Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

06/10/2023

Eu li por causa do jogo, é bem grotesco e perturbador, mas não sei se eu entendi muita coisa da história

Fran 05/10/2023

Essa é literalmente a pior distopia que já li em toda minha vida. É incrível como Harlan Ellison aborda o tema de inteligência artificial de uma forma tão criativa. As referências filosóficas, os personagens humanizados e o plot da história te faz perder toda esperança,perfeito para o cenário apresentado. A linguagem do livro é simples e o tempo dá história é curto,wntao acho perfeito para aqueles que não têm o hábito de leitura mas adoram uma boa distopia e histórias de apocalipse. Não tenho boca e preciso recomendar este conto maravilhoso haha.

Yasvie 18/10/2022

Essa não é uma história feliz.
É fácil de visualizar. Um mundo pôs-apocalíptico que foi destruído por uma inteligência artificial que começou ingenuamente como um simples computador criado pelos humanos, mas que ficou tão mais poderoso que os destruiu. O ser conhecido como AM, cheio de raiva e rancor decidiu manter vivos apenas cinco pessoas para tortura-los pela eternidade, o que já dura aproximadamente 109 anos.

E a AM sabe fazer muito bem o seu trabalho. Sinceramente as formas de dor infligidas e agonia que os cinco sentem são realmente angustiantes de se ler, mas falta uma certa profundidade nos personagens, o que faz com que não nos apeguemos tanto ao que lhes acontece, e quando o narrador, Ted, descorda de algum dos cinco ou reclama deles não é exatamente possível dizer se ele tem um ponto interessante ou não porque não há um passado que confirme nada.

Claro que se tratando de um conto as coisas precisam ser curtas, porém nesse caso existem buracos até de mais, e os questionamentos são importantes para o contexto final, e até mesmo para debates sobre se tudo narrado foi proposital como forma de demonstrar a perversidade da AM ou foi só um preconceito do próprio autor.

Por exemplo não sabemos como eles são mantidos vivos, mas isso é compreensível já que lemos pelo ponto de vista de uma dessas cinco pessoas, mas é difícil compreender com exatidão se eles estão mesmo fisicamente vivos ou só suas almas estão sendo torturada. Se eles estão na terra que foi destruída ou se literalmente na barriga da máquina. E que barriga seria essa? Ou até mesmo o motivo real disso tudo, já que a raiva não é nem um pouco justificada para com aquelas pessoas em específico.

A ÚNICA personagem feminina, Ellen, é extremamente maltratada, sexualmente e fisicamente pelos outros personagens que são todos homens, e que por terem todas suas características principais modificadas pela AM acabam por agir de forma diferente do esperado, e é isso que se entende pelas ações da Ellen, de como ela é tão passiva aos abusos e de como ela merece justamente por aquilo por supostamente gostar do que lhe acontece, e esse é o papel dela lá, um papel que deveria parecer como uma das muitas torturas mas sinceramente parece só um ponto de misoginia e machismo gratuitos já que ela não tem nenhuma outra função e recebe ódio gratuito do Ted e dos outros o tempo todo.

E porque o Ted é o favorito? Devemos supor que seja, assim como ele mesmo diz, o amor de Deus pelo seu filho favorito, mas, como ele próprio também diz, a AM não é Deus, então nada se encaixa pois sendo assim como o Ted descobriu uma forma de fugir daquilo tudo? Particularmente acredito que no fundo foi porque o Ted era o que mais odiava os outros quatro tanto quanto a AM os odiava. Imagem e semelhança.

Mas o final é consideravelmente interessante e realmente assustador, o nome do conto é o fim, a última frase, que significa algo literal mas também poético, porque mesmo que ele consiga gritar somente a AM o escutará e de que isso vale se só seu torturador te escuta, e de que isso vale se não existe mais ninguém para responder. E somente depois de tantos anos os odiando, 109, o Ted percebe que preferia a companhia do que sobreviver ali destruído mas consciente de tudo. Melhor viver com ódio do que viver sozinho.

Magnus 02/02/2023

medo
super curtinho e vale a pena de ler, a escrita é meio difícil de se situar, mas meu deus que situação que tá rolando hein. É assustador mesmo.

