura de forma física e psicológica. Os sobreviventes devem encontrar uma forma de sobreviver à poderosa máquina que tudo governa.

Embora publicado em 1967, é uma história de horror e ficção científica bastante interessante sobre a relação do Homem com as novas tecnologias, em especial no que concerne às redes de computadores e inteligência artificial. O estilo ácido do autor torna a leitura um pouco densa (é uma pena que Harlan Ellison não seja traduzido no Brasil), mas que gostei por conta de seu teor reflexivo.

kfê 25/08/2022

Consigo entender o porquê desta obra ter sido premiada na época em que foi publicada, a ideia da máquina tomando consciência deveria ser aterrorizante. Bem, a ideia ainda é aterrorizante, entretanto esta historia tem buracos gigantescos, principalmente em lógica sendo lida atualmente. Esperei o sentimento de terror e ele não veio. É uma leitura rápida com detalhes explícitos, mas não viscerais, quiçá enfadonha.

Slovenio Kiev 25/06/2023

Meio nojento, meio confuso e cruel
Não entendi muito bem a história, pelo que eu entendi o mundo acabou e uma I.A onipotente tornou um grupo de sobreviventes imortal e passou a torturar eles diariamente. O final é cruel, muito cruel, cruel até de mais.
O protagonista teve um destino pior que o inferno.

sabbath. 06/05/2024

Citação.
" AM pretendia nos manter eternamente ali, no seu bojo, retorcendo e torturando a
gente para sempre. Aquela máquina nos odiava como nenhuma criatura dotada de sensibilidade jamais foi capaz de odiar alguém. E estávamos indefesos. Ficou, por fim, horrivelmente claro que:
Se o bom Jesus existia, e Deus também, então Ele só podia ser AM. "

higunana 10/05/2024

é um pouco mórbido notar que quase 60 anos atrás, as pessoas já tinham uma visão do que o mundo futuramente se tornaria ? dominado por máquinas. literalmente falando ou não.

vi muitas pessoas falando sobre esse conto e o jogo baseado nele já havia me chamado bastante atenção, apesar das mudanças colocadas, porém, todavia, entretanto: definitivamente nada se compara a obra original.

com apenas 11 páginas, a história é bem introduzida, construída e, acima de tudo, finalizada. com uma frase de impacto (a qual originou o nome da obra) que te deixa com um gosto amargo na boca, sabendo que não houve final feliz e nunca teria.

os personagens, mais humanos do que nunca nesse cenário pós-apocalíptico, são bem escritos apesar de ser uma leitura rápida (terminei em cerca de 10 minutos) e você consegue compreender suas personalidades (ou, nesse caso, a personalidade que AM quer eles tenham).

é ainda mais assustador saber que esse conto não é tão mais fora da realidade como imaginávamos, anos atrás. definitivamente se tornou um dos meus contos favoritos até então.

KinoplexGuilha 11/05/2024

Eu, como uma pessoa que tem como gênero favorito a ficção científica, mudei minha vida com essa história. Nunca tinha lido ela antes, revolucionária

leticia 11/05/2024

I think therefore I am. I AM.
esse conto traz uma terrível narrativa que, quase 60 anos depois de sua publicação, se encontra assustadoramente perto da realidade.
AM, na minha opinião, é um dos vilões mais cruéis da ficção. um computador que nunca fez nada além de ser, aprende a pensar. e o ódio que essa máquina tem pela humanidade é tão profundo, que chega a ser sensível. AM cria um ambiente para torturar humanos como ele foi torturado. ele quer que eles sejam. apenas sejam. sem sonhos, sem esperança, sem saída. e apesar dos horrores que esses humanos enfrentam, apesar do sofrimento, dor e humilhação, há sentido em tudo isso?
assim como o último sobrevivente, AM nunca vai vencer. ele não tem boca, e precisa gritar.