Nix

Nix Nathan Hill

Resenhas - Nix

suellem 11/03/2021

Nix
Que história sensacional .
Um livro muito interessante, cheio de reviravoltas.
Gostei bastante dessa leitura, apesar de ser um livro grande a história é muito fluída e muito emocionante.
Alice é uma personagem secundária muito interessante. Eu amei acompanhar a história dela e como ela se desenvolve. .
Um livro maravilhoso sobre família , segredos do passado , mágoas e principalmente sobre seguir em frente .

marina 19/03/2021

Sobre recomeços
?Às vezes estamos envolvidos demais em nossa própria história e não percebemos que somos personagens coadjuvantes na história dos outros?.

Interessante como o autor consegue abordar assuntos importantes e fazer com que o leitor tenha um misto de sentimentos. Gostei de acompanhar a história de Samuel e Faye e ler sobre os seus passados e as suas evoluções. Por ser um livro extenso a leitura se torna cansativa em algumas partes, porém na minha opinião vale a pena chegar até o fim.

Raquel.Euphrasio 16/11/2022

Que livro incrível, em alguns muitos momentos foi bastante assustador, por conta do que vivemos hj em 2022, é o que dizem né? é bom estudar o passado para não repetir no futuro.

Susan.Kelle 14/01/2021

Em alguns momentos a escrita fica realmente envolvente, mas de maneira geral chegamos ao fim com a sensação de ter montado um grande quebra cabeça sem graça. Sim ele pesquisou muuito sobre 68, e as manifestações, e as desordens mentais de um viciado em jogo, um e outro conto mitológico norueguês; mas todo esse conjunto parece só ser jogado ali, nada foi de fato essencial para a história, porque a história não era sobre nenhuma dessas coisas. Expectativa: intrigas politicas, dramas familiares, um nix metafórico surpreendente. Realidade: personagens frustados e frustantes e pelo menos 400 páginas que não precisavam existir.

Bia 12/11/2020

Me senti como se estivesse vivendo dentro desse livro. Não sei bem explicar a sensação.
Coincidentemente essa leitura ocorreu durante o mesmo período que foi utilizado diversas vezes na história, e talvez isso tenha feito eu me engajar ainda mais nesse processo. Esse livro é surpreendente e me deixou vidrada por dias. De fato um nocaute, como diz a crítica da capa.

LaAs183 14/02/2022

QUE LIVRO!
Maravilhoso em muitos aspectos. Desde as linhas temporais que vão e voltam se encaixando de forma perfeita até o enredo que é dolorido sem a necessidade do autor de forçar esse sofrimento no leitor. Provavelmente existam defeitos, mas eu fui tão envolvida na história que me recuso enxerga-los.

@jana450 02/04/2020

Ele foi muito bem recomendado!
Eu indico!

Cheguei a pensar em abandonar a leitura, li muitos livros enquanto esse ficava lá pausado em suas primeiras 40 páginas.

Valeu a pena insistir e vivenciar toda saga de Samuel.

Matheus Nunes 09/07/2023

Nix é uma estreia capaz e pretensiosa.
Nix começa bem, se desenvolve de uma maneira assustadora para o primeiro livro do autor Nathan Hill. O numero de paginas também impressiona, para mim chega a ser inevitável a comparação com a escritora Donna Dartt, tanto no numero de paginas de seus respectivos livros, como pelas sinopses que realmente atraem os leitores, e também pela enorme pretensiosidade deles, coisa em que ambos raramente atingem o alvo.

Cerca de 98% desse livro é muito bem escrito, o autor de fato passeia pelas tramas que ele vai desenvolvendo com muita maestria e cuidado, é difícil acreditar que ele vá perder o rumo no qual ele estava guiando os personagens até aqui. A enorme trama familiar do protagonista Samuel, toda a busca por quem foi embora, a perspectiva de quem fica... o pesadíssimo desfecho da historia do Bishop (assim como toda a sua historia), o capitulo sobre a juventude da Faye... as lembranças do Frank no asilo em meio a demência (o capitulo mais belo desse livro)... tudo vai muito bem até chegar na parte final do historia.
O autor resolve preencher todas as lacunas contando com a técnica (se é que posso chamar assim) mais usual e comum de todas: o Deus Ex Machina, ou como se fosse o Dickens de A Casa Soturna (de quem o autor é aparentemente um grande fã vide o nome do editor do Samuel, e do próprio Samuel, uma referencia a Samuel Pickwick), todo o proposito e beleza do livro se perdem em meio as soluções grotescas que foram escolhidas para dar um fim a narrativa.

Historias que já eram tidas como resolvidas como a da Bethany Fall voltam para serem remexidas, o Juiz Charlie Brown e toda a sua perseguição odiosa que pareceram ser tão importantes são deixadas de lado ganhando uma promoção como recompensa, e o editor patético que era até tolerável porque não aparecia tanto se revela o personagem chave que liga toda trama da historia, tanto no passado quanto no presente. E eu nem vou mencionar aqui a coitada da Alice, que tem um capitulo de apresentação belíssimo e nunca mais retorna. A coincidência reina aqui, é fácil, é rápido, e dá uma aparente impressão de que a historia foi sim muito bem pensada nos 10 longos anos que o autor demorou para escrever este livro e que faz questão de revelar nos agradecimentos finais.

