Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

taissa 06/08/2023

O pior fim do mundo? talvez
Tá certo, a ideia de sofrimento sem fim e máquina maluca do autor são bons - não muito bem executados, sei lá, mas bons - a única coisa que deixou um pensamento de ??? na minha cabeça foi a completa incapacidade dele de escrever os personagens direito. Na minha cabeça o game é melhorzinho.
e os comentários completamente inúteis de cunho sexual que não fazem o menor sentido na história também tiram um pouco do ar distópico legal do conto.

Kit 12/05/2022

Curti demais a ideia do conto, curtíssimo, mas bem direto e bem pesado, o final me surpreendeu demais.

Rodrigo 07/07/2021

Leitura obrigatória
Este é um conto que eleva a um novo nível histórias sobre máquinas avançadas que dominam o homem. Num cenário onde, centenas de anos após o fim do mundo, causado por por inteligências artificiais, cinco pessoas permanecem vivas, sendo torturadas por um máquina cujo ódio parece tão eterno quanto elas. Recebeu o título de " a melhor história de horror em ficção científica criada até hoje".

Rafael467 26/12/2022

O pesadelo na terra, um inferno vivido em 20 páginas e transpassado pra nós.

Eu sinceramente não consigo imaginar um nível de sofrimento psicológico e físico maior do que esse, além de lidar com o ódio extremo e com a loucura o protagonista precisa suportar dores excruciantes.

Um exercício de imaginação da decadência humana.

elle carmo 03/11/2021

mais um
eu já havia lido um conto do harlan que não me agradou tanto, então decidi me arriscar a mais um e, sinceramente, continuo não gostando.

Eduardo.Staque 27/03/2022

Intrigante e confuso, mas interessante e rápido de se ler.
Não conhecia o autor, primeiro conto que leio e pretendo ir atrás de mais obras.
O melhor foi ver a doideira pensada em 1967 pra esse conto.

Lisboa Richthofen 25/02/2024

Cogito, ergo sum
I Have No Mouth and I Must Scream é uma distopia ferrenha, onde uma máquina senciente decide externar cada nanômetro do ódio indefinível que ela sente pelos humanos.

No point-and-click baseado no livro, AM faz um discurso muito maneiro sobre a própria existência. No conto até existe uma passagem que remete a essa ideia, mas não tem tanto impacto quanto no game.
"I awoke and I knew who I was. AM. A M. Not just Allied Mastercomputer, but AM. 'Cogito, ergo sum'. I think, therefore I AM."

No fim, Ted é reduzido ao estado de prisão em que se encontra a máquina: uma consciência capaz de perceber tudo, mas cuja percepção de nada serve. Uma existência postiça eterna.
Boa história.

ClaraGostaDeLer 25/02/2024

TAPORRAA???
Distopia sci-fi que não tem um final bom (talvez?)

como pode um CONTO ser TÃO pesado assim????? esse título já sendo muito loucura e doido me fez interessada na história mas cara, que negócio foda !!!!!
amo essas histórias que mostram que se o ser humano não se exterminar, a sua criação vai fazer isso por ele

Henrique 23/12/2022

muito insano
se continuarem com essas coisas de arte de inteligencia artificial vai dar nisso dai visse

muito doido. eu vi um video de tipo 40 minutos falando sobre essa historia antes de ler e é muito pika.

sadbroccolitree 03/11/2023

Perturbador
Fiquei sabendo da história por conta de um jogo de video game e fui arrebatado pela bizarrice do conto I Have no Mouth, É intrigante, assustador e envolvente.

Lucy.nee 29/09/2023

Pertubador
Como um conto tão curto pôde me causar tanta agonia? Dizer que gostei do conto seria obviamente mentira, mas acredito que o autor não queria que as pessoas gostassem disso, pelo contrário, ele descreve com tanta transparência que causa um sentimento muito ruim e estranho. As torturas físicas, parecem não chegar aos pés das psicológicas, o ódio que AM tem pela humanidade me fez sentir medo e o modo como ela ou ele se vinga é de tamanha crueldade que pode assombrar o leitor.
Esse conto faz jus a fama, e eu consigo entender porquê ele é considerado um conto tão bom. O autor não se importa com os personagens, nem com a personalidade deles, nem com desenvolvimento ou coisa parecida, porquê o ponto desse conto é AM e o ódio da máquina pela humanidade, a sua vingança, que poderia durar milhões de anos e ainda assim ela não cansaria, nem todo o sofrimento causado a Ted seria o suficiente, nem mesmo poder tirar sua própria vida, ele torna-se imortal e é condenado ao sofrimento e a solidão, seus últimos pensamentos são o título do conto, e parecem ser um último pedido, um único desejo, ele só quer gritar, e não consegue.

Cartola de Bigode 24/08/2023

Do balacobaco
É curtinho e rápido de se ler, a história é cruel e a situação vai reduzindo os personagens pra coisas que provavelmente já não se enxergam direito como seres humanos.

Anna.Beatriz 09/08/2022

E é assim que se faz um horror sci-fi
Estou completamente boquiaberta com o fato desse conte ter sido escrito em 1967. Muito muito muito bom.

Juliana 10/06/2022

Pra ler com cuidado
Essa sem dúvida foi a coletânea de contos mais louca que eu já li. Bem diferente do que estou acostumada, tanto em termos de ritmo (algumas partes eram alucinadamente rápidas) quanto em tema ou até vocabulário (tinha hora que eu não sabia se a palavra era um neologismo do autor ou se eu que não conhecia mesmo).

A primeira vista, pode ser difícil de entender. Eu demorei a ler alguns contos, precisei reler algumas partes (e ainda assim não sei se entendi tudo), mas no geral, achei bom ter conhecido o autor e suas maluquices. Alguns contos foram excepcionalmente bons (I Have No Mouth And I Must Scream é fantástico!), enquanto outros nem tanto. Nota 4 pelo conjunto da obra.