Nix Nathan Hill

Resenhas - Nix

Laura.Sartor 16/04/2023

Apesar de ter adorado o livro, concordo com o que a maioria das resenhas diz sobre ele ser longo demais. São muitas camadas e histórias diferentes que se sobrepõem e se conectam, achei incrível como o autor não deixou pontas soltas com tantos pontos abordados
Não se tornou cansativo, mas algumas partes poderiam ser retiradas sem nenhum prejuízo à história principal... Mas, mesmo assim, gostei muito da profundidade das reflexões e da escrita do autor. A nota só não foi maior por que me senti um pouco perdida com tantas informações ao terminar o livro

Kaline Bogard 16/11/2022

Adorei
Que leitura! O autor trouxe uma trama redondinha e realista, que poderia estar acontecendo nesse exato segundo em qualquer lugar do mundo. Expectativas, sonhos, escolhas erradas, vingança, rancor... fantasmas que nos perseguem a vida toda...
Gostei muito que ele aborda praticamente três gerações de pessoas e os personagens de apoio são bem desenvolvidos. Tem muita critica que parece espelhar o Brasil no dia de hoje!
Não foi uma leitura fácil, tem capítulos inteiros de narrativa sem diálogo, então fica menos dinâmico e mais cansativo.
Mas, apesar disso, gostei muito. Recomendo.

withsomegrace 23/12/2019

Ambicioso.
Achei prolixo demais e de fato me deixei levar pela história até chegar ao final, que verdadeiramente detestei. O livro, tão longo e completo e verdadeiro no inicio não poderia terminar daquele jeito corrido.

É muito ambicioso e em alguns momentos um pouco confuso devido a cronologia. Achei que bebeu muito das fontes de Donna Tartt e David Foster Wallace.

Carolina 04/02/2020

Achei uma narrativa por vezes prolixa, que foi empolgante no início e perto da metade me vi entediada e me forçando a fazer pausas longas para não desistir de vez do livro, várias histórias de personagens que não tinham um real significado ou impacto para a trama duravam paginas e mais páginas de descrições precisas e agoniantes, varias descrições de programas de TV, jogos ou qualquer outro detalhe que não adicionou nada ou adicionou um mínimo a historia.A história principal achei interessante, acho até que seria um livro com menos páginas e menos tedioso se o autor tivesse se atido a ela. Óbvio que essa foi a minha experiência lendo essa obra mas ler Nix não se resumiu só a isso, descobrir as origens dos traumas dos personagens foi muito interessante e me fazia não querer parar de ler. Acho um livro que podia ser muito melhor mas mesmo assim recomendaria para outros leitores.
Thai­s 30/05/2020minha estante
foi a mesma impressão que tive! partes desnecessárias, mas a trama principal é boa

Beatriz Araujo 16/02/2020

nix
achei muito bom, faz você pensar muito naquela frase ?não condene a pessoa, condene o erro?...

Ziggy7 27/06/2022

Quebra cabeça, armadilha, obstáculo e inimigo
Na metade do livro eu achei que tinha caído em uma armadilha, porque eu lia e parecia que nada fazia sentido para mim.
Mas já para o final, virou um quebra cabeça que me espantou e me agradou ao mesmo tempo.
Recomendo para quem gosta de pensar durante a leitura, e quem gosta de ver relações evoluindo ao longo do livro.

Geórgia 27/05/2020

Muito bom.
"O que é verdadeiro? O que é falso? Caso ainda não tenha notado, devo lhe dizer que o mundo meio que abandonou o velho projeto iluminista de investigar a verdade por meio da observação direta dos fatos. A realidade é complicada demais, assustadora demais para isso. Em vez disso, é muito mais fácil ignorar os fatos que não se encaixam em nossas ideias preconcebidas é acreditar naqueles que se encaixam. Eu acredito no que eu acredito, E você acredita no que você acredita e ficamos assim. É o encontro da tolerância liberal com o negacionismo obscurantista. Algo muito na moda hoje em dia."