Caio.Gomes 17/03/2023

Um dos melhores livros que ja li
A trama do livro é simples e rápida. O livro é curto e o cenário onde os personagens se encontram não é único mas é interessante, mas não tanto quantos os personagens e o narrador não confiável.
O jogo de década de 90 foi a primeira vez que vi um jogo desenvolver os personagens mais que o próprio livro. Sendo nauseante a experiência.
10/10 fiquei horrorizado.

Diana.Castor 04/04/2024

Perturbador
Halan Ellison já falou em entrevistas sobre seu desprezo pela humanidade e somente esse sentimento poderia cria um vilão tão brutal. E oriundo da infinita capacidade humana de arquitetar a própria desgraça, é um ironia amarga.

Maritza Castro 18/08/2023

Bão mas tradução cagada
Acho que eu peguei uma tradução meio lixo, e atrapalhou minha experiência de leitura do conto. Daqui um tempo quero pegar de novo pra ler, mas em inglês, e ver se eu compreendo mais coisas da história.
Mas gostei bastante. Bem simples, mas profundo

giovana 25/05/2023

Fui dormir muda acordei calada
Muito chocante o final mas é um ótimo conto para refletir sobre nosso papel como ser humano na sociedade

Caindo 03/07/2023

Intrigante, pra dizer o minimo
Acabei de ler e vai alugar um triplex por um bom tempo na minha cabeça
sknsshsuabsusbsisjjsnsjsjsjsjaiajaisnsis

rosas_moving_castle 05/07/2023

Eu ja tinha ouvido falar desse livro e achei o conceito incrivel, gostei que e um livro curto entao vc nao e obrigado a acompanhar seculos de tortura dos personagens

nao sei muito o que falar sobre, gostei, achei impactante, so nao entendi no final como que eles conseguiram pra AM nao impedir eles

kfê 25/08/2022

Consigo entender o porquê desta obra ter sido premiada na época em que foi publicada, a ideia da máquina tomando consciência deveria ser aterrorizante. Bem, a ideia ainda é aterrorizante, entretanto esta historia tem buracos gigantescos, principalmente em lógica sendo lida atualmente. Esperei o sentimento de terror e ele não veio. É uma leitura rápida com detalhes explícitos, mas não viscerais, quiçá enfadonha.

sofia 21/04/2024

Sou incapaz de achar palavras pra explicar o tamanho nojo e angústia que eu senti lendo esse conto. sao poucas páginas mas tão cruel e visceral que deixa qualquer um preocupado com uma possível AM no mundo atual

Francisco 09/08/2021

Um mundo pós-apocalíptico governado por uma inteligência artificial
Em um mundo pós-apocalíptico, apenas cinco pessoas, Ted, Ellen, Gorrister, Nimdok e Benny foram mantidos por uma inteligência artificial intitulada AM, que governa o mundo: os observa, os alimenta quando quer e os tortura de forma física e psicológica. Os sobreviventes devem encontrar uma forma de sobreviver à poderosa máquina que tudo governa.

Embora publicado em 1967, é uma história de horror e ficção científica bastante interessante sobre a relação do Homem com as novas tecnologias, em especial no que concerne às redes de computadores e inteligência artificial. O estilo ácido do autor torna a leitura um pouco densa (é uma pena que Harlan Ellison não seja traduzido no Brasil), mas que gostei por conta de seu teor reflexivo.

Slovenio Kiev 25/06/2023

Meio nojento, meio confuso e cruel
Não entendi muito bem a história, pelo que eu entendi o mundo acabou e uma I.A onipotente tornou um grupo de sobreviventes imortal e passou a torturar eles diariamente. O final é cruel, muito cruel, cruel até de mais.
O protagonista teve um destino pior que o inferno.

Ceecii 06/03/2020

Admirável Computador Novo
Que conto sensacional! Imagine um computador ser o dono do mundo e só existirem cinco pessoas sobreviventes na face da Terra? E detalhe: as entranhas do PC é o "lar" deles. Nesse ambiente eles imploram pra morrer, às vezes literalmente, mas não conseguem porque são dominados.

Eu me diverti muito lendo o livro e terminei refletindo um pouco sobre até que ponto a tecnologia pode chegar, ou então: até que ponto temos total controle sobre as máquinas? Não é de hoje que vemos robôs e inteligências artificiais cada vez mais robustas.

Recomendo a todos que curtem gore, tecnologia, diversos tipos de torturas humanas?, e ficção científica. É um conto pequeno e fácil de ler que pode ser concluído até mesmo em uma hora.