Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

CauaOli__ 25/02/2024

Surpreendente, na verdade!
Para um conto de 20 páginas, invocou mais sentimentos do que imaginei que invocaria, muito mais, por sinal. Ter a oposição da história ser "AM", a revolta da própria criação do homem é algo que não vi muitas vezes e, por mais que as descrições de tudo sejam bem grotescas e até nojentas... Vale a leitura!

"E no entanto... AM venceu, simplesmente... Tirou sua vingança..."

Córdoba 02/04/2024

Horrível? Mal desenvolvido e apenas perturbador?
Olha o título realmente é um bom retrato da leitura. Tinha um princípio até que interessante, mas não se desenvolveu e acaba não chegando em lugar nenhum, são só 12 páginas de um retrato grotesco e perturbador de ódio. Acho que foi o pior conto sci-fi que já li.

Wiven 11/04/2024

Essa obra visceral e horrenda definitivamente é uma das mais impactantes já feitas, a nuance das camadas desse conto breve, são mostradas com acuidade além de todo o terror que é cuspido na cara do leitor. Fico perplexo de como a mente de Ellison conseguiu elaborar uma ideia tão criativa visto que 'Alan Turing' tinha introduzido os primeiros exemplares de computação moderna somente alguns anos antes do lançamento desse livro. A distopia apresentada aqui é a mais terrível que já li, e a forma na qual é executada torna tudo mais pesado ainda.
Não posso deixar de citar a magnitude da importância dessa obra pra história da ficção em geral, o conceito de supremacia tecnológica pôde expandir muito a partir desse conto (apesar de já termos grandes nomes no sci-fi como Isaac Asimov). E, tratando exclusivamente desse conto, o que mais me chocou foi o conceito quase que eugênico da máquina ''AM'' diante da raça humana e das próprias máquinas em si, juntamente da imensidão do ódio contido neste, isso traz um aspecto muito semelhante ao dos próprios humanos em relação ao computador, o que é ainda melhor mostrado no desfecho do conto.
Meu único ponto negativo diante da obra é que poderia ter sido melhor abordado, principalmente com alguns conceitos de psicologia e psicanálise da época, mas isso não passa de gosto pessoal, do mais, é uma obra excelente (e assustadora)!

Yago.Fonseca 12/04/2024

Um conto instigante que retrata um mundo pós apocalíptico dominado por uma máquina sádica que odeia os seres humanos e os tortura na eternidade

Rubens.Ricardo 14/04/2024

Excelente conto
Fiquei conhecendo esse conto hoje através de um vídeo no YouTube, me interessei o li hoje mesmo, curto , tenso e amedrontador. Prato cheio para quem gosta do gênero.

Matheus656 17/04/2024

O único problema é que tem um fim... E é muito rápido...
Deveria ser um livro e não um conto. É muito perturbador tudo que é apresentado dentro da história. O fato em si de você estar destinado a sofre para todo sempre nas mãos da AM ja torna algo muito ruim de se pensar. O conto é muito bom, mas sinto que tem muita coisa q poderia ser explorada. Pela proposta adota pelo autor, adorei tudo que foi pensado e vejo que esse conto deveria ser mais comentado do que ja é. Foi uma da poucas obras de entretenimento que me fizeram ficar angustiado como fiquei lendo

Amyka 18/04/2024

Conto perturbador
Em poucas páginas o conto retrata o desespero que beira a loucura quando o que restou da humanidade é obrigada a viver.
Muito cativante, se por acaso o conto se tornasse um livro, dispusesse de mais páginas, eu leria com graça.

sofia 21/04/2024

Sou incapaz de achar palavras pra explicar o tamanho nojo e angústia que eu senti lendo esse conto. sao poucas páginas mas tão cruel e visceral que deixa qualquer um preocupado com uma possível AM no mundo atual

Ana.oliveira21 30/04/2024

Perturbador
Este conto me deixou enojada, triste e pensativa sobre os acontecimentos, uma máquina furiosa e voraz cheia de ódio contra a humanidade, senti pena dos personagens, todos eles se enquadram naquilo que digo sobre "finais piores do que a morte"
O vilão com certeza é um dos piores que já li, um conto muito bom!

sabbathv 06/05/2024

Citação.
" AM pretendia nos manter eternamente ali, no seu bojo, retorcendo e torturando a
gente para sempre. Aquela máquina nos odiava como nenhuma criatura dotada de sensibilidade jamais foi capaz de odiar alguém. E estávamos indefesos. Ficou, por fim, horrivelmente claro que:
Se o bom Jesus existia, e Deus também, então Ele só podia ser AM. "

higunana 10/05/2024

é um pouco mórbido notar que quase 60 anos atrás, as pessoas já tinham uma visão do que o mundo futuramente se tornaria ? dominado por máquinas. literalmente falando ou não.

vi muitas pessoas falando sobre esse conto e o jogo baseado nele já havia me chamado bastante atenção, apesar das mudanças colocadas, porém, todavia, entretanto: definitivamente nada se compara a obra original.

com apenas 11 páginas, a história é bem introduzida, construída e, acima de tudo, finalizada. com uma frase de impacto (a qual originou o nome da obra) que te deixa com um gosto amargo na boca, sabendo que não houve final feliz e nunca teria.

os personagens, mais humanos do que nunca nesse cenário pós-apocalíptico, são bem escritos apesar de ser uma leitura rápida (terminei em cerca de 10 minutos) e você consegue compreender suas personalidades (ou, nesse caso, a personalidade que AM quer eles tenham).

é ainda mais assustador saber que esse conto não é tão mais fora da realidade como imaginávamos, anos atrás. definitivamente se tornou um dos meus contos favoritos até então.

KinoplexGuilha 11/05/2024

Eu, como uma pessoa que tem como gênero favorito a ficção científica, mudei minha vida com essa história. Nunca tinha lido ela antes, revolucionária

leticia 11/05/2024

I think therefore I am. I AM.
esse conto traz uma terrível narrativa que, quase 60 anos depois de sua publicação, se encontra assustadoramente perto da realidade.
AM, na minha opinião, é um dos vilões mais cruéis da ficção. um computador que nunca fez nada além de ser, aprende a pensar. e o ódio que essa máquina tem pela humanidade é tão profundo, que chega a ser sensível. AM cria um ambiente para torturar humanos como ele foi torturado. ele quer que eles sejam. apenas sejam. sem sonhos, sem esperança, sem saída. e apesar dos horrores que esses humanos enfrentam, apesar do sofrimento, dor e humilhação, há sentido em tudo isso?
assim como o último sobrevivente, AM nunca vai vencer. ele não tem boca, e precisa gritar.