A Luz Que Perdemos

A Luz Que Perdemos Jill Santopolo

Resenhas - A Luz Que Perdemos

Laura.Machado 04/08/2020

Lindo
Sabe aqueles livros para "maratonar" como se fosse uma série de TV? A luz que perdemos é assim. Li em menos de 24 horas (bem menos) pelo ritmo e encanto que essa leitura nos traz. Passei muita raiva com os personagens masculinos, principalmente no começo do livro. Darren é um babaca, não gosto nem um pouco dele, já o Gabe, foi evoluindo e amadurecendo. Sinto que foi preciso acontecer tudo para que ele mudasse realmente. Sem palavras para esse final, apenas leiam. Vale a pena. Um ótimo livro para lhe tirar da ressaca literária.

Heloisa 03/06/2019minha estante
Ainda bem que li sua resenha antes, estava em dúvida sobre esse livro e quando vi que parecia mais um clichê, ainda bem que não comprei.

Silvia 18/12/2019minha estante
Nossa
Achei esse final péssimooooo
Forcadissomo essa terceira gravidez e morte do Gabe

Butterfly 16/04/2020minha estante
A Lucy passa o resto da vida matrimonial dela imaginado como seria se fosse o Gabe no lugar do Darren. Ela da mais valor pelo homem que foi embora do que pra própria família e marido pqp

iammoremylrds 28/07/2022

não é uma leitura ruim, mas também não é espetacular como prometia, como pontos positivos se tem q os capítulos são bem curtinhos e dinâmicos, além da obra também abordar assuntos muito importantes.

Mariana.Piasenski 03/08/2020

É bom mas...
Li pois foi uma das leituras do clube de leitura da Reese Witherspoon mas cheguei ao final da leitura pensando que não era bem isso que eu estava esperando.

A narrativa é muito boa, a escrita da autora é bem prazeirosa de ler mas a história é bastante irritante.

É aquele vai-não-vai e o final é tão bobinho. Preciso admite que fiquei emocionada algumas vezes mas o ranço que desenvolvi pela protagonista falou mais alto no geral.

Adquiri o e-book gratuitamente pela Amazon então não considero um prejuízo. Tão pouco foi uma perda total de tempo, só fica bem abaixo das expectativas.

Thainá @thaii.limab 22/10/2022

"uma mulher cheia de luz faz brilhar tudo que toca"
Gostei da história, embora não tenha curtido algumas partes..

Particularmente não me agradou toda essa obsessão da Lucy, achei meio doentio. Também não gostei do tanto de comparações e suposições que ela faz por todo livro.
Cada um é cada um, não dá pra ficar comprando um relacionamento com o outro o tempo inteiro.
Não achei nada saudável, depois de tantos anos, essa "dependência" do ex e ainda inseri-lo no atual casamento.

Fora isso, os capítulos são curtos, a escrita da autora é tão fluida que vc não sente o tempo passar.

Uma coisa que gostei bastante foi a lista de leitura da Lucy e Gabe.

"traz alguma paz crer que somos atores num palco atuando em histórias dirigidas por alguém."

Krug 04/04/2021

Chorei horrores no final do livro... Simplesmente não esperava esse final! Lindo livro...

Camilla 16/05/2021

Um amor muito sofrido.
Demorei muito pra terminar de ler. O fato da Lucy praticamente passar o livro inteiro sem virar de verdade a página do relacionamento me deixava com raiva.. ok isso acontece de verdade na vida real, mas ficava com aquela sensação de "cara tua não enxerga o que o Gabe faz?"
??

Denise.Marreiros 27/02/2020

Duas vidas. Dois amores. Uma escolha.

Esse é um livro para falar de amor, sobre o primeiro amor, sobre todo o encantamento que sentimos ao nos deparar com esse sentimento pela primeira vez. Para mostrar o quanto ele pode marcar nossas vidas com sua intensidade e ainda tornar-se inesquecível. Algumas pessoas tem esse sentimento vivo mesmo com o passar dos anos, outras tem apenas aquela recordação feliz de algo que passou...

Em muitos momentos da nossa vida adulta nos pegamos recordando esse sentimento, revivendo aquele que foi o primeiro. O primeiro talvez de muitos, ou até de poucos, mas sempre o primeiro. Aquele que abriu as portas para todos os outros sentimentos amorosos de nossas vidas.

O livro nos mostra que existem sim, várias formas de amar, que o amor tem várias faces e nuances. Que é possível amar intensamente duas pessoas, mas de forma diferente.

É isso que Luci, nossa protagonista faz. Ela conta sua história para Gabe (seu primeiro amor) e nós somos pegos invadindo sua intimidade e adentrando seu coração. Vemos o quanto esse amor a marcou, controlou sua vida, e suas decisões ao longo dos anos.

Luci é casada com Darren, tem uma família linda, uma vida feliz. Mas pega-se comparando o amor dos dois e a forma como ambos olhavam para ela, o que cada um via e esperava dela. Quem ela era aos olhos deles.

Entrei nessa história com a mente aberta, entendi Luci do início ao fim, ela ama seu marido, mas ela sabe que esse é outro tipo de amor, outra forma de amar. E nem por isso é menos especial.

Esse livro é para aqueles leitores apaixonados por "Um Dia" , só que na minha opinião essa história é muito melhor. Fica aqui minha recomendação dessa história de amor para aquecer seus corações.

