Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Lorena 30/09/2021

eu queria conseguir colocar em palavras a sensibilidade desse livro. como cada capítulo mexeu com tudo dentro de mim, e tudo, se transformou em lágrimas e mais lágrimas. achei que a essa altura, depois de muitos livros lidos com essa temática, eu não fosse me abalar tanto. fui com sede ao pote, e logo nos primeiros capítulos eu soube, sentiria toda aquela amargura.

eu fico muito abalada com livros, gente. palavras me tocam como se fosse físico. tudo que eu fale não vai estar à altura desse livro. a escrita da autora é extremamente visual, foi tudo como se fosse um filme, mais intenso até. acompanhei a vida de Josef, e senti tanta dor por ele quanto senti da Lenka. embora as vivências não se comparem, viver uma vida sem alma como a do Josef sem a Lenka, foi doloroso de ler. eu não sei explicar, foi tudo muito impactante.

senti falta de um diálogo mais aberto entre os dois no final, mas como tudo se interligou para esse encontro, surreal. acredito tanto no poder do amor, que mesmo vivendo vidas tão distantes e tão profundamente abaladas, o amor dois dois deu um jeito de se encontrar de novo.

eu só sei chorar! a escrita foi tão sensível, tão viva, é impossível não se sentir dessa forma.
Kell 01/10/2021minha estante
queria saber escrever uma resenha dessa tamanho ?

Kell 01/10/2021minha estante
*desse

Lorena 01/10/2021minha estante
??? amiga foi o livro, que livrao!

Adriano F. Zwierzykowski 12/10/2021minha estante
???

Roberta 30/12/2021minha estante
Me emocionei demais

Fabi129 03/01/2019

EMOCIONANTE
''Ele deu uma risada. E no riso dele escutei uma grande alegria. Escutei pés dançando, o farfalhar de saias rodando. O som de crianças.
Seria esse o primeiro sinal de amor?
Escutar, na pessoa que se está destinada a amar, o som daqueles que ainda não nasceram.''

Eu não sou de ler livros que tratam sobre o nazismo. Todavia, resolvi mudar isso para poder ao menos uma vez, dizer que li um livro com este tema. Sem falar, que ele tem romance também, então pensei que seria mais levezinho. Boba eu fui, ao pensar que um livro com este tema, seria leve.
Eu comecei a leitura sem saber o que me esperava. Meus olhos lacrimejaram e não foi uma única vez. Um amor perdido relata uma história de amor que permeia o tempo, que mesmo em um período difícil, ele brota no coração de dois jovens que temem o seu amanhã.
Não tem como não se compadecer com Lenka e Josef. Os dois casam às pressas, e mesmo com a felicidade por estarem unidos perante a lei, paira a tensão da guerra. O pior, é que eles ficam apenas uma noite juntos. A coitada da Lenka fica em uma situação difícil de escolher: ir embora com seu marido e abandonar sua família ou abandonar seu marido e ficar com sua família. Não a julgo, pois eu também escolheria meus parentes. Como larga-los no período de guerra, sem ter certeza que os verá novamente?
A partir daí, a vida desses dois só será de sofrimento. Josef pensará que Lenka está morta. Com o passar dos anos, ele construíra uma carreira, terá uma família, mas o fantasma da mulher que amou, sempre persistirá em suas lembranças.
Já Lenka, viverá tempos de horror, no gueto de Terezín. Como é imensamente triste, ver o que o ser humano pode fazer com o outro. Os acontecimentos aqui retratados, sabemos que foram reais, e isso pesa ainda mais no nosso coração. Lenka foi batalhadora, por ter forças para passar por tudo que passou.
O livro é narrado pelos dois personagens. Temos momentos do passado e também do presente. Na primeira página, já temos uma bela surpresa na história, o que nos faz querermos ler com avidez, para conhecer essa triste história de amor.
O que também achei interessante no livro foi como a autora demonstrou a luta dos artistas, para mostrar ao mundo o sofrimento que estavam passando. Mesmo com medo, essas pessoas buscavam retratar as péssimas condições de vida, de milhares de pessoas.
Pela emoção que me causou, eu terei este livro como favorito. Eu esperava um belo romance, e no fim, me deparei com muito mais.
Claro que queria mais momentos do casal, principalmente no final. Mas para uma pessoa que nem eu, que não tem uma vasta informação sobre o tema, valeu ainda mais que o romance.
Super recomendo!

