Nix

Nix Nathan Hill

Resenhas - Nix

Maria Eduarda Martins 03/07/2022

Nix
Ao longo dos últimos meses, venho procurando um livro como "Nix". Com uma boa dose de realidade, crítica ao estilo de vida capitalista e uma ficção que deixa qualquer um obcecado.

Não que eu quisesse tudo isso em uma única obra, mas a combinação deu muito certo. "Nix" é sobre se encontrar e se perdoar, o que pode nos colocar, muitas vezes, em situações desconfortáveis, que incluem enfrentar fantasmas do passado.

Algumas partes são densas, principalmente no que diz respeito aos personagens secundários. Contudo, isso ilustra perfeitamente como é a vida de cada um deles.

Não quero adentrar em muitos detalhes, porque não quero dar um spoiler, mas esse livro é um combinho de emoções. Gostei bastante!

Vinicius 24/01/2022

Um romance único
Perpassando descrições de diversas gerações e cenários, NIX é um livro completo. Críticas, sátiras, emoções e muita semelhança com a vida real, são mera coincidência. Ótimo em todos os aspectos. Virou favorito.

Gilda.Mayumi 22/03/2021

Muito interessante!
A estória fala principalmente sobre o perdão, o auto conhecimento e a relação entre pais e filhos. Faz também uma crítica bem ácida e contundente ao estilo de vida americano

Inicialmente eu achei meio arrastado e lento, mas para a análise que o autor se propõe a fazer, seria mesmo necessário esse aprofundamento nos pensamentos e cotidiano dos personagens

Foi uma leitura super interessante, atual e divertida! Vale a pena enfrentar esse calhamaço

Acsalf 28/05/2020

Este é aquele tipo de livro grosso que todos tem medo de ler. Porém, quando se começa a ler acaba rápido. Com uma história ficção misturada com realidade e fatos históricos, nix é um excelente livro com várias reviravoltas.

Marina 19/03/2021

No início eu não dava nada por esse livro, tava achando muito enrolado e cansativo, mas quando chegou mais pro meio foi ficando incrível.
A escrita desse livro é MUITO boa, absurdamente incrível, coisas que te fazem pensar muito e não de maneira forçada. Dá pra sentir que foi bem pesquisado, isso é muito legal, porque você vê nos agradecimentos o quanto de pesquisa ele fez. Só não sei 5 estrelas pq tiveram momentos (principalmente a parte dos jogos) que eu pulei, e não veio aquela sensação de UAU que eu tenho em livros 5 estrelas.

walanjunior 29/12/2021

independente
eu demorei cerca de 2 anos e meio só pra criar coragem de ler esse dinossauro de nome confuso, graças ao meu amor @isapoirot não abandonei os livros de vez. acho que valeu a pena, por ora, porque esse aqui me fez sentir tantas emoções num intervalo de tempo tão curto que até me esqueci como é habitar o mundo real.

Quequel 12/04/2021

Amei a leitura
Eu amei esse livro. Ele aborda alguns temas mais pesados, mas a escrita é leve e fluida, a leitura não cansa.
O modo como as histórias, principalmente a da Faye, vão sendo construídas com as mudanças de ponto de vista e da época é muito legal, e mostra como as pessoas e suas relações não são algo preto no branco, ninguém é simplesmente bom ou mau e etc. Eu gostei muito que todos os personagens mais importantes tiveram sua história contada.
É um livro bem comprido, mas não achei que a história ficou monótona em momento algum, como normalmente acontece em livros longos.

deftonestaemuso 27/07/2021

Foi uma leitura impressionante!
Você pode se deparar com várias emoções ao longo da leitura, mas acho que a nostalgia é inevitável no final. Viver a história dos personagens, tanto no presente quanto no passado, assistir a trajetória de cada um até o ponto atual e terminar o livro, é, de certa forma, bem nostálgico. E pelo fato do livro se basear nesse processo, de retratar o passado da vida dos personagens (quase sempre deprimente), até o atual presente (também, quase sempre deprimente), faz com que você sinta ainda mais um mix de emoções.
Enfim, se você estiver disposto(a) a experimentar isso, e de se emocionar com a escrita do autor, percebendo o quanto ele se entrega de corpo e alma em todas as frases, prepare os seus post-its (se gosta de marcar as páginas) e leia este livro super necessário.

Suzana.Toledo 21/02/2021

Interessante
Gostei que o escritor colocou todos os pontos de vista dos personagens sem ficar confuso na história, e achei bem interessante por esse motivo.

Tem um enredo bom mas achei que enrolou em alguns pontos.