Thami 15/07/2020

Nix
É um livro que demanda bastante paciência, senti que o autor enrolou em muitas partes e trouxe informações irrelevantes demais, confesso que cogitei abandona-lo.
Nao é um livro extraordinário mas serve pra passar o tempo.

Camelo's 20/01/2021

Nix
Vai ser um livro de 600 páginas que apenas dez pessoas vão ler.

Débora 09/03/2021

Que livro incrível, leiam por favor.
Nix é um livro surpreendente em casa palavra, capítulo e partes. Leitura maravilhosa.

Wander.Antoni 25/03/2021

Um livro muito bom recomendo .
Por ser o primeiro livro plubicado desse autor , ele soube intercalar o livro em 3 épocas muito bem , com drama , romance , fatos curiosos e sociais, personagens secundários maravilhosos. E o livro aborda vários temas para serem discutidos

Luiza Aguilar 07/10/2022

NIX: cativante, magnético!
Extasiada? é assim que você fica após findar um livro que, como diz uma resenha que encontrei por aqui, não parece nem um pouco a ?estréia? de um escritor.

Com uma ótima escrita e a confiança digna de um escritor de longa data, Nathan Hill entrega uma história completa, com personagens muito bem desenvolvidos e cheios de camadas, histórias que se entrelaçam e se amarram sem deixar a desejar, e reflexões interessantes sobre importantes épocas na história americana.

Você aprende enquanto lê sem ser lançado fora da história ? muito pelo contrário, você se vê arrebatado pelo enredo.

Destaco aqui a notável pesquisa feita por Nathan antes e durante a escrita do livro. É mais um dos vários pontos positivos dessa obra.

Entretanto, é possível identificar uma escrita muitas vezes prolixa e descritiva demais, passando a sensação que, por vezes, lê-se a mesma cena três ou quatro vezes. Não diria que a obra poderia ser mais curta ? não com o tanto de reviravoltas e revelações que possui ? mas de fato, poderia ser mais breve em alguns pontos.

De qualquer forma, é uma ótima leitura e vale cada centavo!!

Ale 16/01/2023

Nix e os fantasmas que nos assombram
O desaparecimento ? ou abandono ? de sua mãe décadas antes ainda assombra Samuel. Atualmente um professor universitário e escritor fracassado, Samuel reencontra a mãe após a mesma atacar um candidato à presidência e explodir nos noticiários como uma velha louca radical, militante dos anos 60 e uma ex-prostituta. Em uma tentativa de ajudar a mãe, que corre risco de ir para a prisão, e entender o que ela fizera na juventude e após o abandonar, ele é forçado a explorar as memórias tanto de Faye quanto as suas próprias, mãe e filho, da infância a vida adulta, dos arrependimentos as felicidades, das dores aos sonhos, e todo o resto entre tudo isso.

O livro é descrito pela Esquire como ?um nocaute?, mas acredito que a sensação de ler Nix é mais como um espancamento, em um intervalo de oitenta a cem páginas algo acontecia que me atingia como um chute na canela, uma cotovelada no estômago, um soco no beiço. Os personagens parecem quase sair do papel, são palpáveis. Nix alcança um nível de realismo em seus personagens quase assustador.

Diria que talvez se a escrita fosse um pouco mais enxuta evitaria momentos de cansaço, os quais vivenciem algumas vezes. Talvez cortar narrativas secundárias, tirar um pouco de uma escrita cheia de floreios. Mas há um dilema aqui, pois a escrita de Nathan Hill além de ser carregada, é também intensa. Talvez fora necessária para o impacto que o livro possui. O mesmo pode ser dito das tramas dos personagens secundários que ele explora: podem parecer descartáveis, mas após um pouco de reflexão se torna claro que eles não são nada mais que espelhos tanto de Samuel quanto de Faye, revelando uma nova perspectiva de tais personagens sob novas circunstâncias extremas.