''Nunca fui bom em jogar conversa fora. Meus livros sempre foram minha principal companhia.''
Charlene.Roncolatt 04/01/2019minha estante
Vou ter leitura conjunta desse livro, feliz que você amou!

Fabi129 04/01/2019minha estante
Minha intuição, diz q vc vai gostar dele Charlene.

Charlene.Roncolatt 05/01/2019minha estante
Que maravilha! Vi tanta gente dando três estrelas! Bjos Fabi e um feliz ano novo!

Fabi129 05/01/2019minha estante
Obgd linda!

Fran Alves 15/02/2020

null
Um livro incrível sobre a segunda guerra. A versão de quem conseguiu fugir e de quem foi pro campo de concentração. É ficção.
Lu @gentequeamalivros 16/02/2020minha estante
Muito lindo neh! Aquela parte do retrato fico até arrepiada quando lembro.

Fran Alves 16/02/2020minha estante
Sim, a maneira como ela literalmente da suor e sangue para fazer o retrato, é lindo.

Raquel del Valle 14/07/2022

O primeiro capitulo ja nos prende.
É um drama histórico que se inicia em Praga um pouco antes da segunda guerra.
Na história tem personagens que foram verídicos mesclado aos fictícios.
Profundo!

Muito bom, indico!!!

* não leia a contra-capa
Andre.Vieira 23/07/2022minha estante
Pq não ler a contra capa?

Raquel del Valle 16/10/2022minha estante
Spoiler, a contra-capa fala demais.

Queria Estar Lendo 28/03/2018

Resenha: Um Amor Perdido
Um Amor Perdido é uma das apostas da Editora Bertrand Brasil para o mês de Abril; chegou para a gente em cortesia através do VIB - o serviço de TAG em que alguns blogs recebem caixas com lançamentos antecipados. Esse livro retrata um amor perdido em meio à Segunda Guerra Mundial, e um amor reencontrado quando o mundo renasceu em paz.

No pré-guerra, Lenka é uma estudante de arte com sonhos e medos e esperança. Ela conhece Josef por causa da faculdade e o amor entre os dois jovens floresce com promessas de um futuro cheio de felicidade - pelo menos até os ventos da guerra soprarem sobre a Europa. Ambos são judeus, e o que antes era uma ameaça de crueldade contra seu povo se torna realidade. Lenka fica para trás; Josef consegue escapar. Lenka vive todos os horrores da guerra; do outro lado do oceano, Josef se vê corroído pela incerteza. Essa é uma história não somente sobre um amor perdido, mas sobre a perda da esperança, da inocência, dos sonhos - e a força necessária para reencontrar essas coisas quando tudo parece perdido.

Um Amor Perdido foi impactante do início ao fim. É o tipo de livro que te fisga nas primeiras páginas, onde promete a história de uma garota carismática, com uma família amorosa e sonhos grandiosos - e se desenvolve em uma história densa e perturbadora da realidade que abateu o povo judeu com a ascensão do nazismo.

De uma história jovial e apaixonante até uma trama crua e perturbadora, essa obra consegue equilibrar muito bem a esperança e a devastação dentro da sua narrativa.

Lenka é a representação do que a guerra pode fazer com uma vítima. Nós acompanhamos toda a transformação da artista cheia de vida para a sombra de uma mulher que, no fim, só quer sobreviver e proteger sua família. Desde a faculdade até os campos de concentração, Lenka caminha em meio às dificuldades e então aos horrores da opressão e da tirania, uma jovem dobrada pelo medo e sentenciada por pessoas cruéis.

A sensação que sua prisão passou durante a leitura é quase indescritível. O terror que ela passou é real. Está ali, nos nossos livros de História, nos relatos de sobreviventes, nas cartas e imagens e fotografias dos que ficaram para trás, e acho que isso é que tornou a obra ainda mais pesada, que carregou tanto o emocional dessa protagonista.

