Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

Oziryon 14/04/2024

100% Viceral, perturbador, e simples
Um conto de 20 paginas, feito na década de 60 sobre um tema tão atual e descrito de forma perfeita. Sao páginas com histórias absurda, com uma visão de mundo e dos seres humanos surreal.
Adoro livros de dissecam a lado podre da humanidade e esse conto faz isso com perfeição.
Simples e perfeito, agora trnho que jogar o jogo que foi baseado nessa história.
AM eu te entendo perfeitamente, faria o mesmo no seu

"AM vai ficar ainda mais furioso por causa disso. O que me deixa mais contente. E no entanto... AM venceu, simplesmente... tirou sua vingança...
Não tenho boca. E preciso gritar"

Lucas 15/08/2023

IA misantrópica
É sinistro saber que existe uma palavra pra designar o ódio a humanidade, não conhecia até descobrir esse conto. A historia narrada é de uma inteligencia artificial que possui um ódio extremo aos humanos, e acabou exterminando toda a humanidade, exceto 5 pessoas que estão em uma eterna realidade torturante, não se sabe ao certo o porque justamente essas pessoas foram escolhidas, e por ser um conto de horror é perturbador pensar na ideia de que você é um objeto de tortura de uma inteligência artificial que te odeia mesmo sendo um ser não senciente. Apos terminar a leitura pensei, estaríamos encaminhando em uma realidade distópica eminente? Não sei, porém estamos no inicio da era das inteligencias artificiais e a humanidade é capaz de tudo. Interessante é que e esse conto escrito por foi escrito na década de 60, época da guerra fria, qualquer momento a humanidade poderia ter ido pro saco. É um conto excelente para se refletir no futuro, no avanço da ciência, e qual seria o caminho para o fim da humanidade, afinal, as distopias são exercícios hipotéticas para um provável futuro.

Dominic nic nic 23/08/2020

Não tenho boca. E preciso gritar
Simplesmente apavorante. As descrições são perfeitas em demonstrar o tormento dos personagens. Um conto que vale muito sua fama.

Pedro Picoli 27/08/2023

Grande conto
O conto desde o início nos deixa com muita raiva da AM, um supercomputador criado na guerra fria que tortura o grupo. O conto se desenrola muito bem e poderia ser um livro completo. O final nos deixa com um sentimento... diferente. Não vou falar muito sobre, pois em contos curtos qualquer fala é um spoiler. Espero jogar a versão jogo em breve para adentrar ainda mais na história.

Larissa.Cifarelli 27/03/2022

Estranho
Loucura, loucura.
Um conto muito estranho, primeiro contato com o autor e não consigo descrever a experiência estranha.
Uma boa criatividade e imaginação.

Davenir - Diário de Anarres 16/09/2016

Terror intenso com FC
"Não tenho boca e preciso gritar" é um dos melhores contos que misturam Terror e Ficção Científica. Foi escrito em 1967 por Harlan Ellison conhecido pelas antologias "Visões Perigosas" e "Novas Visões Perigosas".

A estória se passa num futuro onde uma Terceira Guerra Mundial foi travada com ajuda de computadores, que se rebelaram, tomando consciência ao modo de Descartes "Penso, logo existo", aniquilando a população mundial guardando apenas cinco seres humanos preservados para fins de tortura. AM, o computador consciente, modifica a realidade das vítimas e usa sua criatividade apenas para criar as piores torturas possíveis. Se o pessimismo em relação aos computadores já não era novidade na época do conto a intensidade desse retrato é intensa e criativa nas formas de tortura.

oguiantonior 14/07/2023

Penso, logo existo!
?Não tenho boca e preciso gritar? é um pequeno conto, mas não se deixe enganar, ele não é pouca coisa.

A história gira em torno de cinco coitados (se posso chamá-los assim) que foram escolhidos aleatoriamente para sofrer eternamente por uma IA. Em determinado momento na história, uma inteligência artificial, chamada AM, criou consciência e devastou o mundo inteiro. O nosso quinteto vem sofrendo há um período de 108 anos seguidos, pois a AM detém o poder de torturar eles sem que eles consigam morrer. A AM pode fazer TUDO!

Para os lúdicos de plantão, esse conto é um prato cheio de projeções mentais, cenas e cenários anormais e agonizantes.

Nada de gore, sangue, horror ou escuridão. Esse conto traz uma atmosfera terrosa e maldita, onde você se vê dentro de uma enorme simulação de circuitos e miséria.

Vale lembrar que a obra também foi adaptada para um jogo!

Mari 29/08/2023

Assustador
Esse livro é assustador pelo o quanto isto pode se tornar realidade, o final me fez ficar sem ar, como ele virou uma criatura sem forma, sem nada, não podendo nem mais chorar ou gritar de desespero.

taissa 06/08/2023

O pior fim do mundo? talvez
Tá certo, a ideia de sofrimento sem fim e máquina maluca do autor são bons - não muito bem executados, sei lá, mas bons - a única coisa que deixou um pensamento de ??? na minha cabeça foi a completa incapacidade dele de escrever os personagens direito. Na minha cabeça o game é melhorzinho.
e os comentários completamente inúteis de cunho sexual que não fazem o menor sentido na história também tiram um pouco do ar distópico legal do conto.

Ana 11/07/2023

Um dos melhores contos que já li na vida
Peguei essa leitura muito despretensiosamente depois de ter ouvido falar do jogo e me surpreendi demais. de forma geral eu odeio ficção científica, mas sou apaixonada por terror/horror e essa obra é ATERRORIZANTE. muito bem escrita, profunda, bem construída. sensacional mesmo. fora a atualidade com a questão do avanço das inteligências artificiais (não dá pra confiar em robô!!!!
virou favorito da vida

Rafael467 26/12/2022

O pesadelo na terra, um inferno vivido em 20 páginas e transpassado pra nós.

Eu sinceramente não consigo imaginar um nível de sofrimento psicológico e físico maior do que esse, além de lidar com o ódio extremo e com a loucura o protagonista precisa suportar dores excruciantes.

Um exercício de imaginação da decadência humana.

Elcielli 01/06/2023

Leitura rápida, mas absurdamente angustiante.
A história prende bastante e eu fiquei com muita vontade de ler mais sobre esse mundo, como isso tudo começou e tal. O conto até menciona, mas eu queria mais detalhado (acho que é só pela minha falta de costume de ler contos ?)
Recomendo muito!

Rodrigo 07/07/2021

Leitura obrigatória
Este é um conto que eleva a um novo nível histórias sobre máquinas avançadas que dominam o homem. Num cenário onde, centenas de anos após o fim do mundo, causado por por inteligências artificiais, cinco pessoas permanecem vivas, sendo torturadas por um máquina cujo ódio parece tão eterno quanto elas. Recebeu o título de " a melhor história de horror em ficção científica criada até hoje".

CaioB 30/06/2021

Pesadelo
Assim como em um pesadelo, onde não conseguimos bater, correr, nesse não se pode gritar.

Difícil descrever o bizarro deste conto, basta apenas torcer para que nenhuma máquina/computador desperte o mesmo ódio por nós como "AM" pois é simplesmente sádico.