Nix, com uma estória permeada pela ideia de fantasmas, memórias e passado, com certeza ainda vai me assombrar por um bom tempo.
daniela486 16/01/2023minha estante
finalmente encontrei alguém que já leu esse livro tb KKKKK

Ale 16/01/2023minha estante
vc gostou??

daniela486 17/01/2023minha estante
muito! concordo com tudo que você disse. acho que, no fim, apesar das quase 700 páginas, nada é descartável. o livro é grandioso por isso. eu também concordo com a descrição da Esquire na quarta capa, ao mesmo tempo que concordo com a sua. ler esse livro é como estar em uma luta na qual você apanha o tempo inteiro, para chegar no final com um único resultado possível: o nocaute! ótima resenha ??

Heloísa 09/10/2021

20 minutos encarando a tela e sem saber por onde começar a falar dessa história. um livro com tantos personagens, tantos arcos e tantas informações e sentimentos muito bem explorados que são impossíveis de descrever. umas reviravoltas bizarras mas que fazem muito sentido, diferentemente dessa tentativa de review. não sei dizer nada mais do que "AMEI" e "uAU".

gvnnrs 03/01/2022

"se investigar com afinco a alma dos outros, se olhar com atenção as profundezas da vida de alguém, acabará sempre encontrando, mais cedo ou mais tarde, algo familiar." ❤
muito mais do que eu esperava, mais de 600 páginas bem lidas! pra começar o ano com pé direito nas leituras boas.

"E nesse exato momento ele sentiu uma irrupção de orgulho, como se estar apaixonado por Bethany tivesse um significado importante a respeito dele. Como se ele fosse recompensado pelas proezas dela. Samuel jamais seria um gênio musical, maas poderia ser a pessoa amada por um gênio musical. Esses eram os espólios do amor, ele compreendeu: que o sucesso dela tambem fosse, por algum estranho reflexo, o dele."

"[...] não existem um eu verdadeiro escondido sob várias versões falsas. Em vez disso, há um eu verdadeiro escondido sob vários eus igualmente verdadeiros. Sim, ela é a estudante tímida e meiga e esforçada. Sim, ela é a criança assustada e insegura. Sim, ela é a sedutora ousada e impulsiva. Sim, ela é mãe e esposa. E muitas outras coisas também. A crença de que haja um único e verdadeiro eu obscurece a verdade mais ampla."

"Enxergar claramente a nós mesmos é projeto pra vida inteira."

"[...] mesmo os grandes mestres tem começos frustrados, mesmo os maiores artistas as vezes precisam dar meia-volta e recomeçar."

"Então, em vez de procurar pela resposta, começou simplesmente a escrever a história dela, tentando enxergar o mundo da forma como ela o enxergou, para, quem sabe, alcançar algo mais grandiosa que meras respostas: talvez alcançasse a compreensão, a empatia, o perdão."

"A compreensão é sempre mais difícil que o simples ódio. Mas alarga a vida."

"[...] se você encara as pessoas como inimigos, obstáculos ou armadilhas, ficará em uma guerra eterna contra todo mundo e contra si mesmo. por outro lado, se encaras as pessoas e a si mesmo como quebra-cabeças, você vai ficar constantemente satisfeito e encantado - pois, se investigar com afinco a alma dos outros, se olhar com atenção as profundezas da vida de alguém, acabará sempre encontrando, mais cedo ou mais tarde, algo familiar."

"As vezes estamos envolvidos demais em nossa própria história e não percebemos que somos personagens coadjuvantes na história dos outros."

"[...] uma crise as vezes não é de fato uma crise, mas um novo começo. Porque uma das coisas que aprendeu ao longo desses anos é que, se um recomeço é realmente novo, ele sempre parece uma crise. Inicialmente, qualquer mudança verdadeira faz com que sintamos medo."