Lenka é uma sobrevivente. É uma vítima. É uma mulher e uma artista e a guerra apagou seus traços como borracha sobre papel, mas alguns rabiscos permaneceram ali. Mesmo nesse abismo devastador, ela encontra pequenas beiradas onde se agarrar, detalhes e pessoas, olhares e rascunhos onde poderia desenhar sua esperança para mantê-la acesa, ainda que a escuridão falasse tão alto.

Do outro lado da história, acompanhamos Josef nos dias atuais, abraçado por lembranças do que ele construiu com Lenka antes da guerra separá-los, construindo uma vida em meio às perdas. É uma realidade dolorosa a da incerteza que ele vive, mas o drama é simples se comparado ao que vemos do outro lado da trama. É mais leve para equilibrar com todo o sofrimento da outra parte do livro.

Enquanto a guerra estourava e Lenka lutava para sobreviver, Josef vivia. Ainda havia medo e terror, mas o lado desse personagem existe para explicar os anos que se passaram, para ver o que foi a construção da vida dele sem ter certeza do que acontecia com a amada que escolhera ficar para trás.

Dois lados de uma moeda; dois amantes separados pelo conflito, unidos pelas memórias e por poucas esperanças de um reencontro. Um Amor Perdido é muito sobre seus personagens. Sobre os diferentes tipos de sobreviventes, sobre as perdas irreparáveis que a Segunda Guerra Mundial destrinchou sobre quem participou dela.

O núcleo da Lenka é o que mais mostra um desenvolver de seus personagens secundários; a família dela, sentenciada às mesmas prisões, são seus pilares para seguir em frente. Tudo que Lenka faz é por seus pais e por sua irmãzinha. Cada decisão, cada sacrifício, cada pensamento arredio de que vai continuar lutando, é tudo por eles. É um amor incondicional, uma entrega e pertencimento que enriquecem o crescimento da personagem.

Outros coadjuvantes participam para dar vida ao pesadelo que foi a tirania nazista sobre os prisioneiros judeus, e aqui eu preciso destacar a sensibilidade da autora de sempre desenhar muito bem a humanidade de seus personagens. Através do olhar aguçado de Lenka, sempre uma artista, vemos as cores sombrias dos prisioneiros, mas umas poucas pinceladas de vida em meio a isso.

Esse livro vai mexer com suas emoções de todas as maneiras possíveis; não é uma história fácil, mas é uma história honesta. Bela, em toda sua composição e desenvolvimento. Alyson Richman entregou um livro sensível e esperançoso sobre corações separados pela tragédia, sobre o que os move a continuar batendo e lutando por um novo amanhã.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/03/resenha-um-amor-perdido.html
Mah corazza 28/06/2019minha estante
um livro maravilhoso, tocante que me arrancou lagrimas

SuAlen.Pawelkiewic 16/10/2022

Um amor para vida.
Esse livro chegou até mim através da minha amiga literária secreta, que foi realizado pela @agridoce_sebo.

Sou fascinada por livros que envolvem a Segunda Grande Guerra, meu avô sempre contava histórias sobre a guerra, o que me fez querer ser historiadora.

Imagina você já com seus 85 anos, chegar no casamento do seu neto, e reencontrar sua esposa que estava "morta" a anos, agora com 81 anos e avó da noiva.

É assim que essa bela história começa, a narrativa é feita por Josef e Lenka, casal de jovens judeus que residem em Praga, no século XX.

De uma forma surpreendente eles narram sua vida, como se conheceram, se perderam e como viveram até chegar os dias atuais.

Enquanto Josef tenta se reerguer na América e lidar com a dor da perda de sua esposa, na qual ele acredita que foi morta num campo de concentração nazista.

Lenka luta para sobreviver o holocausto, com seu talento pela arte e o amor à família. Acreditando que Josef morreu no mar e com a morte de seu filho, os dias são ainda mais difíceis.

Uma história de amor com toques de realismo, chorei muito no decorrer da história, me encantei por cada personagem.
O final foi emocionante, com aquele gostinho de o que vai acontecer a partir de agora.

Um amor perdido foi um dos melhores livros que já li, sou grata por ele ter chegado até mim. ???

@suhh_entre_livrosefelinos ??
Yasmim 24/07/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso queria que fosse mais falado

Glauci 08/05/2018

Leitura Concluída: Um amor perdido - Alyson Rickman.

