Nix

Nix Nathan Hill

Resenhas - Nix

juliana 03/04/2021

Essencial?
Não vou dizer que esse é um livro fácil pra se falar, porque ele definitivamente não é.

Somos deparados com uma narrativa repleta de ramificações, com histórias entrelaçadas e muitos tempos diferentes ? que no começo acabam dificultando a leitura, mas ao mesmo tempo a deixam um pouco mais fluída.

São muitos temas abordados, alguns com profundidade e outros nem tanto: vício às novas tecnologias, abuso infantil, fake news, capitalismo e até como uma tentativa de homicídio pode eleger um presidente ? esse último é bem verossímil com o que já rolou aqui no Brasil, né? ? e por essas e outras é tão difícil falar como eu me sinto em relação à leitura.

Tiveram momentos em que o autor descrevia demais (eu não queria saber tanto de um jogo que nem sei se existe), outros em que a descrição não parecia ser suficiente (principalmente em relação aos diálogos que as personagens tinham), mas esses são detalhes e são relativos de cada leitor!

O que mais me interessou foi observar o quanto a obra imita a vida e a vida é tão cheia de bifurcações. O autor foi genial na hora de pesquisar e dar um nó em cada enredo criado e não posso deixar de parabeniza-lo pelo tanto de pesquisa que deve ter sido feito.

Não é o tipo de leitura que recomendo para todos, mas é um livro que vale a pena ter um tempinho dedicado caso você queira entender que o que somos é mais um detalhe na borda do livro de outra pessoa.

Acsalf 28/05/2020

Este é aquele tipo de livro grosso que todos tem medo de ler. Porém, quando se começa a ler acaba rápido. Com uma história ficção misturada com realidade e fatos históricos, nix é um excelente livro com várias reviravoltas.

Marina 19/03/2021

No início eu não dava nada por esse livro, tava achando muito enrolado e cansativo, mas quando chegou mais pro meio foi ficando incrível.
A escrita desse livro é MUITO boa, absurdamente incrível, coisas que te fazem pensar muito e não de maneira forçada. Dá pra sentir que foi bem pesquisado, isso é muito legal, porque você vê nos agradecimentos o quanto de pesquisa ele fez. Só não sei 5 estrelas pq tiveram momentos (principalmente a parte dos jogos) que eu pulei, e não veio aquela sensação de UAU que eu tenho em livros 5 estrelas.

Tábata 29/03/2021

gatilho: pedofilia

"E agora ela recorda aquela velha história sobre o fantasma que parece uma pedra: quanto mais você a carrega para longe da costa, mais pesada a pedra se torna, até que um dia você já não consegue suportá-la."

Marcelle.Evelyn 04/01/2021

Aquilo que mais amamos são aquelas que mais vão nos machucar
Já o início o livro já prendeu minha atenção por conta de acontecimento que gera um reboliço no meio jornalístico, politico e social. Tal acontecimento nos levará ao passado, para assim, conhecer um pouco mais dos personagens e seus "nix." E linkar com o episódio no futuro. Foi uma jornada gostosa de acompanhar, mas ainda não sei se gostei do final. Mesmo assim recomendo muito a leitura!

Erika 20/02/2021

NIX
Fiquei entre 3 e 4 estrelas, o livro me cansou demorei muito pra ter realmente vontade de ler e continuar mas quando tudo começa realmente a se ajustar achei muito lindo e profundo, *Ás vezes estamos envolvidos demais em nossa própria história e não percebemos que somos personagens coadjuvantes nas histórias dos outros *
É isso.

Suzana.Toledo 21/02/2021

Interessante
Gostei que o escritor colocou todos os pontos de vista dos personagens sem ficar confuso na história, e achei bem interessante por esse motivo.

Tem um enredo bom mas achei que enrolou em alguns pontos.

