Todas as Coisas Belas

Todas as Coisas Belas Matthew Quick

Resenhas - Todas as Coisas Belas

Daniela Colaci 06/06/2018

O prazer da liberdade
Nanette O’Hare tem 18 anos e até então, viveu como uma típica boa menina: vai bem no colégio, nunca deu trabalho para os pais e sempre seguiu as regras. Só que lá no fundo, ela nunca concordou com todos os padrões sociais e com as atitudes dos seus amigos.

Quando Nanette ganha um livro chamado “O ceifador de chicletes” do seu professor favorito, algumas coisas começam a mudar na cabeça dela... Nanette se torna amiga do autor do livro e através dele acaba conhecendo Alex, um jovem poeta que vai apresentar a ela uma outra forma de viver.

Fascinada com a mensagem do livro, a protagonista começa a tomar decisões diferentes do programado, mas a liberdade sempre cobra um preço. Será que Nanette está preparada para arcar com as conseqüências?

Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Matthew Quick e eu gostei bastante, inclusive fiquei curiosa para ler outros livros do autor! A história é bem fluida, envolvente e tem várias frases marcantes que eu fiz questão de grifar!

O processo de mudança da adolescência para a vida adulta é sempre cheio de questionamentos, mas também é a oportunidade perfeita para escolher um novo caminho. Nanette O’Hare representa bem o adolescente nessa fase de transição. Gostei bastante da personagem e torci muito para que ela conseguisse se encontrar!

“Você é livre para ser quem quiser — mesmo que isso tenha um preço.”

Apesar de não concordar 100% com os caminhos dessa história, a mensagem que o livro passa é bem interessante e proporciona ótimas reflexões! Será que nós estamos tomando decisões baseadas nas nossas próprias vontades ou estamos deixando que outras pessoas sufoquem quem realmente somos?

Mesmo que esse seja um livro voltado para o público jovem, acredito que a mensagem que ele passa é universal. Não importa se você tem 18 ou 65 anos, é libertador quando você decide abraçar sua essência e ser quem você realmente quer ser.

site: www.instagram.com/resenhasdealgodao

Thiago Ribeiro 05/06/2018

Seja quem REALMENTE você é
Um livro sobre ser quem realmente você é, sobre questionar aquilo que lhe impõem, sobre tomar suas escolhas e lidar com o peso das consequências de cada decisão tomada. Um livro sobre amizade, sobre passagem para a vida adulta, amor. Sobre como interações entre pessoas e livros podem mudar o jeito como pensamos e agimos. Sobre sermos seres humanos e falhos. Sobre a alienação das pessoas em suas vidas, sobre como por muitas vezes nossa inércia vem do medo de não saber lidar com as consequências de nossas decisões.

É meu primeiro livro do Mathew Quick e adorei a escrita e os pontos de vista de cada personagem. Com certeza lerei os demais livros do autor !!! Os capítulos são rápidos e a estória é contada de maneira agradável. Há uma quebra na narrativa na metade do livro que achei muito bacana e teve tudo a ver com a personagem principal e a estória em si. Há momentos felizes, tristes, de aventura e tudo é muito bem encaixado e pertinente. Existem referências bacanas e frases muito marcantes. Um livro legal.

Gostaria de ser um amigo de Nanette e um dos amantes do Ceifador de Chicletes.
Sobre a edição da intrínseca, a capa é lindíssima, o texto diagramado de forma que ajudou bastante a leitura. Adorei!

Cláudia.Borges 31/05/2018

Tem uma lição
O Livro é regular em comparação a todos os outros do autor que eu li.
Tem uma lição, como todos aliás, mas achei muito confuso em alguns momentos, e sem sustentação da história. Não consegui nem ter um personagem preferido , coisa que tive em todos os outros livros que li do Mathew Quick.
Mas enfim , vale pela leitura de mais uma história que remete à doenças emocionais, tão presente na vida do autor, e que desvenda novas formas de burlar as mesmas.

Ellem - @colecionandoprimaveras 22/05/2018

Nanette O’Hare tem 18 anos e é a melhor jogadora de futebol do colégio, mas no fundo, ela odeia jogar e não consegue se sentir parte do grupo.

Um dia, Nanette ganha de presente um livro chamado ‘O Ceifador de Chicletes’. Ela se identifica muito com a história e isso muda totalmente sua forma de pensar. Ela acaba se tornando amiga do autor e através dele, conhece Alex, um garoto que também é fã do livro.

Ela e Alex se apaixonam, mas aos poucos fica claro que o livro que ajudou Nanette a se libertar, se tornou uma obsessão para Alex.

RESENHA

Eu tive alguns sentimentos contraditórios com esse livro. Achei maravilhosa a mensagem que ele passa, mas a história deixou um pouco a desejar.

O livro tem muitos pontos positivos. O primeiro deles é a narrativa em primeira pessoa que nos dá a sensação de entrar na mente de uma adolescente esquisita (não em um sentido ruim), solitária e perdida. Os capítulos são bem curtinhos e a leitura é muito fluida.

