Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

sofia 21/04/2024

Sou incapaz de achar palavras pra explicar o tamanho nojo e angústia que eu senti lendo esse conto. sao poucas páginas mas tão cruel e visceral que deixa qualquer um preocupado com uma possível AM no mundo atual

Matheus656 17/04/2024

O único problema é que tem um fim... E é muito rápido...
Deveria ser um livro e não um conto. É muito perturbador tudo que é apresentado dentro da história. O fato em si de você estar destinado a sofre para todo sempre nas mãos da AM ja torna algo muito ruim de se pensar. O conto é muito bom, mas sinto que tem muita coisa q poderia ser explorada. Pela proposta adota pelo autor, adorei tudo que foi pensado e vejo que esse conto deveria ser mais comentado do que ja é. Foi uma da poucas obras de entretenimento que me fizeram ficar angustiado como fiquei lendo

CauaOli__ 25/02/2024

Surpreendente, na verdade!
Para um conto de 20 páginas, invocou mais sentimentos do que imaginei que invocaria, muito mais, por sinal. Ter a oposição da história ser "AM", a revolta da própria criação do homem é algo que não vi muitas vezes e, por mais que as descrições de tudo sejam bem grotescas e até nojentas... Vale a leitura!

"E no entanto... AM venceu, simplesmente... Tirou sua vingança..."

Bruno 06/02/2024

Definitivamente uma obra a frente do seu tempo...
Eu li essa obra motivado pô jogo de mesmo nome do famigerado gênero apontar e clicar, que eu comecei a jogar recentemente e o jogo e absurdamente pesado e qnd descobri q era baseado num conto de 20 páginas tive q correr atrás pra ler e no final e um bom conto, porém algumas partes são meio incomodas, ele tem uma descrição muito gráfica do gore e a obra se passar num futuro onde os computadores criaram consciência e decidiram dizimar os humanos e muito a frente de seu tempo, já q a obra foi originalmente publicada em 67, mas eu achei q num conto de 20 páginas terem coisas q eu só cortaria da história me fez dar 3 estrelas mas no geral e um ótimo conto de ficção científica com elementos de terror e uma boa pitada de gore.

Arthur1183 14/01/2024

O mais perturbador dos finais
"Tenso", "perturbador" e "pessimista" são as palavras que se encaixam melhor para essa obra, com uma atmosfera densa que te deixa mal com as crueldades sofridas pelos 5 sobreviventes.
O mais incrível é como Harlan Elisson te faz imergir dentro de um mundo caótico e apocalíptico (que se assemelha ao próprio inferno) com tão pouco tempo, os eventos são curtos mas nos permite imaginar tudo o que houve e o que há de acontecer com os personagens e nos faz tem uma perfeita imagem de quão maligna e perversa é a "mente" de AM, o quão forte é o ódio que a máquina nutre pela humanidade a ponto de manter 5 pessoas para serem eternamente torturadas.
Com menos de 15 páginas o autor nos faz sentir a desgraça de ser um dos sobreviventes, a miséria de estar exausto e a dias sem se alimentar (se é que pode chamar a última refeição de "refeição) e ainda ter que passar por tormentos que servem de puro entretenimento para AM.
O final só serve para te tirar do eixo, não pode-se imaginar o que houve com Ted, é um final negativo que te deixa com pena do personagem (mesmo não tendo muita empatia pelo personagem por ser um conto curto). É admirável que essa obra tenha impactado a ficção científica com apenas 10 páginas.

Frívolo 07/01/2024

A obra te faz sentir o que ela propõem, te molda e faz com que você sinta repulsa em momentos, te aprofunda em um vasto nível de maldade extrema; fascinante, achei interessante.

Iris 27/10/2023

Brutal
Foi uma leitura rápida, assustadoramente rápida para dizer a verdade, mas inegável brutal, intensa e desconfortável, gostei muito do conto, mesmo sabendo que ele não é para todo mundo

ToniGuilher 16/10/2023

Quando vou trabalhar, fico com a personalidade dessa IA KKKK
Grotesco, Claustrofóbico e total sentimento de impotência, isso foi muito bem escrito, e que título maravilhoso, é uma pena que seja tão difícil ter uma versão física, num compilado de contos ou algo do gênero, uma das melhores coisas já escrita.

Slovenio Kiev 25/06/2023

Meio nojento, meio confuso e cruel
Não entendi muito bem a história, pelo que eu entendi o mundo acabou e uma I.A onipotente tornou um grupo de sobreviventes imortal e passou a torturar eles diariamente. O final é cruel, muito cruel, cruel até de mais.
O protagonista teve um destino pior que o inferno.

Clara 11/05/2023

Não tenho boca, e preciso gritar
Estou sem palavras, uma obra de 12 que é simplesmente perturbadora. Não é o meu género de leitura mas ouvi falar do jogo que foi inspirado pelo livro e decidi ler, gostei bastante.

Nanda 23/11/2022

AM, o computador, é dotado de inteligência sensível. Lúcido e torturado, declara, à maneira de Descartes: penso, logo existo. Subdivide-se em duas partes sendo a segunda uma consciência subjetiva que encara o mundo como objeto. A conseqüência imediata da sua grande capacidade de raciocínio em relação ao homem não é livrá-lo da dor, mas causar-lhe sofrimento. Em forma de metáfora, o computador AM projeta, com incrível intensidade, o dilema humano.
Sua consciência está encurralada e isolada no cárcere da própria capacidade de raciocínio.

kfê 25/08/2022

Consigo entender o porquê desta obra ter sido premiada na época em que foi publicada, a ideia da máquina tomando consciência deveria ser aterrorizante. Bem, a ideia ainda é aterrorizante, entretanto esta historia tem buracos gigantescos, principalmente em lógica sendo lida atualmente. Esperei o sentimento de terror e ele não veio. É uma leitura rápida com detalhes explícitos, mas não viscerais, quiçá enfadonha.

Francisco 09/08/2021

Um mundo pós-apocalíptico governado por uma inteligência artificial
Em um mundo pós-apocalíptico, apenas cinco pessoas, Ted, Ellen, Gorrister, Nimdok e Benny foram mantidos por uma inteligência artificial intitulada AM, que governa o mundo: os observa, os alimenta quando quer e os tortura de forma física e psicológica. Os sobreviventes devem encontrar uma forma de sobreviver à poderosa máquina que tudo governa.

Embora publicado em 1967, é uma história de horror e ficção científica bastante interessante sobre a relação do Homem com as novas tecnologias, em especial no que concerne às redes de computadores e inteligência artificial. O estilo ácido do autor torna a leitura um pouco densa (é uma pena que Harlan Ellison não seja traduzido no Brasil), mas que gostei por conta de seu teor reflexivo.

Ceecii 06/03/2020

Admirável Computador Novo
Que conto sensacional! Imagine um computador ser o dono do mundo e só existirem cinco pessoas sobreviventes na face da Terra? E detalhe: as entranhas do PC é o "lar" deles. Nesse ambiente eles imploram pra morrer, às vezes literalmente, mas não conseguem porque são dominados.

Eu me diverti muito lendo o livro e terminei refletindo um pouco sobre até que ponto a tecnologia pode chegar, ou então: até que ponto temos total controle sobre as máquinas? Não é de hoje que vemos robôs e inteligências artificiais cada vez mais robustas.

Recomendo a todos que curtem gore, tecnologia, diversos tipos de torturas humanas?, e ficção científica. É um conto pequeno e fácil de ler que pode ser concluído até mesmo em uma hora.