Todas as Coisas Belas

Todas as Coisas Belas Matthew Quick

Resenhas - Todas as Coisas Belas

Grazi 05/08/2021

Você é livre para ser quem quiser, mesmo que isso tenha um preço
Sabe quando você compra um livro pela capa, começa sem expectativas e depois simplesmente não consegue largar o livro? Foi exatamente o que aconteceu com ''Todas as belas coisas''!
Nanette é uma adolescente que se vê presa em uma vida que não gosta, fazendo coisas que não gosta, com amizades com quem não se identifica. Tudo muda quando um professor lhe da um livro chamado ''O ceifador de chicletes''.
Nanette então se perde e se acha, e seus questionamentos sobre a vida nos fazem verdadeiramente refletir.
Matthew Quick nos faz ficarmos aflitos, e esperançosos, e por diversas vezes eu queria entrar e dar um abraco em Nanette, pois dado em algum momento da vida, a identificação com a personagem principal acontece.
Um livro leve, mas que não deixa de ser profundo... revivi minha adolescência (e sem os cliches em que a maioria dos livros retratam) e alguns questionamentos! Recomendo de olhos fechados!

Lethier 04/08/2021

As diferenças
Acho que esse livro mostra genuinamente como pessoas diferentes tentam se encontrar em meio ao igual , ao simples e que as pessoas a sua voltam se mostram ser. É muito bom que mostra a compreensão que a resposta para aquela pergunta não é importante, importante é para aonde vai você . O que você vai fazer. Exatamente como é dito no livro, existem muitaaaaaas pessoas no mundo, e isso só quer dizer que uma hora você ira se encontrar. Nunca aceite estar em um lugar infeliz.

miaurban 14/07/2021

"Por trás de todas as coisas belas há algo trágico."
Como eu demorei para postar essa resenha. Eu leio mas nunca lembro de que tenho que atualizar essa conta, scrr shaush, mas enfim...

Esse livro, essa história, esse final. Eu não sabia que era possível estar mais apaixonada por Nanete O'Hare e sua caminhada após ler o livro todo do que quando estava no início. É apaixonante a forma como cada coisa vai se encaixando na história, como os primeiros momentos nos marcam tanto quanto a personagem, como as conversas e as brigas nos movem tanto, os sentimentos de Nanete parecem ser um reflexo do que tenho por dentro. Todas As Coisas Belas é um livro que fala sobre o amadurecimento, a importância do autoconhecimento, de como nós vamos aos poucos encontrando as nossas próprias respostas, de que as coisas não são tão impossíveis quanto parecem, não estamos sem saídas e realmente não há uma resposta direta para todas as perguntas, as vezes é só viver, continuar e tentar a próxima porta. Todos os personagens são muito marcantes, acho que podemos ver um pouco de nós mesmos e pessoas que conhecemos por aí em cada um deles, em cada detalhe, em cada fala, cada momento que nos tira do sério, por falar em tirar do serio o livro permanece calmo até chegar na parte final, Nanete vai vivendo, lidando com alguns problemas a sua maneira, tentando encontrar o seu melhor jeito de lidar com a sua própria vida, há momentos de angústia, tristeza, em que não era aquilo o que eu esperava mas acho que teve sua ajuda enquanto esteve lá, apoiando, dando ideias loucas, divertindo. Nos capítulos finais, uma adrenalina toma conta de tudo, novas experiências, avanços no autoconhecimento, novas etapas no amadurecimento dela, passamos mais raiva ainda com vários personagens, um pouco com ela também, mas esse final foi diferente de tudo o que eu imaginei, e eu não quis imaginar tanto para não estragar, mas as últimas atitudes dela foram de coragem, eu diria não é toda hora que você tem força para tomar uma atitude daquelas, como nos capítulos anteriores enfrentar mais uma vez um julgamento, aprender e seguir em frente, fazer o que te faz bem. É como dizem o fim é apenas o início, e nesse novo começo tão inesperado foi tão bom quanto o término de O Ceifador de Chicletes.

Cami Fares 08/07/2021

Leitura adolescente e leve
As vezes, quando tô cansada da vida adulta, eu pego uma leitura adolescente e leve pra ler. Esse livro serve perfeitamente a esse propósito.