LaAs.Carvalho 25/05/2021

Após uma ressaca literária que ainda não curou, li este livro para descarregar um pouco a mente. Ganhei de aniversário ano passado e só agora passei por ele. Falo que ganhei porque não é um livro que eu compraria. Pois bem, o livro trata, basicamente, de relacionamentos. Ciúmes, traições... Típico romance juvenil que começa e te deixa sem fôlego, uma relação extraordinária e impossível. Entretanto, a autora discute sobre um tema que está muito em pauta e acaba pecando em alguns momentos, tendo em vista que esse livro é destinado ao público mais adolescente. Dessa forma, quando ela mostra que amor verdadeiro é difícil e impossível, involuntariamente, desperta a consciência de que a gente precisa sofrer por amor, uma vez que amores confortáveis não são inexplicavelmente verdadeiros. E não é bem assim. Amor é pra ser leve e fácil.
Jill traz uma comparação de amor confortável, bom e acomodado com aquele que tira a gente da linha reta e impede até de respirar. Ela aponta que este último não é possível ser vivido com leveza. Não concordo porque gosto de pensar que amor, embora cegado pela paixão de vez em quando, precisa de leveza e naturalidade. E há também amores que se difíceis, não deveriam acontece, foi o que aconteceu com a personagem Lucy. Ela amou alguém de forma inexplicável, mas escolheu a si quando precisou escolher o alguém. Porém, continuou amando-o, casou com outro e viveu uma vida confortável e acomodada, contudo, mentirosa e cheia de segredos. Deixou a história crescer bastante. Fez várias coisas que não queria, inclusive, ter filhos. Para mim, embora a descrição do casamento dela tenha sido confortável, eu não tive a impressão de que aquele amor era fácil. Afinal, ela não parava de agora de pensar em outro. Enfim, adorei o paralelo com a guerra entre EUA e Palestina, a descrição do horror da queda das torres gêmeas, mas a vida adulta me fez perceber que amores difíceis não são instigantes é por isso que não consegui gostar do livro. Parece tudo óbvio demais.

Leticia Loiola 30/08/2020

Darren, Gabe e Lucy
Esse livro me deixou com um nó na cabeça e me deixou com sentimentos contraditórios.

Lucy conhece Gabe em uma aula da universidade no dia 11 de setembro de 2001. Eles vivenciam todo o pânico de Nova York com a queda das Torres Gêmeas e no mesmo dia se apaixonam à primeira vista. Só que o Gabe tem namorada, então eles se distanciam.

Um tempo depois eles se encontram no aniversário da Lucy. Aproveitando que os dois são solteiros e ainda nutrem sentimentos um pelo outro, eles começam a namorar. Até que o Gabe decide ir pra outros países ser fotógrafo da Associated Press.

O problema todo se encontra que Gabe e Lucy nunca esqueceram um ao outro, são imaturos e podiam ter resolvido tudo com diálogo e terapia. O que mais me deixou revoltada foi que ela casou, mesmo sabendo que o grande amor da vida dela, nunca foi apagado do seu coração.

Nunca detestei tanto três personagens principais, quanto detestei Darren, Gabe e Lucy. Os três são imperfeitos e aprontam mil e uma peripécias para irritar os leitores. Tive que respirar fundo várias vezes pra conseguir terminar. Há umas reviravoltas que me deixaram chocada e com muita raiva.

O final em aberto me deixou muito chateada, porque a história podia ter sido melhor finalizada com mais um capítulo informando fatos muito importantes pra o desfecho da narrativa e para a alegria dos leitores.

Mesmo que eu tenha passado muita raiva com a história dos três protagonistas, a obra é boa. Um livro não é necessariamente bom só quando a gente ama o enredo e os personagens, mas quando o enredo provoca tantas emoções na gente e A luz que perdemos é mestre nisso.

Nota: 4 estrelas.

Bárbara 26/08/2020

Livro bem rapidinho para ler , amei fazer a leitura , vale a pena

JAssica21 03/09/2020

Como falar dessa história... Já que me fez ter vários sentimentos em cada capítulo. Uma hora eu adorava o Gabe, em outra dava um odiozinho dele, da Lucy. Pelas escolhas deles, mesmo eles sendo o incêndio um do outro, fizeram suas escolhas e seguiram o próprio caminho.
E também tem o Darren, eu não sabia o que pensar muito sobre ele (dava um odiozinho também). A forma que ele e a Lucy começaram o relacionamento e foi evoluindo, ela pensando em Gabe e estando com o Darren, como ela se contentou com uma lareira apesar de tudo. Entendo o que a levou a isso, acho que faria o mesmo, porque trocar uma certeza por uma incerteza... é muito difícil.
Mas depois de tudo que aconteceu, Gabe sempre a amou e ela o amava, ela era a luz dele.

A autora toca fundo nos sentimentos, faz vários questionamentos, e tem as referências que são ótimas.
Um cenário impressionante que marca o começo do relacionamento de Gabe e Lucy, onde se conheceram pela primeira vez, no fatídico 11 de Setembro.

O livro me prendeu até fim, me fez querer muito saber se no final eles ficam juntos, ou qual seria o empecilho da vez kk, adorei muito o livro.

Thefy 29/05/2020

Amores que acontecem, sem que realmente aconteçam...
Existem amores que te arrebatam, te marcam por toda vida. Existem amores que acontecem ao mesmo tempo que não acontecem. Lucy e Gabe se conheceram no 11 de setembro e se tornaram esse tipo de amor. As decisões que tomaram os levam para diferentes paises, pessoas e ao mesmo tempo os aproximam...