Heidi

Heidi Johanna Spyri

Resenhas - Heidi

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila.Nunes 11/04/2023

História juvenil em uma montanha na Suíça
A história começa com uma promessa de enredo bem encantador, estilo Anne with an e. No entanto o enredo que tem potencial para ser bom, vai em um desenrolar com pouca sabedoria na divisão da narrativa. Em alguns momentos do texto o narrador se exime de alguns detalhes e parece que faltam dados. Outra questão é que existe no texto muita citação religiosa e culpa cristã.

; Lili 21/06/2009

Li esse livro na minha adolescência. A história de Heidi me levou várias vezes às lágrimas. Muito comovente. Este livro me marcou tanto que eu tive que comprá-lo esses dias para reler.

Julio Cezar 22/01/2024

Uma linda Aventura!
Heide, de Johanna Spyri, é um dos livros infantis mais lindos que já li. Digo infantil porque foi uma leitura escolhida para ser feita para o meu filho, no entanto, ele trás ensinamentos para qualquer faixa etária.

Existem alguns singularidades com a obra "O Jardim Secreto", principalmente no que diz respeito a descrição da natureza em volta do enredo. Alguns personagens e seus contextos também nos levam a lembrar da obra de Frances Hodgson Burnett.

Um passeio que nos leva a ver um mundo mais bonito e leve pelos olhos de Heide. Cheguei em alguns momentos a sentir o clima dos Alpes enquanto fazia a leitura e desejei de fato, pertencer a aquele lugar.

Saber o que realmente vale a pena na vida; amar as coidas simples ; confiar em Deus; fazer o bem e ser feliz com o que temos. Eis alguns dos grandes ensinamentos que aprendemos nessa obra.

Enfim, a pequena Heide é enorme!

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

Que história apaixonante!
Lançado em 1880, o livro inicialmente foi entendido como infantil, porém com o passar do tempo passou a encantar pessoas de todas as idades. O enredo traz a história da pequena Heidi, uma garota órfã de pai e mãe que foi criada por sua tia, mas aos 8 anos, após a tia receber uma proposta xe emprego em Frankfurt, é deixada na casa de seu avô nos Alpes Suíços. O avô, por sua vez, era um homem frio e carrancudo, que vivia solitariamente nos alpes cuidando de ovelhas. As pessoas da cidadezinha próxima tinham medo do senhor, por seu jeito fechado e misterioso. Porém, com a chegada de Heidi em sua casa, é como se um lindo sol se abrisse em meio à tempestade que era a vida. A garotinha impacta o avô com sua alegria e amor, passando os dias brincando com as ovelhas, o seu amigo e pastorzinho Pedro e com os brinquedos de madeira confeccionados manualmente pelo avô. A vida era muito boa nos alpes suíços... Entretanto, as coisas mudam quando a tia, depois de um tempo, volta para buscar a garota dizendo ter encontrado um lugar melhor para a menina viver, também em Frankfurt. Heidi foi levada à força pela tia para uma casa muito chique onde vivia uma garotinha que não andava e o pai estava pagando por uma companhia para sua filha deficiente. Desta vez, a pureza, a alegria e o amor de Heidi são colocados à prova por ter que se manter distante do avô, de Pedro, das ovelhas, dos alpes e viver naquele triste casarão. Mas o amor é de fato a força mais poderosa do mundo e a amizade entre Heidi e Clara levam a história a um nível de profundidade e beleza que nos faz refletir que a felicidade de fato está nas pequenas coisas. Que livro maravilhoso! Terminei a obra simplesmente apaixonado e na sequência assisti ao filme homônimo (disponível na Netflix) que me arrancou sorrisos e esperança, uma ótima pedida para estes tempos tão difíceis que vivemos.

heidi 27/07/2022

heidi
ítulo original: Heidi
Autor: Johanna Spyri
Ano: 1880
Com o público alvo sendo infantil acaba por ser um livro leve e fácil de ler. No qual a escritora trabalha em uma narração clara que nos traz a história da infância de uma menina órfã da suíça, que é levada pela para morar com seu avô. Onde vemos a garotinha desenvolver uma amizade com o Pedro e, também como a garotinha consegue transmitir verdadeira felicidade a todos os que com ela convivem e, ao leitor também.

site: https://www.instagram.com/heidi265e5c/

Rebeca 26/11/2020

Reler a história de Heide depois de tantos anos foi como voltar a infância. Me peguei emocionada com o final da história novamente.