Neto.Menezes 06/03/2021

Que desastre...
Definitivamente a leitura de NIX não funcionou para mim, infelizmente, pois estava bastante animado em ler este livro...
Desde personagens sem carisma, um enredo confuso e um ritmo lento atrapalharam a minha experiência!
Faye e Samuel são personagens principais que embora apresentem camadas e desenvolvimentos interessantes na teoria, ao virar as páginas fica evidente o quão chatos e anti-climaticos eles são! E a isso, eu coloco muito mais na conta do ritmo do livro e no eterno vai e vem na linha do tempo, alternando entre 2011 e 1968.
O livro é subdividido em 10 partes, e algumas poucas me prenderam de fato, a melhor de todas é a que reconta a infância de Samuel até o abandono da mãe, embora essa parte termine com uma cena bizarra e que facilmente poderia ser cortada da edição final do livro.
Outras coisas que deveriam ser cortadas da edição final eram as histórias paralelas, da péssima aluna de Samuel, Laura. E do amigo e membro da guilda de Elfscape, Pwnage que pouco contribuem para o desenvolvimento da história!
Apesar do ritmo lento, quase parando e das inúmeras quebras de ritmo, a escrita de Nathan Hill não é ruim, usando do humor ácido para tecer ótimas críticas à sociedade estadunidense, pecando apenas nas longas descrições que deixa o autor muito cansado ao ler apenas 2 ou 3 capítulos.
Como a leitura não funcionou para mim:
2 estrelas

Biel 07/08/2018

Muito bem construído
NIX não decepciona, mas também não surpreende de um jeito eufórico.
É um livro denso, de uma linguagem fluída. Demorei a gostar, mas confesso que foi muito bem construído. Teve partes que achei bem desnecessárias, podendo ter desenvolvido outras partes que realmente merecia ser desenvolvidas.
Pedro.Lanari 23/08/2018minha estante
concordo, cara. achei que ele se alongou muito nas discussões sobre games e tal. desgastante. mas no geral, gostei bastante.

Camila Faria 12/09/2018

Um escritor e professor universitário fracassado, viciado em videogames e prestes a arcar com uma dívida gigantesca, que não pode pagar, Samuel Andresen-Anderson está realmente na pior. Para complicar ainda mais as coisas, ele descobre que a mãe, que o abandonou quando ele ainda era uma criança, está sendo acusada de um crime absurdo, que viralizou na internet e está dividindo o país. Para sua surpresa, Faye está sendo retratada pela mídia como uma ativista radical de passado sórdido, muito diferente da imagem de boa moça que ele sempre teve dela. O livro se divide entre a investigação de Samuel sobre a própria mãe, a história real de Faye Andresen-Anderson no epicentro do movimento hippie de 1968 e a infância de Samuel, pouco antes de ser abandonado por ela. Um romance MUITO ambicioso, inteligente e divertido, que brinca de forma inteligentíssima com os dramas e paradoxos da contemporaneidade, em especial com a histeria e a hipocrisia americanas. A narrativa ainda encontra espaço para personagens e histórias complementares interessantes e relevantes; um verdadeiro nocaute (como bem definiu a Esquire). Gostei demais!

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-23/

Débora 09/03/2021

Que livro incrível, leiam por favor.
Nix é um livro surpreendente em casa palavra, capítulo e partes. Leitura maravilhosa.

hazza 09/04/2022

Nocaute
Não esperava menos, estava ansiosa para ler esse book, gostei muito da escrita do autor, não se espante com o tamanho a leitura, flui muito bem, eu estava em uma ressaca e boomm, os personagens são tão cativantes.

Thami 15/07/2020

Nix
É um livro que demanda bastante paciência, senti que o autor enrolou em muitas partes e trouxe informações irrelevantes demais, confesso que cogitei abandona-lo.
Nao é um livro extraordinário mas serve pra passar o tempo.

@juliosanttana 15/03/2024

Um livro que retrata drama familiar e que tem como plano de fundo as manifestações de Chicago no ano de 1968.
Aqui temos um protagonista que que foi abandonado pela mãe quando criança e que nunca superou.
Apesar de ter + de 650 páginas a leitura é fluida e os personagens são muito bem construídos.

Geórgia 27/05/2020

Muito bom.
"O que é verdadeiro? O que é falso? Caso ainda não tenha notado, devo lhe dizer que o mundo meio que abandonou o velho projeto iluminista de investigar a verdade por meio da observação direta dos fatos. A realidade é complicada demais, assustadora demais para isso. Em vez disso, é muito mais fácil ignorar os fatos que não se encaixam em nossas ideias preconcebidas é acreditar naqueles que se encaixam. Eu acredito no que eu acredito, E você acredita no que você acredita e ficamos assim. É o encontro da tolerância liberal com o negacionismo obscurantista. Algo muito na moda hoje em dia."