Adolescentes com questionamentos de adolescentes, alguns muito válidos, outros não. Em alguns momentos consegui me identificar com a protagonista e sua tentativa de fugir do que lhe foi proposto a vida inteira, a expectativa dos pais sobre sua própria vida. Essa reflexão do livro é bem interessante.

É pra ler sem grandes expectativas, curtir uma leitura fácil e gostosa.

Carol 06/07/2021

mais uma vez Quick me deu direção na vida
Nunca achei que fosse ler um livro que mexeria tanto comigo quanto "Perdão, Leonard Peacock"... Eis que ao ler uma obra do mesmo autor me vejo destruída e reconstruída aos poucos.
Nanette não está sozinha, porque nunca me identifiquei tanto com um personagem.
Mais uma vez arrasada e ao mesmo tempo preparada pra vida.
Af que coisa maravilhosa esse sentimento.

bruhmdrv 05/07/2021

Intenso pra caramba
ESSE LIVRO FOI TÃO INCRÍVEL! se tornou um dos meus fav. Os personagens são ótimos,me senti em basicamente todas as frases e poemas, a narrativa é fluída e prende até o fim. A mensagem é clara: você precisa ser você mesmo, ser única, e por ser você, pagará um preço, mas valerá a pena. Esta mudando a minha vida, tô já pra ser eu mesma e tacar o fodase nas opiniões alheias, sem ter medo de nada nem ninguém por simplesmente ser quem sou. Este livro me desencadeou a pesquisar mais poesia, mesmo já gostando e fazendo os meus próprios. Por fim, só queira dizer que recomendo muito, não importa a sua idade, nunca é tarde para ser você mesmo.

?E um dia procurará por si mesmo no reflexo do espelho e não mais se reconhecerá ? verá apenas todos os outros.?
Tassio 06/07/2021minha estante
Perfeito ?????

bruhmdrv 06/07/2021minha estante
com toda certeza

Mayara freitas 29/06/2021

Nanette passa por várias confusões mentais referente a vida: o que quer fazer no futuro, se irá para faculdade, sobre as amizades e relacionamentos... enfim, inúmeros questionamentos. Mas a história traz uma grande reflexão: tudo que fazemos e seguimos é por nossa única e exclusiva vontade ou pq fomos designados pela família e ou sociedade a fazê-las?
Temos que repensar se tudo que fazemos e desejamos é vindo de nós mesmos ou de outros que nos influenciam.

Lohanna12 29/06/2021

Um Livro Mediano
Nanette O'Hare é uma garota com um belo futuro pela frente e em seu ultimo ano na escola ela resolve se rebelar. Nanette recebe de seu professor um livro "O Ceifador de Chicletes" no qual fica fascinada pela história e ela acaba conhecendo o autor do livro, Nigel Booker e se tornam amigos.
Por intermédio de Booker Nanette conhece Alex, um garoto poeta que também é fascinado pelo livro e os dois acabam se apaixonando.

Confesso que demorei pra engrenar na história, no começo do livro não estava me apegando com os personagens o que fazia com que a leitura fosse devagar.
O livro é dividido em 2 partes e é narrado pelo ponto de vista de Nanette, quando consegui entrar na historia a leitura fluiu muito bem e pra quem for ler e se apegar logo no início acredito que terminará o livro rapidinho até mesmo em um dia.
Achei o livro mediano, pensei que seria aquela história que eu iria gostar muito. é um livro que os adolescente pode gostar muito e se identificarem, pois possuem muitas reflexões para quem está nessa idade.
@_larliterario 22/07/2021minha estante
Tive uma experiência parecida. De início eu gostei bastante e fiquei curiosa com os acontecimentos. Mas depois de um tempo achei a leitura um tanto arrastada. O que fiquei pensando foi que parece que a Nanette deu uma guinada na vida, evoluiu e tals, mas na minha cabeça ela era um tanto extremista.

Lohanna12 22/07/2021minha estante
Sim, tenho que concordar

Patlov 28/06/2021

O livro é fofo e muito profundo.
Eu peguei esse livro do nada. Olhei pra cara dele e falei: vai ser esse e...
li o livro todo em uma noite. Li, dormi, acordei e voltei a ler até acabar.
O livro relata a estória de Nanette O’Hare, uma jovem de 18 anos que segue dentro dos padrões de seu grupo de amigos, até o momento em que lê o "O ceifador de chicletes". A leitura a faz repensar seu jeito de ser, seus anseios, suas amizades. Gera uma reviravolta na vida, lhe apresenta novos amigos e abala completamente sua relação com sua família e seus antigos amigos.
O livro é fofo e muito profundo.
Achei que ele nos mostra o que é ter "domínio próprio", como identificar a hora de seguir, a hora de parar, a hora de se rebelar, a hora de submeter.
Livro excelente!!
Compartilho um trecho: Em todo o país, em todo o mundo, adolescentes morrem todos os dias, e a Terra continua girando. Que diferença fazemos? Algum de nós importa? Qual é o sentido da vida?