Não tenho palavras. Apenas lágrimas.
Em um outro livro que falava sobre perdas de guerra, eu me perguntava "como o ser humano é capaz de suportar tanta dor?" E nesse, o questionamento é: "como o ser humano é capaz de produzir tanta dor!". Eu sempre corri de histórias que falavam sobre o sofrimento do povo judeu, e hoje vejo que corri com razão. É muito triste. E dói mais, por que sabemos que isso foi real.
Classificação no skoob: cinco estrelas.
Valeria 18/05/2018minha estante
E tão triste assim??? Não gosto de livro triste. Acho melhor eu não ler.

Roqueline.Ferreira 15/11/2018

Faltou algo
Muito triste esta história, de cortar o coração. Achei que faltou algo no final, uma conversa entre Josef e Lenka.
Raul 18/08/2019minha estante
Deslumbrante UM AMOR PERDIDO! Que romance maravilhoso! Que mulher de fibra, a Lenka! Como padeceu! Não tem como não se apaixonar por ela e o enredo no todo. Também concordo! Mas pode ter sido uma estratégia da escritora, isto é: Deixar na cabeça do leitor gostinho de quero mais!
Também entendo que a autora poderia ter estendido mais o final que não foi tão surpreendente assim, uma vez que ela enfatiza o reencontro de ambos no início do romance!

Crica 11/10/2018minha estante
Tb senti falta de um final mais elaborado.

Karini.Couto 29/03/2018

Olá pessoas queridas, tudo bem? Hoje vim falar sobre essa prova que recebemos no blog para darmos nossas impressões antes que o livro chegue às livrarias e todos os leitores possam ter acesso a obra. Quero começar a resenha dizendo que nos sentimos honrados e felizes de ter essa oportunidade. A VIB é uma Box da Editora que será enviada para alguns dos blogueiros que eles acham que podem dar uma posição sobre a leitura antecipada; isso mostra a confiança da Editora em nossa opinião sincera e direta!

Vamos falar sobre o livro que temos em mãos. Este livro é uma das apostas da Editora para o mês de abril.

"Separados pela guerra. Unidos pelas lembranças."

Vamos conhecer Lenka, uma jovem estudante de artes no período que antecede a grande guerra. Ela é uma jovem incrível com seus sonhos, esperanças, anseios e posições e em meio aos seus estudos, ela tem a chance de conhecer Josef e achar aquilo que muitos procuram e poucos encontram que é o amor. Essa relação que se inicia promete muitos sonhos a serem realizados, amor a ser vivido, com grandes promessas de imensa felicidade.. Um verdadeiro sonho que muitos querem viver! Mas infelizmente a guerra chega e tudo desanda; os sonhos se tornam incertos e o medo paira! ambos são judeus e todo o povo judeu está prestes a viver uma espécie de terror absurdo e desespero!

Josef consegue fugir, enquanto Lenka permanece onde está e acaba sofrendo as consequências da guerra.

E é nesse cenário que iremos presenciar um grande amor. Josef não conseguiu ficar em paz, sabendo que Lenka não está com ele. Ele não consegue sequer imaginar todas as atrocidades que ela possa estar ou não enfrentando.

Temos em mãos uma história de amor intenso, perdas, desespero, guerra, esperança e muito mais. Os sentimentos que permeiam as páginas de Um amor perdido são tão intensos e devastadores que o leitor é atingido em cheio e passa a torcer por um futuro melhor, por esperança, por reencontros.. E nesse meio vemos a força em recomeçar, em redescobrir. Uma história que nos traz não apenas isso, mas também o terror do nazismo e o sofrimento do povo judeu. A história nos mostras nuances de amor e terror, esperança e desespero.. É impossível passar por tudo que Lenka passou sem que marcar profundas fiquem fincadas para sempre em sua alma, tendo que fazer tudo ao seu alcance para proteger a si mesma e aquele que ama. Sofrendo uma imensa opressão, terror e crueldades inimagináveis. Apesar de se tratar de uma ficção, o livro nos traz muitas verdades sobre esse período em que os nazistas incutiram crueldades sem fim sobre o povo judeu; então ficção e realidade se misturam tornando a leitura ainda mais crível, real e intensa!

