Nix

Nix Nathan Hill

Resenhas - Nix

Carlos531 01/03/2024

Expectador in loco
Nix é um livro que dispara muitos gatilhos emocionais. Por ora fiz pequenas pausas para reflexões sobre o dilema de Anderson que por vezes pareciam os meus. Livrão. Leiam este livro. O final me emocionou muito, pois vivi algo parecido sobre escolhas erradas na vida. 9/10.

Gabi 14/03/2021

Sabe aqueles livros que você nunca ouviu falar antes, e aí num impulso simplesmente resolve que quer ler o livro sem nem saber do que se trata? Nix foi assim pra mim, meu impulso foi saber que teria uma LC, (que no fim ignorei todo o cronograma, mas isso não vem ao caso) quando me dei conta já estava começando a história sem saber direito sobre o que seria. O livro traz (principalmente) a história de Faye e Samuel, mãe e filho. Ela o abandonou ainda criança e quando a história começa, muitos anos se passaram e Faye está em uma situação complicada. O mesmo se dá para Samuel, que numa tentativa de resolver seus problemas entra numa jornada que o fará finalmente conhecer Faye de verdade. Suas histórias são interessantes e envolventes, apesar de às vezes o autor enrolar demais nas descrições (e olha que normalmente eu gosto de escritas que são bem descritivas.) Além desses dois personagens principais, o autor traz outros pontos de vista, e era aí que o livro ficava lento demais. O autor não conseguiu fazer os coadjuvantes serem interessantes o suficiente para que eu me importasse com a história deles, então acabava parecendo só enrolação para não entregar logo o que aconteceria com os protagonistas. Mas quero destacar que em muitos momentos o autor usava muito bem o bom humor e esses foram meus momentos favoritos da história. Só acho que menos tempo poderia ter sido gasto com as histórias dos outros personagens porque algumas acabaram nem influenciando em nada, mas fora isso, gostei do livro.

Helo 19/04/2021

Um nocaute...
Não tenho palavras pra descrever esse livro, uma obra-prima.
O livro te toca, conversa com você, te suga para um universo que você não quer sair. Eu chorei, eu sorri, eu refleti, me magoei, enxerguei novas verdades, senti um apego aos personagens e as suas história que jamais senti antes.
Esse livro me tocou, me ensinou lições valiosas e dolorosas, amo cada um desses personagens e dói me separar desta história tão perfeita.
Obrigada Nathan Hill, vivi ótimos momentos com esse livro.

Thamires 01/01/2022

Realmente "um nocaute"
A frase constante na 4a capa não poderia ser mais verdadeira.

Acompanhar a saga de Samuel tentando entender como sua mãe se tornou o "terror do governador" foi interessante, além de todo background de sua vida como professor e jogador do mundo de Elfscape. Ver sua narrativa dos tempos de criança e de quando sua mãe frequentou brevemente a universidade foi de uma dinâmica interessante, com boa construção do autor na alternância de passado e presente.

A escrita de Nathan Hill é muito fluida, gostosa, clara e muitas vezes retratou coisas tão comuns ao nosso pensamento que mais parecia uma conversa dos personagens com o leitor.

Com certeza esse livro foi uma excelente introdução ao trabalho do autor e que me deixou com vontade de ler outras coisas que ele lançar.

Vinícius 14/09/2020

Genial
É um pouco pretensioso? É.
O autor gosta muito da própria escrita e enrola muita coisa? Sim
Mas eu passo todo o pano do mundo, leitura muito fluida, tem reviravoltas, tem romance, tem drama familiar, me identifiquei com muita coisa.
A parte da crítica social é meio rasa, o autor critica tudo e não critica nada, talvez tenha sido a intenção.
Poderia ter 200 páginas a menos, mas esse excesso não incomoda, baita leitura, super recomendo.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 12/08/2021

Poderia ser melhor
O ápice desse livro tá nas primeiras páginas, não é um livro ruim, mas o autor cria uma expectativa nos leitores que não é suprida ao longa da história, e quando ele resolve fazer isso é de uma maneira que a gente já não se importa mais.

Igor.Camilo 26/08/2021

Fico na espera de mais obras de Nathan Hill.
Nix é um ótimo livro de estreia. Aqui, os mais diversos temas são abordados, sociedade, família, política, adolescência, vida adulta, contracultura.. e muito mais, tudo deliciosamente amarrado pela escrita de Nathan Hill. Só não foi uma leitura perfeita porque em muitos momentos, senti que o autor "perdeu a mão" e acabou desnecessariamente alongando muito os capítulos, o que me causou a impressão de que a história não estava indo para lugar algum, mas superar essa barreira pode ser muito recompensador.

arqueofarias 24/03/2021

DESTRUÍDO !
Não fosse o excessivo uso de descrição de games e afins, pra mim seria 5 estrelas, mas nada tira o brilho e o ?nocaute? (na contracapa do livro) que esse livro faz. A protagonista é uma de minhas personagens já favoritas e não vejo a hora de ver a adaptação. Leiam !!!!! Já é dos meus favs do ano.

Lilian 24/04/2021

Muitas histórias
O livro conta muitas histórias, poderia ter rendido três livros diferentes. A melhor delas é sobre os protestos de 1968 contra a guerra do Vietnã.

Cleiton 26/03/2021

Só a escrita do autor é maravilhosa
O livro é bom mas teve partes maçantes eu não gostei por isso mas ao todo foi gostoso de ler

Cami 23/03/2021

Me surpreendeu
Apesar das partes chatas de descrição minuciosa do jogo, eu gostei muito. A escrita do Nathan Hill é maravilhosa e apesar de eu ter sacado bem cedo um dos plots do final, ainda sim me surpreendeu. Eu amei que a gente tem um desfecho pra cada personagem. Eu confesso que não tava dando muito por esse livro, mas acabei gostando bastante

Laura 20/03/2022

. .

Willyane.Karla 29/03/2021

o que dizer sobre esse livro??
eu me joguei de cabeça na leitura, e confesso que não me arrependo. a escrita do autor é bem leve e descritiva - o motivo no qual eu não dei 5 estrelas foi porque tem algumas cenas de jogos e geralmente todas são bastante repetitivas -. algumas coisas que ficaram soltas no começo fizeram muito sentido no fim, e isso eu achei muito importante para o desenvolvimento da história. cenas de rir, cenas de chorar, cenas de chateação e raiva.. de tudo um pouco você encontra nesse livro!! então, se você tiver inseguro (a) de: ler ou não ler, eu super indico que você leia para tirar suas próprias conclusões. é isso!! ?

Lucas1028 20/06/2022

De fato, um nocaute.
Nem sei por onde começar. O livro retrata de forma bem crua os acontecimentos pós crise de 2008 nos EUA e toda a falta de esperança e insegurança da população como um todo. Mas, para além disso é um livro com personagens profundamente reais. Me peguei em vários momentos odiando e amando as mesmas personagens, uma linha tênue entre ficar incrédulo e compreender os fatos que levam alguém a fazer algo que a primeira vista parece inexplicável. Há algumas partes que ao meu ver são desnecessariamente verborrágicas mas isso nem de longe tira o prestígio do livro que, por sinal, tem um final de aquecer o coração.