Erika 20/02/2021

NIX
Fiquei entre 3 e 4 estrelas, o livro me cansou demorei muito pra ter realmente vontade de ler e continuar mas quando tudo começa realmente a se ajustar achei muito lindo e profundo, *Ás vezes estamos envolvidos demais em nossa própria história e não percebemos que somos personagens coadjuvantes nas histórias dos outros *
É isso.

Emma 25/03/2021

Cuidado, o livro contém gatilho e é bem pesado.
Li esse livro para uma leitura conjunta e me arrependo muito porque, além de me fazer mal certas cenas do livro, foi um parto pra mim terminar. O autor fica divagando sobre coisas aleatórias pra depois conectar com o que ele quer dizer de fato. Provavelmente o livro teria 450 páginas se não fosse ele tentando encher linguiça.

Júlia Vichi 04/02/2019

Decepcionante
Li "NIX" em vista da grande repercussão e das boas críticas a ele atribuídas. Infelizmente, me decepcionei enormemente. Confesso que havia abandonado o livro nas primeiras páginas, pois senti qual seria a tônica da obra, porém resolvi dar mais uma chance e retomei-o a pouco tempo.

Diálogos pobres e artificiais (não sei dizer se foi culpa realmente do autor ou se foi da tradução); trama bastante previsível, seguindo a já tão desgastada linha básica de um thriller convencional; e personagens mal desenvolvidos, são constantes durante toda a narrativa. Um livro bastante cliché.

A escrita de Nathan Hill é extremamente descritiva, um exemplo disso é o uso de dez páginas para descrever uma personagem tentando parar de jogar videogame. Ao final da leitura desse capítulo, o leitor percebe que o solilóquio não contribuía a dar mais forma à narrativa e poderia facilmente ser ignorado.

Além disso, Hill tenta desenvolver muitos personagens e acaba apenas "enchendo linguiça", já que muitos personagens parecem ser avulsos e não têm um papel claro na trama. O único elo que os liga é frágil e mal elaborado.

O livro possui alguns pontos positivos, como algumas de suas reflexões sobre o mundo contemporâneo sobre feminismo, hipocrisia da sociedade, dos políticos e até mesmo dos ativistas. Porém, nada que não possa ser encontrada em outras obras.

Neto.Menezes 06/03/2021

Que desastre...
Definitivamente a leitura de NIX não funcionou para mim, infelizmente, pois estava bastante animado em ler este livro...
Desde personagens sem carisma, um enredo confuso e um ritmo lento atrapalharam a minha experiência!
Faye e Samuel são personagens principais que embora apresentem camadas e desenvolvimentos interessantes na teoria, ao virar as páginas fica evidente o quão chatos e anti-climaticos eles são! E a isso, eu coloco muito mais na conta do ritmo do livro e no eterno vai e vem na linha do tempo, alternando entre 2011 e 1968.
O livro é subdividido em 10 partes, e algumas poucas me prenderam de fato, a melhor de todas é a que reconta a infância de Samuel até o abandono da mãe, embora essa parte termine com uma cena bizarra e que facilmente poderia ser cortada da edição final do livro.
Outras coisas que deveriam ser cortadas da edição final eram as histórias paralelas, da péssima aluna de Samuel, Laura. E do amigo e membro da guilda de Elfscape, Pwnage que pouco contribuem para o desenvolvimento da história!
Apesar do ritmo lento, quase parando e das inúmeras quebras de ritmo, a escrita de Nathan Hill não é ruim, usando do humor ácido para tecer ótimas críticas à sociedade estadunidense, pecando apenas nas longas descrições que deixa o autor muito cansado ao ler apenas 2 ou 3 capítulos.
Como a leitura não funcionou para mim:
2 estrelas

Marcelle.Evelyn 04/01/2021

Aquilo que mais amamos são aquelas que mais vão nos machucar
Já o início o livro já prendeu minha atenção por conta de acontecimento que gera um reboliço no meio jornalístico, politico e social. Tal acontecimento nos levará ao passado, para assim, conhecer um pouco mais dos personagens e seus "nix." E linkar com o episódio no futuro. Foi uma jornada gostosa de acompanhar, mas ainda não sei se gostei do final. Mesmo assim recomendo muito a leitura!

Luh 30/06/2021

Que livro, meus amigos. Que livro.
Um livro muito bem escrito e detalhado sobre a vida de uma mulher e seu filho.
Eu achei que seria só um drama familiar bobinho, mas não, esse livro tem uma puta história.
O cenário é Chicago, em meio a muitos conflitos políticos, protestos e jovens rebeldes.
E dentro de tudo isso o autor nos dá personagens interessantíssimos e muito bem desenvolvidos. Achei incrível a forma com que ele entrelaça um personagem ao outro, sério, o plot me deixou pasma de tão bem feito que foi.