Foi preciso uma força sobre-humana por parte de Lenka para encarar tudo que viveu, todas as atrocidades que se abateram sobre ela e aqueles à quem ama. Enquanto em contrapartida temos Josef que conseguiu escapar dessa crueldade toda vivida por Lenka e tantos outros judeus e suas lembranças do que teve, do amor que perdeu e seguindo com sua vida mesmo com Lenka tendo ficado para trás, mas sem jamais deixar as lembranças de lado ou sequer deixar de pensar em tudo que foi e poderia ter sido caso a guerra não tivesse ficado entre eles. A esperança de que um dia poderiam estar juntos novamente não os abandona, mesmo para Lenka que se tornou um vislumbre do que já foi e para Josef que seguiu com sua vida, sem saber o que aconteceu com Lenka.

Lenka é uma dessas personagens admiráveis, poucos teriam sua coragem, sua determinação e sua força. Tudo que ela faz e tudo que ela deseja é manter seus pais e irmã seguros. Sua força encontra-se principalmente nesse amor que ela sente por sua família.. Sempre que parece que ela vai "quebrar" ela se ergue e continua a lutar! Como eu disse lá atrás, ela é uma personagem incrível! Admirável! Altruísta e especial!

Uma história construída com delicadeza diante o caos, com personagens palpáveis, "humanos" e outros monstros que fizeram parte de uma tirania que infelizmente é real e faz parte da nossa história!

A escrita de Alyson Richman é precisa, sentimental e crível! A ambientação é perfeita e os personagens muito bem delineados!

O livro traz muito mais do que eu esperava e estou verdadeiramente encantada e muito feliz por ter tido a oportunidade de ler essa história!

a.bookaholic 07/04/2018

Há quem prefira livros de fantasia. Mas eu acredito que as histórias mais fantásticas são aquelas inspiradas na vida real.

A intenção da autora era escrever um livro sobre uma artista judia que, devido ao talento, conseguiu sobreviver ao nazismo. Mas um dia, ela ouviu uma história que se transformou no primeiro capítulo desse livro: em um casamento, a avó da noiva e o avô do noivo que até então não tinham se visto ainda, se reconhecem como marido e esposa que haviam sido separados pela guerra. E assim surge Um Amor Perdido.

O livro começa como uma história de amor. Na Tchecoslováquia pré-guerra, Lenka, uma estudante de artes, se apaixona pelo irmão de sua amiga, Joseph. Eles tem um breve romance e devido às restrições impostas aos judeus que cresciam a cada dia, se casam rapidamente.

Seguindo o exemplo de muitas outras família judias que já estavam deixando o país enquanto era tempo, a família de Joseph conseguiu passagens e passaportes para partirem para os EUA. Mas pelo fato de não terem conseguido o suficiente para levar a família de Lenka junto, ela escolhe ficar.

O casal toma rumos diferentes com a promessa de se encontrarem no outro continente, porém, uma série de acontecimentos faz com que ambos acreditem que o outro está morto.

Um dos diferenciais desse livro é que boa parte se passa no gueto de Terezin. Dos livros com essa temática que eu li, todos se passavam dentro dos campos de concentração, e eu não sabia exatamente o que acontecia nos guetos. Aqui descobrimos como as coisas eram, como funcionava a resistência, como os judeus tentavam contatar as pessoas de fora. Esse livro mostra como os artistas judeus foram importantes, arriscando suas vidas para registrar as atrocidades do nazismo.

Eu nem sei descrever o quanto me emocionei com esse livro! Histórias assim sempre me fazem pensar em quantas vidas foram destruídas unicamente pela maldade humana... Leitura sensacional e recomendadíssima!

site: https://www.instagram.com/a_bookaholic/

Amiga Leitora 09/04/2018

Sou o tipo de leitora que não abre mão de obras com grandes acontecimentos históricos de fundo, principalmente se estiver relacionado a Segunda Guerra Mundial. Por mais desumano que seja estar diante de acontecimentos assim, esse tipo de leitura me faz refletir, me auto analisar como pessoa e batalhar para ser um ser humano melhor. Então quando 'Um Amor Perdido' chegou em minhas mãos, antes mesmo de seu lançamento oficial (30/04/2018), não tive duvidas de que seria uma estória comovente e inspiradora.