É um livro que apesar de tudo isso ainda sim é uma excelente estreia literária, o autor chega mostrando um potencial absurdo como poucos atualmente são capazes de fazer, mas por outro lado revela também uma fraqueza enorme em não saber como amarrar bem uma trama e entregar ela ao final com o mesmo folego (ou até mais) com o qual começou. Longe de ser perfeito, Nix se mostra uma obra regular.

bruno 27/03/2021

Esse livro foi uma surpresa, amei a leitura. Tirei uma estrela pois tem personagens que não acrescentam em nada na história, achei que no final teria uma razão pra gente ta passando raiva com eles, mas não, o intuito deles é nos fazer passar raiva mesmo. E também por conta da descrição de jogo que deixa as partes bem lentas.

Bia 27/03/2021

Achei um livro bem cansativo. Fui lendo aos poucos durante esse mês de março e no começo achei bem chato, com muitas descrições e algumas as vezes desnecessária. Mas com o tempo o livro melhorou bastante, a narrativa estava super interessante e até mais fluida também. Mesmo lendo devagarinho a experiência foi muito boa, gostei da história, dos personagens que o autor aborda e mesmo que o livro só fique interessante lá pela metade foi uma ótima leitura.

Gabriela.Barbosa 18/06/2021

Ótimos ensinamentos e reflexões, vale a pena a leitura, mas não espere algo fantástico, mas sim uma diversão repleta de detalhes e mistérios.
Comecei a leitura sem saber o quanto precisava dela?

Gabi 14/03/2021

Sabe aqueles livros que você nunca ouviu falar antes, e aí num impulso simplesmente resolve que quer ler o livro sem nem saber do que se trata? Nix foi assim pra mim, meu impulso foi saber que teria uma LC, (que no fim ignorei todo o cronograma, mas isso não vem ao caso) quando me dei conta já estava começando a história sem saber direito sobre o que seria. O livro traz (principalmente) a história de Faye e Samuel, mãe e filho. Ela o abandonou ainda criança e quando a história começa, muitos anos se passaram e Faye está em uma situação complicada. O mesmo se dá para Samuel, que numa tentativa de resolver seus problemas entra numa jornada que o fará finalmente conhecer Faye de verdade. Suas histórias são interessantes e envolventes, apesar de às vezes o autor enrolar demais nas descrições (e olha que normalmente eu gosto de escritas que são bem descritivas.) Além desses dois personagens principais, o autor traz outros pontos de vista, e era aí que o livro ficava lento demais. O autor não conseguiu fazer os coadjuvantes serem interessantes o suficiente para que eu me importasse com a história deles, então acabava parecendo só enrolação para não entregar logo o que aconteceria com os protagonistas. Mas quero destacar que em muitos momentos o autor usava muito bem o bom humor e esses foram meus momentos favoritos da história. Só acho que menos tempo poderia ter sido gasto com as histórias dos outros personagens porque algumas acabaram nem influenciando em nada, mas fora isso, gostei do livro.

Pedrol 07/12/2020

E seu NIX?
Após ler esse livraço, precisei de dias para digerir esse NOCAUTE.

NIX, publicado em 2016, sendo o primeiro romance de Nathan Hill, e cara...

Ler esse calhamaço te faz doer, só de imaginar o tanto de páginas que tem. Mas não é isso que se sente quando se lê NIX. Nathan Hill sabe expressar o sentimento humano numa simplicidade incrível. Uma leitura nenhum pouco desconfortável, ou cansativa. NIX te conquista nas primeiras páginas.

O desenvolvimento é lento. Nathan Hill é um bom narrador, tão bom que sua escrita detalhista chega a enrolar o leitor. Isso é um problema? Não! Nathan Hill sabe desenvolver bem uma trama cheia de mistérios, mudanças frequentes de pontos de vista, ganchos inacreditáveis que te prendem e te fazem esquecer que é um calhamaço.

Esse romance de estréia, parece ser uma mentira bem contada, pois o autor é um experiente contador de histórias com um estilo de escrita muito agradável.

NIX é um dos melhores livro que já li, e espero ancioso por mais obras desse cara.
Túlio 09/12/2020minha estante
Incrível né cara...? Mais incrível ainda é a pouca divulgação q esse livro teve ao ser lançado!

Thamires 01/01/2022

Realmente "um nocaute"
A frase constante na 4a capa não poderia ser mais verdadeira.

Acompanhar a saga de Samuel tentando entender como sua mãe se tornou o "terror do governador" foi interessante, além de todo background de sua vida como professor e jogador do mundo de Elfscape. Ver sua narrativa dos tempos de criança e de quando sua mãe frequentou brevemente a universidade foi de uma dinâmica interessante, com boa construção do autor na alternância de passado e presente.

A escrita de Nathan Hill é muito fluida, gostosa, clara e muitas vezes retratou coisas tão comuns ao nosso pensamento que mais parecia uma conversa dos personagens com o leitor.

Com certeza esse livro foi uma excelente introdução ao trabalho do autor e que me deixou com vontade de ler outras coisas que ele lançar.

Rita 23/11/2020

nocaute
Esse livro me tirou todas as palavras! O Nathan Hill conseguiu me deixar apegada a muitos personagens, sentir raiva de outros e me sensibilizar com alguns desfechos. O livro tem cenas que são lindas de ler e imaginar, os personagens são tão completos e humanos que quase são palpáveis. Vontade de ler e conhecer mais de cada um.
*leiam Nix*
*leiam esse estudo social*