Aline Maia 27/06/2021

Adquiri esse livro em uma promoção e numa tentativa de explorar um gênero que eu não era muito fã, mas.. fiz tudo isso baseado na minha conclusão com a imagem da capa.
Fiquei TÃO feliz que foi o oposto do que eu imaginei!
A narrativa em alguns momentos me lembrou do Holden do Catcher in the Rye e isso me deixava com um super sorriso no rosto.
Li em um dia e nem senti as páginas passando, as mensagens, a fluidez e as reflexões dessa jornada da Nanette são incríveis de acompanhar.
Esse livro teria me ajudado demais na minha vida de ensino médio, mas, foi uma experiência igualmente linda ler em uma versão minha mais velha.

"E um dia procurará por si mesmo no reflexo do espelho e não mais se reconheccerá - verá apenas todos os outros".

Larissa Tabosa 23/06/2021

História boa. Mas acho que tenho problemas com adolescentes e seus dilemas. Meio que não consigo ter empatia. Sei lá. Adolescentes são cringe ??
Aline Maia 27/06/2021minha estante
Acho que não hahaha, cada fase da vida tem suas especificidades e dilemas e não tem como isso ser algo de vergonha alheia/cringe ?

Larissa Tabosa 04/07/2021minha estante
Eu sei, Aline, e concordo. Mas adolescentes são insuportáveis. É muito drama por quase nada. Sei que é uma fase cheia de descobertas e etc., mas não consigo gostar. Não gostava nem de mim adolescente kkkk

Gustavo 21/06/2021

Todas as experiências belas
A minha experiência com o livro foi uma das melhores, a leitura foi muito fluida e gostosa.
Os personagens são incríveis, me indentifiquei com vários em diferentes situações.
A Nanette é sem dúvidas uma pessoa que eu amaria muito conhecer, e dá um abraço nela.

Eu posso resumir esse livro em poucas palavras; ele é sobre se rebelar contra o sistema, contra qualquer tipo de padrão.
A mensagem mais importante sobre ele é que você tem que ser você mesmo, ser único, mesmo que você pague um preço por isso.
A sociedade tenta controlar a gente de diversas maneiras, e uma delas e criando padrões, famoso politicamente correto. E qualquer coisa que não seja "normal" é considerado estranho, rebeldia ou até pessoas do mau.
E as pessoas "normais" não estão preparada pra isso, porque elas não se atreveram a se rebelar, e julgam quem tem essa coragem.

Nem dá pra acreditar que eu comprei esse livro foda por sete reais. Esse livro tá mudando a minha vida de uma forma que eu nem consigo explicar, no momento eu tô quase chegando na fase de ser quem eu realmente sou, mais conhecido como se assumir gay. E tipo tem tanta coisa dentro de mim que não aguento mais esconder, eu quero ser eu mesmo, não quero mais ter medo de ser quem eu realmente sou, não quero ser normal.

Dá pra ter noção disso? Nem consigo explicar

Pra terminar preciso falar que o livrou me instigou muito em conhecer e pesquisa as poesias e as músicas que foram citadas e mencionadas. E isso enriqueceu bastante a minha experiência com essa história.
Como deu pra perceber tive uma experiência muito pessoal e vou levar pra sempre essa história comigo. ??
Aline Maia 27/06/2021minha estante
Eu também comprei por 7 reais!!! Somos sortudos , ganhamos na loteria conhecendo essa história ?

Gustavo 29/06/2021minha estante
Nossa sim!!!! Quem diria que um livro barato desse ia trazer uma mensagem foda dessa.

Viick 19/06/2021

Todas as coisas belas
Eu enrolei tanto pra ler esse livro, pq eu não pensei que fosse tão fluído e gostoso de ler. Li 50 páginas por dia no piscar de olhos e ficava com vontande de ler mais!! Eu marquei tanta coisa que eu fiquei muito surpresa.