Essa é uma leitura leve, com bons ensinamento e recomendável a qualquer criança, jovem e até adulto que nunca teve a oportunidade de conhecer Heide, o vô e as avós, Peter, Clara e cabras.

LenSa 13/07/2023

Esse livro me emocionou demais, lembrou o livro A princesinha.
Heide é uma criança pura, sua ternura e simplicidade muda as pessoas ao seu redor, trazendo alegria a todos.
As descrições da montanha também me relaxaram e trouxeram aconchego ao coração. Essa leitura era tudo que eu precisava agora, ela deixa o ?? quentinho.
Recomendo não só para crianças, como também para adultos.

alinetiemi 04/11/2022

Fofurinha
Uma escrita super rápida e tranquila, para todas as idades.
Uma protagonista criança que vai encantar todos ao redor, passa por uns momentos tristes, mas com fé ela consegue superar tudo.
Um livro que fala sobre amor, amizade, carinho e fé cristã (para quem busca ficção com passagens cristãs, recomendo)

Bella 01/12/2023

Amei
Eu achei a história super fofa, parecido com
"Anne com E" um livro bem tranquilo de ler para sair da ressaca literária

Aline Oliveira 30/01/2024

#DLL24: com representatividade PCD

Heidi é um livro infanto-juvenil escrito em 1880, em que a história se passa nos alpes da suíça.
Nele conhecemos a história de Heidi, uma menina órfã de 5 anos que é levada pela tia até as montanhas para morar com seu avô. Lá Heidi se torna uma criança mais livre, com uma vida simples e saudavel, em contato com a natureza e conhece várias pessoas com quem desenvolve um grande carinho e a amizade, como Pedro das Cabras, um menino um pouco mais velho que se torna um grande amigo, a mãe e a avó de Pedro, que é cega, (a quem ela também passa a chamar carinhosanente de vovó).
Depois de um tempo a tia volta para buscá-la e a leva para Frankfurt, para fazer companhia a Clara, uma menina solitária com dificuldades de locomoção (se locomove em uma cadeira de rodas) e saúde frágil. Elas se tornam grandes amigas, e Heidi também faz amizade com a avó de Clara. Apesar dos momentos felizes ela sente muita saudade das montanhas e começa a adoecer. Por recomendação médica ela volta para as montanhas onde volta a viver muito feliz com seus amigos. Ela lê um livro de canções para a vovó para que a vovó possa "enxergar o mundo" de alguma forma. Brinca com Pedro e as cabras, ensina Pedro a ler e traz alegria para todos a sua volta.
Depois de um tempo Clara também vai visitá-la. Como ela não consegue andar, o vovô ajuda a carregar Clara para as montanhas e de maneira surpreendente sua saúde começa a melhorar.

O livro é uma gracinha. Deixa o coração bem quentinho e a capa dessa edição também é linda. Achei lindo o carinho de Heidi por todos à sua volta, muitas vezes presente em ações simples mas que fazem diferença na vida de todos.

Mikael_13 11/05/2023

Fiquei encantado com a história da Heidi. O ponto alto da narrativa é a ambientação, que exala paz e tranquilidade.

Dessa 10/04/2023

Uma doçura de livro
Se você já assistiu ao filme, já estará sabendo de muito do que acontece na história mas somos surpreendidos por detalhes ainda mais lindos e especiais, principalmente se você é cristão e gosta de livros que demonstram a vida cristã na prática!

Há vários personagens especiais nesse livro e é claro que a doçura fica toda por conta de Heidi, uma garotinha espirituosa que cedo passa por grandes dificuldades mas que ao conhecer o Papai do Céu encontra nEle um grande amigo e protetor, além de entender que os propósitos dEle são superiores e melhores e que ao final tudo faz sentido!

A edição da Novo Século está linda! Não gostei tanto das letras na cor vermelha mas a gente acaba se acostumando. Nessa edição já está inclusa a parte 2 da história, além de ter capa dura e belas ilustrações!

Um livro doce e leve, delicioso de se ler!

amanda . 17/05/2010

Gostei !
gostei do livro, achei legal e tambem triste a historia de heidi!

Jéssi Lima 05/01/2023

Leve, simples e muito reflexivo ?
Eu amei o tempo que passei lendo esse livro, é uma leitura curta, levinha e muito reflexiva, não esperava tantas reflexões e citações de passagens bíblicas ???
Grata por ler em uma época como esta.
Iniciando o ano com leituras fofas, positivas e que aquecem o coração!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5