Tem uma reflexão muito legal sobre as incertezas da transição da adolescência para a fase adulta. Sobre se encontrar e não permitir que pessoas ou circunstâncias ditem o seu modo de ser, você não precisa ser igual a todo mundo, nem fazer o que todo mundo faz.

Todas as Coisas Belas tem muitas referências a músicas, poesias (principalmente Bukowski) e livros (eu fiquei louca pra conhecer todos!).

Também fiquei com muita vontade de ler ‘O Ceifador de Chicletes’ e achei muito legal essa reflexão de como uma mesma coisa pode influenciar pessoas de forma totalmente diferentes.

Como em todo livro do Matthew, tem muitas frases fortes e marcantes (depois faço um post aqui só com quotes dele).

O Alex foi um personagem que me intrigou bastante, mas senti falta de saber um pouco mais sobre ele. E, pra mim, esse foi o principal ponto negativo, porque acabou deixando a história um pouco confusa.

site: https://www.instagram.com/p/BjDtsggBGNm/?taken-by=colecionandoprimaveras
clarividente 09/03/2019minha estante
também fiquei com MUITA vontade de ler O Ceifador! e eu me apaixonei pelo alex, apesar de seu caráter possivelmente abusivo. queria que ele tivesse aparecido mais.

Mariana 26/12/2019minha estante
Acho que Alex é estrategicamente pouco explorado na história, justamente porque essa é a sua personalidade. Essa é a sua questão. Tudo muito turvo, pouco definido. Ele não sabe muito bem quem ele é, por vezes se vê como o personagem do livro de Booker. Logo, ao meu ver, é muito inteligente e instigante que Alex fique "apagado" nessa história, pois os processos de descoberta são distintos e, talvez, não aconteça para todos, pois pagar todos os preços pode ser por vezes, demais para alguns. Como foi para Alex.

Marina 07/05/2018

Você vai questionar coisas que você nunca imaginou!
Por mais que os livros de Matthew Quick sejam um diferente do outro e cada um passe sua mensagem existe uma fórmula em seus livros: personagem tem uma vida ruim, aí ele conhece uma pessoa incrível, a vida dele vira uma merda, mas essa pessoa tira ele dá merda e ele termina com um grande insight sobre a vida!

Todas as Coisas Belas (eu realmente não entendi essa tradução) não é assim, ele é aterrorizante se você gosta de Matthew Quick, pois vai chegando o final do livro e nada está perto de ser resolvido e sim apenas piorando.

A sinopse do livro não traduz nem metade do mergulho nas inseguranças de quando estamos crescendo que o livro trás. Nanette O'Hare pode ser qualquer menina crescendo e tentando ver o seu papel no mundo e tendo dúvidas gigantesca se existe realmente um papel para desempenhar!

Esse é um livro de descoberta de si próprio, tanto como adolescente como adultos, porque cada um passa por inseguranças ao se descobrir seja aos 18 ou aos 50 você vai passar por isso na sua vida. Mas como a maioria dos jovens solitários e rebeldes, Nannete passa por isso no ensino médio, onde nos obrigam a gritarmos pro mundo o que iremos fazer o resto de nossas vidas.

O livro tem também uma mensagem metalinguistica por trás, pois um dos personagens é um autor que escreveu um livro que mudou a vida de muitas pessoas e qie luta para que seus leitores não o culpe por suas ações após ler o livro e que se conformem com o final. Coisa que Matthew Quick sabe fazer muito bem é escrever livros transformadores!

Repleto de frases que irão transformar a sua vida e de jornada de personagens que talvez você se identifique demais da conta, esse livro é um dos que você vai levar pra vida e ficar sem chão quando terminar.

"Às vezes é preciso escolher uma direção e cometer erros. Assim, a gente usa o que aprendeu e escolhe caminhos melhores para cometer mais erros e continuar aprendendo." - Pág. 258
Alexa 12/04/2020minha estante
Lembrei daquela frase: ?Cada fracasso é um passo mais próximo ao sucesso.? Minha favorita ?

Karolzinhaarias 02/05/2018

Não é exatamente um livro de romance. É um livro sobre a vida em geral. Tem casal? Tem
Fala muito sobre o dilema da vida da personagem principal. Quando você pensa que vai virar um livro de romance vê o quão o livro é fantástico por não ser sobre um casal fofo e isso não te faz odiar o livro. Pelo contrário, o livro tem cada citação linda(daquelas de grifar com marca texto e postar no insta kkk)
É uma leitura boa que pode até fazer mudar sua perspectiva sobre como você vê a vida.
No início me incomodou o fato de não ter uma descrição da nanette. É que eu gosto de visualizar os personagens, mas isso é só um gosto particular.
Fabi129 03/05/2018minha estante
Já quero ler só por ter citações!

Kleysinha 04/05/2018minha estante
Adoreeeei. Já vou add aos meus desejados para comprar futuramente. Adoroooooo histórias assim que não são 100% baseadas em romance.