Em 'Um Amor Perdido' conhecemos a história de Lenka e Josef, um jovem casal separados por uma guerra barbara e desumana, mas que ainda sim nos mostra o poder da bondade e do amor em meio a situações ruins da vida.

A narração navega por uma linha de tempo irregular, horas no presente e horas no passado, sendo Josef o narrador dos momentos pós-guerra e Lenka na pré-guerra. A estória começa quando Josef descobre que sua esposa não foi morta, a partir daí somos levados de volta ao passado em Praga, onde Lenka conta os momentos marcantes da sua infância, adolescência e vida adulta.

Lenka vem de uma família Judia, seu pai é dono do próprio negócio, e sempre deu uma vida confortável a sua esposa e duas filhas. Além de ser uma família muito unida e bondosa, as meninas sempre contaram com os cuidados de Luci, que após engravidar decidiu que era hora de deixar o emprego com um lindo laço de amizade a ligando a esta família.

Foi quando Lenka iniciou a faculdade de artes que conheceu a extrovertida Veruska, ambas se tornaram muito amigas, e graças a este convívio Lenka conheceu o amor da sua vida. Junto com o nascimento desse amor veio também os primeiros indícios de guerra, e depois de viverem um romance as escondidas, Josef decide pedir Lenka em casamento e leva-la para America. No entanto seus planos não saem bem como o esperado, e os dois terão suas vida de casados interrompida por esse grande desastre.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora Alyson Ruchman, e confesso que me senti lendo algo semelhante a Lucinda Riley. A narração fluiu com mesma facilidade que passado e presente se entrelaçavam nesse enredo. O romance entre homem e mulher que aparentemente seria o foco da história, perde destaque para uma obra emocionante, que nos faz sentir na pele os momentos de crueldade que os judeus precisaram enfrentar nos campos de concentração nazista.

Além disso a leitura nos permite ver o quanto uma guerra é capaz de transformar um ser humano, mudar sua vida e seus sentimentos. Lenka que era uma garota cheia de fé e esperança, chega em um momento que começa a questionar sua própria fé. Foi impossível não derramar lágrimas e mais lágrimas em meio a esses momentos.

Os personagens dessa história são todos encantadores, criei uma afeição enorme por cada um deles. E pela primeira vez li um livro sobre a Segunda Guerra Mundial que me levou para dentro de um campo de concentração nazista, o que me fez sentir na pele os momentos de angustia e de esperança narrado pela nossa protagonista. É imensamente desconsertante ter em mente que essa foi sim uma guerra real e que pessoas de verdade passaram por todo esse caos e sofrimento.

'Um Amor Perdido' é uma obra prima de emoções que chegou despretensiosamente e mexeu com todas a emoções que existe dentro de mim. Eu não esperava me comover tanto quanto fui comovida, e recomendo essa leitura para todos, sem restrições. É com certeza uma história comovente que reforça tudo o que conhecemos sobre AMOR, FAMÍLIA, DOR E ESPERANÇA.

* Escrito por Thais Teixeira do Blog Amiga da Leitora

site: http://www.amigadaleitora.com/2018/04/resenha-um-amor-perdido-bertrandbrasil.html

Maria18076 01/04/2024

Transformador
O que eu amo nesse livro é que o enredo não é sobre um amor clichê.
Mas sim como esse amor sobrevive ao tempo, novos vínculos, outros relacionamentos.
Outra coisa que fica muito claro é o respeito que os personagens apresentam pelos seus respectivos esposa e marido.
Nos ilustra que o amor também pode ser construído.

Crika || @pitacosliterarios 02/05/2018

Um livro inspirado na vida real. Um romance histórico sobre o amor de um casal separado pela Segunda Guerra. Uma história surpreendente, que vai muito além do romance.

Lenka é uma jovem estudante de arte que vive em Praga. Ela se apaixona por Josef, médico recém-formado e irmão de sua amiga. O romance é breve por causa da provável guerra e, ambos judeus, decidem logo se casar.

Com a invasão dos alemães, muitas famílias naquela época optaram por deixar o país e a de Josef decidiu ir para os EUA. Eles conseguiram passaportes e vistos de imigração, mas apenas para eles e Lenka. Mas como ela poderia abandonar sua família? Então, Lenka decide ficar e o casal promete se reencontrar no outro continente.

Mas, às vezes, a vida é muito cruel. Uma série de acontecimentos faz com que ambos acreditem que o outro não sobreviveu diante de todo aquele caos, e se veem obrigados a seguir a vida sem a pessoa amada.

Na América, Josef torna-se um bem-sucedido obstetra e constrói a própria família. Sem nunca esquecer Lenka, é obrigado a conviver com a saudade e um vazio constante. Na Europa, o pesadelo de Lenka estava apenas começando. Enviada ao gueto de Terezín, ela sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à lembrança de um marido que achava nunca mais ver.

Mas eles não faziam ideia do que lhes ainda estava reservado. Um sopro de conforto e esperança no fim da vida.

Se eu estou chorando agora? Pode apostar. Não costumo ler livros com essa temática, mas foi uma experiência incrível. É aquele livro enriquecedor, que te marca e você não esquece jamais. Foi difícil ler sobre as coisas que aconteceram na época do Holocausto, mas interessante acompanhar como os artistas judeus se sacrificaram para registrar as maldades do nazismo.

A escrita da autora é ótima e a história é narrada através de Lenka e Josef em períodos do tempo alternados, sem confundir o leitor.

"Um Amor Perdido" é uma história emocionante sobre fatos reais que envolvem sacrifício, amor, esperança e o poder da recordação. Por favor, leiam!

site: https://www.instagram.com/p/BhpcSx7HqiF/?taken-by=pitacosliterarios

Cheiro de Livro 09/05/2018

Um Amor Perdido
O livro de Alyson Richman começa em uma festa de casamento onde o avôs do noivo e a avó da noiva se encontram pela primeira vez e se reconhecem. O avô fala “Lenka. Sou eu, Josef, seu marido”. Desse momento em diante somos transportados para os horrores da Segunda Guerra Mundial e o que fez com que esses dois se perdessem no tempo. Não há nada de inovador na narrativa e mesmo assim ela é envolvente.

“Um Amor Perdido” (tradução de Ana Carolina Mesquita) reconta como dois jovens tchecos se apaixonaram, casaram e foram separados pela Segunda Guerra Mundial. O romance começa no entre guerras e funciona para ambientar o leitor em como viviam os judeus em uma Praga pré ocupação nazista. O conforto, a despreocupação e, principalmente, dois jovens apaixonados vão nos guiando lentamente por um mundo que começa a mudar e a endurecer. É quando Lenka e Josef se separam que o livro ganha em força. Cada parte do casal vai contar uma realidade inerente aos que sobreviveram a guerra: Josef a saudade e a culpa dos sobreviventes e Lenka as agruras de sobreviver no dia-a-dia em uma guerra.

A narrativa de Lenka é mais forte, impressiona mais talvez por meu pouco conhecimento sobre o Terezin, um campo de concentração e não de extermínio montado pelos nazistas na Tchecoeslováquia. Como Lenka trabalhava no campo, como ela desenhava, como, mesmo em meio a privações, a vida seguia. A descrição de como os artistas faziam questão de retratar todo o horror que os cercava e como muitos desses trabalhos sobreviveram para nos lembrar sempre o que aconteceu. É impossível não se emocionar com as perdas que Lenka tem ao longo dos anos em campos de concentração nazistas e com tudo que ocorre quando os nazistas começam a realizar que a guerra está perdida.

O que Josef conta é a parte menos explorada em narrativas de guerra: a culpa dos sobreviventes. Josef foge da Europa antes da guerra explodir e isso não significa que ele não tenha perdas enormes e que o peso de ter conseguido fugir não o esmague e o molde. A vida de Josef nos EUA é confortável, ele não passa privações mas é assombrado pelo fantasma da sua família, pela culpa de ter se separado de Lenka. Josef continua buscando os seus mesmo depois do final da guerra, continua parado no tempo buscando uma vida que foi destruída em outro país.

Richman transforma em algo envolvente uma história já contada milhares de vezes e isso é um grande mérito do livro. O romance de Lenka e Josef é apenas um pano de fundo para mostrar os horrores da guerra. O inacreditável é que precisamos, mais do que nunca, lembrar as pessoas o que o antissemitismo, o nacionalismo exacerbado e o totalitarismo são capazes de fazer.

site: http://cheirodelivro.com/um-amor-perdido/